A Lei

A Lei Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei

Kai 24/01/2022

Leitura fundamental
Tive muita dificuldade em ler. A princípio o livro não prendeu minha atenção,porém, no decorrer da leitura, foi despertando meu interesse. Agora estou fazendo uma segunda leitura com fichamento e anotações no livro com o auxílio da série de leitura comentada do Raphael Lima no YouTube.

Jade 23/01/2022

"Não é verdade que o legislador tenha poder absoluto sobre nossas pessoas e nossas propriedades, pois estas EXISTEM ANTES do legislador e a tarefa da lei é a de dar-lhes garantias.

Não é verdade que a função da lei seja reger nossas consciências, nossas ideias,
nossas vontades, nossa educação, nossos sentimentos, nosso trabalho, nosso comércio, nossos talentos ou nossos prazeres.

A função da lei é proteger o livre exercício destes direitos e impedir que qualquer pessoa possa impedir qualquer cidadão de usufruir desses direitos".

Livro curtinho, mas com um conteúdo inestimável.

Considero um conhecimento "divisor de águas", tanto no âmbito jurídico quanto no econômico.

Leitura indispensável, principalmente aos amantes da liberdade.

Rafael1905 21/01/2022

O direito visto por uma ótica liberal
O que falar de "A Lei"? Sou leigo em direito, mas com certeza é um livro que traz ideias interessantes do que é e do que deveria ser a lei, creio que esse livro seja extremamente importante para qualquer sociedade que queira ter liberdade. Só não é nota 5 pois o livro é muito pequeno, o autor poderia ter dissertado mais, mas é um livro essencial com toda certeza!
Keu 21/01/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso!

Rafael1905 21/01/2022minha estante
Também acho! Bastiat é muito lúcido!!!

alice kaspbrak 15/01/2022

muito esclarecedor
realmente gostei da forma como os assuntos e opiniões do bastiat são abordadas, é um livre que te faz genuinamente pensar e te dá vontade de estudar cada tópico mais profundamente. Adorei

Estêvão 13/01/2022

Bom para o entendimento detalhado do Capitalismo
Farei uma análise sem conaiderar meu ponto político!

Achei a leitura cansativa, mas Bastiat escreveu este livro para acadêmicos, logo não tinha interesse de escrever em linguagem mais leiga. Ele fala de detalhes econômicos, que para um não estudado na área fica difícil a compreensão de maneira tão rápida.

Laurinha. 03/01/2022

O livro fala sobre o Bastiat e a teoria liberalista dele, mostra pontos semelhantes ou oposto do socialismo e comenta sobre o Brasil em notas aplicando a teoria.

florinha 03/01/2022

É bom, mas não foi o que eu esperava
Confesso que pelo subtítulo "Porque a esquerda não funciona", o autor atacaria diretamente o comunismo e as ideologias esquerdistas. Mas não foi isso que aconteceu.
O livro passa a teoria de Bastiat sobre o liberalismo, não tendo o que eu esperava (ataques diretos a esquerda).
Apesar disso, gostei da experiência e é um livro que vale a pena ser lido para entender sobre o liberalismo

Karisma 22/12/2021

Não é uma boa edição.
Particularmente não gostei dessa edição, tem charges e comentários equivocados. Se puderem comprem a versão que só vem o texto do Bastiat.

No mais, a obra de Bastiat é interessante visto que não trata da lei em si, mas do legislador e dos animos e vontade que ele exerce através da lei.

Att.

Julio.Henrique 19/12/2021

O liberalismo e os retrocessos da esquerda
Na França do século XIX, Bastiat escreve este texto em defesa do liberalismo clássico contra os postulados da esquerda. Para ele, a lei é justiça, uso da força coletiva para defesa do direito individual da legítima defesa. A lei deve proteger a vida, a liberdade e a propriedade nas relações sociais.

O autor tece críticas ácidas contra seres iluminados, teóricos que acreditam ter todas as respostas para os problemas sociais, econômicos e até morais baseados em ideias abstratas e utópicas que trazem vantagens somente aos próprios teóricos (elites políticas protecionistas, socialistas e comunistas). O liberalismo funciona como um remédio contra os retrocessos impostos pela esquerda no poder.

Leitura agradável e perspicaz, com destaque para as notas aplicando as ideias de Bastiat ao Brasil mergulhado na social-democracia - e esquerda, de um modo geral - desde a redemocratização e promulgação da Constituição Cidadã (de cunho socialista).

Vale a leitura.

Luis 08/12/2021

Simplesmente impecável!
Uma obra incrível! Mesmo tendo apenas 64 páginas levei 3 semanas para terminar de ler. Na maioria das vezes eu lia ou no ônibus (a caminho da faculdade), nos intervalos ou antes de dormir! Sempre lia pouco a pouco e tirando um bom tempo para refletir e digerir o que eu lia.

Uma leitura ultra recomendada para quem quer saber um pouco mais sobre a liberdade e sobre as falácias e trapaça que muitas vezes se usam no momento em que através das leis se procura limitar a nossa liberdade.

Por fim e parafraseando o autor : ??que se coloque, por fim, a Liberdade à prova ? a Liberdade, que é um ato de fé em Deus e em sua obra.?

Yara 05/12/2021

Importante leitura para quem se propõe a construir leis!
Nesta ode à liberdade, Bastiat traz uma reflexão sobre a lei, sobre a capacidade do povo em tomar suas próprias decisões e sobre a humanidade dos representantes do povo.

Giovanna 24/11/2021

O que é a lei?
Esse livro deveria ser estudado com afinco no primeiro ano da graduação de Direito. Passei por lá sem nem ter ouvido falar sobre esta obra. É inacreditável.

Roger 24/11/2021

Lei e justiça em lados opostos.
Este pequeno grande livro rapidamente submerge o leitor dentro das falácias dos que se intitulam agentes públicos do bem, reformistas, legisladores, "filantropos do dinheiro alheio" e tantos outros homodeuses ditos bem intencionados que buscam transformar a sociedade em um laboratório social por meio da imposição, da força e da opressão através da manipulação da lei, moldando-a de forma a perseguir seus devaneios utópicos.

O autor também é muito feliz ao trazer dentro de diferentes abordagens, o que deveria ser a lei à luz dos conceitos de justiça e da liberdade.

SubaLivros 19/11/2021

?A vida, a liberdade e a propriedade não passaram a existir porque os homens fizeram leis. Ao contrário, é porque a vida, a liberdade e a propriedade já existiam que os homens fizeram as leis.?
?Se é assim, então nada pode ser mais evidente do que isto: a leu é a organização do direito natural de legítima defesa; é a substituição das forças individuais por uma força coletiva, à qual incumbe fazer somente aquilo que as forças individuais têm o direito natural e legítimo de fazer - proteger as pessoas, as liberdades e as propriedades, manter os direitos de cada um e fazer com que reine a justiça.?
Acho que esses dois trechos traduzem bem o que livro tem a apresentar ao leitor. É em parte uma leitura complexa, mas também muito rica. Recomendo a quem deseja saber mais sobre o assunto.