Amável Destino

Amável Destino Gui Ribeiro

Resenhas - Amável Destino

Tainara.Mattos 31/05/2021

Extraordinariamente Perfeito
Ler Amável Destino foi um experiência fascinante. Primeiramente, me encantei com o título, e logo depois, a cada página que lia me apaixonava cada dia mais pela história, que aliás, está muito bem escrita do começo ao fim. Como não se apaixonar por uma história maravilhosa, com personagens cativantes? Há a presença de mocinhas fortes á frente de seu tempo, como Amanda Rose, corajosa, bondosa, determinada, e que não mede esforços em ajudar o próximo. Também há Iris, uma mocinha que, antes passiva, decide assumir as rédeas de sua própria vida, sem deixar que os outros decidam por ela. Há Sir Henry, um homem um tanto frio e arrogante no início, mas com motivos para tal, e que no decorrer entende que mudar é preciso. Ademais, há inúmeros personagens cativantes, como King George, Loverne, Joey, Sra. Dabernat, Sr. Clavermore e Joshua, aos quais apresentam papéis de grande importância no decorrer da história.
É visível a forte presença do machismo na época, através de costumes patriarcais enraizados. Todavia, é recompensador ver a quebra desses costumes ultrapassados, através de mocinhas que se rebelam contra isso, trazendo á tona o poder feminino. Simplesmente amei a quebra de padrões da sociedade presente na obra, como quando a dama é quem salva o cavalheiro, e da dama frequentar bares e passar a decidir por si própria.
Gui Ribeiro é um escritor incrível, e além disso, Amável Destino é uma obra que merece reconhecimento, pois aborda assuntos de extrema importância, que necessitam serem discutidos. Além disso, nota-se o quanto é necessário sermos gentis, corajosos, bondosos e ajudarmos o próximo sempre, pois isso nos torna pessoas melhores
Guilherme.Ribeiro 01/06/2021minha estante
Aaaa meu deus que resenha MAIS LINDA! Sem dúvida alguma a melhor que esse livro já recebeu! Obrigado pelo carinho em cada palavra e espero poder ver essa avaliação lá na Amazon também!

Tainara.Mattos 01/06/2021minha estante
Aaaaa fico muito feliiiiz por issooo, por você ter gostado da resenha!! Foram minhas sinceras palavras sobre Amável Destino, esse livro maravilhoso escrito por ti! Parabéns pelo livro, ele é Extraordinariamente Perfeito, assim como o amor entre Amanda e Henry!!! ???

Juliana.Magaldi 11/05/2020

Encantador
Ler “Amável Destino” foi um desafio pessoal, há uns 20 anos eu não me interessava por livros ambientados em momentos históricos distintos do meu dia a dia. Mergulhei em uma memória afetiva de tempos em que devorava com uma grande amiga um romance por dia da biblioteca da mãe dela. Eram todos livros de época com as capas cor de rosa e com histórias água com açúcar, mas que me propiciaram deliciosas experiências.
Essa lembrança tão ingênua se choca com o motivo deste desafio: conhecer mais da obra de Guilherme Ribeiro que me encantou com seus livros policiais que são sombrios, densos e maravilhosos. A minha curiosidade me impulsionou nessa aventura que foi marcada por novidades, mas também continuidades.
A novidade fica em grande parte pela linguagem e ambientação. A ambientação europeia do século XIX é encantadora, mas nada ingênua ou banal. Guilherme consegue nos conduzir suavemente em uma dança de passos marcados em um salão suntuoso para em seguida nos lançar em um campo de batalha napoleônico. Revelando já nas primeiras páginas que se tratava de uma história com tintas reais e personagens fortes que fogem dos clichês. A linguagem é rebuscada, pois o contexto demanda esse veículo, mas acessível e fluída abrindo caminhos inesperados na história.
Os personagens são talvez o que há de mais especial na obra. Sir Henry é um homem íntegro, forte e generoso, mas toda a luz transborda de Amanda Rose. Ela encanta ao leitor e a maioria dos personagens que cruzam seu caminho ao longo do livro. A sua sinceridade nos presenteia com frases fortes e certeiras. Na segunda parte do livro passamos a conhecer também Iris que consegue também brilhar e não ser ofuscada por Amanda. Os personagens secundários surgem em momentos de guinadas na trama o que os deixa ainda mais interessantes.
A continuidade fica por conta do estilo do autor que constrói uma história elaborada, com vários níveis de informação que são vão sendo revelados na medida em que nos aprofundamos nas páginas e que consegue manter a intensidade do roteiro da primeira até a última página.
Enfim, foi uma linda aventura que recomendo aos que amam o gênero e aos que desejam conhecer mais.

site: www.facebook.com/avessoju

Vanessinha 12/05/2020

Adorável leitura.
A história se passa na iminência da batalha de Waterloo durante as guerras napoleônicas. Durante um baile promovido por um duque Sir. Henry é convocado para a guerra junto ao seu melhor amigo e futuro cunhado. Após ser ferido Henry é salvo de saqueadores pela destemida Amanda. Amanda ajuda na cura de Henry e promete ajudá-lo a voltar a Londres e reencontrar sua noiva Iris.
Os pontos mais altos do livro são: a linguagem da época que é primorosamente trabalhada na narrativa. Os cenários e detalhes são descritos de uma forma cativante. Os princípios de moral, ética e solidariedade são enaltecidos pelos protagonistas. Não há falsos sentimentos. Eles são reais, verdadeiros e adoráveis.
O que não devemos esperar: eu tenho o hábito de ler o gênero e a maioria dos romances de época é permeada também por diálogos engraçados com personagens espirituosos que se "alfinetam". Nessa obra não veremos essas "piadinhas". Também não devemos esperar cenas hot muito descritivas ou impróprias. Os personagens da obra são discretos, porém, não menos amorosos ou desejosos. Só não são explícitos.
É uma leitura envolvente, cativante e adorável.
Guilherme.Ribeiro 12/05/2020minha estante
Puxa vida, me tocou muito sua resenha!!! Obrigado de verdade por dar uma chance ao meu livro e espero te cativar com muitos outros!!!

Egle.Dellavolpi 16/09/2020

Apaixonante
Um enredo lindo, sobre personagens feridos e a honra que carregam em seus corações! Amei! Amei! Amei!

duda 29/10/2020

Ser gentil...
Livro super super agradável, Amanda com sua gentileza mesmo através das adversidades me faz ver o quanto o mundo precisa de gentileza.
Como dizia o profeta gentileza "gentileza gera gentileza" não esperava outro final a não ser esse.
Iris me deixou de boca aberta, espero que ela tenha encontrado seu final feliz, ela não merecia a família que tinha.
Fiquei um pouco frustrada por vários erros de português, mas nada que altere a leitura em si.
Amanda e Henry tem um romance digno de conto de fadas. Recomendo e muito.
Guilherme.Ribeiro 29/10/2020minha estante
Aaaa muito obrigado Duda!!! Quanto aos erros de português, obrigado pelo alerta! Vou checar o livro sim!! E acho que a Iris merece um livro dela depois de tudo, não? Hehehe

duda 29/10/2020minha estante
Sim claro ou com certeza? ?achei que ela ia ser uma pedra no sapato, mas se mostrou tão forte pra uma mulher da época

Josiele.Souza 23/07/2020

0 defeitos
Sabe aquele livro perfeito, aqueles personagens amáveis, e aquele amor que aquece o coração? É este romance de época.
Amanda é gentil, forte, corajosa e destemida, vive reclusa da sociedade, morando em um chalé bem afastado da cidade. Até que seu caminho se cruza com Sir Henry, um soldado ferido de guerra, desacordado e sendo arrastado por saqueadores.
A bondade e gentileza de Amanda não permite que ela o deixe naquela situação, e com toda sua coragem, decide ajudar Henry, o levando sob seus cuidados para seu chalé.
Henry apaixonado por sua noiva Isis, assombrado pelos terrores sofridos na guerra, vai descobrir através dos cuidados de Amanda, que existe bondade e gentileza genuína, que não visa benefícios em troca, e lhe ficará uma dúvida: Nós podemos escolher quem amamos?
É uma leitura para se apaixonar profundamente pelos personagens, Amanda por ser uma mulher tão forte, e Henry por ser um verdadeiro cavalheiro, lindo, honesto e admirável.
E King George, é um caso a parte, rsrs. Até o gato é cheio de personalidade hahaha
Recomendadíssimo.
Gui como sempre surpreendendo, e por isso tem que aguentar meus surtos durante a leitura hahaha.

Carol Guimarães 16/04/2024

O livro começa no meio de um acontecimento histórico, o baile da Condessa de Richmond que ocorreu na véspera da batalha de Waterloo. Encontramos o mocinho dançando com sua noiva, quando eles são interrompidos pelo anuncio de que deveriam ir para o campo de Batalha pois a guerra não estava terminada. O mocinho se despede da noiva prometendo se cuidar e cuidar do irmão dela. Todos os soldados que estavam no baile saem com a roupa de gala que estão vestidos para lutar.
No meio da luta Henry o nosso mocinho se fere gravemente.

Por outro lado a nossa mocinha Amanda que mora num bosque próximo onde ocorreu a batalha está refletindo se deve ou não atender ao chamado de ajudar os feridos, ela vive de forma reclusa. Quando decide ir ajudar encontra com o mocinho ferido e o leva pra casa pra cuidar dele. Aí se inicia a história dos dois.

Acho que deve ser um dos primeiros romances de época que o autor escreveu, pois algumas pequenas coisas não condizem com a época e precisaria de uma revisão para alterar essas coisas. Mas aí a gente releva e continua a história.

O problema foi que não me conectei a história e ao casal, realmente a coisa mais interessante que acontece no livro é esse inicio que achei bem marcante por se tratar de um fato histórico real. Esperava que o relacionamento e os sentimentos dos protagonistas fossem melhor desenvolvidos na trama, mas achei muito miojo, e olha que gosto de histórias de amor à primeira vista.

Achei o autor um fofo, simpático e muito inteligente na live e com isso acredito que haja uma evolução na escrita dele e então tentarei futuramente outro livro, mas por hora comigo esse não rolou.

PS: aqueles que são pais de PET vão adorar saber que tem um gato rabugento e mimadissssimo na história e que quando precisa mostra as garras.

Egle.Dellavolpi 16/09/2020

Apaixonante