Gosto de África

Gosto de África Joel Rufino dos Santos

Resenhas - Gosto de África

Luciano 16/07/2022

Histórias que resgatam mitos, lendas e tradições negras. E que também revisitam personagens históricos importantes para a cultura negra brasileira, como Luísa Mahin e Luís Gama.

Annie de Jesus 07/12/2023

Gosto de África
Livro que conta de forma curta alguns mitos e lendas da África e também tem ilustrações em algumas páginas. Essas histórias dão ideias pra outras histórias.

LALA LITERARIOS 13/06/2022

História daqui e da África, contando mitos, lendas e tradições negras. Com um olhar crítico e afetuoso, fala também de personagens da história do Brasil e um tempo de escravidão, luta e liberdade,nos ajudando a compreender melhor nossa cultura..

Biblioteca Álvaro Guerra 08/04/2022

O livro apresenta sete contos, sendo que três situam-se no continente Africano, narrando mitos, lendas e tradições negras de lá; e quatro situam-se no Brasil, trazendo, além de casos populares daqui, a representação de personagens da História do Brasil esquecidos pela história oficial.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526010208

malu.corecha 17/01/2013

As pérolas de Cadija
Havia uma menina chamada Cadija que perdeu sua mãe ainda pequena e teve de conviver com a madrasta que seu pai arrumara. Ela queria "mata-lá", então mandou-lá lavar a colher no mar de Dakar. A viagem durava 5 dias e 5 noites ... Quando lá chegou foiu orientada por um mendigo a só lavar a colhera noite. Quando tirou a colher da água ela saiu cheia de pérolas.

Ana Carolina 17/01/2013

As Pérolas de Cadija
OBS: estou resenhando sobre apenas uma das histórias.

Essa história fala sobre Cadija uma menina que perde sua mãe e tem que assistir seu pai se casando com uma outra mulher. Essa moça mais parece a madrasta da Branca de Neve do que uma "substituta" de uma pessoa que deve te amar. Ela maltrata Cadija.

Um certo dia ela manda a menina lavar uma colher no mar. E assim começa a aventura de Cadija. Onde ela pode encontrar personagens bons, como djins e outros seres mágicos, ou personagens ruins, como o Abutre Mortal também conhecido como Arranca Corações ou o Quibungo.

Não gostei muito do livro. Não é preconceito. Só não é de costume meu ler esse tipo de livro. Mas para quem gosta, vale a pena ler.

Alexandra 17/01/2013

Bonsucesso dos Pretos
O livro fala sobre uma menina chamada Felipa que desagrada o senhor e é presa numa floresta, e era deixada lá sozinha, quando o Feitor ia vê-lá era estava com uma gamela de frutas e uma de água, o Senhor manda que ela entregue a Madrinha dela para ele,ela entrega a madrinha o senhor e a madrinha some pela primeira vez, pela segunda... na décima vez o Senhor tranca ela no cofre de São Luiz e ela foge de novo para o lugar de onde veio, e 20 escravos fogem, o feitor morre com uma picada de uma cobra, e o padre que estava ali para impedir desgraças diz que colocasse a madrinha num prato num rio e deixasse ela ir para onde quisesse ficar.

Eu gostei muito do livro pois ele é muito interessante, não sei muito o que dizer dele, só sei que gostei bastante e espero que todos leiam.

Pamela.Alves 27/12/2023

Continhos africanos
Amo continhos africanos, é uma leitura simples e rápida que nos ensina muita coisa. uma coisa que se deixou a desejar foi a escrita, as vezes eu perdia alguns detalhes

jeniffer15622 17/01/2013

As pérolas de Cadija
Obs: estou escrevendo sobre apena uma das histórias do livro

Era uma vez uma menina chamada Cadija. Ela era uma menina doce e tinha um irmão caçula. Certo dia a mãe dela morreu e ela ganhou uma madrasta. Essa madrasta era muito má e mandava ela fazer coisas difíceis. Ela mandou Cadija lavar uma colher em Dakar, um mar muito distante dali. No meio de sua jornada encontrou um cameleiro que lhe avisou sobre o Abutre Mortal e o Quibungo. Logo depois encontrou um Djin que lhe mandou deixar o irmão sentado e levar uma pedra que será muito útil para ela depois. Ao chegar em Dakar um mendigo falou para ela lavar a colher de noite. Ela fez isso e quando a colher saiu saiu cheia de pérolas. Quando chegou em casa contou a história pra madrasta. A madrasta foi para Dakar pegar pérolas e mandou prepararem um cuscuz ...no final acontece uma coisa inesperada

Aninha 22/01/2013

Resenha sobre Bonsucesso dos pretos! (^u°)/
-Bonsucesso dos Pretos:

No interior do Maranhão, havia uma vila chamada Bonsucesso. Nela, havia uma escrava demasiadamente sapeca, chamada Felipa. Um dia ela desagradou seu Senhor, que por sua vez, mandou o feitor levar ela para a floresta, e deixar ela lá para que morresse de sede e fome.
Depois de uma semana, o feito foi lá novamente para ver se Felipa estava morta, mas para sua surpresa ela não estava, ele viu também, que tinha gamelas de frutas e água, intrigado ele perguntou quem tinha dado comida para ela, ela tinha respondido que foi sua madrinha, o feitor duvidava que Felipa tinha uma madrinha e chutou as gamelas e água e foi embora.
Quando voltou, o senhor furioso, mandou que o feitor voltasse e procurasse a madrinha de Felipa. Mas lá tinha uma imagem de Nossa Senhora. Eles colocaram a imagem em uma capela, mas ela toda vez voltava para a clareira.
Na décima vez que a pegaram trancaram a imagem em um cofre, e com isso houve muitas desgraças. Quer saber mais? Bom, eu não irei falar, agora será a sua parte, leia o livro e descubra o final desta emocionante história.

-Minha opinião:
O livro é muito interessante, e deu pra conhecer várias histórias do povo que também influenciou na cultura brasileira. É com certeza muito legal,me diverti bastante!

-Divulgação:
Quer saber de mais historias? Entre nesse site:
Com certeza você vai gostar! ;3