Tratado Secreto de Magia

Tratado Secreto de Magia Adriano Siqueira...

Resenhas - Tratado Secreto de Magia

Pefico 10/08/2010

Bom livro de contos
Tratado Secreto de Magia é um livro de contos curtos de inúmeros autores, compilado por Helena Gomes. Todos os contos possuem magia como temática principal e variam desde magia fantástica, magia de espíritos até Bruxaria. Aliás, a maior parte dos temas dos contos gira ao redor de Bruxaria.

Acho que não existe livro mais difícil de ser criticado que um de contos de diferentes autores. Com uma diversidade tão grande de estilos e narrativas, esses livros tendem a agradar a todos ao mesmo tempo em que trazem contos que te fazem detestar a compilação. No caso do Tratado Secreto de Magia existem contos brilhantes (como meu preferido "Noite de Lua Cheia" de Camila Mendes) e alguns contos abissais. De qualquer forma ele é recomendadíssimo, principalmente se você gosta de Bruxaria.

Infelizmente, uma das coisas que mais me chamou atenção em Tratado Secreto de Magia foi a similaridade do conto "O mistério desvendado" com o conto "Creation Story" de Silver RavenWolf em Solitary Witch.

Do "Mistério Desvendado":
"Contudo, Ele criou para elas o Sagrado Quadrado das Bruxas, uma regra composta pela conjugação dos verbos saber, desejar, atrever e silenciar, por que tinha plena consciência de que nem todos os seres humanos comuns dariam boas-vindas a seres tão especiais, portadores de magia e amor. Uma vez tendo completado seu projeto na criação das bruxas, Ele as enviou a todas as culturas existentes no mundo. Em cada canto do planeta, em cada tribo de humanos na Terra, nasceu um ser que carregava consigo a determinação de cumprir a missão confiada pelo divino."

Do Solitary Witch (tradução minha):
"Juntos, o Senhor e a Senhora deram aos humanos a pirâmide das Bruxas: Saber, Querer, Ousar e Calar, por que Eles sabiam que nem todos os humanos na Terra dariam boas-vindas a esses seres especiais de magia e amor. Com a instrução completa, as Bruxas foram enviadas para cada cultura de cada tribo no planeta Terra, nascidas de pessoas mas carregando uma missão do divino."

As similaridades são inúmeras, trechos inteiros. Infelizmente não pude encontrar uma fonte online da autora com o conto, mas vocês podem vê-lo em:
e em

Essa similaridade pode ser interpretada como uma grande coincidência cósmica, ou se você for mais realista, como alguma outra coisa.

No mais, Tratado Secreto de Magia nos chama atenção para alguns autores que certamente merecem ser observados mais atentamente e recomendo a leitura.

Luiza3302 19/11/2010

Uma surpresa....
Mostrou-se muito diferente do que eu imaginava. Alguns contos parecem infantis, enquanto outros me deram medo, aflição e outras ainda tinham passagens homossexuais ou insinuações eróticas. Pode-se chamar o livro de uma “salada” mágica, onde suas histórias tratam de todos os tipos de magia...

Gostei muito da apresentação do livro, feita pela organizadora Helena Gomes. Estudei wicca quando mais nova e o texto faz referencia à antiga religião, explicando sobre a magia no mundo real, com os cultos a Grande Mãe. Além de deixar no ar o tema da “santa” inquisição e como a magia/bruxaria foi distorcida pelos interesses religiosos desde muito tempo atrás. Achei então, que o livro seria muito promissor.

Só alguns contos que não me agradaram... Por relacionar rituais e celebrações característicos da religião com práticas que apresentavam requintes de crueldade, maldições e afins... Distorcendo assim a sua natureza. Em contraste, alguns contos passaram de uma forma bonita e agradável a imagem desses cultos. Essa foi a minha única reclamação.

Mas acredito que o objetivo do “Tratado Secreto de Magia”, que era obviamente mostrar através de várias perspectivas as faces da magia, foi muito bem alcançado. Como Helena disse: Ela (a magia) é cheia de nuances, como a própria vida, onde nada se resume somente a heróis e vilões. Entre o branco e o preto existem vários tons de cinza... (Adorei!)

Destacarei agora alguns contos que achei que mereciam destaque por algum motivo:

1. Ritual; Dan Valieri – Meu conto preferido. O ritual é como eu sempre imaginei, cheguei até a me arrepiar.
2. Pagã; Simone O. Marques - Fogueiras da inquisição... Esse é um assunto que me provoca extrema revolta! Muito retratado em vários outros contos do livro.
3. A Fata; Georgette Silen – Demonstra uma face traiçoeira da magia.
4. O Espelho; Jaime César – Muito esperto esse Conselheiro! Gostei muito desse conto também.
5. A Troca; Almerides - Sem dúvida o que me deixou mais abalada. A última frase, na última folha do conto é de fazer perder o sono. Eu não estava esperando algo do tipo...
6. O Ar, o Fogo e o Jornal; Maximira Correa e Pedro Cordeiro - Uma disputa entre os elementos sempre me fascinou. Nesse conto abordaram esse assunto de uma forma extrovertida.
7. A Bruxa Vermelha; Leandro Reis - Um conto que me deu agonia, principalmente por causa do seu final.
8. Monstrinhos; Lhaisa Andria – Engraçadinho... gostoso de imaginar.
9. Truques do Destino; Lucas R. C. - Triste, às vezes as coisas não são como gostaríamos que fossem.
10. Bruxaria em Vila Odessa; Fernando Heinrich – Um duelo interessante, com um ótimo final (risos).
11. O Colar da Vida; Paula Vendramini – Não acredite em tudo que te falam. As coisas não são sempre o que parecem.
12. A Fórmula; Alvaro Moreira de Carvalho - Macabro, como o erro de uma pessoa pode fadar a humanidade à desgraça. Pensei logo nas bombas que são criadas, não deixam de ser uma “fórmula” como essa.
13. Reflexos; Sílvia Andreotti: - Espelhos, são realmente enigmáticos... Vai saber o que pode haver do outro lado.
14. O Ebó; Alex Mir – O que desejamos nem sempre é o que precisamos. Nossos desejos têm consequências.
15. O feitiço inédito; Marina Avila – Criativo.
16. Os Encantamentos da Bruxa Selena; Rosi Caobianco – Misturou a celebração do Esbat com magia negra, por isso não gostei tanto. Mas tem um final inesperado.
17. A última chama; Larissa Caruso – Uma paixão interessante.
18. Vingança de Bruxa; Willian Riccardi – Uma vingança que eu não esperava...
19. O Bicho-Papão Aposentado; Pedro Cordeiro e Maximira Correa – Um conto engraçado, gostei!
Etc

Eu faria um comentário para cada conto...
Mas são mais de 40 e a resenha já ficou bem grande. Hehe
Dunaz 22/04/2018minha estante
Que bom que meu conto chamou a sua atenção... Estou querendo reformulá-lo, escrevi muito na pressa e não ficou do jeito que eu queria.
Mas obrigada mesmo ^^

Tai 28/09/2010

Sou suspeita a dizer que o livro é bom, pois sou umas das autoras que participaram do livro. Ele é simplesmente maravilhoso, desde a capa até a última página. Foi feito com muito carinho e digo que me orgulho em saber que a literatura e nossa gama de novos autores brasileiros têm muito, muito a oferecer. Não deixe de ler...

Aileen 11/01/2011

Fraco
Sei lá. Eu tava esperando outra coisa desse livro. Ele mostra várias faces da magia, mas a maioria dos contos achei um tanto quanto clichê. De todos os contos do livro, eu realmente gostei de três, e uns dois ou três mais me chamaram atenção.

Alguns contos achei extremamente sem criatividade. Não gosto de autores que claramente se colocam nas histórias, ou contos que utilizam nomes óbvios demais (como o conto das 3 caveiras, detestei).

Enfim... existem autores em potencial ali, sim, mas a maioria dos contos não me despertou nada de especial.

O livro foi um pouco decepcionante pra mim, o que me faz pensar se eu compraria alguma outra coletânea de livros dessa editora.

sentilivros 16/10/2010

resenha de Tratado Secreto de Magia
Eu nunca falo das capas dos livros que leio, e muitas vezes, eu compro um livro pela capa. Não foi o caso de Tratado, mas eu precisava falar que eu amo essa capa. Adoro gatos. Sou louca para ter um, mas sou alérgica e ainda por cima tenho asma, então "gato não pode!".
Vamos ao que interessa agora;
Esse livro começa e termina com contos onde o gato aparece. Um "essencial" à uma bruxa. Todo o livro, óbvio, é dedicado a Magia.
A Helena Gomes, escritora parceira do blog e organizadora da antologia, coloca em sua apresentação do livro uma frase que resume tudo:

"...Velha Arte, Antiga Religião, Bruxaria.
Magia..." pg. 15

Ainda na apresentação ela discute um pouco sobre a história e significados da magia. E ao longo dos contos você encontra todo tipo de magia...Boa, Má, Egoísta, Altruísta, Branca, Negra...etc...
São 49 contos e todos são muito bons, foi dificilimo escolher apenas alguns para comentar, mas destaquei 7.

*A Troca - Almerides
Um conto sensacional, com um final macabro. Adorei, nunca imaginei tal final.
*Pagã - Simone O. Marques
Eu adoro tudo que fala sobre a "Religião da deusa" e esse conto, trata subliminarmente, sobre as bruxas e os verdadeiros motivos pelos quais foram queimadas.
*A balada das Três caveiras - Luiz Carlos Dias
Esse conto é hilário. Três caveiras jovens, irmãos que vão curtir uma balada.
Só lendo...rsrsrs... é ótimo. Seria meu 1º lugar nos contos.
*Chamas - Adrianna Alberti
Nesse conto o amor acaba por selar o destino das jovens bruxas que disputam o coração de um homem.
Muitooo Bom!
*O Bicho Papão aposentado - Pedro Cordeiro e Maximira Correa
Outro conto de humor. O bicho Papão conta a história que o levou a aposentadoria e o pesadelo que o atormenta desde então...Ri Muito...
*O Mistério Desvendado - José Araújo
Uma linda história sobre as "bruxas" que nos faz repensar a razão de estarmos aqui.
*O Espelho - Jaime César
Outra história que gostei muito. Um rei que vive a um milhão de anos e ainda deseja governar mais até que seu conselheiro resolve agir...
O que a ambição é capaz de fazer. Tá certo que é bom tê-la , mas em excesso...
*No Limiar - Alicia Azevedo
O livro termina com esse conto. Um gato que ajuda uma garota, através de sua avó morta, a descobrir seus dons de magia.
Amei...

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/10/tratado-secreto-de-magia-org-helena.html

AndyinhA 19/01/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Alguns contos eu realmente gostaria que evoluíssem para histórias mais complexas, daquelas com muitas páginas e os desdobramentos interessantes e loucos que apenas os autores conseguem fazer. Porém há outras que não foi tão interessante assim, acho que em todos os livros de contos são assim.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/01/poison-books-tratado-secreto-de-magia.html