A teoria das janelas quebradas

A teoria das janelas quebradas Drauzio Varella

Resenhas - A Teoria das Janelas Quebradas

Fran 03/05/2017

A Teoria das Janelas Quebradas, desenvolvida na escola de Chicago por James Q. Wilson e George Kelling, dá nome ao título desse livro. Ela explica que a desordem gera desordem, ou seja, um comportamento anti-social pode dar origem a vários delitos. Por isso que esse pensamento serviu de base para que parte da sociedade e da mídia defenda atitudes autoritárias e repressoras como forma de combater a criminalidade - a política da tolerância zero.
O Livro abordará essa ideia sob a perspectiva do médico Drauzio Varella, com narrativas curtas e descontraídas. Ele da a voz a detentos, carcereiros e médicos quando expõe relatos deles ouvidos e convividos durante a sua vivência no Sistema Carandiru. Os casos de adultério e de malandragem cometidos pelos personagens são expostos sem julgo do autor. Durante suas crônicas ele levanta informações que desmitificam alguns sensos comuns sobre a ciência-médica; mostra uma visão negligenciada por muitos sobre a vida cotidiana dos prisioneiros e das pessoas à sua volta - família e trabalhadores dos presídios - e aborda problemas críticos da nossa sociedade como violência, criminalidade, comportamento social, governo e a precariedade sobre o funcionamento do sistema carcerário brasileiro.
Mesmo que o autor não deixe explícito no seu livro uma explicação desse título e uma posição sobre ele, fica claro que ele pretende desenvolver reflexos do leitor sobre a criminalidade e o que leva a maioria das pessoas a serem criminosos. Com tudo posto, vejo que realmente a desordem gera desordem, que o funcionamento da nossa sociedade é a principal causa dessa violência alta vivenciada por nós e que atacar esse conflito com atitudes autoritárias e pouco planejadas gera menos soluções e mais instabilização.

Lamboglia (@estantedotibas) 24/08/2017minha estante
Amei. Vou querer ler este também, com certeza. Ele é muito lúdico e coerente. Sua voz deveria ser escutada muito mais. Esta posição imparcial dele é ótima para definir o caráter de quem está lendo. Fantástico!

xuxules 15/02/2021minha estante
Muito bom, como todo livro do Drauzio. Não acho que seja o seu melhor, por ser muito técnico. Mas amo a escrita dele!

Geórgia 29/05/2020

A escrita de Drauzio é maravilhosa, parece que dá pra ouvir a voz dele contando cada história pra gente. Cada crônica traz uma perspectiva interessante sobre assuntos banais ou não. Dizem que o médico que só sabe medicina, nem de medicina sabe, Drauzio Varella ilustra a importância de ir além.

Lilo Dias 09/06/2020

DIFERENTE
Mais uma vez Drauzio surpreende seu leitor. Diferente de tudo que havia lido até aqui de Drauzio Varella, o livro é de linguagem mais séria com algumas crônicas de caráter científico.

Lígia Guedes 04/09/2010

A Teoria das Janelas Quebradas - Drauzio Varella
A Teoria das Janelas Quebradas, livro desenvolvido pelo médico Drauzio Varella, autor do livro "Estação Carandiru", tem um tema que me atrai, por ser presente cada vez mais em nossas vidas comuns neste contemporâneo século. Conheci o Dr. Drauzio em uma palestra. Cativante. Arrisquei uma pergunta, excessão em minha rotina. A do colega foi mais angustiante, sobre ambiente confinado e a "garantia" que se pode ter. Engraçado o comandante de um navio desejar "garantia" de sua integridade física. Não seria o contrário? Voltando ao ambiente seguro, da palestra, tive a oportunidade de trocar poucas palavras com o Dr. Drauzio e comprovado o jeito meigo, profundo, brincalhão, sabedoria que se ganha com o tempo.

Falar em violência passa antes pela casa da educação. Que cidadão tem sido formado? Aqueles que conseguem atingir um nível de aprendizagem eficaz, técnica, por vezes, (veja bem, digo aprendizagem, não sinônimo de conhecimento) estão em um patamar diferenciado da fatia do bolo social que por ter uma base excluída do processo de leitura não estarão nos bancos federais de ensino. A universidade federal é atingida por aqueles que conseguem pagar cursos preparatórios onde muitas vezes a família acaba por se sacrificar para ver as futuras gerações longe da servidão do trabalho. Galgar o ensino federal sem um pré-vestibular é excessão mas possível somente para aqueles que tem determinação, meta e visão ampla de onde se quer chegar, abrindo mão das alegrias fartas da juventude para colher na maturidade, estabilidade financeira embora muitas vezes dissociada de tranquilidade social. Uma minoria o consegue, pois que a maioria não atinge nível elementar de leitura, isto quando ocorre na prática a alfabetização tendo que conviver em um mundo cada vez mais conectado onde aprendizagem se estabelece por atrativos programas cada vez mais potentes.

Vejo que o assunto passa longe dos literalmente excluídos moradores de rua. E a violência, onde passa? Não passa, está presente, indissociável do humano. A globalização gera distorções sociais cada vez mais significativas e a violência tem sido uma destas discrepâncias mais visível.

Seleção de crônicas publicadas na Folha de S. Paulo ao longo de dez anos, este volume traz a voz ponderada, a graça narrativa e a sabedoria sem artifícios de Drauzio Varella. O cardápio é variado, incluindo desde histórias engraçadas de adultério, reflexões sobre o crime, temas atuais de ciência e medicina, até questões sociais, sempre abordadas pelo autor com seu olhar atento para os dramas humanos. Por exemplo:

As pequenas [tragédias], no entanto, graças à repetição diária sob nosso olhar complacente, acabam por anestesiar a compaixão pelo outro e tornam banal a convivência com o sofrimento alheio.

A gravidez fortuita, fruto da falta de acesso aos métodos de contracepção [...], colabora decisivamente para o aumento da criminalidade.

Sumário:
Acontecimentos Inesquecíveis
Os sabiás de São Paulo
Salva de palmas
De pernas para o ar
Armadilhas cibernéticas :) , entre outras.

São crônicas deliciosas, discretamente educativas que nos aproximam nas possíveis 'vinganças' que arquitetamos para não sermos escravos da tecnologia, ou da rotina que quer nos englobar comendo vorazmente nosso tempo e paciência. Ensina com dose de humor camuflado, a rirmos de nós mesmos. Melhor que isto, impossível.

Varella, Drauzio - A Teoria das janelas quebradas : crônicas / Drauzio Varella. - São Paulo : Companhia das Letras, 2010.

Carlos Martins 12/09/2012

O livro é um bom passatempo. Apesar de ter um nome interessante boa parte das histórias são bem comuns, não apresentando o que se espera de alguém que é inteligente e de opinião. Como disse, boa parte delas são banais mas umas duas ou três se salvam. Arrisco dizer que se este livro não tivesse sido escrito por uma pessoa famosa, seria bem menos vendido e procurado.

milton_rocha 22/09/2023

Espetacular
Nunca havia lido nada do Drauzio, mas este livro me surpreendeu pela leveza e pela complexidade que ele consegue abordar em diversas crônicas. Apesar de ser uma coletânea que acaba mostrando alguns temas levemente repetidos, achei incrível os temas que Drauzio já abordou e a maneira como escreve, mais fluida do que muitos autores por aí.

Grande recomendação para entender mais sobre medicina e os impactos na vida dos doentes, sobre sistema prisional e crimes de modo geral, essencialmente tudo é abordado!

"Se tivéssemos que pensar em cada ato para decidir se valeria a pena executá-lo, passaríamos a vida sem fazer nada.

Na verdade, não temos consciência de nossa própria inconsciência." (p. 221)

Gabriele Talaia 29/03/2020

Coletânea de causos...
... do Dr. Dráuzio, é o livro ideal para ler aos poucos, uma ou poucas crônicas por vez. Indo no sentido contrário das crônicas leves do Verissimo, aqui o autor lida com figuras antigas de sua história, relembrando fatos pelos quais passou ou, traz reflexões sobre o mundo lá fora, através dos estudos que lê e das notícias que tem acesso. E também há leves referências sobre o seu tempo como médico no sistema carcerário brasileiro, um prato cheio para quem já leu outros livros do autor e gosta de seu estilo e suas opiniões.

Psychobooks 07/02/2015

Classificado com 4,5 estrelas

A Teoria das Janelas Quebradas é uma coletânea de crônicas escritas por Dráuzio Varella para a Folha de São Paulo, por dez anos. Os textos tratam de temáticas ligadas a situações cotidianas vividas pelo autor, a questões médicas e científicas e a sua experiência enquanto médico voluntário do presídio Carandiru.

Crônicas
No geral, as crônicas se classificam entre situações vividas por colegas de trabalho do autor, ou por ele mesmo, assuntos típicos do cotidiano do brasileiro e temas ligados à medicina ou à biologia. São textos curtos, que não ultrapassam cinco páginas e que tem a forma de escrita típica de jornal.

Em algumas temos casos de bigamia, problemas conjugais e de convivência de colegas de Dráuzio ou presos. Em outras, aborda-se temas do dia a dia, como trânsito ou a superlotação em aeroportos. Há também questões como o uso de drogas e como elas corrompem a sociedade, a relação entre o crime e as classes sociais e a discussão sobre distúrbios da fisiologia humana.

A crônica que dá nome ao livro explica claramente o quão o comportamento humano e as questões sociais estão atreladas. Alguns personagens de outros livros de Varella, como Estação Carandiru e posteriormente Carcereiros, , aparecem em alguns textos, assim como temáticas pertinentes do autor, como teoria da evolução e câncer. Não há uma ordem específica de leitura, podendo o leitor escolher quais textos prefere ler, sem conflituar com o contexto geral.

Sobre o autor
Já acompanho o trabalho do Dráuzio há mais ou menos uns 13 anos. Seu trabalho como médico e escritor sempre me fascinaram, por sua linha de raciocínio e por sua aproximação de questões sociais e científicas, quase que na mesma proporção. Também gosto bastante da maneira como ele esmiuça e simplifica questões teóricas e acadêmicas complexas de forma acessível ao público leigo, não identificado com esses temas.

Este é o oitavo livro dele que leio. Embora tenha acompanhado a maioria dessas crônicas quando publicadas no jornal, a organização do texto e a concatenação das ideias tornou a leitura muito prazerosa. A narrativa do autor é deliciosa de ler. Varella consegue associar temas que, à primeira vista, não tem relação nenhuma. Suas descrições de cenas e personagens do cotidiano brasileiro são muito agradáveis e é possível imaginar o tempo todo sua voz narrando cada palavra.

Neste livro, Dráuzio está em sua melhor forma, conseguindo dosar humor e conhecimento. É perceptível o domínio que o autor tem com a narrativa e o formato de crônica, sempre usando de bons ganchos e uma boa criação do pano de fundo para descrever suas ideias ou casos.

Considerações
Com uma leitura muito agradável de ler, esse livro só me fez aumentar ainda mais o meu gosto pelo trabalho deste autor. As crônicas são leves e contemporâneas, fazendo com que as páginas fluam com rapidez.

"Embora haja quem faça malabarismos intelectuais para provar o contrário, o Crime é uma instituição de direita."
Página 19

"Podemos controlar comportamentos, o desejo é cavalo indomável."
Página 50

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/10/resenha-a-teoria-das-janelas-quebradas.html

Bel 12/04/2020

Vale a pena!
Um livro de crônicas que vale a pena ser lido! Ora diverte, ora emociona, ora instiga a indignação!

nataliagomestwd 14/06/2020

Primeiro livro de crônicas que eu leio e o segundo que leio do autor, amo a escrita do Drauzio Varella, você começa a ler e nem percebe o tempo passar, é uma pessoa que dá vontade de ser amiga e de andar com ela no recreio kk

Amanda 11/09/2020

Duro e leve
Com boas histórias cheias de humor com jeito de boteco dos tempos de trabalho voluntário no presídio na primeira metade, e tapas constantes com luva de pelica na segunda metade com duras críticas a política, saúde, religião e à sociedade.

Drauzio Varella permeia questões delicadas com bom humor e leveza deliciosos. Vale a leitura e reflexão.

Luiza2527 27/02/2021

A teoria das janelas quebradas
Em um ótimo livro de crônicas, Drauzio Varella reflete sobre temas de caráter científico, social, médico, além do sistema carcerário. Aqui o autor pratica um escrita simples e traz histórias e pensamentos envolventes.

Como uma objeção a essa obra, trago o fato de que algumas vezes as crônicas se tornam repetitivas e talvez fosse o caso de terem sido selecionados para o livro uma ou outra.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 24/06/2021

Amo drauzio! Seus livros sempre são gratas surpresas e respiros pra vida. Esse livro é se crônicas, sobre coisas variadas. Muito bom!

VictAria 19/10/2022

razoável
achei indiferente? mas é porque não é meu tipo de livro, de temática. são crônicas bastante sobre medicina e saúde (não sei por que eu esperava algo diferente kkkkkk erro meu) que a mim, particularmente, não me chamam atenção. mas não é ruim, é interessante. pra quem gosta do tema é um ótimo livro. eu acho que esperava algo mais crítico ao sistema carcerário, por isso me ?decepcionei?. mas não é um livro ruim, em todo caso.

Letícia 15/08/2022

o drauzio faz tudo!
Eu tô apaixonada pelos livros do Drauzio, achei uma edição antiga de ?estação Carandiru? no sebo e tive que comprar mesmo já tendo outra edição em casa.

Esse livro cheio de historinhas é bem divertido, muitas histórias para refletir, muitas informações e também muitas histórias que são nada a menos que fofocas e eu adorei!

Li aos poucos e foi uma leitura ótima, já estou com vários outros livros dele aqui em casa para ler também, esse cara é incrível!