A Essência do Dragão

A Essência do Dragão Andrés Carreiro

Resenhas - A Essência do Dragão

Isa 11/10/2010

Resenha: A Essência do Dragão - Ressureição, de Andrés Carreiro
O livro tem um jeito de contar a história bem diferente. Começa há 3000 anos, com um clã. Shoi é o lutador desse clã, ele luta contra inimigos. Depois, passa para o ano 2015 da era cristã, e Shoi ainda está vivo, e é um empresário famoso. Ele quer fazer uma parceria com Andy Carter, que tem um projeto de veículo espacial que precisa de patrocínio. E assim, Shoi revela a Andy seu maior segredo: ele esconde um dragão, Tluogoradami.

Logo depois, começa a história dos dragões. Há aproximadamente 10 milhões de anos, eles eram os seres que habitavam a Terra, e evoluiram tanto que foram capazes de desvendar o universo e até morar em outros planetas. Assim, em pouco mais de 1000 anos, havia vários dragões morando em vários planetas espalhados pela galáxia.

Mas a vida de um planeta está ameaçada: um meteorito cai nele, um meteorito nunca visto antes: apesar de seu pequeno tamanho, sua densidade é muito grande, como nunca vista antes em qualquer outro meteorito. E esse meteorito será capaz de destruir um planeta inteiro?

O livro é bom. Muito bom. Porém, o único problema dele é a monotonia. O livro, apesar do enredo incrível, é muito parado. Sim, tem muitas pessoas que gostam, mas ele perdeu pontos por causa disso.

Nota: 7,5

Gostou dessa resenha? Veja mais: eu-amo-ler.blogspot.com
naniedias 17/11/2010minha estante
Eu gostei bastante desse livro, mas tenho que admitir que fiquei cansada com a "história dentro da história"... acabou que o flashback ficou maior do que a história do tempo real.
Mas ainda assim é um livro excelente - uma mitologia encantadora!

Andrés Carreiro 07/03/2012minha estante
Puxa vida, Diego! Obrigado pelas belas palavras escritas ao livro, :)
A "Essência" foi uma tentativa de fugir do convencional e esta "experiência" acabou dividindo opiniões. É claro que ele está longe de ser um livro perfeito,(ou popular) mas como primeiro trabalho de um escritor em início de jornada me permiti o direito errar, rsrsrs!
Ganhei o dia com a sua aprovação em relação a AEdD.

Forte abraço,

Schulai 20/10/2010

Um livro para todos os gostos
Tive o prazer em conhecer a essência do dragão antes do seu lançamento. O curioso é que tanto esse livro como o meu seriam lançados na bienal de SP e isso fez com que eu passasse a ter um contato maior com o autor Andrés Carreiro.
O seu livro me foi uma grata surpresa, pois sempre digo que o grande trunfo para o sucesso de um livro está na sua originalidade. É a proeza de conseguir trazer dentro de um livro, novas alternativas para uma cultura, história ou ser que já possuem diversas histórias baseadas. No caso de Andrés, seus dragões vão muito mais além do que vimos em livros como Eragon, afinal, em a Essência do Dragão, esses seres além de possuir inteligência própria foram os primeiros habitantes do planeta Terra (Dianvinst) muito antes dos humanos sequer começarem a se proliferar.
No começo pode parecer confuso, pois você realmente não percebe qual a história principal por trás da trama e nem o que guiará a sua leitura, mas assim que essa descoberta é feita a leitura torna-se algo necessário e quando você menos espera o livro chega ao seu final.
A trama conta toda a trajetória de Krueur Aerok na guerra entre os dragões e uma estranha criatura que deverá ser muito abordada na continuação da trama. O interessante da trama foi que em vários momentos você acaba imaginando os dragões como humanos, tamanha é a capacidade intelectual deles. Aspectos como a ganância, o excesso de confiança, o descrédito e a fé são muito abordadas no livro e tornam a trama envolvente e divertida. O livro é recheado de referências aos grandes clássicos SCI FI como Jornada nas Estrelas e para quem é fã do assunto a leitura torna-se obrigatória.
A escrita do livro é outro ponto forte, pois mesmo lidando com assuntos complexos como física engenharia e filosofia não se torna pragmática ou difícil, pelo contrário, é simples, fácil com pitadas de dificuldade nos momentos necessários.
O livro é o primeiro de uma trilogia e levando em consideração o que nos foi apresentado nesse livro tenho certeza que muita coisa boa ainda está por vir, afinal, o desfecho do livro nos deixa com um gostinho de quero mais e tenho certeza que a continuação será ainda melhor.
Olá, Leandro.

Puxa vida, estou emocionado com a sua resenha. Um escritor do seu gabarito gostar do meu trabalho só me deixa mais animado para continuar nessa difícil (e fantástica) jornada. Muito obrigado!

Abração,

Melian 18/10/2010

O livro começa na terra, falando sobre uma civilização chinesa, os Li -seugs, eles passam por momentos dificeis e decidem mudar-se para outra região, tentando assim preservar o seu povo.
Nesse caminho eles avistam algo reluzente no céu, e esse objeto cai por terra, alguns temerosos e outros curiosos decidem ir até lá p/ ver o que era.
Lá encontram o que eles não sabiam, mas era uma capsula espacial, e dentro dela continha uma criatura para nós até o momento somente mitológica, lá existia um dragão.
A partir desse momento a história volta ao passado em eras remotas, para contar a história dos dragões.
Boa parte do livro é voltada a vida e tragetória de Aerok, o dragão que veio parar na terra.
Contam como eles surgiram na terra, e porque foram embora da mesma para um outro planeta, explicam sua tecnologia, seu governo, sua história, seus desejos e suas convicções.

Leia o texto completo em: http://mellbooks.blogspot.com/2010/10/resenha-essencia-do-dragao-ressurreicao.html
Olá, Sheila.

Adorei a sua resenha. Obrigado pelo carinho e seriedade ao conceber uma análise do meu livro.

Forte abraço,

Lilia Reis 15/10/2010

A Essência do Dragão - A Ressureição
Esqueçam tudo que já leram sobre dragões, você vai conhecer e viver um novo mundo. Onde os dragões são seres altamente inteligentes e civilizados, antes mesmo da existência dos humanos.
O autor mostrou uma criatividade incrível e invejável. Trouxe uma história muito original. Prendi-me ao livro logo no início. Onde há 3000 anos atrás, uma grande batalha entre os Li-Seugs e os bandoleiros era travada.

Para compreender melhor, dividi o livro em partes.

Na primeira parte, os Li-Seugs conhecem Tluogodarami, um dragão que carrega uma grande missão. Passado o tempo, em 2015, Andy Carter cria um projeto, que é de grande interesse da Seug Corporation. Mas para isso, Andy Carter precisa saber sobre o dragão Tluogodarami. E é aí que tudo começa, passamos a conhecer mais sobre os dragões e sua existência.
O livro vem recheado de Grande explosão, dragões primitivos, divisão, 17 nações, cultura, política, tecnologia, corpo rochoso, tentáculos, guerra, morte, Mustang, sobrevivência, futuro. Uma mistura de aventura e ação, num mesmo livro.
A história é de simples e fácil compreensão, apresenta mudanças de data, local e ambiente, me fez retroceder algumas vezes a leitura para melhor compreensão, mas nada que atrapalhasse. Os personagens possuem personalidade e característica própria, o que aumentou cada vez mais a minha curiosidade em conhecê-los.

A segunda parte é quando Tluogodarami conta a Andy Carter toda história dos dragões e principalmente a própria história.
Foi um pouco demorada essa parte, quase não existe diálogo, foram muitas informações e explicações, mas necessário para compreender o final do livro.
Com o passar da leitura, grandes descobertas e um novo mundo é apresentado. E como mágica o autor conseguiu me prender com uma intensidade maior aos fatos e acontecimentos que surgiam.

E nesse mesmo clima de descobertas e curiosidades, que cheguei à terceira parte, onde Andy Carter se vê fascinado pela história relatada por Tluogodarami. E juntos, Andy, os Li-Seugs e Tluogodarami embarcam na grande missão destinada ao dragão.
Essa parte vem com bastante diálogo, diferente das partes iniciais do livro. Foi ação do inicio ao fim! Surpreendi-me com a maneira que a história mudou, e não foi pra pior, ficou melhor ainda do que estava. Trouxe grandes e novas descobertas e um fim surpreendente. E o melhor, esse é apenas o primeiro livro, para o segundo livro, pelo que li no epílogo, podemos esperar muito mais ação e aventura!

Olá, Lilia.

Muito boa a estrutura da resenha. Você conseguiu analisar o livro em três partes sem colocar spoilers. Nota 11, rsrsrs! E que seu sucesso no blog e na vida cresça em progressão geométrica, rsrsrs!

naniedias 13/10/2010

A Essência do Dragão, de Andrés Carreiro
Há três mil anos atrás, um grupo de chineses estava preocupado com sua existência. O clã de comerciantes já havia sido numeroso e vivera com abundância. Entretanto, os últimos tempos eram de escassez. Por isso, resolveram migrar para outra região. E foi nessa viagem que algo inesperado aconteceu: uma nave caiu perto deles e uma criatura gigantesca apareceu-lhes. O dragão Tlüogodärami iria mudar a vida dos Li-Seugs para trazer de volta a vida de seus semelhantes.

O que eu achei do livro:
Um livro bem interessante, embora tenha alguns defeitos, no meu ponto de vista.
Primeiramente, o leitor irá se deparar com uma realidade completamente diferente. Não um mundo diferente, é o nosso mundo mesmo, mas uma realidade que não poderíamos imaginar. Antes mesmo do surgimento da espécie humana, existiu no planeta Terra uma outra espécie dotada de inteligência: os dragões.
"Antes mesmo de algo parecido com o homem vagar no planeta, houve outra espécie encaixada nas características essenciais para entrar na categoria de vida inteligente. Uma espécie inteligente, vivendo situações semelhantes às vividas pelo homem. Uma segunda espécie inteligente. Na verdade essa espécie seria a primeira e o ser humano a segunda com essas características em todo o planeta Terra."
O autor, Andrés Carreiro, conta de forma muito detalhada a fabulosa civilização dos dragões e todas as suas conquistas.
"A cultura dos dragões, de um modo geral, baseva-se em filosofia e astronomia."
Em parte, é justamente essa "história dentro da história" que me incomodou um pouco, pois demora demais. A leitura começa a ficar um pouco cansativa e eu ficava com impressão de história parada. Isso acontecia porque a história dos dragões foi narrada por um personagem da história principal. E enquanto isso, nada acontecia na história em si. É o mesmo caso que me incomodou na leitura do livro "Lordes de Thargor". A linguagem de "A Essência do Dragão" não é tão pesada, nem tampouco é cansativa a leitura, ainda assim, essa questão de uma "história dentro da história" que se estende de maneira demasiadamente grande me incomoda bastante. Afinal de contas, foram mais de 10 capítulos contando a história dos dragões. Não que não seja interessante, ou melhor, fascinante conhecer mais da história dos dragões - eu simplesmente me senti incomodada com o momento e a maneira que ela foi colocada.
Outro ponto que também me decepcionou um pouco foi a revisão do livro. Um bom número de erros gramaticais e a repetição de expressões não me agradou. Particularmente, eu contei quatro aparições da expressão "progressão geométrica", que não é uma expressão usada com regularidade. E, na minha leiga opinião, esse número de aparições foi excessivo e marcou muito.
Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário é uma boa história, mas também não entra para o hall da fama (não que eu tenha um hall da fama...).
O final do livro, entretanto, é muito bom. A história evolui de maneira surpreendente e uma continuação será mais do que bem vinda!

Nota: 6
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

danilo_barbosa 15/09/2010

Quando o livro chegou nas minhas mãos, o Andrés Carneiro, autor do livro me escreveu o seguinte trecho na dedicatória: "minha mistura de fantasia e ficção".
Eu fiquei me indagando como era isso... E agora sei e tenho a certeza de que quero mais A essência dragão.
Ao contar a jornada de Tlüogodärami, ele nos transporta com um agilidade incrível numa ficção científica, mas sem perder em nenhum momento a magia que gostamos de ver nos livros.
Há 3000 anos, a tribo dos Li Seugs observam um objeto que caiu do céu, incendiando tudo á sua volta. Dentro dele saiu uma criatura majestosa, com grandes olhos amarelas.
E agora, em pleno século XXI, o engenheiro aeronáutico Andy Carter vende o seu projeto para uma empresa mais antiga que o tempo. Qual a ligação entre os dois fatos?

Resenha completa no Literatura de Cabeça:
Andrés Carreiro 15/09/2010minha estante
Olá, Danilo.
Obrigado pela força!

fdelrio 21/07/2011

Quem diria que os dragões também são chatos!!
o livro começou muito bem, contando uma estória muito interessante de dragões chegando na Terra em naves nos primórdios da civilização, mas depois de umas 60 páginas, ele começa a descrever nos mínimos detalhes a estória dos dragões e vai até a página 228, quase acabando o livro é que volta a contar a estória do início, o pior disso é que a estória dos dragões é muito, muito, chata eu pulei depois de umas 50 páginas pro final, porque não aguentava mais perder meu tempo. Horrível, tinha tudo pra ser bom, mas se perdeu completamente.

Alba 11/03/2011

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
Comecei a ler o livro com uma ideia completamente diferente do que me esperava. Não sou muito de ler sinopses, então quando li “Dragão” e comecei a leitura na “Na Ásia, há três mil anos”, logo pensei que encontraria dragões com as características a que estamos acostumados.

Pois bem. O Andrés inovou! O dragão dele chega de nave espacial, e a história que se desenvolve a partir daí é completamente surreal e inovadora.

O planeta Terra teve os dragões como sua primeira raça nativa. Eles evoluíram, desenvolveram tecnologia própria e foram desbravar o Universo.

O encontro de Tlüogodärami, o dragão, com Li-Seug Shoi há três mil anos, pontua o início de uma amizade e compromisso com o retorno do dragão às suas origens. Com os anos passados e o avanço da tecnologia, finalmente Tlüogodärami vê na figura do empreendedor Andrew a possibilidade de sua fuga e encontro com os de sua raça.

Durante todo o livro o Andrés nos leva por uma linha do tempo bem extensa, desde milhões de anos no passado da Terra, até 2036 da era Cristã, explicando como foi a ascensão da raça dos dragões e as causas de sua queda. Esse primeiro livro da trilogia trata basicamente disso: de como era a vida dos dragões na Terra e os motivos que os levaram a desbravar o Universo e sua posterior queda e quase extinção. A descrição é pontuada com algumas situações essenciais à trama, acontecendo ou no presente descrito no livro ou no passado.

Algumas explicações foram enfadonhas… Durante algumas partes do livro realmente perdi minha atenção e tinha que voltar a ler uma linha ou parágrafo.

Por falar em parágrafos, a diagramação do livro não me agradou muito. As letras são muito pequenas e às vezes o autor se estende em um mesmo parágrafo durante a página inteira. Isso realmente dificulta a leitura, chegando a deixá-la pesada e monótona. A sensação que tinha quando me deparava com um parágrafo muito grande era a mesma que tenho quando vejo um texto sem vírgulas… A impressão é que falta pausa para respirar entre uma ideia e outra; isso realmente me desagradou.

Gostou? Acesse o site: http://www.psychobooks.com.br/2011/03/resenha-sorteio-essencia-do-dragao.html

Gimenez 12/11/2010

Um livro incrível!
O que posso dizer desse livro tão legal?

Eu nunca fui muito de ler, mas depois que li Harry Potter resolvi dar mais atençao aos livros em si.

Tenho uma amiga que comprou esse livro na Saraiva e me chamou a atenção pela capa e por ser de dragões.

Já havia visto Eragon no cinema e achei o filme tão ruim que fugi do livro então comecei a historia com um pé atrás.

Posso dizer que pulei de alegria com tudo que li. A trama bem elaborada e rica em detalhes, a preocupação do autor em criar algo original e ao mesmo tempo filosófico e o final do livro de tirar o fôlego me fizeram perceber que os autores brazucas tem chances de criar obras tão bacanas como essa da essência do dragão.

Parabéns ao autor!
Andrés Carreiro 12/11/2010minha estante
Olá, Gimenez.

Puxa-vida. Estou extremamente contente com sua avaliação. Muito obrigado, :)
É muito legal quando um leitor gosta do trabalho apresentado. Como diria a propaganda do cartão, isto não tem preço, rsrsrs!

Forte abraço.

Ademar Jr 08/10/2010

A Essência do Dragão: Ressurreição
Os dragões são criaturas milenares que povoam a imaginação das pessoas, sendo que para algumas culturas eles são de uma importância divina. Vez ou outra eles aparecem como elementos para a composição de livros de fantasia e nem é preciso fazer uma lista, pois ela seria enorme. Na maioria das vezes eles são os vilões, e em outras o mocinhos, podem aparecer em bandos e em espécie única, mais eis que o autor carioca Andrés Carreiro resolve estrear na literatura de uma forma diferente. O primeiro livro de sua primeira e mais recente saga, A Essência do Dragão: Ressurreição (2010), trás essas criaturas sob um novo ângulo, aqui não é seguido nenhum dos exemplos já citados. O autor nos apresenta uma sociedade de dragões como uma raça inteligente e que precede em milhões de anos o surgimento de outra raça com o mesmo naipe intelectual, os humanos.

Leia minha resenha completa em: http://wp.me/pCGut-sl

Estevan 18/01/2011

A ascensão e queda de uma antiqüíssima civilização!
De forma emocionante, dramática e com uma singular riqueza de detalhes, Andrés Carreiro nos apresenta a odisséia de uma civilização que firmou sua soberania na Terra e no sistema solar a milhões de anos, os dragões!
Eles atingiram o apogeu de sua sociedade de forma harmoniosa, cultivando a paz e o altruísmo. Enfrentaram suas vicissitudes com sabedoria, sempre aprendendo com seus erros. No ápice de sua tecnologia, foram submetidos a uma prova derradeira: o contato com uma espécie alienígena hostil. Tiveram perdas inestimáveis, mas superaram o inimigo, num ato desesperador que rendeu um sabor de derrota. Foram feridos pelos espinhos do ódio e buscaram vingança. Sucumbiram aos seus sentimentos mais primitivos! A soberba lhes trouxera o fracasso. Muito tempo depois, um remanescente dos antigos seres surge e busca o apoio da humanidade para trazer de volta parte de seu povo extinto pela guerra remota. No final, a verdadeira essência se revela!
Uma história que, com certeza, redera brilhantes seqüências. O autor revelou-se muito original e criativo em sua proposta! Parabéns, Andrés, pela iniciativa!
Andrés Carreiro 18/01/2011minha estante
Olá, Estevan.

Estou sem palavras para expressar minha felicidade. Um autor do seu gabarito gostando do meu trabalho só me faz ter vontade de continuar, sempre. Obrigado por ter lido e entendido a proposta do livro.

Forte abraço.

Renato Klisman 03/09/2010

A Essência do Dragão: Ressurreição
Uma Antiga Civilização Está Prestes a Retornar...
Os Dragões Vem aí...

Andy Carter acabou de finalizar um dos maiores projetos científicos já vistos pela humanidade: O Black Mustang 03A.
Ele tentou de diversas formas obter o patrocínio para seu projeto, mas nenhuma empresa acreditava que aquilo daria realmente certo, exceto uma: A Seug Corporation, fundada pelos antigos Li-Seugs.
É claro que Andy fica superfeliz, isso até descobrir que por trás disso tudo está um dragão, o Tlügodärami. Um ser diferente de tudo que ele já viu.

Prepare-se para conhecer a história do maior império que já existiu na Terra (ou se preferir, Dianvist), numa história inovadora, chocante e com um final de tirar o fôlego. Descubra a essência dos dragões e prepare-se para algo diferente de tudo que você já viu.

Se vocês está acostumado àqueles dragões de contos de fadas, ou então daquele estilo Harry Potter ou Senho dos Anéis prepare-se, sua concepção sobre eles mudará para sempre.

Uma palavra que definiria o livro: Inovador
Andrés Carreiro 03/09/2010minha estante
Olá, Renato.

Muito obrigado!
Ganhei o dia com a sua resenha, :)