Como Ler Lacan

Como Ler Lacan Slavoj Žižek

Resenhas - Como Ler Lacan

Tathy 09/03/2023

Continuo sem entender Lacan
O título "Como ler Lacan" promete ser uma chave de leitura para o grande psicanalista, mas não é.
Zizek é um fosse grandes nomes da filosofia contemporânea e ele se spropria de trechos de Lacan para fazer elocubrações filosóficas.
Somente um intelectual dessa envergadura poderia comparar as mônadas de Leibniz com as bolhas das redes sociais, ou relacionar Shakespeare ao filme Alien, o oitavo passageiro.
O livro por si só precisa de uma chave de leitura, porque não é fácil ler Zizek, e entender Lacan por esse livro é ainda mais complexo.

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Nesta obra, Slavoj Žižek tem como objetivo apresentar os principais conceitos e ideias do psicanalista francês Jacques Lacan de maneira clara e acessível. A proposta é desmistificar o pensamento de Lacan, que muitas vezes é considerado difícil de ser compreendido, e mostrar a sua importância para a compreensão dos fenômenos sociais e culturais da atualidade.

Capítulo 1 - O retorno a Freud:
O autor começa apresentando a relação entre Lacan e Freud, mostrando como o primeiro retomou algumas ideias do segundo e as reinterpretou, criando uma nova abordagem na psicanálise. Žižek enfatiza a importância de Lacan para a psicanálise contemporânea, destacando a sua visão da linguagem como uma ferramenta fundamental para a compreensão do inconsciente.

Capítulo 2 - O real, o simbólico e o imaginário:
O autor apresenta os três conceitos fundamentais da teoria lacaniana: o real, o simbólico e o imaginário. Ele explica como cada um desses conceitos se relaciona com a linguagem e como são fundamentais para a compreensão da psicanálise de Lacan.

Capítulo 3 - O sujeito e a castração:
Neste capítulo, Žižek apresenta o conceito de "castração simbólica" em Lacan, que se relaciona com a ideia de que o sujeito se constitui a partir da falta. O autor também discute a questão da identidade e como ela é construída a partir da relação com o outro.

Capítulo 4 - A lógica do fantasma:
O autor discute neste capítulo o conceito de "fantasma" em Lacan, que se refere à forma como o sujeito se relaciona com a sua própria falta. Ele explica como o fantasma está presente em todos os aspectos da vida e como é fundamental para a compreensão da subjetividade humana.

Capítulo 5 - O objeto a e a pulsão:
O último capítulo aborda o conceito de "objeto a" em Lacan, que se relaciona com a ideia de que o desejo é sempre um desejo pelo que falta. Žižek explica como esse conceito se relaciona com a noção de pulsão e como é fundamental para a compreensão da sexualidade humana.

Conclusão:
Na conclusão, o autor reforça a importância do pensamento de Lacan para a compreensão dos fenômenos sociais e culturais contemporâneos. Ele enfatiza como a teoria lacaniana pode ser aplicada não só na psicanálise, mas também em outras áreas do conhecimento, como a filosofia, a sociologia e a política.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

EstherWars 22/01/2023

Em busca do "know-how" lacaniano
Tenho absoluta certeza de que nenhuma só pessoa que já tenho cometido a proeza de ler Lacan, não tenho em algum momento estagnado na leitura. Fazer o que, quando o próprio autor fez questão de manter seus escritos num devir misterioso?

Lacan com certeza sabia que ele não estava certo e que a psicanálise não se encerraria com ele. Deixou isso claro nos seus livros, o que se visualiza na própria escolha obtusa de palavras. Aliás, que se arriscar a ler Lacan, deve procurar "aceitar" o não-saber e a não-compreensão. Quiçá mesmo desejá-los. A psicanálise lacaniana não guarda a linguagem, mas aguarda as palavras.

Slavoj Zizek captura muito bem a forma como Lacan pensava: envolvendo-se num riquíssimo mundo das artes, literaturas, filosofia e afins. Para ler Lacan, não basta esmiuçar os Escritos ou os Seminários. É preciso ir além. Sentar ao Banquete e ter uma conversa com Sade sobre o retorno à Freud, sem ignorar Nietzsche e Kant. É preciso bailar com as composições românticas e flertar com autores alemães e russos. Lacan acharia engraçadíssimo (de uma maneira bem peculiar) que estivéssemos nós todos atrás de 'hacks' ou de um manual que fosse dar um atalho pela sua obra.

Esta obra a parte, estou curiosa para ler outros textos do autor. A escrita de Zizek me pareceu muito bacana: nem demasiado acadêmica, sem deixar a riqueza e a profundidade de lado, sem banal demais como todos filósofos virais.

Atolada 02/01/2023

Complexo
Ouvi muito sobre Lacan e sendo muito interessada em psicanálise resolvi procurar algum livro para ler. Comprei este exatamente com a intenção de ter uma introdução sobre ele, o que de fato tive, porém, ainda assim é um livro muito complexo, principalmente para alguém como eu que nunca estudou de fato psicologia etc
Consegui tirar algumas boas passagens, mas acredito que terei que ler outros no futuro para entender melhor Lacan.

Luíza.Pedroso 04/08/2022

Um livro mais denso do que imaginei e um primeiro contato com Zizek. Traz questões pertinentes da psicanálise lacaniana.

Paulo 27/05/2022

Primeira obra do Zîzêk
Eu peguei esse livro com duas intenções, a de ter uma introdução a Lacan, um pensador que é renomado por ser difícil, e ter um gosto da escrita do Slavoj Zîzêk. Eu não posso afirmar que entendi tudo do livro, mas o que deu valeu mais que a pena. O Zîzêk usa muitos exemplos populares para ser mais acessível, fora que o conteúdo dispensa comentários.

frnkienstein 13/12/2021

LACAN NO PONTO DE VISTA DE UM FILÓSOFO MARXISTA
Slavoj ?i?ek é um apaixonado por Lacan, e, como todo apaixonado, ele parece escrever sobre seu objeto de desejo com uma profunda empolgação capaz de cativar o leitor mais desnorteado. Suas análises vão de Shakespeare a Alien - O 8.º Passageiro, o que torna o aprendizado dos conceitos da psicanálise lacaniana espirituoso e repleto de arte e cultura. Fora que ele é alguém extremamente engraçado, de personalidade e, por mais que a leitura seja aparentemrente difícil, ele faz com que ela não se torne entediante ou árdua.

Foi uma escolha de leitura incrível porque ele citou muitas coisas a quais eu sou apaixonada ou me interesso o bastante para ter uma base ? como ética em Kant, por exemplo.

Mas um ponto importante é que o livro dele acaba sendo para nicho e você precisa de algumas leituras anteriores para se ambientar, entender esse livro é muito mais fácil para quem se identifica com o ?i?ek. O livro acaba não sendo para quem quer conhecer Lacan, mas sim um livro para quem gosta do Slavoj ?i?ek e quer conhecer Lacan no ponto de vista dele.

Raoni Pereira 27/10/2021

Parece um livro introdutório mas não é
Pelo título parece um livro introdutório porém não é, por mais que o autor tente tornar a teoría lacaniana mais acessível sua escrita também requer o conhecimento em outros filósofos. No entanto, por meio de exemplos do cinema e da literatura ele consegue transmitir conceitos psicanaliticas que à primeira vista podem parecer difíceis.

Anderson.Rios 28/08/2020

Excelente!
Jacques Lacan por Slavoj ?i?ek, dois revolucionários. Nessa obra ?i?ek pontua questões principais dos estudos Lacanianos - como O Grande Outro, o Real/simbólico e questões de Pulsão de vida/morte - utilizando exemplos de filmes (que é outra paixão de Slavoj). Todos os exemplos cinematográficos e literários são ótimos, simplificando (um pouco) as teorias do grande gênio da moderna psicanálise. Grande pontapé para interessados em psicanálise, materialismo Lacaniano, ou apenas que goste da escrita de ?i?ek.

Wagner 19/01/2019

DEUS O ATORMENTADOR SUPREMO

(...) Kierkegaard estava certo quando mostrou que a oposição central na espiritualidade ocidental é entre Sócrates e Cristo: a jornada interior de recordação versus o renascimento através do choque do encontro externo. Dentro do campo judaico-cristão, o próprio Deus é o atormentador supremo, o intruso que perturba brutalmente a harmonia de nossas vidas (...)

IN; ZIZEK, Slavoj. Como ler Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. pg 123.

Saulo Cruz 06/01/2014

Pop Lacan
Lacan foi um psicanalista francês, que difundiu o retorno a Freud. Seu pensamento é difícil de entender e suas palavras carregadas de significados exclusivos dentro de sua obra. "Como Ler Lacan", do Slavoj Žižek (adoro esse cara, é tipo um Chacrinha da sociologia) oferece um bom começo pra interpretar o Super Eu, o Outro, Sujeito Suposto Saber e outras coisas lacanianas. Žižek utiliza, por exemplo, a criatura de Alien, o 8º passageiro para explicar a “pulsão de morte” freudiana, em Lacan “A Lamela”, a libido indestrutível, que assume um sem-número de formas, a natureza sublimada em uma “corporificação pesadelar do reino natural”.