The Memory of Babel

The Memory of Babel Christelle Dabos

Resenhas - The Memory of Babel

Nati 06/01/2021

"Some humans are objects while they're alive, Mademoiselle Eulalia."
Não é o meu favorito da série, principalmente pelo 1/3 inicial meio arrastado, mas o desenvolvimento de personagens desse volume é incrível! Ophelia finalmente está aprendendo a se impor um pouco mais, apesar de ainda ter momentos aqui onde ela é feita de capacho, e ela descobre coisas sobre ela mesma que não só a ajudam nesse desenvolvimento, como permitem ela entender melhor o Thorn, e isso gera pra mim a melhor cena do casal até o momento. Eu gosto muito da Ophelia como protagonista, apesar de ela me irritar algumas vezes, por que eu consigo entender a personagem, e como ela foi construída, e isso permite que a evolução dela dentro da história seja maior.

O Thorn é um personagem que amo desde o final do primeiro livro, e senti falta dele na primeira metade deste volume (acho que até por isso que a história se arrastou um pouco). Ele tem o jeito meio robô frio dele, mas isso só acentua o quanto ele é vulnerável emocionalmente, e pra quem já o conhece, fica mais fácil identificar quando ele está expondo os sentimentos (mesmo que da forma meio brusca e desajeitada dele). O relacionamento do casal passa por mais momentos de provação aqui, e dá um certo nervoso, por que você percebe que eles se amam, mas não sabem como expressar isso ao outro.

Chegando à uma nova arca, somos também apresentados a novos personagens, e eu gostei muito da adição de todos eles, mesmo aqueles que não tiveram lá grandes contribuições - destaque pro Blaise e pro Octavio (que me surpreendeu um monte e no final eu queria pegar no colo e guardar pra mim). A Victorie é uma personagem mega interessante, e os capítulos dela me deixaram sempre muito intrigada pra saber o que ia sair daí (e era uma forma de ver um pouco da Berenilde e da Rosalind, que tem uma dinâmica tão boa!), eu não tenho dúvidas de que ela vai ser muito importante pra o grande final da série.

E, finalmente, tivemos também várias das tão esperadas revelações - o passado de Deus, mais informações sobre o Outro, e mais sobre os espíritos familiares. As coisas mais importantes, claro, ficaram para o último volume, mas aos poucos as informações vão se encaixando e compondo o que realmente aconteceu para a criação dos semideuses, da revolte de Deus e da ruptura do mundo. E por que, afinal, Deus quer controlar os espíritos e moldar o mundo. Os 5 últimos capítulos foram eletrizantes, com várias coisas explicadas, acontecimentos e revelações chocantes, e por fim dois acontecimentos finais que me fizeram berrar alto - o livro acaba com o caos e tudo se encaminhando pra dar errado. Muito curiosa pra o último livro e como tudo vai encerrar, e depois desse final, eu quero esse lançamento do Tempestade de Ecos PRA ONTEM!

LilDuck 25/06/2020

Perfeito
Esse livro focou mais nos sentimentos da Ophelie pelo Thorn, sem deixar grandes perguntas sobre os espíritos familiares e Deus serem sempre questionadas.

Ophelie como sempre se mostrou uma mulher forte e muito resistente. E Thorn sempre um desafio a ser decifrado.

As cenas de romance dos dois são lindas, eu amo eles demais.

E com o boom que acaba o livro nos deixa com mais vontade de ler o próximo.

G@by 16/09/2020

Eu simplesmente amo essa série! Os personagens, a história, a ambientação e a escrita da autora são apaixonantes! Preciso do último livro pra ontem, não quero esperar até o ano que vem!

Carol 05/02/2022

O melhor
Neste livro o relacionamento e sentimentos de Ophelia pelo Thorn são desenvolvidos de uma forma linda.
A autora nao decepciona na escrita, na ambientação e nos plot twists que explodem nossa cabeça.
Foi meu preferido da série até agora, Ophelia se mostra muito mais perspicaz e forte do que nunca. Amo seus momentos transgredindo as regras tão rígidas de Babel e como ela conquista aliados ao longo do caminho.
Ansiosissima pelo próximo livro

Gi perez 30/01/2023

Um livro fantástico e envolvente. Em muitos momentos tive que me conter para não procurar spoiler de tanta curiosidade que me causou. Não poderia desejar um final melhor para o penúltimo livro da obra.

Aqui descobrimos junto com Ophélie seus sentimentos e medos que vão a superfície devido aos acontecimentos do livro 2 e 3. Também observamos seu desenvolvimento de garotinha para mulher e crescimento pessoal em frente aos problemas desse universo, além de afirmar sua participação nestes.

Este livro foca muito mais neste desenvolvimento pessoal e na relação com Thorn, enquanto demais personagens ficam mais de fundo. Ao mesmo tempo também vemos as catástrofes se desenrolarem aos poucos e os mistérios/perguntas se desdobrarem em mais mistérios e perguntas.

@livrostasticos 10/05/2022

Eu adoro essa série. Este livro foi mais focado em Ophelia fazendo o que ela faz o melhor: usar suas habilidades de leitura e investigação para
descobrir respostas (e se meter em problemas).

As coisas ficaram mais tensas neste livro enquanto Ophelia e Thorn se propõem a descobrir como o novo mundo foi feito e a verdade sobre deus. Eu achei que a primeira metade do livro foi muito lenta, mas a segunda parte e o final foram ótimos.

Este livro tem mistérios (assim como os dois primeiros) e eu adorei seguir Ophelia em suas investigações. Eu amo a sua determinação silenciosa, bravura e a exploração de seus poderes.

Além disso, nesse volume estamos diante de uma nova Arca cujos costumes me lembraram 1984 (por causa da vigilância constante e censura) o que foi muito interessante de ler e deu um ar bastante distinto para esse novo ambiente.

Enfim, eu estou bem Ansioso pelo 4º e último livro! Acho que essa vai ser uma daquelas séries que ficam comigo por um longo tempo!