Confissões de uma Viúva Moça

Confissões de uma Viúva Moça Machado de Assis

Resenhas - Confissões de uma Viúva Moça

Marina 08/05/2021

Li esse conto pq tinha o intuito de usá-lo na minha tese do mestrado (junto com alguns outros do autor), mas saí da leitura já desistindo disso. Não pelo conto não ser bom ou não tratar do tema da minha tese (intertextualidade entre obras machadianas e mitos greco-romanos), mas porque eu preferiria usar esse conto na sua alusão à Don Juan. Achei mais interessante nesse aspecto. Inclusive, o conto é interessantíssimo. Narrado através de cartas curtas da personagem principal, Eugênia, para sua amiga Carlota. Nessas cartas Eugênia conta a Carlota as razões de suas dores e infortúnios dos últimos dois anos e porque ela se afastou da corte tão abruptamente.
O fim desse conto é outro ponto alto dele, uma vez que temos uma protagonista feminina que flertou com o adultério, mas encontra a cura para o coração partido e a alegria em si mesma. Não era esse um fim muito comum para personagens que traziam esse tema nos contos e romances do século XIX.
Cassio Kendi 08/05/2021minha estante
Por curiosidade, quais são alguns exemplos que vc encontrou desta intertextualidade que é tema do seu mestrado?

Marina 08/05/2021minha estante
Oii. Então, Machado de Assis tem várias obras que tem intertextualidade com a mitologia, mas as que eu escolhi para trabalhar foram "O espelho", "Viver!"e "Pílades e Orestes". São 3 contos.

Cassio Kendi 09/05/2021minha estante
Bacana! Machado de Assis é fenomenal, vou olhar estes contos que vc indicou, obrigado!

Jorge 16/03/2024minha estante
É exatamente isso. Também fiquei chocado com a ousadia do Machado haha

Natalia1504 17/03/2024minha estante
Fiquei dois dias com esse conto na minha cabeça, pensando se não estava interpretando coisa errada.

Jorge 19/03/2024minha estante
Não está. Esses é um dos unicos contos do Machado narrado na primeira pessoa por uma personagem feminina. E isso tem um bom motivo, que é esconder por debaixo dos panos o verdadeiro romance dessa história.

Natalia1504 19/03/2024minha estante
CARAMBA. Vc tem total razão, faz muito sentido. Bom saber que não estava imaginando coisas ?

Fat212 28/03/2022

Machado marketeiro?
Pois é, lendo a biografia de Machado esse conto foi citado. Pelo contexto fiquei curiosa e fui atrás.
Deu o que falar, viu...

Geniane 01/04/2024

Confissões de uma viúva moça
Que delícia de conto. A partir de cartas, Eugênia conta para sua amiga Carlota, fatos que antecederam a sua precoce viuvez. Ao longo de 7 cartas fluidas e imersivas, conhecemos um pouco sobre Eugênia, seu casamento e sobre Emílio, um homem rodeado de mistérios, sedução e "surpresas".