O Chamado de Cthulhu

O Chamado de Cthulhu H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu

1 | 2 | 3 | 4

siuques 23/04/2024

Eu não sei o motivo do hype gigantesco desse livro, gostei muito mais de The Shadow Over Innsmouth e creio que outras obras do autor superam essa. Mas isso de forma alguma deixa o livro ruim, continua sendo maravilhoso. Eu me envolvi tanto enquanto lia a história, que certa vez estava morrendo de sono mas queria continuar lendo... até que eu cochilei lendo e sonhei com a parte do ritual para Cthulhu no pântano. Não me lembro direito, mas foi bizarro. Daí eu acordei depois de 20 minutos com o PDF aberto em minhas mãos e... continuei lendo? Sei lá, foi bem automático. Depois disso eu cochilei de novo, acordei, cochilei de novo, acordei e finalmente dormi de vez. Foi uma experiência esquisitíssima, mas que só me deixou mais envolvido. Não tenho muito mais o que dizer sobre a leitura em si. Creio que compense, já que é um conto de 50 páginas. Só não acho justo esse tanto de avaliação dando duas estrelas por causa de racismo e pipipi popopo. Eu entendo e acho ruim que tenha, mas focar totalmente nisso em um universo tão vasto e interessante é banal. Para finalizar:
"O QUE NÃO ESTÁ MORTO PODE ETERNAMENTE JAZER,
E COM ESTRANHOS ÉONS ATÉ A MORTE PODE MORRER."

Luiz Namur 24/03/2024

Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn·
"O Chamado de Cthulhu" é uma obra-prima do horror cósmico escrita por H.P. Lovecraft, este conto é um dos mais icônicos e influentes do autor. A história segue um narrador que investiga os estranhos acontecimentos em torno do culto de uma antiga entidade cósmica chamada Cthulhu.

A narrativa é dividida em três partes, explorando temas como a insignificância humana diante do cosmos vasto e indiferente, a loucura resultante do confronto com o desconhecido e a ideia de que antigas forças cósmicas podem estar além da compreensão humana.

"O Chamado de Cthulhu" é uma leitura envolvente e perturbadora que cativa os leitores com sua atmosfera sombria, imagens vívidas e a sensação de que há horrores além da compreensão humana à espreita nas sombras do universo.

Halana.Katrine 24/03/2024

Poderia ser melhor, mas...
Eu vim com muita expectativa, pois ouvi falar muito bem da obra. Porém, enquanto pesquisava indicações sobre qual obra ler primeiro, acabei descobrindo que o autor era racista. Não nego que perdi toda a vontade de ler.

Mas depois de um tempo resolvi dar uma chance e tentar separar a obra do autor. MAS ISSO É CLARAMENTE IMPOSSÍVEL! O cara é racista a cada página do livro.

Mas voltando ao livro, o começo é muito lento e chato, creio que a única parte que tive um interesse foi nos relatos do marujo. Acredito que a história tem/tinha potencial, mas foi mal aproveitado.
Rebeca 24/03/2024minha estante
já tive vontade de ler esse por causa do sistema de RPG homônimo, mas esse negócio de racismo a cada página me fez perder a vontade

Halana.Katrine 24/03/2024minha estante
Juro, não vale a pena. Eu não consegui aproveitar nada da história porque em cada página tem um comentário racista.

Rebeca 24/03/2024minha estante
imagino, deve ser similar a sherlock homes, só que em vez de racista, ele é xenofobico a cada 10 páginas

Halana.Katrine 24/03/2024minha estante
vish, mais um pra afastar da minha lista então ?

Rebeca 24/03/2024minha estante
eu li a obra completa, tem umas historias bem boas, só que não dá pra ignorar a xenofobia do autor, chega ser irritante

FabricioSC 22/02/2024

Terror que prende atenção
É um clássico do terror sobrenatural. Um conto dividido em 3 partes onde são apresentados relatos dos acontecimentos e narrados pelo personagem observador. Com certeza um dos melhores contos pra se ler do gênero.

tomazzzt 01/02/2024

Primeiro contato com o Lovecraft
Não vou dizer que foi uma leitura prazeroza, meio chata no primeiro terço da história, mas suficiente pra eu querer ler outros contos reconhecidamente melhores, esse é só o mais famoso por algum motivo.

Enfim, não dá medo nem nada pq vamo lá né, quem sente medo lendo livro??? Mas parece ser o meu tipo de horror, gótico, cósmico, medo do desconhecido etc, tirando obviamente o racismo, se é que isso é possível, pq é muito mas MUITO pior do que eu tava esperando...

julia 08/11/2023

Drinking game: vire um shot toda vez que o Lovecraft for racista (spoiler: você vai sair bêbado da leitura desse conto).

Cinthia 18/07/2023

Não tenho nem muito o que falar. É interessante, mas sei lá, um conto curtíssimo racista não é do meu gosto. Quando achei que iria ficar mais imersivo, acabou. Comecei com altas expectativas porque todo mundo fala bem, mas não foi pra mim mesmo.

Yara 15/07/2023

Adorei
Esse foi meu primeiro contato com o universo Lovecraft depois de ter jogado o jogo inspirado em suas histórias chamado Eldritch Horror.

Amei, como ele era um gênio em criar história de ficção científica. Amei cada minuto da leitura e fiquei muito presa na narrativa assustadora dos acontecimentos.
To super interessada para ler todos os outros contos dele

Livros.Bichos 28/06/2023

Esperava mais
A narrativa é até que interessante, mas eu senti muita falta da presença do Cthulhu. Se não fosse por isso, seria nota 10

SauloBtista 26/05/2023

Horror cósmico em sua pura essência
Um clássico do horror que teve muita influência sobre o gênero apresenta o horror cósmico em sua pura essência, demonstrando o medo daquilo que é desconhecido, daquilo que está além da nossa compreensão (refletindo uma certa apreensão comum quanto aos avanços científicos da época).
A primeira metade do conto é um pouco lenta e constrói bem devagar o mistério (que não é solucionado) e o medo desse horror mais antigo que a própria existência humana e por isso impossível de ser compreendido em totalidade.
Já na segunda metade do conto (a melhor parte dele ) onde finalmente aparece o encontro com o horror que era apenas dito até então o conto tem seu ápice.
Quero destacar a impressionante habilidade do Lovecraft em descrever o indescritível (as vezes até sem descreve-lo) e criar uma atmosfera de impossível que ao mesmo tempo estiga a imaginação, mas ao mesmo tempo a confunde.

" A Coisa não pode ser descrita ? não há linguagem capaz de abarcar tais abismos de loucura estridente e imemorial, tamanha é a sua terrível contradição para com todas as leis da matéria, da energia e da ordem cósmica."

No fim o horror se trata justamente dessa quebra da realidade e da lógica o que o conto faz muito bem o que daria facilmente 5? se (e esse é um grande se) o racismo do Lovecraft não respingasse tanto na obra e me tirasse da imersão muitas vezes e causando um certo incomodo (e não o incomodo esperado e até desejado quando se lê um livro de horror).
E embora fosse um escritor excelente não era uma pessoa tão excelente assim e quando essa pessoa aparece demais na escrita ela decai e o que poderia ser um conto 5? pra mim acabou apenas com 3?

Letícia 11/04/2023

Não dava pra esperar outra coisa
As duas estrelas são só porque o final é bom, porque sinceramente não da pra engolir uma história em que todo o terror é baseado numa crença racista em que "mestiços" (como ele fala muito no conto), negros, povos originários e indígenas são os que cultuam o demônio.

Fora que o conto em si é chatíssimo, exceto pelo já mencionado final. Talvez eu deva abaixar a nota...

heloisasfr 19/03/2023

Este se tornou um dos meus favoritos, amei ler ele do incio ao fim, o suspense que ele faz, te deixa com uma ansiedade muito grande para saber o que acontece no final kkkkkkkkkk

Magic 11/12/2022

Bixa se eu opinar...
Queria fazer uma resenha decente deste mas minha nota fala por si só e eu perdi a vontade de escrever isso aqui. Enfim. Chega a ser (muito) engraçado agora que terminei de ler esse conto ver comentários positivos sobre ele, porque nunca li nada tão medíocre na vida.

Alguém que goste pode pensar que a opinião acima se dá pelo fato da obra do Lovecraft estar recheada de racismos e xenofobia, e que escrevo essa resenha me baseando apenas nisso, e que "ah, a obra é antiga", "ah, tem de se separar autor da obra" (peço encarecidamente que se lasquem, de qualquer forma), mas bem, meus queridos, esse não é o motivo (mas saibam, é mais que suficiente para desistir da leitura, pois sinceramente fica meio difícil "degustar" a obra quando a cada parágrafo o grande racista que é H.P. Lovecraft faz questão de ressaltar em sua narrativa o quanto pessoas de outros países são "inferiores" em comparação com o homem branco. E vejam bem: é todo parágrafo MESMO.) Mas acreditem, mesmo que do conto em questão fosse tirado todo o racismo/xenofobia (como algumas editoras tentam fazer), isso não faria O Chamado de Cthulhu ser melhor.

A mitologia, de fato, podemos dar o braço a torcer e chamar de interessante, mas toda a construção do conto é completamente meia boca. É compreensível que seja assim, dado o formato que foi escrito, mas não quer dizer que precisa ser medíocre. Também me pergunto onde está o terror/horror da obra e tal "linguagem poética" que vi algumas resenhas citando que o autor tinha. Nesse ponto eu dei uma risada de novo, porque a escrita do homem é completamente simplória, e só vem a impressionar na carta do último capítulo.

Tento pensar pelo contexto histórico, mas não sei como poderia impressionar tanto algo tão vazio. E para o tempo atual, é irônico o fato de que a história se inicia com a seguinte frase: "a MAIOR condescendência que se pode encontrar no mundo, acho eu, é a incapacidade da mente humana de correlacionar todos os seus conteúdos."

Luana Gibelli 25/10/2022

Se pudesse, dava nota menor
Péssimo. A história em si não tem nada de graça ou de minimamente aterrorizante, ler Maze runner serviu muito mais ao suposto propósito que isso; a tradução, pelo menos, só é cheia de adjetivos que buscam criar uma atmosfera de medo mas que sem uma base de nada valem. A palavra "mestiços" foi mais dita que qualquer outra coisa, já sabia da fama de racismo mas conseguiu se superar. Um conto todo apoiado em "histórias primitivas e horripilantes de mestiços."

_Du_ 21/09/2022

A mitologia Lovecraft
A mitologia Lovecraft é extremamente extensa e muito bem desenha a forma de narrativa é envolvente e as descrições detalhadas e profundas. Vale a pena submergir

1 | 2 | 3 | 4