A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare

Resenhas - A megera domada

larmarick 14/06/2015

A megera domada
ESCOLA: E.E.E.P Avelino Magalhães DISCIPLINA: Língua Portuguesa-Literatura|Espanhol PROFESSOR: Flávia Braúna|Cristiano Rocha ALUNO: Larmarick Oliveira De Sousa

SHAKESPEARE, William. A Megera Domada. EDITORA LP&M POCKET, 1998.

A história se trata de uma mulher muito bonita chamada de Catarina, mas tem um problema ela tem o temperamento muito forte ou seja ela e muito braba e coloca medo em qualquer homem, pois ela e muito feroz. Não e atoa que ela já foi chamada de muita coisa mas um dos apelidos dela que até hoje ela a leva e de megera. Catarina é a filha mais velha, ela e filha de seu batista uma pessoa muito boa, mas Catarina também tem uma irmã mais nova do que ela que ao contrário de Catarina ela tem bastante homens que querem a sua mão em casamento. Mas parece que antigamente só casava a filha mais nova se a mais velha já tivesse casada então o seu pai disse que iria dá a mão de Bianca se tivesse alguém para Catarina. Quando o pai de Catarina e Bianca falou isso ele criou uma bagunça pois tinha muitos homens querendo fica com Bianca mas não tinha nenhum para fica com Catarina pois ninguém naquele momento queria ter uma vida considerada um inferno pois iria fica o resto da vida com a megera. Mas quando todos pensava que estava tudo perdido surge um homem muito rico e bonito na cidade e disse que queria aumenta a sua fortuna, então os homens que estavam doido pra ficar com Bianca não perderam tempo começaram a fala de Catarina para Petrucchio o homem que tinha chegado a cidade então ali naquele momento a bagunça tinha se resolvido pois Petrucchio ficou bastante interessado em Catarina e disse que não via a hora de conhecer a megera. Então o grande dia tinha chegado Petrucchio iria conhecer Catarina, chegando na casa de seu Batista Petrucchio e bem recebido. Petrucchio usa vários truques para tentar conquistar Catarina logo no primeiro encontro ele ignora qualquer coisa que Catarina fala. Mas não deixando de dar carinho para a megera, ao passar do tempo a megera começa a se transforma e se casa com Petrucchio. Mas ela jura que não vai baixar o seu temperamento forte tão fácil assim ela só vai parar quando ele agrada-la. Com isso ,ele começa a falar com seu criados que tenha o maior cuidado com Catarina , assim mostrando seu carinho por ela. Catarina acaba cedendo a Petrucchio para a surpresa de muita gente. Shakespeare com esse livro consegue , com bastante sucesso mostrar com uma pessoal pode mudar outra.

Luciana989 08/06/2020

Já tinha um tempo que queria ler A Megera Domada (1593-1594). A comédia de Shakespeare baseou a comédia romântica ‘10 Coisas Que Eu Odeio Em Você’, aquela clássica e amada dos anos 90, sabe? Além de inspirar a novela O Cravo e a Rosa, que também amo. E minha curiosidade nessa leitura só cresceu desde que soube.

Logo no Prólogo, um Lorde tira sarro do funileiro Sly fazendo ele acreditar que, na verdade, é um grande nobre que havia enlouquecido e esquecido sua real identidade. Pra manter a farsa, um grupo de comediantes encena uma peça a Sly, como que para um notável lorde. E aí nossa estória começa.

A trama se passa em Pádua, Itália. Ela fala das irmãs Bianca, a dócil, e Catarina, a megera. Batista, rico fidalgo e pai das jovens, afirma que Bianca só poderá se casar quando Catarina encontrar um pretendente. Assim, os vários interessados em Bianca tentam se aproximar da doce jovem, chegando a se passar por seus tutores. Lucêncio é o principal deles.

Nosso protagonista masculino é Petruchio, fidalgo de Verona, que afirma ser capaz de domar a indomável Catarina. Muitas vezes, fiquei eufórica com a acidez e sinceridade nas respostas de Catarina a ele. “Minha língua exprimirá o ressentimento de meu coração (...) quero ser livre e falar como quiser”. Coisa que surpreende nos termos do século XVI. Ainda assim, a trama apresenta traços do machismo inerente aos homens e à época. Petruchio não é bem o mocinho que idealizamos em Patrick Verona, nem o brusco Petrúquio, por quem torcemos na novela de Walcyr Carrasco. Ele é um retrato puro de sua época, bem como o restante da narrativa. “O que me mortifica (...) com todas essas privações, é que ele faz tudo isso pretextanto um amor perfeito”.

Achei uma leitura ótima, válida e até divertida. Shakespeare nos deu personagens femininas fortes, que em suas adaptações ao cinema e à TV ficaram ainda mais interessantes, protagonizando boas críticas à subserviência e à necessidade de agradar impostas a nós, jovens mulheres.

site: https://www.instagram.com/oslivrosdeluci/?hl=pt-bra

Vitória 13/04/2015

O livro “A megera domada” de William Shakespeare, adaptado por Hidegard Feist da editora Scipione tem 119 páginas e é da série reencontro. A história se passa no século XX quando ainda existia o dote para conseguir o noivo para uma filha. Batista Minola é um homem de muita fortuna e tem duas filhas. A mais velha, Catarina, é brava e mal-educada e então denominada uma “megera” que não quer se casar nunca pois se considera uma mulher independente e pensa que vai se tornar submissa ao seu marido e Bianca, a mais nova, é doce e simpática e sempre atrai muitos pretendentes, mas seu pai decidiu que ela só poderia se casar quando Catarina casar-se também, o que todos achavam quase impossível, pois qual o homem que ia querer uma “fera” como esposa? Eis que para o engano de muitos, chega à pequena cidade de Pádua, um rapaz chamado Petrúquio que aceita casar-se com Catarina somente por seu dote e vai fazer a esposa passar por muitos perrengues para poder domá-la. Enquanto isso, dois pretendentes estão afim da bela Bianca e ambos se disfarçam para conquistar a moça aos poucos. Lucêncio troca de lugar com seu criado Trânio e finge-se de professor de literatura e Grêmio se disfarça de professor de música. Devido a adaptação, a leitura se tornou mais prática e fácil de se compreender. É uma história romântica e engraçada que vai fazer muitos se apaixonarem.

Eduarda 14/04/2015

Essa comédia romântica de William Shakespeare, de 135 páginas, lançado em 1596.

Conta a história de uma megera que é vivenciada por Catarina, uma mulher arrogante e sempre de mal humor, filha de Batista e irmã de Bianca que era totalmente diferente dela e que estava passando por um drama. Bianca era cheia de pretendentes e um deles era Lucêncio um homem apaixonado por Bianca, mas Batista só permitia sua filha se casar após a mais velha. Hortêncio, um dos pretendentes de Bianca, muito esperto, encontra um bom partido para Catarina. Petrucchio,o pretendente de Catarina, interessou-se por Catarina pelo seu dote, ela concorda em casar-se com ele por causa da sua irmã. No final, Catarina fora domada pelo seu marido após ele dá lições a ela e essa parte é muito engraçado por que a megera fora domada.

Esse pode ser comparado com a sociedade, que faz uma imagem de que a mulher tem que ser totalmente submissa ao homem.

Matheus 16/03/2014

A MEGERA DOMADA
Bom a história se passa em um tempo distante contando sobre uma família do senhor batista. Ele tem duas filhas a mais velha Catarina e a mais nova bianca. Catarina era considerada uma fera entre os rapazes daquela época, já bianca era doce e meiga. Catarina não queria se casar por mais que, bonita que ela seja ela queria ser independente e não depender de nenhum homem, já bianca tinha vários pretendentes mas como regra da família a mais velha teria que se casar primeiro levando Bianca a ter certos encontros com um amor secreto para que o pai não descobrisse. Catarina enfim conheceu um homem rico que morava numa fazenda chamado Petrúquio. Petrúquio se apaixono por ela,foi amor a primeira vista mas Catarina nem dava bola para ele. Aos poucos Petrúquio conseguiu conquistar ela mas existia muitas pessoas que não queria que esse amor não desse certo mas o amor foi mais forte eles c casaram assim como Bianca se casou e quebrou toda a tradição da família e petrúquio e Catarina viveram na fazenda dele para o resto da vida deles.

Ana Jéssica 24/03/2015

A megera domada
Livro de William Shakespeare, 119 páginas, com essa versão lançada em 2005 pela editora Scipione. A história começa com Lucêncio indo para a grande cidade de Pádua para concluir seus estudos, juntamente com o seu empregado, porém quase irmão Trânio. Lá chegando eles se deparam com a família de Batista, sendo composta por suas duas filhas, Bianca e Catarina, e ele. De imediato Lucêncio cai nos encantos de Bianca, mas o grande problema é que a moça já tem dois homens que querem desposá-la, e além disso, Bianca só poderá se casar quando sua irmã Catarina, a megera, se casar. No desenrolar da história acontecem vários fatos que sempre possuem o mesmo propósito, tirar Catarina do caminho para que Bianca possa finalmente se casar. Petruchio acata a ideia de casar com Catarina, sabendo que não há mulher que não possa ser domada. Em questão de horas ele está na casa de Batista pedindo a mão de Catarina em casamento, e Batista concede-a, mesmo que Catarina não aceite. Logo após o casamento os dois se mudam para Verona, onde Petruchio fará de tudo para domar essa megera, mas será que ele conseguirá? Bom, só lendo o final para saber.

Thiara 06/04/2015

A obra conta sobre uma moça chamada Catarina ou a “megera domada”, ela realmente possui um gênio de horrores. Pois é muito impaciente e feroz. Porém, muito bonita. Catarina tem uma irmã chamada Bianca, totalmente de personalidade diferente. Bianca mostra o lado, sempre meiga e gentil, e ainda possui uma beleza maior que a da sua irmã, sem contar que ela tem vários pretendentes. Só que há um problema, o Senhor Batista, pai das duas, não aceite que Bianca se case primeiro que a irmã, pois Catarina é a mais velha. O senhor Batista ficava meio desanimado pelo fato de impedir sua filha de casar-se, por que ia demorar muito para aparecer um pretendente para Catarina, pois quem seria louco de pedir sua mão? se ela despertava horrores aos homens?.
Até que um dia chega um jovem chamado pertúcio, milionário disposto a aumentar sua fortuna. Seu amigo Hortênsio fala da megera e seu gênio terrível para ele, que fica ansioso para conhecê-la e se casar com ela. O amigo tenta várias vezes fazê-lo desistir dessa ideia, mais mesmo assim ele persisti , e diz que vai conseguir o que o quer. No decorrer da história acontecer várias coisas que deixa o leitor frisado, pois o livro é muito bom.

Jader 09/04/2015

A Megera domada
William Shakespeare,119 páginas da editora Scipione. Trata-se de Catarina, uma mulher bonita, mas com um gênio muito forte. Ela desperta pavor em todos os homens, pois é inquieta e feroz. Não é à toa que ela é chamada de megera. Filha mais velha de Batista, tem uma irmã mais nova (Banca) que, ao contrário dela, tem vários pretendentes amorosos, que fariam de tudo para ter a sua mão. Como Catarina não tem pretendentes, Batista promete que só irá dispor a mão de Banca se um cavalheiro tomar a mão de Catarina. Isso criou um alvoroço geral, pois ninguém no momento estava disposto a viver um inferno eterno ao lado da megera. Porém, com a chegada de Patrício à cidade, milionário disposto a aumentar sua fortuna, o escândalo é resolvido. Seus amigos falam da megera e seu gênio terrível para ele, que fica ansioso para conhecê-la e se casar com ela. Patrício se dispõe de vários truques para conquistar e domar Catarina. Logo no primeiro encontro, ele ignora as palavras rudes e as ofensas de Catarina, recebendo-as como carícias. Pouco depois, a megera começa a se transformar e se casa com Patrício, mas jura não ceder a ele enquanto o mesmo não lhe agradar. Com essa condição, ele começa a exigir dos criados o maior cuidado possível com Cata (assim chamada pelo marido), mostrando sua carência para com ela. Catarina acaba cedendo à Patrício, para espanto de todos, e ao final, passa um sermão nas amigas, dizendo que as mulheres devem ser gratas e servirem aos maridos, pois eles se arriscam para agradá-las. Gostei muito do livro e recomendo a todos.

Livros.Bichos 12/01/2023

Divertido
Foi uma leitura bem divertida e eu só tirei uma estrela por causa do Petrúquio, não gostei desse personagem