Em Busca do Diamante

Em Busca do Diamante Francisco Marins

Resenhas - Em busca do diamante

Clio0 19/01/2023

O último livro da trilogia Tônico e Perova.

Alguns anos já se passaram desde que a dupla adentrou as selvas brasileiras em busca do El Dorado. Tonico é retratao como um adolescente responsável que não se furta em assumir a liderança da equipe e decidir o que será feito, assimo como Perova envelheceu e apresenta aquele aspecto didático que a maioria dos mentores apresenta em literatura.

A aventura em si traz velhos conhecidos dos outros livros ao mesmo tempo que aborda novas ideias, como se o autor estivesse cogitando expandir esse universo. Infelizmente, Francisco Marins só voltaria aos personagens na coleção Roteiros dos Martírios... o resultado é que ficamos com várias pontas soltas.

Ainda assim é um bom livro. Recomendo.

Marcel.Trocado 16/12/2023

MISSÃO AVENTURA

A busca por um preciosíssimo diamante, uma dos maiores já encontrados nas américas, pertencente ao Imperador Dom Pedro I, o desaparecimento da gema levanta suspeita sobre os integrantes da Expedição Langsdorff, amigos de Perova e Tonico. Nessa história a dupla está disposta a recuperá-la e assim comprovar a inocência dos companheiros.

Esse é o terceiro título das aventuras de Tonico e Perova, presente na coleção Vaga-Lume, a sequência indicada para entender o contexto da saga da dupla de aventureiros é "O Mistério dos Morros Dourados", "A Montanha das Duas Cabeças" e este, o "Em Busca do Diamante". Li primeiro o terceiro livro e confesso que a leitura foi bem arrastada, pois constantemente são lembrados os personagens conhecidos dos títulos anteriores, o que prejudica a fluência na leitura, portanto leia os livros na seguência para melhor aproveitamento do contexto.

Francisco Marins, autor também do ótimo "A Aldeia Sagrada", recheou o terceiro livro da saga com fatos históricos nacionais, intimamente ligados à cultura do interior do sertão e amazônico, sobretudo com pessoas que passam por muitas dificuldades de sobrevivência. Essa aventura está repleta de indígenas, exploradores brancos e negros quilombolas, referências importantes para entender o Brasil, mesmo que de forma ficcional, é um leitura bem interessante aos jovens estudantes e apreciadores da história nacional.

Moniky.Hartmann 20/06/2022

História do Brasil
História muito legal, falando sobre expedições no Brasil dos anos 1825?.. é legal saber um pouco da história do Brasil, como foi o início da colonização pelos portugueses...

z..... 03/02/2014

O livro faz parte de uma coletânea onde as personagens, dois jovens amigos, participam de uma expedição histórica no século XIX com múltiplos objetivos e encabeçada por pesquisadores russos. Esse tema é interessante e possibilita muitas aventuras... o que fica a desejar nesta obra, sem grandes mistérios, surpresas ou maiores expectativas.
A trama é um pouco arrastada e as personagens não tem grandes méritos na investigação que estão realizando, a busca de um diamante roubado, com o destino se apresentando mais em sorte nos seus propósitos do que qualquer outra coisa.

Andre24 02/11/2016

Opinião
A coleção Vaga-lume tem títulos muito bons, mas esse é bem ruim. A linguagem às vezes tenta forçar um regionalismo, às vezes é rebuscada. Tenta defender os indígenas mas o faz de uma forma tão didática (e piegas) que se torna falso ("...o nosso verdadeiro e único dono da terra, o indígena!" me poupe). E o final é super corrido, e eles nem vão procurar as minas depois que acharam o mapa! Sei não... acho que essa leitura não é mais pra mim.

Osmyra 15/05/2017

Em Busca do Diamante.
Em busca do diamante é uma historia extrovertida e é como um entretenimento aonde os personagens principais são: Tonico e Perova que eram rapazes que gostam de uma aventura, e neste livro o narrador faz parte da historia pois é como se eles estivessem relembrando seu passado e as mesmas histórias que viveram.
E o interessante é que eles contam e revivem ao mesmo tempo e aonde passavam deixavam sua marca.
A trama que esta acontecendo no momento é o desaparecimento do grande diamante do imperador e os amigos de Perova e Tonico são incriminados inocentemente, então os dois tentam provar o ocorrido e descobrem ao decorrer algo importante para as tais investigações.
E tudo isso acontece em alto mar(navegações)e também em ilhas.

Felipe Sampaio 19/08/2018

Resenha: Em busca do diamante, Francisco Marins
Talvez o meu nível crítico tenha subido muito com outras leituras e acabou tornando essa história enfadonha, ou talvez de fato ela seja tediosa. Pra quem quer iniciar no mundo da literatura pode ser interessante, mas pra mim, a aventura foi pouco explorada e até mesmo os desfechos foram pouco emocionantes. Vale pela história local e pela enorme quantidade de palavras novas, embora essas sejam de pouca valia se usadas em contexto diferente das aventuras em terras indígenas.

Matheus 03/07/2011

Em busca do diamante
Esse livro fala sobre quatro aventureiros que estão à procura de um diamante que foi roubado.O mais suspeito é o ladrão chamado "Bugre-do-chapéu-de-anta".Tudo da certo e os aventureiros conseguem pegar o diamante que pertence ao imperador.

Victor 10/06/2011

Em busca do diamante
Nesse livro fala sobre um índio e três aventureiros que estariam à procura de um diamante após seu roubo e seu principal suspeito é um tão famoso ladrão o "Bugre-chapéu-de-anta". no final os aventureiros recuperam o diamante que pertence ao governo brasileiro.

Tama 19/08/2020

Da época do sertanismo no Brasil
Livro do tempo do sertanismo.
Narrativa sobre a exploração do interior do país, o encontro com povos locais e áreas até então selvagens e pouco exploradas.