A Mentalidade Anticapitalista

A Mentalidade Anticapitalista Ludwig Von Mises

Resenhas - A Mentalidade Anticapitalista

1 | 2 | 3 | 4

Rodrigo.Cabanne 25/03/2024

Confesso que esperava alguma coisa
É difícil dizer onde o o livro erra mais, se é em resumir que todo mundo que critica a teoria dele é invejoso ou se é pela inocência de que é possível ter ampla concorrência em todos os seguimentos ou por achar que os donos das empresas não vão se proteger seja por lobby ou outros meios... Enfim, o livro beira a infantilidade em muitos capítulos, pela forma simplista em que o autor resumo pontos completos.

Cada capítulo é um erro conceitual e, por ele ser um escritor tão citado a ponto de ter um instituto com seu nome, confesso que fiquei bem decepcionado com o que li.

Jessica 29/12/2023

Muito boa leitura
Achei que por ser um livro escrito por um economista eu teria dificuldade em compreender o conteúdo, mas não é uma leitura difícil.
Ler esse livro em alguns aspectos foi aquele emoji da cabeça explodindo, faz pensar em várias questões do dia a dia que nos parecem triviais ou que nem pensamos tanto, mas que existe certa lógica por trás.
Ele faz críticas a alguns sistemas e tenta mostrar quão ilógica são algumas teorias que vão contra com o capitalismo.

Layziane 28/12/2023

Mises como sempre muito bom, mas dos livros que já li dele, esse eu achei um pouco raso, porém mesmo assim é muito bom. Principalmente para ter uma visão dos que as pessoas não são liberais, tem

anaclara_uchoa 25/07/2023

Uau
Muito legal ver a perspectiva de um economista(e dos sociólogos) a cerca do capitalismo,foi diferente e muito bom

Ju.Cardozo 16/05/2023

Superficialidade, defesa de ricos herdeiros e culpabilização individual pela falta de sucesso
Neste livro Mises mais uma vez se supera na superficialidade com que trata seus temas; para ele o indivíduo que critica os homens de sucesso é porquê os inveja, se critica o capitalismo é por não querer trabalhar e só querer ter as mesas posses dos que "trabalham". Ainda, sai em defesa dos herdeiros alegando como estes sofrem por terem que se manterem no seu lugar de status, que para manterem suas riquezas estes sofrem diariamente. Também há esta passagem muito interessante que traz a súmula das obras e do pensamento de Mises:
"Para o resmungão que reclama da injustiça do sistema de mercado, somente um pequeno conselho pode ser dado: se você quer ficar rico, então trate de satisfazer o público, ofertando para ele algo que seja mais barato ou que ele goste mais. Tente superar a Pinkapinka, formulando uma outra bebida. A igualdade perante a lei dá a você o poder de desafiar qualquer milionário. Em um mercado que não é sabotado por restrições impostas pelo governo, é exclusivamente sua culpa se você não superar o rei do chocolate, a estrela de cinema ou o campeão de boxe."
Por fim - sim, teria muito mais explanações, mas por se tratar de uma pororoca de chorume não me prolongarei nas palavras - não trouxe um debate à altura onde demonstrasse com fatos e dados - visto que ele era um economista e poderia ter um pouco mais de inteligência além do senso comum - onde demonstrasse em quais pontos o pensamento anticapitalista falha, onde estes pensamentos estão equivocados, em quais pontos o sistema que o autor defende é melhor do que o sistema oponente; o fato de colocar o sentimento inveja como parâmetro pra tentar refutar um sistema econômico só demonstra o quanto a turma comunista está anos-luz à frente no quesito debate intelectual factual

Jean.Piovesan 26/04/2023

Falacia
Uma leitura recheada de propaganda estadunidense e ZERO profundidade, se baseia em conhecimento comum para produzir falácias e evita todo aprofundamento nas questões que aborda

Trás as falácias já muito conhecidas como "o consumidos soberano" dizendo que as empresas "servem" as massas, sem trazer qualquer evidencia além de achismo barato. Tenta afirmar que as inovações e novas tecnologias são fruto do capitalismo, jogando a culpa dos males do capitalismo nas pessoas, e as culpando os operários por não se contentarem com as migalhas do que ela mesma produziu.
Apresenta mais mentiras como a de que "no capitalismo todo burguês que faz merda pode se tornar proletário" sem dar qualquer explicação a favor de seu ponto, enquanto a realidade material aponta para o contrário.

Cássio F B 16/03/2023

A mentalidade anticapitalista
Propaganda reacionária.

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Mentalidade Anticapitalista" é um livro escrito por Ludwig von Mises, publicado originalmente em 1956 e traduzido para o português em 2012 pela editora Vide Editorial em parceria com o Instituto Liberal. O livro apresenta uma análise da mentalidade anticapitalista, que segundo Mises é um fenômeno presente em diversas sociedades e que influencia as políticas públicas e as atitudes individuais em relação à economia.

O livro é dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo apresenta uma análise da origem da mentalidade anticapitalista, argumentando que ela surge da incompreensão do funcionamento do mercado e do papel da liberdade individual na economia. Mises afirma que muitas pessoas têm uma visão distorcida do capitalismo, acreditando que ele é um sistema de exploração e desigualdade, quando na verdade é um sistema de cooperação e criação de riqueza.

O segundo capítulo apresenta uma análise das consequências da mentalidade anticapitalista, argumentando que ela leva à intervenção estatal na economia, à regulação excessiva do mercado e à criação de políticas públicas que prejudicam a eficiência econômica. Mises afirma que a mentalidade anticapitalista leva a políticas que prejudicam a liberdade individual e a iniciativa privada, e que acabam por reduzir a prosperidade da sociedade como um todo.

O terceiro capítulo apresenta uma análise dos mitos do anticapitalismo, argumentando que muitos dos argumentos utilizados pelos críticos do capitalismo são baseados em falácias e preconceitos. Mises discute mitos como a ideia de que o capitalismo leva à concentração de riqueza, que ele é um sistema de exploração dos trabalhadores, que ele é incompatível com a democracia, entre outros.

O quarto e último capítulo apresenta uma análise da alternativa ao anticapitalismo, argumentando que a solução para os problemas econômicos não está na intervenção estatal na economia, mas sim na proteção da liberdade individual e na promoção de um mercado livre e competitivo. Mises afirma que o capitalismo é o melhor sistema econômico para promover a criação de riqueza, a inovação tecnológica e a melhoria das condições de vida da sociedade.

Em resumo, "A Mentalidade Anticapitalista" é uma obra fundamental para entender as críticas ao capitalismo e a importância da liberdade individual e do mercado livre na economia. O livro apresenta uma análise clara e concisa da mentalidade anticapitalista e suas consequências na economia, bem como dos mitos que são frequentemente utilizados pelos críticos do capitalismo. A obra é indicada para estudantes, pesquisadores e leitores interessados em política, economia e filosofia.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Leandro.Vini 09/11/2022

O autor expõe de forma clara as contradições e preconceitos, imputados sobre o capitalismo e os capitalista. Nenhuma modelo econômico é perfeito. Porém o capitalismo puro, não o pseudo-capitalismo "cheio de interferências", confere aos seus indivíduos a capacidade de gerar e acumular riquezas, essas economia e alocação de riquezas, trouxeram para a sociedade um patamar social muito superior a outros regimes tentados anteriormente, isso porque ele consegue gerar maior quantidade de bens de consumo, através industrialização, aumentando a quantidade de trabalhadores, e distribuindo em maior escala o estado de bem-estar social. Nada é perfeito, pois os sistemas são constituídos de indivíduos, que em grande parte, são falhos. O sistema capitalista e democrático, é o único que possui em sua essência à liberdade. Está que libera os seus cidadãos para que ele tenham, a liberdade de escolha, para planejar como vão alocar seus esforços intelectuais e físicos, para a obtenção de seus objetivos. já outros não conseguindo superar a concorrência, preferem encontram no sistema o subterfúgio, para sua inabilidade, o bode expiatório perfeito (O Capitalismo malvado).

João 14/10/2022

Livro essencial
Um ótimo livro para quem quer entender o pq a classe "intelectual" possui uma versão ao capitalismo.

Tendo em vista q não faz sentido essa aversão, pois o capitalismo trás seus benefícios para toda humanidade.

Fagundes 27/06/2022

Mises, um importante nome da economia
Para quem nunca leu Mises, eu não recomendo este livro. Comece com As Seis Lições dele, para que você conheça o autor mais humano e didático. E depois você lê esse livro, tendo em vista que vai encontrar um Mises mais ranzinza e direto. Um Mises cansado do Estado e cansado de falácias contra o capitalismo, mas um Mises igualmente avassalador nos argumentos.

BiancaBlanc 06/01/2022

Ótimo, porém...
Ótimo para entender as bases do capitalismo e o porquê uma sociedade que usufrui tanto do capitalismo tem uma mentalidade socialista.

Mises discorre sobre os principais argumentos contra o capitalismo e, usando argumentos principalmente históricos e factuais, refuta-os. É necessário outros livros do autor para ter melhor aproveitamento dos temas. Indicado para iniciantes.

Os únicos pontos que faltaram pra mim foram que, neste livro, o autor não aborta tanto econometria, o que para o leigo é bom, mas para uma universitária falta. E Mises também transparece estar mais emotivo neste livro, algumas vezes até xingando, literalmente, os socialistas. Aliás, o modo como o autor se refere a toda a humanidade como "o homem" é bastante machista e retrógrada. Me irritou.

Matheus 07/11/2021

Não é um dos meus favoritos de Mises, mas gostei muito.

Mises traz possíveis interpretações que anticapitalistas podem ter e os levam a condenar tanto esse sistema econômico que é o capitalismo. Recomendo a leitura.

Marcelo Duarte 27/09/2021

O que há por trás da mentalidade anticapitalista?
O livro tem a seguinte a seguinte espinha dorsal: expõe o desenvolvimento, formação e implicação da mentalidade anticapitalista em vários seguimentos. Defende após expô-las: o livre mercado, o direito a individualidade, liberdade, o não intervencionismo estatal, entre outras coisas. O autor demonstra a superioridade de um sistema econômico livre, que se autoregula, em contraste com sistemas socialistas/comunistas onde todas as dádivas que o livre mercado oferece são proibidas. Ele demonstra que o sistema socialista/comunista não pode ser considerado algo viável. E demonstra ainda que nem sequer pode ser considerado um sistema econômico de fato, uma vez que não se pode aplicar o cálculo econômico nesse sistema. Foi uma ótima leitura. Tive que fazer muitas anotações e reflexões. Com todas a certeza é um livro que terei de reler, uma vez que agora ele todo está rabiscado com explicações e conceitos.

Luiz 24/08/2021

A mentalidade anti-capitalista explica a cultura atual
Livro: A Mentalidade Anticapitalista
Autor: Ludwig von Mises

"[...] o Estado nada produz, mas seus burocratas tomam à força o que as pessoas produzem, ficam com um bom bocado e, em troca de votos fáceis, distribuem migalhas a algumas outras.

Toda a economia anti-capitalista resume-se em apenas uma trapaça: esconder os custos, que não se barateiam por isso, mas apenas são postergados ou embutidos em outros gastos que a população não vê. O povo acredita, então, estar pagando mais barato, quando, na verdade, pode estar tendo de trabalhar muito mais para receber menos. [...] o Estado como se sabe, toma o dinheiro de todos sem perguntar, e "investe" em coisas que elas não desejam, são contrárias ou mesmo nunca irão utilizar."
(Flavio Morgenstern [prefácio] - p. 16-17)

"[...] Para eles (os anti-capitalistas), é uma conclusão já decidida que o capitalismo é o pior de todos os males e o socialismo é a encarnação de tudo que é bom. Qualquer tentativa de analisar os problemas econômicos de uma nação socialista é considerado um crime lesa-majestade. Como as condições nos países ocidentais ainda não permitem a liquidação de tais criminosos de maneira russa, eles os insultam e difamam, lançam suspeições sobre os seus motivos e os boicotam."
(Ludwig von Mises, p. 105)

Em tempos de solução milagrosa e mítica pra previdência, a mentalidade anticapitalista de Mises é uma dose de lucidez as panacéias populistas e militantes.

O livro é um excelente ensaio que investiga o que poucos, com um mínimo de profundidade, já se perguntaram sobre se de fato o sistema capitalista é o vilão e o maior mal da civilização humana, como alguns afirmam de forma incisiva.

Ainda que se tenha um mínimo de aceitação a esse sistema, a verdade é que a mentalidade anticapitalista aborda questões psicológicas, sociais e culturais cruciais do porquê alguns o odeiam ou difamam tanto.

Excelente literatura.

1 | 2 | 3 | 4