O Menino Marrom

O Menino Marrom Ziraldo

Resenhas - O Menino Marrom

Luan.NietzsChe 11/04/2024

"Quanto mais a gente sabe, menos moda a gente inventa."
Meu primeiro contato com as obras do Ziraldo foi na infância. Nessa época eu não lia, mais brincava e assistia. Assistia ao Menino Maluquinho e brincava de sê-lo, com a panela na cabeça; conhecia o trabalho de Ziraldo, sem nem conhecê-lo nem vê-lo. Começando a ler suas obras, percebo mais ainda a sua genialidade e sua forma mais que especial de escrita. Surpreendo-me, pois não esperava tanto, e este entregou mais do que o prometido.

Este livro fala sobre duas crianças ? o menino marrom e o menino cor-de-rosa ?, embora o título indique apenas uma (o motivo é explicado no livro). Duas crianças que muito são crianças: curiosas, criativas, ou melhor, como diz Ziraldo, inventadores de moda. O que intriga o menino marrom e o menino cor-de-rosa é que eles são dessas respectivas cores e os chamam de preto e branco. "Será que é para que fiquemos um contra o outro?", questiona de si para si o menino marrom. Eis a questão. E temos uma lindíssima, bem pensada, resposta no final, quando ambos já estão grandes e... Simplesmente leiam. Parabéns, Ziraldo! Como dizia Machado de Assis: agora posso te elogiar. Mas também não me sinto culpado por não ter sido influenciado para adentrar-me ao mundo da leitura desde cedo.

"não acho graça em infelicidade, embora seja com ela que se faz a melhor literatura."

Manuelly39 10/03/2024

Um livro importante sobre respeito e compaixão pelo próximo
O livro fala sobre muitas coisas na perspectiva de um conhecido de um menino, fala sobre temas raciais, sobre desapego,sobre uma nova estrada, amores (que não é o foco do livro), dores, tudo em um tema leve e fácil de digerir para uma criança

Gabsam 12/01/2024

Leitura com o filhote
Leitura de incentivo mas não me agradou por ser estilo monólogo, achei que ficou bem massante
Li mas não por escolha.

Mariana 27/09/2022

O livro, de modo geral, é bom, mas talvez, por ter sido escrito em 86 (ou por aí) tem umas frases meio problemáticas que poderiam ser revisadas e atualizada hoje.

Mas, tem bastante coisa que pode ser aproveitada, como essas aspas:

"A gente escreve 'cor-de-pele' na indicação e quer que as pessoas adivinhem que cor de pele que é. Como se todos os meninos do mundo, de todas as histórias, tivessem uma cor só".

"Se misturar todas as cores e elas não girarem, elas ficam marrom. Se misturar todas as cores - em partes iguais -e botá-las para rodar, elas vi ram o branco.

Estava tudo assim, quando, de repente, o menino marrom falou para o menino cor-de-rosa:

'Quer dizer que eu sou todas as cores paradas e você é todas as cores em movimento?'".

@leitora.ju 21/07/2022

21/07/2022
Muito bonito, fofo, interessante e emocionante. Nos faz ver como a cabeça das crianças pode ir longe, e como os preconceitos estão na vivência e na criação de cada um... Indico! Muito rápido pra ler... ???

@leitora.si 19/07/2022

Mais uma história do Ziraldo, esta estou relendo, fazia tempo que não lia ela. Nem me recordava da história. Amo os livros do Ziraldo, fácil compreensão e o que dizer dessa amizade bonita desses garotos? Amei! ?

z..... 06/07/2022

A obra é caracterizada por divagações, devaneios, digressões (tudo a mesma coisa) como num monólogo, onde o narrador assemelha-se também a menino com as mesmas dúvidas e saberes inocentes dos personagens que retrata, leia-se o menino marrom e o menino cor-de-rosa. Olhar que torna a leitura divertida em reflexões inusitadas sobre diferenças, causando espanto e mistério para os meninos em por que existirem. Como diziam, o homem é um inventador de modas mesmo...

sadbroccolitree 03/07/2022

Lindo!
Conheço o Ziraldo mais por conta do Menino Maluquinho que eu amava quando era criança e agora, já que sonho em publicar um livro infantil um dia, resolvi me aventurar pelas outras histórias dele e encontrei essa belezinha que me deixou com os olhos cheios de lágrima lembrando do meu amigo de infância. ?

Mah 26/02/2022

Um encanto
Li esse livro para realizar um trabalho da faculdade e me surpreendi com o livro.
Lia as obras de Ziraldo quando criança e entrei novamente em contato contato a escrita do autor em uma época diferente e com uma cabeça madura também. A escrita do autor é leve, uma delícia e te dá vontade de ler mais a cada página.

O livro traz a história do menino marrom e do menino cor de rosa em busca de respostas e descobertas sobre as cores e o que leva as pessoas a chamarem os dois de branco e preto, sendo que se enxergam como cor de rosa e marrom. Em meio às suas descobertas, o livro mostra os encantos e a pureza de enxergar tudo com os olhos da primeira vez, a forma como enxergam as coisas na infância, além de construírem uma linda amizade.

Sakuragome 18/01/2022

Meu livro da infância
O Menino Marrom é o livro que mais li na escola. A forma que o Ziraldo aborda as diferenças, os desenhos dos personagens é tudo perfeito.

Ninha 16/12/2021

O menino marrom.
Eu gostei do livro, nada a dizer na verdade, estou só admirando a grande lição que o livro dá -
Enfim, é isso ;)

Inspirações Literárias 28/11/2021

Quando a beleza a amizade vai além da cor!
Ziraldo é mestre em nos trazer reflexões sobre a vida com a sabedoria da criança.

Amo a escrita do autor!

Viviane.Ramos 09/12/2020

Menino marrom
Amizade além da cor de pele,e capaz de trazerem igualdade e grande afetos os amigos.

Mandie 31/10/2019

Nada exerce totalmente aquilo que acreditamos ser.
Nesta história rápida e divertida, Ziraldo narra a infância de duas crianças, que de acordo com o nosso grupo social, são distintas em raça. Mas, como possuindo a inocência de toda criança, elas não veem isso como um impeçilho para construírem um grande laço.

Juntas, elas vivenciam muitas descobertas e enchem suas cabeças com muitas curiosidades, forçando-as a serem respondidas através de seus esforços.

Marciele Auler 30/06/2016

Linda amizade!
Da série #temcriançalendo:

O menino marrom, de autoria do Ziraldo, é um livro sobre a amizade de dois meninos, o menino marrom, e o menino cor-de-rosa. Os dois são amigos de infância, e nunca entenderam qual era realmente suas diferenças (porque na verdade, não tinha diferença alguma). Um livro lindo, como todos do Ziraldo que li até hoje.

“E nunca tinham se preocupado com o fato de um ser de uma cor e o outro ser de outra.
Agora, eles queriam saber o que era branco e o que era preto e se isso fazia os dois diferentes.”

site: https://exerciciosdeserleitor.wordpress.com/2016/06/30/o-menino-marrom/