Economia do desejo

Economia do desejo Eduardo Moreira

Resenhas - Economia do desejo

Lista de Livros 08/12/2022

Lista de Livros: Economia do desejo: a farsa da tese neoliberal, de Eduardo Moreira
“O que é maximizado no sistema capitalista não é “utilidade”, esse conceito abstrato, difícil de ser definido, mas relacionado sempre a algo positivo. Aliás, essa correlação justifica o uso do termo e sua capacidade de convencimento de que, quanto maior a utilidade, melhor para todos, chancelando assim toda a lógica do sistema. O que é maximizado no sistema capitalista é o desejo! Não a necessidade! E existe um motivo claro para que assim seja. Tão claro que vem há milhares de anos sendo repetido por todos aqueles que se aventuraram na caminhada espiritual. Mas que parece ter passado despercebido por Marshall, dado que em seu texto comete um deslize enorme bem no final do parágrafo, quando diz “para preencher ou satisfazer seu desejo”. Isso porque, por definição, desejos não podem ser satisfeitos. Necessidades podem. E como o preço será sempre função da vontade de ter mais de alguma coisa para poder adquirir a tal “utilidade marginal”, uma economia que incentiva lucros focará exclusivamente em desejos, esse pote sem fundo, impossível de ser preenchido, ao passo que, se focasse nas necessidades, jamais maximizaria seus lucros.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/10/economia-do-desejo-farsa-da-tese.html

frracamila 01/10/2021

Bom livro
É um livro bem sucinto, que não se aprofunda muito no tema discutido, mas é de fácil compreensão e serve como um ótimo meio de introdução para o debate (isso concordando ou discordando dos pontos levantados pelo autor).

Léo Leite 16/06/2021

como mero estudante de economia acredito que tenha propriedade para dizer que: fraco. e veja bem não é ruim. li os três livros do eduardo moreira (desigualdade, o que os donos do poder não querem que você saiba, e esse). para um acadêmico, é vazio; para um trabalhador que recebe um salário mínimo, perde 4h de seu dia no transporte público, que chega em casa e tem que se preocupar com a comida no prato e as contas a pagar, que talvez fosse a quem esse conteúdo deveria chegar, esses livros nem existem; para um empresário milionário, que talvez serviria para dar uma luz a sua consciência, a questão é que eles sabem e gostam da sua posição e tudo que eles causam; e para um liberaloide, a quem esses livros poderia converter, faltam neurônios (e isso que é uma leitura fácil inclusive para o ensino infantil). fico feliz com o surto de consciência do eduardo, e seria muito bom que seus livros chegassem a quem precisa de leituras dessas, são um bom instrumento introdutório para os debates econômicos, e é de fundamental importância que a gente saiba o mínimo, para que não nos passem a perna. eu só gostaria de saber se a fonte dele são as vozes na cabeça, já que não se teve o trabalho de incluir uma bibliografia.

triz.machado 15/09/2020

...
Péssimo, isso não chega nem a ter quantidade de páginas de uma tese de mestrado. É pobre de fontes que embasem o que autor expõe, é literalmente quase nada. Para refutar o liberalismo, assim como socialismo etc, o mínimo que você tem que ter é um bom tempo de estudo e outra, expor a farsa "neoliberal" em 96 páginas já é querer demais, é completamente impossível. Aos antiliberais, procurem outras fontes, porque isso é piada.
Habibks 02/11/2020minha estante
Você foi bem brutal, hein?

triz.machado 01/05/2021minha estante
hahahaha

NaDuarte 22/05/2021

Fui ler esperando um livro técnico e recebi um livro quase filosófico. Livro muito bom e linguagem extremamente facil. Qualquer um consegue entender a mensagem do livro

hdcavalcante 11/03/2021

Economia do desejo
Conceitua a controversa lógica capitalista como distribuidora de renda, ao analisar o índice de liberdade econômica e a definição de utilidade, onde o que é maximizado é o desejo e não a necessidade. A partir desse ponto o autor traz desde relatos históricos e bíblicos para embasar a tese do desejo até a função ideal do Estado como distribuidor de renda e mantenedor da economia da necessidade. Apesar do título, o tema é abordado de maneira filosófica devido falta de fontes e dados científicos que comprovem suas teorias no contexto prático e até mesmo em eventos controlados.

Carlos531 23/02/2024

Uma introdução aos conceitos sobre o capitalismo. Livro muito interessante para quem está começando ou buscando fundamentação sem grandes aprofundamento teórico.

Vini 28/06/2021

O cara é comuna de carteirinha mesmo. Adorei! Consegui encontrar boas respostas para perguntas que tinha sobre economia e estado. Todo mundo devia ler, nem que fosse para discordar.

Laurex 11/08/2022

Leia
Assim como todos os três livros da série esse também tem uma linguagem muito didática e acessível.
Para todos que vivem no Brasil atual, deveriam ler, os três. O autor claramente tem o objetivo de disseminar um conhecimento que não querem que tenhamos, e ele o faz com muita competência.
Não tenho muito o que falar desse livro senão: leia. Independente da visão e lado político.

Cicero.Marques 16/01/2022

Excelente livro para entender melhor como somos manipulados, de forma a pensar como querem que pensemos. Esse livro abre as mentes daqueles que ainda insistem em pensar de forma simplista, ou binária, e etc? bastante tranquilo de ler. recomendo muito.

William 18/07/2023

Um livro que desmitifica o estado mínimo.
Eduardo Moreira fala toda a verdade nesse livro sobre como é cruel a tese neoliberal. Quem sai ganhando com o neoliberalismo é somente uma elite da nossa sociedade e o restante fica somente na ilusão que um dia terá suas necessidades satisfeitas enquanto um pequeno grupo fica esbanjando dinheiro. Lendo o livro me veio uma canção do Zé Ramalho: “Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar foi um tempo de aflição. Era quatro condução duas para ir, duas para voltar. Hoje depois dele pronto olho pra cima e fico tonto. Mas me vem um cidadão. E me diz, desconfiado. Tu está aí admirado ou tá querendo roubar? ...” . Infelizmente assim que acontece muitas vezes, pessoas passam a vida toda trabalhando e não conseguem atender suas necessidades básicas enquanto uma minoria vive explorando essas pessoas. É um livro vale a pena ser lido e debatido para a pessoas entenderem a importância do estado na sociedade e a importância da economia da necessidade contra a economia do desejo. É um livro que desmitifica o estado mínimo. Recomendo a todos que lutam por uma sociedade susta para todos.

Alvaro Bacelar 26/12/2020

Espada de dois gumos
O escritor é um bom dramaturgo. Ele usa a psicologia para tocar os leitores e fazerem acreditar que o estado, como controlador, é a melhor coisa que existe. Da até exemplo isolado do uso do "estado", como uma pequena comunidade, que controla e regulamenta uma pequena comunidade produtora de leite e todas as pessoas são bem de vida etc, e tal. Mas a mesma psicologia é uma espada de dois gumos. O estado, como controlador e regulamentador, pode jogar em seu interesse próprio ou interesse de um grupo. Não há mágica, querer igualar todos em um único povo, algo homogêneo, não funciona, não é perene. Todavia, uma coisa concordo com o escritor, as empresas privadas tem o papel de melhorar a sociedade, não usar a seu favor visando o lucro absurdo.
Araújo Cruz 28/12/2020minha estante
É preciso de uma análise minuciosa. A sociedade carece de um Estado. Não é a melhor coisa que existe (longe disso), mas é necessário. Um dos problemas nessa questão é quem o controla, quem manuseia a máquina estatal. O Estado é necessário, mas tem de ter um caráter fraguimentário: intervir em última instância no que realmente for necessário e com máxima imparcialidade de modo a não comprometer a atuação com indevidos favorecimentos -- para classe A ou B, ou para si próprio). Sim, o que estou pregando é utópico, mas é o que convém teorizar. ??

Paulo1148 22/01/2024

O neoliberalismo é a doutrina econômica mais evidente no mundo. Refletir sobre ela e seus impactos na sociedade é um dever de toda pessoa que quer compreender o mundo.

Eduardo Moreira faz sua contribuição para o debate. No livro, realiza duras críticas ao neoliberalismo e busca confrontar alguns argumentos trazidos pelos neoliberais.

A escrita é simples e direta, fácil de compreender. Um livro básico e superficial sobre o tema, mas ainda rico para o debate e nas reflexões trazidas. Três conceitos interessantes que ele apresenta são a "Economia do desejo", "Economia do ódio" e a "Economia da Necessidade". Ainda, coloca ideias cristãs para defender sua tese, o que deixa ainda mais profundo e reflexivo.

Gostei e recomendo a leitura!

Marcelo 25/09/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Eduardo Moreira é conhecido por ter sido um dos sócios do Banco BTG. Após uma doença, decidiu abandonar tudo e alertar o mundo sobre os males do capitalismo nos moldes em que ele está estruturado atualmente.

Neste livro o autor se propõe a investigar por que o capitalismo não funciona como deveria (na concepção dele) sendo que os argumentos para o capitalismo estariam todos corretos.

Ele investiga a economia baseado em 3 pilares: consumo por necessidade, pelo desejo e pelo ódio.

A premissa do livro é interessante, mas quando começa a ler, nota-se que se trata de um livro raso, que tenta contrapor toda a teoria do capitalismo ou mesmo do consumo em menos de 100 páginas (até minha dissertação de mestrado sobre o consumo teve mais profundidade que isso)?

O pior é a forma ?poética? como ele descobre o grande insight do livro (o porquê da economia do desejo). O autor relata que teve o insight após um lampejo espiritual e que começou a investigar a vida dos Santos, e todos diziam que o homem só pode ser feliz sem o desejo (existem muitos estudos na área da Economia Comportamental ou mesmo do Comportamento do Consumidor que tratam sobre o tema).

Enfim, um livro com premissa interessante, entretanto raso, piegas e comercial.

Bia 29/01/2022

Eu gostei muito da leitura, o que o autor diz sobre a economia do ódio e a sua relação com a forma que as pessoas usam o ódio para controlar ou ganhar apoiadores na nossa sociedade é tão verídica. Realmente abre nossos olhos.
Mas achei muito confuso sua explicação sobre a economia neoliberal, logo no capítulo 1 ele usa o exemplo dos países da Dinamarca, Noruega etc, para exemplificar o neoliberalismo, mas fiquei sem entender. Enfim esses países são ou não Neoliberias? Se são, eles têm livre comércio? Seus governos interferem ou não na sociedade? São perguntas que não consegui encontrar no livro, por isso não dei 5 estrelas...