O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Rafa.Zaro 10/06/2023

Meu pai me obrigou a ler
Meu pai leu esse livro quando era mais novo e começou a encher o meu saco pra eu ler tmb. Depois de quase um ano com ele parado na estante, resolvi dar uma chance E É MUITO LEGAL! Até eu (q sou 19029% de humanas) achei a história e as contas cabulosas super legais.

Explica várias coisinhas matemáticas de uma maneira simples, exemplificada e contextualizada... achei bem legal

Rubens 10/06/2023

Simplesmente um carinha que é capaz de contar tudo.
as analogias que o livro apresenta são interessantes e os ensinamentos (que acho ser padrão da literatura árabe) também são.
número pra não acabar mais.

Camille103 10/06/2023

O calculista Beremiz
O livro é extremamente envolvente, instiga o leitor a querer entender cada desafio matemático que é proposto a Beremiz, você se sente na mente do calculista. Para mim como uma jovem de 18 anos com certos traumas matemáticos que o ensino público brasileiro me causou, me sinto acolhida e motivada a desenvolver meus conhecimentos na ciência dos números após essa incrível leitura! Amei???

Pedro.Otavio 10/06/2023

Um importante livro para a história da matemática
Antes de criticar o livro, é importante entender todo contexto histórico e importância social desse livro.
O livro traz uma visão mais lógica da matemática, tendo vista que todos os fundamentos matemáticos de hoje em dia não existiam no contexto do livro.
Por outro lado, sinto falta de uma resolução moderna e algébrica dos problemas apresentados, que prometiam ser dados nos conteúdos extras da edição, que por sua vez pouco fazem esse trabalho de fato.
Outro problema é que o livro é tão abrangente para atrair tantos públicos que na verdade acaba deixando o livro maçante e cansativo em alguns momentos, ao menos na minha visão.
Esses pontos que salientei não deixam a obra pior do que ela é, mas são coisas que fizeram minha leitura durar mais de 2 semanas de muito esforço.
Entretanto, é impossível não dar menos de 4 estrelas para essa obra prima.

ria 23/05/2023

O homem que calculava
Aprendi muito com esse livro!! os problemas matemáticos e os fatos históricos que ele conta são muito interessantes, mas chega a ser um pouco repetitivo. uma boa leitura :)

asiiah 19/05/2023

O cara é uma máquina
Ah, eu não me lembro muito bem, tipo, exatamente as coisas do livro e tal, mas lembro que quando eu li, achei muito incrível os raciocínios do cara. É um livro bem interessante, inclusive, algumas coisas que ele trouxe eu usei na escola depois, e tem muitas curiosidades interessantes no final dele. Recomendo pra quem curte essas coisas de matemáticos e afins.

Flavia.Venturi 18/05/2023

O homem que calculava
Pior livro que eu já li em todo a minha vida, que coisa chata meu Deus do céu, é pecado um professor passar isso pra um aluno ler, parece que eu tô pagando penitência, pior que ajoelhar no milho, como pode ser tão ruim

Pietra.Carneiro 03/05/2023

Terminei a poluição em forma de livro, li por obrigação(escola), interessante porém muito chato, nunca leria de novo, espero que sirva para alguma coisa na minha vida.

rafaroehrs 25/04/2023

Para quem gosta de desafios
O livro encanta pelos desafios matemáticos que o calculista resolve! Mas o enredo da história e o personagem vai te cativando e te surpreende! Uma leitura envolvente e prazerosa!

Michel.Nascimento 17/04/2023

O livro relata passagens do personagem Beremiz Samir onde o mesmo resolve questões matemáticas do cotidiano de forma simples e inusitada. Também possui caráter filosófico. Ao final do livro são apresentados comentários sobre as resoluções dos problemas.

Moacir 13/04/2023

Instigante
Um livro gostoso de ler e com o qual se descortina algumas facetas do mundo matemático. Além, de se conhecer um pouco (bem pouco, mas não insignificante) da cultura árabe.

1000vzsdocontra0 12/04/2023

Várias histórias e ao mesmo tempo uma só
São várias histórias, várias histórias de como um matemático, ou melhor, um calculador, resolvia os mais complicados problemas da matemática.
Esta história, é contada por seu amigo, um viajante que encontrou este pobre calculador no meio de uma estrada a caminho de Bagdá.
É uma história bonita, de muita lógica e raciocínio, de amor e mistério.
Leiam se quiserem, mas só se forem até o fim.

Julia1744 06/04/2023

Só li esse Livro por causa da escola, eu realmente não entendi a maioria das coisas e não li tudo, só li o que eu precisava para a escola msm, eu não tenho vontade de ler esse livro inteiro