Impossível sair da terra

Impossível sair da terra Alejandra Costamagna

Resenhas - Impossível sair da Terra

Ivandro Menezes 10/11/2020

Impossível sair da Terra
Impossi?vel sair da Terra e? um livro de contos da chilena Alejandra Costamagna, composto de dez contos. Em comum, apresentam espac?os claustrofo?bicos nos quais pouco a pouco, decepc?a?o a decepc?a?o, va?o diminuindo, apertando, como paredes mo?veis aptas a constranger, coagir, diminuir.

Os afetos provam-se insuficientes para satisfazer o desejo, a busca por felicidade ou mesmo a normalidade. Sa?o amores arrebatadores diminui?dos pela obsessa?o, traic?o?es veladas entre fami?lias, despedidas serenas cercadas de sile?ncios e segredos. A? medida que aproxima distancia; a? medida que aproxima revela idiossincrasias e imperfeic?o?es que passam inco?lume ao olhar displicente.

Se comec?a iro?nico e divertido com ?A epidemia de Traigue?n? vai se tornando cada vez mais ca?ustico ate? explodir no tenso, apesar de previsi?vel, ?Naturezas mortas?.

A escrita de Costamagna tem um elevado potencial dida?tico, a saber, ensina como construir a tensa?o necessa?ria para prender o leitor, usar elementos, armar arapucas e revelar coisas e sentidos presentes nas entrelinhas. Um o?timo livro.

Aline164 24/01/2021

Contos incríveis!
Gostei muito desses contos da Alejandra Costamagna, pois os personagens são muito singulares e parecem viver uma realidade paralela e prestes a desmoronar. É a garota muito louca que vai pro Japão atrás do amante, são as gêmeas incestuosas, a mulher que viaja para o sepultamento de um tio a pedido da mãe, na menina que conta cachorros numa viagem com o pai (que acaba de ter uma filha com a cunhada).
Recomendo muito!