O Menino Marrom

O Menino Marrom Ziraldo

Resenhas - O Menino Marrom

z..... 06/07/2022

A obra é caracterizada por divagações, devaneios, digressões (tudo a mesma coisa) como num monólogo, onde o narrador assemelha-se também a menino com as mesmas dúvidas e saberes inocentes dos personagens que retrata, leia-se o menino marrom e o menino cor-de-rosa. Olhar que torna a leitura divertida em reflexões inusitadas sobre diferenças, causando espanto e mistério para os meninos em por que existirem. Como diziam, o homem é um inventador de modas mesmo...

Viviane.Ramos 09/12/2020

Menino marrom
Amizade além da cor de pele,e capaz de trazerem igualdade e grande afetos os amigos.

Isso Muda o Mundo 22/11/2015

A história do menino marrom é narrada pelo próprio autor, o Ziraldo.
O menino marrom era muito bonito, sua pele era cor de chocolate, seus olhos pareciam duas jabuticabas.
Ele era muito curioso, inteligente, adorava fazer perguntas e as vezes exagerava nas perguntas.
O menino marrom tinha um amigo, o menino cor-de-rosa.
O menino cor-de-rosa também era bonito, cabelos amarelados, olhos azuis, meio verdes, isso dependia do dia.
Os dois meninos eram muito amigos, sempre depois da aula eles brincavam e também brigavam....Quem nunca brigou com um amigo, não é.
As aventuras eram inúmeras e é a partir de uma dessas aventuras que começa uma linda história de amizade e respeito.

site: http://www.leiturainfantilissomudaomundo.blogspot.com.br/2015/11/livro-o-menino-marrom.html
Rayssa.Rizzo 27/03/2018minha estante
amei esse lindo resumo...

Priscila S G 11/04/2009

Todos os pais deveriam dar este livro de presente pra seus filhos e incentivá-los a ler, não só para combater o preconceito, mas também porque é um livro cheio de sensibilidade.

@leitora.si 19/07/2022

Mais uma história do Ziraldo, esta estou relendo, fazia tempo que não lia ela. Nem me recordava da história. Amo os livros do Ziraldo, fácil compreensão e o que dizer dessa amizade bonita desses garotos? Amei! ?

Mariana 27/09/2022

O livro, de modo geral, é bom, mas talvez, por ter sido escrito em 86 (ou por aí) tem umas frases meio problemáticas que poderiam ser revisadas e atualizada hoje.

Mas, tem bastante coisa que pode ser aproveitada, como essas aspas:

"A gente escreve 'cor-de-pele' na indicação e quer que as pessoas adivinhem que cor de pele que é. Como se todos os meninos do mundo, de todas as histórias, tivessem uma cor só".

"Se misturar todas as cores e elas não girarem, elas ficam marrom. Se misturar todas as cores - em partes iguais -e botá-las para rodar, elas vi ram o branco.

Estava tudo assim, quando, de repente, o menino marrom falou para o menino cor-de-rosa:

'Quer dizer que eu sou todas as cores paradas e você é todas as cores em movimento?'".

Re 22/07/2009

O Menino Marrom marcou a minha infância e lembro que foi a primeira vez que me vi obrigada a pensar sobre preconceito e a tentar entender o que é e o porquê dele.

Esse livro é essencial para a formação de qualquer criança.

Anikkita 11/06/2010minha estante
Foi o primeir´rissimo livro que eu li!!!

Ainda sendo alfabetizada!

Lindo, lindo, lindo!!!

E confesso que tentei abrir a televisão depois de lê-lo!

hahahahaha

Jace 20/10/2010

Sensibilidade
Gostei muito da forma em que Ziraldo descreve os meninos, o livro é lindo e nos sensibiliza com a linda história de amizade dos personagens que começa ainda quando ambos são bem pequenos e que portanto não tem preconceito porque criança é essa coisa linda que mostra o texto, curiosa, autentica e pura.

Priscila 03/05/2016

Apaixonante e Atual
O Menino Marrom, é um livro publicado inicialmente em 1986, há 30 anos, escrito e ilustrado pelo grande profissional Ziraldo. O engraçado, é que mesmo em 30 anos, este assunto ainda precis abordado, o que são os tons de pele, como eles podem ser caracterizados, e como meninos curiosos, de cores diferentes, podem ser tão amigos e parceiros. O menino marrom, e o menino cor-de-rosa, que são descritos através do uso de metáforas, como por exemplo, no caso do menino marrom, "Sua pele era cor de chocolate. Chocolate puro, não aqueles misturados com leite.(...)" e no caso dos seus olhos, ele descreve: "As bolinhas dos olhos pareciam duas jabuticabas: pretinhas." Os dentes do garoto, ele descreve como teclas de piano. Já o menino cor-de-rosa, as descrições são mais reais, a cor do cabelo amarelo, o seu nariz fino, e os olhos que pareciam castanhos, verdes, ou azuis, mas que brilhavam de alegria ao ver seu amigo, o menino marrom chegar.

A delícia de ver este livro, escrito há 30 anos, onde o preconceito e a discriminação eram ainda mais ferrenhas, e perceber como eles levavam a amizade, com o amor infantil, o amor da criança pura e sem maldade. Que deseja descobrir o que há por trás das cores da pele. Durante o livro, os dois amigos curiosos e perguntadores, vão descobrindo diversos grupos étnicos, e diferentes colorações. O foco do Ziraldo, é as nominações dadas aos tons da pele, e ainda coloca em pauta diversas coisas dadas como pretas, brancas, claro, moreno, e afins. As questões raciais são abordadas pelas próprias crianças, durante a narrativa, e são abordadas de forma direta, porém leve.

Além do mais, o livro prova que mesmo em uma amizade de anos, existem prioridades e responsabilidades, que cada um toma durante o decorrer da vida. E foi isso que aconteceu entre os dois meninos. Mesmo em caminhos diferentes. E é realmente o que ocorre em nossa vida adulta, aqueles amigos que caminhamos juntos, lado a lado, durante nossa infância e adolescência, mesmo que continuemos amigos, já não fazemos mais tudo juntos, nem nos vemos com frequencia, mas aquele sentimento de amizade, e de companheirismo, estará para sempre ali, dentro do coração.
"Um é craque de basquete e o outro, de voleibol; um já está quase formado e o outro não estuda mais - ou os dois já se formaram, todos dois já são doutores - já nem posso precisar. Só sei que um desistiu de tocar a bateria e o outro fez um samba e gravou uma canção; um está tocando flauta e o outro, violão. Um deles já se casou - se casou eu não sei bem - e o outro perdeu a conta das namoradas que tem. (...)"

Recomendo e muito, este livro para crianças maiores, que já compreendem o real valor da amizade, e para aqueles que ainda são pequenos, que eles cresçam incutidos daquilo que é mais importante, tanto na amizade, com

site: http://curtindooslivrosadoidada.blogspot.com.br/

Marciele Auler 30/06/2016

Linda amizade!
Da série #temcriançalendo:

O menino marrom, de autoria do Ziraldo, é um livro sobre a amizade de dois meninos, o menino marrom, e o menino cor-de-rosa. Os dois são amigos de infância, e nunca entenderam qual era realmente suas diferenças (porque na verdade, não tinha diferença alguma). Um livro lindo, como todos do Ziraldo que li até hoje.

“E nunca tinham se preocupado com o fato de um ser de uma cor e o outro ser de outra.
Agora, eles queriam saber o que era branco e o que era preto e se isso fazia os dois diferentes.”

site: https://exerciciosdeserleitor.wordpress.com/2016/06/30/o-menino-marrom/

Gabsam 12/01/2024

Leitura com o filhote
Leitura de incentivo mas não me agradou por ser estilo monólogo, achei que ficou bem massante
Li mas não por escolha.

Inspirações Literárias 28/11/2021

Quando a beleza a amizade vai além da cor!
Ziraldo é mestre em nos trazer reflexões sobre a vida com a sabedoria da criança.

Amo a escrita do autor!

Ninha 16/12/2021

O menino marrom.
Eu gostei do livro, nada a dizer na verdade, estou só admirando a grande lição que o livro dá -
Enfim, é isso ;)

Mah 26/02/2022

Um encanto
Li esse livro para realizar um trabalho da faculdade e me surpreendi com o livro.
Lia as obras de Ziraldo quando criança e entrei novamente em contato contato a escrita do autor em uma época diferente e com uma cabeça madura também. A escrita do autor é leve, uma delícia e te dá vontade de ler mais a cada página.

O livro traz a história do menino marrom e do menino cor de rosa em busca de respostas e descobertas sobre as cores e o que leva as pessoas a chamarem os dois de branco e preto, sendo que se enxergam como cor de rosa e marrom. Em meio às suas descobertas, o livro mostra os encantos e a pureza de enxergar tudo com os olhos da primeira vez, a forma como enxergam as coisas na infância, além de construírem uma linda amizade.

Artemisia1 01/08/2013

Dois meninos
Essa é a história de dois meninos e não apenas de um menino marrom, como sugere o título do livro. Eles são amigos e vivem muitas aventuras... Afinal, quer aventura maior do que ser tão pequeno e descobrir milhares de coisas legais todos os dias? Quando comecei a leitura desse livro, achei que, dado o título, ele não poderia fugir da regra daqueles livros infantis que falam sobre as diferenças, preconceito, etc. Que nada! Como sempre, passei as páginas surpreendida e deliciada, como é sempre minha sensação quando leio os livros desse autor. Na verdade, para mim, o livro trata mais da amizade de dois meninos curiosos e espertos e suas descobertas – Descobriram inclusive que marrom, é a união de todas as cores paradas e, branco, a união de todas as cores em movimento. E que não existe ninguém preto e ninguém branco. E, sim, essa história é mais bonita que a de Robinson Crusoé. Quem seguir minha dica e ler o livro vai entender o que eu quis dizer.

site: http://biblioquecintiamendes.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-menino-marrom.html