O Óbvio que Ignoramos

O Óbvio que Ignoramos Jacob Pétry

Resenhas - O óbvio que ignoramos

Carla.Parreira 03/04/2024

O óbvio que ignoramos: Como Simples Atitudes Podem Mudar a Sua Vida (Jacob Petry). O livro inicia ressaltando a importância de valorizar as coisas simples da vida, que frequentemente passam despercebidas. O autor destaca que muitas pessoas estão tão focadas em perseguir suas metas e objetivos que acabam negligenciando o que realmente importa ao seu redor. O primeiro capítulo aborda a relevância de cultivar relacionamentos saudáveis e significativos. O autor destaca que ter um grupo de amigos e familiares que ofereçam apoio emocional e encorajamento pode ter um impacto significativo na saúde e felicidade de uma pessoa. O segundo capítulo discute a importância de encontrar um equilíbrio saudável entre o uso da tecnologia e o tempo dedicado a outras atividades. O autor ressalta que muitas pessoas se envolvem tanto em seus telefones e computadores que acabam se desconectando do mundo ao seu redor. Ele enfatiza a importância de encontrar um equilíbrio saudável entre o uso da tecnologia e outras atividades, como exercícios físicos e hobbies. O terceiro capítulo aborda a importância de adotar uma atitude positiva em relação à vida. O autor destaca que muitas pessoas têm uma visão negativa do mundo e de si mesmas, o que pode afetar negativamente sua saúde e bem-estar. Ele enfatiza a importância de cultivar uma atitude positiva e grata em relação à vida, sugerindo práticas como a meditação, que podem auxiliar no desenvolvimento de uma mentalidade mais positiva. O quarto capítulo discute a importância de cuidar da saúde física e mental. O autor destaca que a saúde é a base de tudo o que fazemos na vida e que cuidar do nosso bem-estar físico e mental é fundamental. Ele oferece diversas sugestões como exercícios físicos, uma alimentação saudável e cuidados regulares com a saúde mental para auxiliar as pessoas a cuidarem de si mesmas. O quinto capítulo aborda a importância de estabelecer metas e objetivos na vida. O autor destaca que ter um senso de propósito e direção pode ajudar as pessoas a se sentirem mais realizadas e felizes. Ele oferece diversas sugestões para auxiliar as pessoas a estabelecer metas realistas e alcançáveis, além de discutir a importância de celebrar as conquistas ao longo do caminho. O livro conclui enfatizando que pequenas atitudes podem ter um grande impacto na vida das pessoas e que prestar atenção às coisas simples da vida pode ajudar as pessoas a encontrarem mais felicidade, propósito e satisfação. Melhores trechos: "...A própria constituição do ser humano, por natureza, é confusa, complexa, uma mistura de opções, desejos e contradições, nos lançando num mar de indagação permanente. A cada momento surge algo novo, um canto da sereia, que parece sinalizar algo que não podemos deixar de fazer. Essa dúvida entre fazê-lo ou não cria uma espécie de letargia. Precisamos organizar essa complexidade, lhe dar uma direção, um propósito, um guia que nos oriente diante das escolhas diárias. Exemplos do quanto estamos infectados pela Síndrome do Excesso de Oportunidade podem ser vistos em qualquer lugar. Observe por exemplo a orientação que é dada aos alunos na hora de prestar vestibular. Um das orientações mais comuns é que eles se inscrevam em duas ou três universidades e em cursos distintos. Por quê? Porque caso não consiga ingressar no curso de sua preferência ele terá uma segunda opção, num curso menos competitivo. Se sua prioridade, por exemplo, é jornalismo, a segunda opção pode ser educação física, um curso bem menos competitivo e que, por isso, oferece uma maior possibilidade de ingresso. O que está em jogo, nesse caso, é a negação dos talentos naturais do aluno. Por falta de persistência, ele acabará frequentando um curso para o qual não possui a mínima inclinação vocacional, e sua vida profissional será uma enorme frustração... problema está na maneira como fazemos as escolhas mais importantes de nossa vida. Na hora de definir nosso propósito, ao invés de olhar para nossos talentos e ver onde estão nossas vantagens individuais, cometemos o erro de olhar para as circunstâncias externas. Observamos o que os outros estão fazendo, quais os resultados que eles estão obtendo, e fazemos nossas escolhas a partir dessa análise. Ou seja, ao invés de usar o Princípio da Vantagem Comparativa, usamos outro princípio: o da Análise Comparativa. Enquanto que no Princípio da Vantagem Comparativa seguimos nosso talento natural para definir nosso propósito, no Princípio da Análise Comparativa traçamos nosso caminho a partir da análise de fatores externos, alheios a nosso talento. Agindo dessa forma, ignoramos nossas vantagens pessoais e seguimos um caminho completamente estranho ao nosso talento. Anos depois, perguntamo-nos por que não deu certo. Por que as coisas são tão complicadas? O sucesso nunca é resultado de fatores externos. Quando fazemos nossas escolhas observando qual o tipo de mercado que está em alta ou o que deu certo para os outros, é como se quiséssemos ir para uma determinada cidade, usando um mapa de uma cidade distinta, só porque a outra pessoa chegou onde queria, com esse mesmo mapa. Não percebemos que as cidades são distintas e que, numa cidade diferente, por isso, nunca chegaremos ao local desejado... Você se lembra do Princípio de Pareto, que diz que 20% das causas são responsáveis por 80% dos resultados? O problema é que temos dificuldade com esse tipo de análise, porque o resultado final, o efeito, parece estar muito fora da proporção com a causa. Se cada causa cria um efeito, esse efeito, por sua vez, torna-se a causa de outro efeito. Cada vez que fizermos uma escolha, ela é realizada sobre a escolha anterior. Uma vez que você começa com a escolha errada, voltar ao caminho certo se torna cada vez mais difícil. Fazer escolhas não é um dom exótico. É a parte central do ser humano. Nós fazemos escolhas a cada segundo. Precisamos delas para sobreviver. É através delas que vamos construindo nosso caminho. Desistir, como persistir, nesse sentido, é a mesma coisa: apenas uma escolha. O que muda é o caminho pelo qual as escolhas nos conduzem. Nossas escolhas basicamente são feitas em uma de duas direções: o da expansão ou da retração. O problema é que temos a tendência natural de fazer escolhas que facilitam o momento, que evitam os penosos e inseguros enfrentamentos da primeira milha. Mas essa é uma opção errada. Se não nos habituarmos a enfrentar as pressões da primeira milha, perderemos a grande oportunidade de expandir nossas capacidades que nos conduzirão ao resto da jornada. As dificuldades, quando enfrentadas, nos fazem desenvolver habilidades, e as habilidades promovem a expansão... O ser humano possui uma medida limite de capacidade para compreender, avaliar e processar informações sobre um tema específico, num determinado momento. Quando alcançamos esse limite, nos tornamos sobrecarregados, confusos e oprimidos por essa informação. Se precisarmos escolher entre opções demais, sobre mais alternativas do que nossa mente consegue avaliar, paralisamos. Quando isso acontece, nossa tendência será a de ignorar essa informação por completo. O nosso cérebro, por exemplo, só consegue registrar, de maneira eficaz, dois a três aromas diferentes de uma só vez. Além desse número, o cérebro fica literalmente confuso. Se você comprar um perfume depois de ter cheirado mais de três modelos, certamente se surpreenderá com o aroma no dia seguinte quando o usar pela primeira vez... A forma como nós pensamos sobre determinada situação é o sentido que atribuímos a essa situação. Nada tem sentido, exceto o sentido que nós damos..."

Carol 01/04/2024

Que livro!!!!!
Que livro! Estou boquiaberta com a qualidade e leveza desta leitura.
O autor foi sensacional em cada um de seus exemplos, trazendo histórias que em algum momento da vida tivemos contato, pois estão relacionados a pessoas mundialmente conhecidas.

Rodrigo 01/02/2024

O Óbvio que Ignoramos
A obra aborda temas relacionados à busca do equilíbrio emocional, relações interpessoais saudáveis, autoconhecimento e a importância de se viver o presente. Petry explora situações cotidianas e sentimentos comuns, destacando como pequenas mudanças de perspectiva podem fazer uma grande diferença em nossa qualidade de vida.

Além disso, O Óbvio que Ignoramos oferece insights valiosos sobre a importância do autocuidado e da autenticidade.

É um livro que propõe uma reflexão profunda sobre aspectos fundamentais da vida muitas vezes negligenciados. O autor aborda temas como equilíbrio emocional, relações interpessoais saudáveis, autoconhecimento e a importância de viver o presente.

Ao explorar situações cotidianas e sentimentos comuns, Petry destaca a influência positiva que pequenas mudanças de perspectiva podem ter em nosso bem-estar. O livro serve como um guia para a busca de uma vida mais plena e satisfatória, enfatizando a necessidade de cuidar das emoções, cultivar relacionamentos significativos e viver com autenticidade.

A obra também destaca a importância do autocuidado, encorajando os leitores a reconhecerem suas próprias forças e fraquezas, estabelecerem metas realistas e alinharem suas vidas com seus valores fundamentais. Além disso, ressalta a relevância de viver o momento presente, contrapondo-se à pressa e à ansiedade que muitas vezes permeiam a vida moderna.
Em suma, O Óbvio que Ignoramos é uma chamada à ação para repensar escolhas, buscar equilíbrio e cultivar uma mentalidade positiva, oferecendo insights valiosos para uma jornada de crescimento pessoal e realização.

Roger Ruiz 12/07/2023

Cautela faz bem à leitura
Antes de mais nada, é preciso saber que não existe fórmula mágica e que ninguém poderá vender vacilidades para que tenhamos sucesso em nossas vidas. Com esta dose de cautela, o livro traz insights interessantes sobre como podemos olhar para nossas convicções e como elas nos moldam. Traz também alguns estudos e conteúdos de outros autores e pesquisadores que adicionam um teor crítico em nossos questionamentos. Além disso, não dá para se entusiasmar, porque também acredito no autoconhecimento adquirido nas sessões de terapia com base na psicanálise de Freud ou na linha humanista de Jung. É por isso que no início de minha resenha, menciono a palavra cautela. Não basta saber que preciso mudar algo, estalar os dedos e iniciar a mudança. Não se trata de um processo racional. Muitas das vezes precisamos da ajuda de um profissional qualificado para buscarmos nossa razão de ser.

John Paulo 14/02/2023

Óbvio
Jacob Petry trás muitas reflexões sobre nossas escolhas com exemplos claros como de Gisele Bündchen que focou no seu talento e paixão, isso fez ela chegar ao sucesso pessoal e profissional que muita gente gostaria.

Alexson.Almeida 30/12/2022

Óbvio demais
Considerei esse livro como muito desinteressante. A maior parte dos ensinamentos são óbvios e o autor demora demais a passar uma mensagem simples. Além disso, existem algumas repetições de exemplos que permeiam o livro inteiro, o que, para mim, passou a ideia de que o autor não conhecia outros exemplos para citar, conferindo menos credibilidade ao assunto tratado. Poderia ter passado batido por esse livro e não iria sentir muita falta.

Badlouis 23/08/2022

Talento, paixão e renda.
O livro nos mostra como chegar lá com o uso da tripla convergência - talento, paixão e renda -, teoria das 10 mil horas; mas acredito que um pouco de sorte e algo como está escrito para acontecer e vai acontecer encaixam também. Digo isso pelos vários livros e exemplos de pessoas que estavam desistindo e o caminho continua ali, quase que dando um tapa na cara para acordar e continuar.
Cita grandes astros, inclusive a gloriosa e exuberante Gisele Bundchen e família, pois o pai era coach e traçou planos para todas as filhas triunfarem.
Boas histórias e mostra também que não é um mar de rosas, sofreram bastante pra chegar no topo.
O livro é bom, mas não é glorioso.

Movio 28/06/2022

Não gostei. Basta ler um pouco sobre psicologia social para entender que este livro demonstra concepções muito erradas sobre escolhas e caminhos. O padrão de sucesso social não significa que uma vida toda não teve sucesso. Isso é algo muito relativo e o autor coloca como ?fracassado? aquele que não se tornou o melhor. Muitas vezes uma vida de sucesso é aquela em que ao menos a pessoa se viu livre de traumas, doenças e teve a oportunidade de levar uma vida ?comum?. O padrão aqui enaltecido não se difere de padrões de beleza invejados socialmente.
O mínimo de pesquisa sobre psicologia e estudo social seria ótimo para não repetir informações como as do livro.

Jesse 10/04/2022

Essencial para quem busca uma carreira de sucesso
O óbvio que ignoramos é um livro incrível.

O autor Jacob Petry através de uma narrativa impecável nos convida a conhecer histórias de grandes pessoas de sucesso, realçando as diferenças entre essas pessoas e a grande maioria que não tem sucesso, ele nos convida a refletir e observar como tudo é uma questão de percepção.

O óbvio que ignoramos é uma leitura incrível pra quem busca reprogramar sua forma de ver o mundo em busca de uma carreira de sucesso. É para aqueles que desejam enxergar as coisas óbvias que a maioria ignora e que fazem uma tremenda diferença na construção profissional.

Porsani 27/03/2022

Livro muito bom
Traz uma reflexão interessante sobre pensamentos e objetivos de vida. Estratégias, foco, pró-atividade e perseverança. Vale a leitura

teixeiraluciana 13/03/2022

Primoroso
Conheci Jabob Petry há pouco tempo. Excelente professor de um conteúdo necessário, passei a consumi-lo avidamente. "O Óbvio que Ignoramos" é a minha primeira leitura dele e já admirei igualmente. Importante em qualquer idade, o livro aborda a descoberta do talento e as motivações para o sucesso profissional. Texto leve e interessante; temas e reflexões profundos; pesquisa detalhada, com riqueza de referências. Um jornalista escrevendo sobre autoconhecimento: me identifiquei profundamente.

írismoreira 05/01/2022

PERIODTTTTTT dos melhores livros que já li. não tenho palavras :) lições realmente básicas que podem fazer a diferença e fala de celebridades, oq faz c que nos sintamos + conectados c o livro

talissa.dezanetti 30/09/2021

Livro sensacional! Já recomendei para muita gente kkkkk leiam esse livro!!! É uma mudança de chave..... mostrando que o sucesso não veio do dia para noite para ninguém e que assim você pode construir o seu!

Julie 09/07/2021

TUDO DE INCRÍVEL!!!
?Quem teria adivinhado que Stallone conseguiria entrar no cinema pela estreita porta de roteirista? Ou quem poderia ter predito que o fim do casamento, a renúncia à segurança que Elizabeth Gilbert criara para si mesma durante mais de uma década, lhe traria paz e o conforto que ela procurava??

Cada nome citado no pequeno trecho transcrito acima obteve seu sucesso porque um dia tiveram a coragem de sair de suas zonas de conforto e enfrentar seus medos.

O livro cita também a história da tão conhecida Giselle Bunchen. Que hoje, é conhecida como a mulher MAIS BONITA DO MUNDO. Mas nem sempre foi assim.

Jacob Petry discorre realidades de pessoas e/ou grupos que antes, não eram ?nada?, mas que por uma simples decisão de saída do conforto, conquistaram seus sonhos.

E através destas realidades ele traz em suas páginas, deliciosas de se ler, ensinamentos que nos encorajam a nos mexermos e corrermos atrás de nossos sonhos.

Identifiquei tanto das minhas sessões de terapia no livro que houveram trechos que precisei tirar foto pra mandar pra terapeuta e perguntar se ela que tinha escrito este livro (hahaha).

O livro é maravilhoso. E cada um deveria ter a oportunidade de lê-lo para um up em sua vidas, não só profissionais, bem como pessoais.

Dei 5 estrelas, e se tivessem mais, acrescentaria!

Filósofo dos Livros 20/06/2021

Um Marco em Minha História de Vida
Esse livro comprova que a razão de nosso fracasso está na falta de clareza de nossos objetivos. Temos a estranha mania de querer realizar muitas coisas sem pensar em nosso real talento ou propósito de vida.
Quando nos dedicamos a muitos objetivos, dedicamos pouco tempo a cada um deles. A partir do momento em que nos conhecemos e nos dedicamos a um único objetivo calcado em nosso verdadeiro talento e propósito de vida, obtemos o sucesso.
O que deve ficar claro é que a nossa escolha deve ser a mais simples possível. Além disso, devemos entender que uma escolha simples nem sempre é a mais fácil de todas. Os grandes exemplos de sucesso fizeram a escolha simples, porém batalharam muito para chegar aonde estão. Os considerados gigantes tiveram dificuldades enormes, mas como tinham apenas uma escolha ou poucas escolhas, puderam dedicar mais tempo para sua atividade.
Diante dos fracassos, eles nunca desistiram. Pode ser que tiveram momentos de desânimos, mas não se deixaram abater. Seguiram em frente, usaram seus talentos e se apoiaram em suas convicções (propósitos). A força de vontade dessas pessoas garantiu a vitória.
Você já parou para pensar em qual é seu verdadeiro talento? Qual é o seu propósito de vida?
Muitas pessoas fazem escolhas pautadas no ganho financeiro, mas a falta de ligação com seu propósito de vida fez com que elas ficassem no campo da mediocridade. Não basta apenas talento para algumas ações, é necessário ter o perfeito alinhamento com determinados valores. Quando acreditamos em algo e a ele dedicamos, pode até ocorrer de desenvolvermos talentos para realizar o nosso sonho; porém quando falta essa paixão pela atividade, até os mais talentosos não se realizam com seus trabalhos.
O livro “O óbvio que ignoramos” nos ajuda a enxergar o que realmente importa em nossas vidas. Lamento que não o li antes para pensar melhor na minha escolha; mas de qualquer forma não é tarde. Já descartei de minha vida determinadas escolhas para me dedicar ao meu maior sonho. Esse livro é um daqueles que ficará como marco em minha história de vida.

site: https://www.youtube.com/c/filosofodoslivros