O Homem Que Calculava

Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Levizin 11/11/2022

Necessário
Esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, a matemática aqui é vista de maneira prática, simples e divertida, seria meu livro de cabeceira se ainda fosse mlk

Mkl. 11/11/2022

Matemática é até interessante
Quem diria que eu iria gostar tanto de um livro sobre matemática, tudo bem que tinha uma estória acompanhando, mas mesmo assim. Eu gostei, foi interessante, mesmo que eu não tenha absorvido realmente a parte matemática.

Maria2711 24/10/2022

Cruzes quem gosta de matemática?
Relembrei minha infância lendo esse livro ,lembro que me ajudou bastante em matemática no fundamental 1 .

Eu ficava "??"Cruzes ele gosta de matemática e é bom, achei que ajuda super a compreensão de matemática

Muryllo N. 20/10/2022

O Homem que Calculava - Malba Tahan
Deus é o grande geômetra, Deus geometriza sem cessar - Platão.

A obra, escrita por um brasileiro - Júlio César de Mello - que adotou um pseudônimo de escritor Árabe (Malba Tahan) é uma das obras primas da matemática brasileira, e internacional. Contribuindo com a divulgação científica da matemática, vista por um ângulo mais humano, filosófico e cristão.

O livro narra a história de Beremiz Samir, um calculista persa, que em todo o livro, nunca errou se quer um problema, ou cálculo. A partir da história, o leitor é convidado a imergir no raciocínio do exímio Calculista, aprendendo diferentes maneiras, curiosidades, origens, e diversos pontos sobre o cálculo e análise. A história se passa em Bagdá, grande parte do tempo. Um mergulho profundo nos hábitos, práticas, trejeitos, cultura, religião, termos e poesias Árabes. Mal sabia eu, que estaria aprendendo sobre a história de Eratóstenes (um dos diversos exemplos) nesse livro.

A edição, primorosa, conta com um prefácio, uma dedicatória, um apêndice, considerações sobre os problemas propostos (Ex: "O Problema da metade do X da vida"), um glossário, índice de autores, personagens históricos, matemáticos, bibliografia, etc...eu realmente não esperava 10% disso. Mas, a obra é uma mistura homogênea entre Matemática, Cultura Árabe, Religião e Didática.

O Homem que Calculava é extraordinário, em todos os aspectos, uma obra densa, profunda, simples, mansa e genial.

Muryllo Neto T. Cavalcanti

Everson Teixeira 16/10/2022

Curioso, inteligente, incrível!
Conta a história de Beremiz, um grande matemático e seus grandes feitos.
É curiosíssimo. Pros amantes da Matemática, um deleite!
Indico do fundo do coração.
Tenho um carinho especial por esse livro (um professor muito querido me indicou)
E, Telassim, espero um dia poder te encontrar e ver o brilho dos teus olhos, que encantou a Beremiz sem que ele nem mesmo o visse! ❤️
Sim, é sempre o amor...

Isabella 01/10/2022

Esplêndido
Um ótimo livro para quem quer aprender , expandir os horizontes ou explorar a Matemática
O Homem que Calculava apresenta problemas com soluções engenhosas e muito interessantes .
A didática maneira como o teorema de Pitágoras é explicado é uma das razões pela qual todos deveriam ler esse livro

Mary:) 29/09/2022

O malba tahan só tem livro bom mds
Eu li esse livro por conta de uma recomendação da minha professora de matemática e gostei tanto que li os outros livros do autor e amei mais ainda conhecer a escrita dele.
E mds que final foi esse que até hoje não tankei kkkk

Michelle 27/09/2022

O homem que calculava
34 capítulos, com títulos longos como na obra de Cervantes, Dom Quixote. Cada capítulo nos traz um enigma, problemas, charadas ou narrativa de situação e suas respectivas resoluções.
Buscar sobre o autor e suas estratégias e inteligência é fascinante, um brasileiro que criou o pseudônimo árabe para construção e publicação. Um sucesso!

lauren 15/09/2022

completamente diferente do que estou acostumada.
não teria lido se não fosse pelo meu professor de matemática (que é levemente diferente de todos e passou um livro como trabalho de matemática) me surpreendi com os plots do livro (acho que foram 2 ou 3) não esperava isso em um livro quase que inteiramente de matemática, e apesar de ser um livro em certas partes muito confuso ele é bom, não foi uma leitura que eu me arrependi de fazer, agora só espero que ganhar os meus 15 pontos no bimestre??kkkkkkkkkkkkk

H. Gomes 09/09/2022

Uma grande obra
Acho que primeiramente é bom deixar claro que Malba Tahan se trata de um pseudônimo de Julio César de Melo e Souza, engenheiro civil e brasileiro. Tantas vezes fantasiamos outras culturas e desvalorizamos a nossa.
Conta a lenda, que Julio levou o livro para várias editoras e jamais fora sequer ouvido, mas quando apareceu sugerindo um autor árabe, um calculista famoso, não faltaram oportunidades.
O livro é muito bem escrito, e se eu não tivesse pesquisado antes sobre a história do autor, eu mesmo acreditaria se tratar de um árabe, não só pelo nome, mas pelas expressões, pela reverência a cultura islâmica, muitas vezes até exagerando.
Confesso que não foi uma leitura muito agradável. Ele é contado em contos, nos quais Beremiz é praticamente um superheroi, com capacidade de contar qualquer coisa e de calcular qualquer coisa.
Muitos contos são baseados fatidicamente na capacidade de contar, outros são apenas fantasias da matemática, que muitas vezes são interessantes, mas outras, ficam cansativas. Os primeiros e os ultimos são extremamente interessantes, mas os do meio, são bem entediantes.
Acho que resumiria como um livro necessário, o autor realmente se estorçou para escrevê-lo, mas recomendo ter um conhecimento básico de matemática e bastante paciência.
Muito desse livro agora fará parte do meu pensamento quando o assunto for matemática.

rangel.sardinha 29/08/2022

Para exercitar a mente
Os problemas propostos são muito interessantes e a maneira ludica que é apresentado e solucionado facilita demais o entendimento dos conceitos matematicos sem grande esorço

Fellipe.Henrique 29/08/2022

É até um livro bom
É um livro interessante e de ler, a história é bem cativante e o uso da matemática durante a história é bem fluida

Stef 28/08/2022

Leitura para a escola
O livro é bom, mas os personagens são insuportáveis. Beremiz é um palestrinha chato para CARAMBA. Que ódio! Mas, visto o contexto da época, é aceitável sua chatura

Raul 05/08/2022

Boa a divulgação matemática
Bom, eu ouvi falar desse livro por meio das aulas do professor Ledo Vaccaro. De fato, a questão da divulgação matemática é impressionante. Mas, sinceramente, as partes que falavam da religião e "Deus é isso, deus é aquilo, blablabla amém!" são um saco!

Fora que o final estragou muito... foi previsível o relacionamento né, mas a troca de religião foi tipo "Ok, vou fazer isso pra afirmar uma cultura [eurocêntrica, branca e cristã] como superior."

Mari 04/08/2022

Eu demorei pra terminar o livro mais por preguiça de pegar pra ler? A história é bem legalzinha e tentar resolver os problemas só deixa a leitura melhor.
Achei um livro bom, mas acho que seria melhor se eu tivesse lido mais rápido.