Poemas esparsos

Poemas esparsos Vinicius de Moraes

Resenhas -

Tarciso.Rodrigues 17/02/2021

Poemas Esparsos de Vinicius de Moraes
Esse é um livro organizado, post-mortem. Poemas esparsos é um título bem apropriado, pois há poemas aqui de diversas fases da vida do "poeta camarada", de quando era diplomata a quando tornou-se o famoso cantor de bossa-nova.

Vinicius era um versificador excelente, trabalhava bem métricas, rimas, ritmo, mas também escrevia versos livres, uma prosa poética, e versos brancos. Era eclético, e tudo com seu humor característico. Recomendo essa obra para aqueles que não conhecem ainda todas as facetas desse mestre.

adanibello 25/10/2021

As várias facetas de Vinícius
Como o nome sugere, ?Poemas Esparsos? traz um apanhado de obras de diversas fases de Vinícius de Moraes, entre os anos 1930 e 70. Organizado pelo poeta Eucanaã Ferraz, seu conterrâneo, o livro reúne em sua maioria poemas inéditos e publicados postumamente. É um livro interessantíssimo para ser apresentada/o ou conhecer mais da obra de Vinícius.
Confesso que os poemas me envolveram menos do que eu esperava, mas ainda assim foi uma ótima experiência de leitura. Gostei particularmente do cuidado com que o livro foi preparado, algo que fica evidenciado no posfácio escrito por Ferraz ? que, inclusive, funcionaria muito bem como um prefácio.
O trabalho cuidadoso da seleção é completado com um capítulo com notas sobre alguns poemas, uma linha do tempo bibliográfica e textos de Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar e Caetano Veloso sobre Vinícius, que dão um toque ainda mais especial na construção de sua memória.
A versão impressa traz ainda imagens, incluindo manuscritos, que infelizmente não estão disponíveis no ebook.

Ana Claudia 28/12/2021

Sempre muito gostoso ler Vinicius de Moraes. Achei muito interessante os depoimentos ao final do livro.

garrido79 11/02/2021

Do erudito ao popular, e vice-e-versa, junto e misturado
Não tenho o hábito de ler poemas embora sinta a necessidade de mais posia em minha vida, e nessa obra de Vinícius reunida e organizada por Eucanaã Ferraz eu tive todos os tipos de sentimentos.
Houveram momentos em que me senti analfabeto, em outros me senti intelectual (sem fazer juízo de valor, nem depreciar ou valorar ou ou outro sentimento), me senti triste, alegre, gargalhei, chorei, mas mesmo com tudo isso senti que minha "bagagem" para compreender realmente a obra de Vinícius de Moraes muito escassa, senti muito falta de ter lido mais poemas e estudado mais poesia...
Com certeza voltarei à está obra quando a poesia estiver mais encranhada em meus ossos!
Mas recomendo a todos lerem, mesmo que não compreendam o que estão lendo, com certeza terão alguns sentimentos sendo tocados...