O óbvio que ignoramos

O óbvio que ignoramos Jacob Pétry

Resenhas - O óbvio que ignoramos

Filósofo dos Livros 20/06/2021

Um Marco em Minha História de Vida
Esse livro comprova que a razão de nosso fracasso está na falta de clareza de nossos objetivos. Temos a estranha mania de querer realizar muitas coisas sem pensar em nosso real talento ou propósito de vida.
Quando nos dedicamos a muitos objetivos, dedicamos pouco tempo a cada um deles. A partir do momento em que nos conhecemos e nos dedicamos a um único objetivo calcado em nosso verdadeiro talento e propósito de vida, obtemos o sucesso.
O que deve ficar claro é que a nossa escolha deve ser a mais simples possível. Além disso, devemos entender que uma escolha simples nem sempre é a mais fácil de todas. Os grandes exemplos de sucesso fizeram a escolha simples, porém batalharam muito para chegar aonde estão. Os considerados gigantes tiveram dificuldades enormes, mas como tinham apenas uma escolha ou poucas escolhas, puderam dedicar mais tempo para sua atividade.
Diante dos fracassos, eles nunca desistiram. Pode ser que tiveram momentos de desânimos, mas não se deixaram abater. Seguiram em frente, usaram seus talentos e se apoiaram em suas convicções (propósitos). A força de vontade dessas pessoas garantiu a vitória.
Você já parou para pensar em qual é seu verdadeiro talento? Qual é o seu propósito de vida?
Muitas pessoas fazem escolhas pautadas no ganho financeiro, mas a falta de ligação com seu propósito de vida fez com que elas ficassem no campo da mediocridade. Não basta apenas talento para algumas ações, é necessário ter o perfeito alinhamento com determinados valores. Quando acreditamos em algo e a ele dedicamos, pode até ocorrer de desenvolvermos talentos para realizar o nosso sonho; porém quando falta essa paixão pela atividade, até os mais talentosos não se realizam com seus trabalhos.
O livro “O óbvio que ignoramos” nos ajuda a enxergar o que realmente importa em nossas vidas. Lamento que não o li antes para pensar melhor na minha escolha; mas de qualquer forma não é tarde. Já descartei de minha vida determinadas escolhas para me dedicar ao meu maior sonho. Esse livro é um daqueles que ficará como marco em minha história de vida.

site: https://www.youtube.com/c/filosofodoslivros

Juny K. 28/04/2011

Resenha: "O Óbvio que Ignoramos" - Jacob Pétry T
Disponivel em: http://www.dear-book.net/2010/09/o-obvio-que-ignoramos-jacob-petry.html

Terminei o livro há algum tempo, mas demorei para escrever essa resenha por querer tentar ter inspiração suficiente para transmitir a essência desse grande livro, porém, cheguei a conclusão que só Jacob Pétry pode lhes mostrar isso de modo tão cativante e revelador.

Se você espera que "O óbvio que ignoramos" seja apenas mais um livro de auto-ajuda, você pode se surpreender tanto quanto eu me surpreendi. Não esperava muito, quando o livro chegou para a resenha, estava lendo outro e por curiosidade ia ver só as primeiras paginas para ver se era bom... acabou que quando eu percebi já tinha lido mais de 50 páginas.

Não é uma história maçante, de "faça isso e seja feliz =D" é bem mais interessante e produtivo. São contadas histórias de personalidades mundiais (Gisele Bündchen, Stalone, Einstein, Elizabeth Gilbert e etc.) parece que elas chegaram no topo tão facilmente, mas ele nos mostra um pouquinho da biografia deles, antes do sucesso e que atitudes foram decisivas para chegarem até lá. São mostrados também diversos estudos e pesquisas com temáticas bem legais, como a que prenderam varias pessoas (voluntariamente) para ver os efeitos que a prisão causa no psicológico e o cientista que teve 3 filhas e fez que desde criança elas fossem treinadas para jogar xadrez até serem campeãs mundiais, mas o plano não deu muito certo porque apesar do treino excessivo elas não tinham talento nato e genialidade para isso.

Talento, essa é uma das coisas óbvias que Jacob tenta nos mostrar que é essencial e muita gente não dá a mínima, descobrindo nosso talento podemos ir muito mais longe do que se fizermos qualquer outra coisa, mesmo com muito treino, só o talento alcança níveis espetaculares.

Muito se fala de Gisele Bündchen, olhando-a sem saber do antes da fama, parece que ela nasceu para estar lá, sem esforço nenhum. Pouca gente sabe dos “não’s” que ela ouviu, do povo falando que “com aquele nariz ela nunca faria uma capa de revista”, “que seu andar na passarela era estranho” e que "modelo não era uma profissão pra ela", isso aos meados de seus 14 anos... E ela desistiu? Não. Trabalhou todos essas características que geravam críticas, continuou sempre tentando até conseguir chances para chegar no patamar que ela está e que até hoje não caiu, diferente de modelos como Kate Moss e Naomi Campbell, que chegaram lá e não tiveram estrutura psicológica para se manter devido as criticas, drogas e escândalos.

Jacob fala sobre diversas teorias para o sucesso, de maneira de simples, tentando mostrar-nos o "óbvio ignoramos" e que com muito treino e dedicação só iremos chegar ate certo limite em nossa carreira, só vão além aqueles que seguiram a área em que seu talento está. Pode-se destacar a “lei da tripla convergência”, como uma das mais importantes, pois ele nos mostra que para chegar ao sucesso é preciso unir os seguintes fatores em sua atividade: Paixão, Renda e Talento.

E eu li o livro num momento muito decisivo na minha vida, que me vi em meio a um desafio, com muito medo de tentar, me dando por derrotada antes da hora, apos uma reflexão em meio a muitas dicas e estudos do livro, criei coragem para enfrentar uma entrevista de emprego que eu pré-julgava que jamais passaria devido ao meu nível (inseguro) de inglês. Acontece que fui lá, sem nada a perder, enfrentei meus medos e dificuldades, com pessoas muito mais qualificadas, acabei sendo muito sincera, sem o nervosismo e as habituais respostas decoradas. O resultado foi surpreendente, quando soube nem acreditei: fui contratada para Atendente Bilíngüe de uma grande multinacional do ramo aeronáutico! Boa parte disso se deve a leitura desse livro. Obrigada Jacob!

Posso ficar o dia todo citando trechos do livro e tentando convencê-los do quanto é bom, mas mesmo assim não consigo mostrar nem metade da magnitude dessa obra.

E uma pergunta fica para aqueles que lêem esse livro: você sabe qual é o seu talento? Eu ainda estou descobrindo o meu, que parece ter ficado meio esquecido em um canto e que precisa ser resgatado.
drii 02/05/2021minha estante
Estava interessada...depois dessa sua resenha com certeza quero ler!

Badlouis 23/08/2022

Talento, paixão e renda.
O livro nos mostra como chegar lá com o uso da tripla convergência - talento, paixão e renda -, teoria das 10 mil horas; mas acredito que um pouco de sorte e algo como está escrito para acontecer e vai acontecer encaixam também. Digo isso pelos vários livros e exemplos de pessoas que estavam desistindo e o caminho continua ali, quase que dando um tapa na cara para acordar e continuar.
Cita grandes astros, inclusive a gloriosa e exuberante Gisele Bundchen e família, pois o pai era coach e traçou planos para todas as filhas triunfarem.
Boas histórias e mostra também que não é um mar de rosas, sofreram bastante pra chegar no topo.
O livro é bom, mas não é glorioso.

Julie 09/07/2021

TUDO DE INCRÍVEL!!!
?Quem teria adivinhado que Stallone conseguiria entrar no cinema pela estreita porta de roteirista? Ou quem poderia ter predito que o fim do casamento, a renúncia à segurança que Elizabeth Gilbert criara para si mesma durante mais de uma década, lhe traria paz e o conforto que ela procurava??

Cada nome citado no pequeno trecho transcrito acima obteve seu sucesso porque um dia tiveram a coragem de sair de suas zonas de conforto e enfrentar seus medos.

O livro cita também a história da tão conhecida Giselle Bunchen. Que hoje, é conhecida como a mulher MAIS BONITA DO MUNDO. Mas nem sempre foi assim.

Jacob Petry discorre realidades de pessoas e/ou grupos que antes, não eram ?nada?, mas que por uma simples decisão de saída do conforto, conquistaram seus sonhos.

E através destas realidades ele traz em suas páginas, deliciosas de se ler, ensinamentos que nos encorajam a nos mexermos e corrermos atrás de nossos sonhos.

Identifiquei tanto das minhas sessões de terapia no livro que houveram trechos que precisei tirar foto pra mandar pra terapeuta e perguntar se ela que tinha escrito este livro (hahaha).

O livro é maravilhoso. E cada um deveria ter a oportunidade de lê-lo para um up em sua vidas, não só profissionais, bem como pessoais.

Dei 5 estrelas, e se tivessem mais, acrescentaria!

Carol 01/04/2024

Que livro!!!!!
Que livro! Estou boquiaberta com a qualidade e leveza desta leitura.
O autor foi sensacional em cada um de seus exemplos, trazendo histórias que em algum momento da vida tivemos contato, pois estão relacionados a pessoas mundialmente conhecidas.

Raquel 22/08/2020

vale a pena tentar ler até o final
Foi um livro que começou com uma leitura meio arrastada, no inicio tive um pouco de dificuldades para me interessar, pois ele conta muitas historias de vida, e não é tão objetivo assim a seu titulo. Entretanto, conforme a leitura vai avançando, lá pela metade (pelo menos do meu caso), foi ficando mais interessante, ele foi apontando pontos importantes que nada mais são do que realmente coisas obvias que ignoramos e que observamos em outras pessoas, a partir dai, as historias de vida que foram apontadas começaram a fazer cada vez mais sentido e ficando mais conectas com as questões que ele apontou e foi avançando. É um livro que vale a pena insistir, mesmo que no começo pareça um pouco chato.

Porsani 27/03/2022

Livro muito bom
Traz uma reflexão interessante sobre pensamentos e objetivos de vida. Estratégias, foco, pró-atividade e perseverança. Vale a leitura

Movio 28/06/2022

Não gostei. Basta ler um pouco sobre psicologia social para entender que este livro demonstra concepções muito erradas sobre escolhas e caminhos. O padrão de sucesso social não significa que uma vida toda não teve sucesso. Isso é algo muito relativo e o autor coloca como ?fracassado? aquele que não se tornou o melhor. Muitas vezes uma vida de sucesso é aquela em que ao menos a pessoa se viu livre de traumas, doenças e teve a oportunidade de levar uma vida ?comum?. O padrão aqui enaltecido não se difere de padrões de beleza invejados socialmente.
O mínimo de pesquisa sobre psicologia e estudo social seria ótimo para não repetir informações como as do livro.

Evandro.Calado 27/05/2020

Ótimo
Gostei muito da leitura do livro, bem com as ideia impostas pelo autor. Algumas coisas são tão óbvias que deixamos passar batido em nosso dia-a-dia. Bora mudar isso.

Jesse 10/04/2022

Essencial para quem busca uma carreira de sucesso
O óbvio que ignoramos é um livro incrível.

O autor Jacob Petry através de uma narrativa impecável nos convida a conhecer histórias de grandes pessoas de sucesso, realçando as diferenças entre essas pessoas e a grande maioria que não tem sucesso, ele nos convida a refletir e observar como tudo é uma questão de percepção.

O óbvio que ignoramos é uma leitura incrível pra quem busca reprogramar sua forma de ver o mundo em busca de uma carreira de sucesso. É para aqueles que desejam enxergar as coisas óbvias que a maioria ignora e que fazem uma tremenda diferença na construção profissional.

sarinha 01/04/2020

O óbvio que ignoramos
Esse livro foi uma grata surpresa. A leitura leve faz com que o conteúdo seja facilmente absorvido e os vários exemplos citados ilustram bem o ponto de vista do autor. Com certeza mais um pra lista dos favoritos.

sandra 21/10/2010

Um livro transformador
Foi um dos livros mais inspiradores que já li. Mudou minha forma de ver o mundo, de pensar e de agir. Estou reelendo para assimilar um pouco mais do infinto campo de conhecimento que o autor apresenta. Minha segunda leitura está sendo ainda mais preciosa.
DIEGO_CARIOCA 11/04/2011minha estante
Livro Perfeito.

O mais legal é que Traz relato de algumas experiencias feitas que levam a conclusão de alguns pensamentos, isso traz um ar que fortalece muito a mensagem passada no livro, pois você percebe que não é algo que saiu da cabeça de uma pessoa, e sim algo que realmente acontece, esse livro muda a forma de ver algumas coisas na vida.

Mattie.Sousa 14/09/2020

20%
Vinte por cento foi o que senti que foi interessante para mim do conteúdo deste livro. Gostei de algumas teorias e pesquisas apontadas pelo autor. Porém o resto do livro parece ser só "babação de ovo" dos Bundchen.

Nanda 11/06/2014

Simples e impactante
Provavelmente um dos melhores livros de desenvolvimento pessoal que já li até o momento. De fácil leitura e compreensão. O Óbvio que ignoramos, chama o leitor a uma introspecção forte e impactante. As letras saem do papel e vão enraizando dentro de nós. Impossível procrastinar a leitura deste livro. Não é um livro de auto ajuda, como muitos o definem, é sim um livro de impacto. O que você está fazendo aqui? Qual a sua real missão na vida. Único!
Quem ainda não leu recomendo muito

Luma.Amaral 11/05/2021

Óbvio que ignoramos
Algumas pessoas parecem nascer para ter sucesso e outra não. Porque ignoramos tanto o óbvio. Sabemos que tudo o que nos desafia nos transforma, mas mesmo assim seguimos querendo que tudo aconteça da noite para o dia. No livro mostra história de famosos e anônimos que conquistaram sucesso, como fizeram e como foi a caminhada. Histórias de vida que nunca imaginamos que seriam dessa maneira. Porém por serem pessoas persistentes e que não escutaram vozes alheias, conseguiram chegar no topo e chegar onde queriam!