Inferno

Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

xuliax 21/04/2024

......................................................................................................

Pedro Medeiros 19/04/2024

Interessantíssima
Obra interessantíssima, com rica abordagem sobre o inferno e suas divisões. Dante é guiado por Virgílio no inferno, e em cada círculo encontra alguns dos grandes nomes da história. O grande círculo inicial se chama Limbo, onde ficam os gênios da humanidade que não puderam conhecer o Cristo. Percebe-se o profundo teor teológico e cristão do autor. Em suma, o único ponto negativo para mim foi a estrutura em cânticos, visto que a poesia e sua estética não são tão familiares (o que em nada diminui a obra, pois é falha minha).

Tayná Orem 16/04/2024

Indico?
Lendo pelo resumo de cada canto você consegue ter uma compreensão de todo o cenários porém lendo pelas poesias, é quase impossível, mas é uma ótima história.

MaywormIsa 12/04/2024

Um espetáculo
Eu até estou com medo de que "Purgatório" não consiga ter o mesmo esplendor de "Inferno".

Dante está em uma espécie de aventura junto de Virgílio, seu mestre e guia, e ambos vão descer os 9 pavimentos circulares do inferno. Em cada pavimento, os amigos vão encontrar figuras mitológicas, pessoas da antiguidade, conhecidos e famosos de Florença, como Reis, Bispos, entre outros.

Em cada pavimento há um castigo diferente, para um pecado diferente, e em quase todos os pavimentos, Dante sente muito dó e compaixão pelos condenados e seus castigos. Os diálogos com algumas pessoas que ele encontra são muito interessantes e alguns até engraçados.

É só ao chegar no ultimo pavimento, lá embaixo, que Virgílio e Dante conseguem chegar ao Purgatório e ver novamente um céu.

Preciso dizer que a minha experiência de leitura foi INCRÍVEL, para dizer o mínimo. Comecei cheia de dedos, achando que seria uma leitura muito difícil, mas encontrei um método que funcionou muito bem para mim (jajá explico).

Dante passa por situações diversas, o horror e a compaixão são dois sentimentos que tanto ele quanto o leitor vão sentindo ao longo das páginas.

Meu método consistiu em marcar com marca texto (sim, eu sou um monstro que rabisca livros) as palavras desconhecidas, e ler a pagina inteira mesmo não sabendo o significado de algumas palavras. Ao final da leitura da página, consultei o google e o chat gpt, pedindo sinônimos e significado de tais palavras. Assim, ia escrevendo a lápis o sinônimo ao lado do lugar marcado com marca texto, e assim, lia a página novamente.

Senti que na metade do livro eu já estava muito confortável e confiante para entender, e talvez isso também se dê a tradução, que deve ser mais simples do que as rebuscadas de outras editoras mais famosas.

Enfim, apenas se joguem com Dante nessa aventura, e se possível, conversem com alguém sobre as partes mais engraçadas ou reflexivas ou horrorosas, pois sempre teremos uma percepção diferente da nossa quando exploramos o texto com outra pessoa.

RomArio45 31/03/2024

Minha empreitada de ler a Divina Comédia está sendo feita em grupo. Resolvemos ler uma parte por mês, estamos concluindo "Inferno" e logo começaremos purgatório (embora já tenha gente que começou já). O texto do Dante é complexo, atemporal e simbólico. Muitas vezes de difícil compreensão (a parte boa é que em toda introdução de capítulo tem um resumo do que acontece nele). Temos a figura do Dante, perdido numa floresta (o que pode ser interpretado como ele perdido do caminho da virtude), ele encontra Virgílio (poeta latino, escritor da Eneida), que para ele é um símbolo de virtude, e ambos começam uma viagem por todos os círculos do inferno.
Tem castigo para toda espécie de pecado no inferno de Dante, tem lugar até para as pessoas que foram virtuosas, mas que não foram batizadas e nem tiveram contato com o Cristianismo. Todo processo de danação tem um viés simbólico e por vezes político, Dante coloca muita coisa do contexto em que vivia na Divina Comédia e não tem medo de colocar até um papa no inferno...
Muitas figuras históricas e mitológicas dão encontradas lá, Odisseu, Diomedes, Júlio Cesar, Brutus, Alexandre Magno...
A divina comédia é um livro difícil, mas necessário, de beleza assombrosa e sensibilidade que não se vê mais hoje em dia, indico bastante.

Maria1691 20/03/2024

É um tanto confuso, tem palavras complexas que são difíceis de entender. Mas se baseando em algumas passagens da para entender o contexto e objetivo da obra.

mhsmaran 16/03/2024

A passagem de Dante pelo inferno é muito peculiar e densa. Conta com muitas referências históricas, especialmente a sua história pessoal. A narrativa é muito detalhada, mas difícil de absorver.

Hugo 16/03/2024

No livro A Divina Comédia: Inferno temos o 'Tour' de Dante e Virgílio no inferno, onde veêm o suplício de inúmeras celebridades de todos os tempos da humanidade.

It's Laura 13/03/2024

Que leitura complicada, meu Deus...
Esse livro sai muito da órbita do meu nicho literário, acho que isso dificultou tanto a minha leitura.
Mas esse é um fato super válido para diversificar os meus costumes.

Karoline.Degang 09/03/2024

Inferno
Como foi difícil!
Ler esse poema foi um grande desafio. Precisei estar acompanhanda do velho amigo dicionário.
Muitas vezes precisei parar, voltar e ler de novo.

Que venha o Purgatório ?

Yuri Silva 09/03/2024

Tédio.
Com esse livro eu aprendi que comédia é o oposto de tragédia, ou seja, ao invés de começar bem e acabar mal, ele começa mal e acaba bem. Fora isso, é um saco! É só Dante passeando pelo inferno e vendo as milhões de formas que "deus" pune quem o desagrada. Chato, chato, chato. Talvez algum dia eu volte pra terminar, mas acho difícil de tão tedioso que é. Se você não gosta de baboseira cristã, não recomendo.

Milenna.Pessoa 02/03/2024

Bom um livro difícil de ler e entender, creio que lerei no futuro novamente, foi o meu primeiro livro em estilo de poema.

Carlos531 28/02/2024

Inferno, de Dante
O "Inferno" da "Divina Comédia" é uma obra de um escritor Italiano, mas mesmo assim sendo um poema mundial.
Dante retrata o inferno como um lugar de punição e tormentos, dividido em círculos que representam diferentes pecados e suas respectivas penas.
Gostei bastante do 1° livro, mas é difícil de se entender, ou pegar o ritmo do livro rápido, por ser em formato de poema, e por ainda ter uma escrita antiga.

YisraelC 19/02/2024

Não posso negar que a experiência de conhecer esse clássico tinha me deixado bem animado, apesar de saber dos desafios que eu iria enfrentar com a leitura, por ser poesia e tudo mais.

Eu estava certo que a leitura não me despertou muitos bons sentimentos, eu esperava algo a mais do que foi entregue aqui.