Inferno

Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

underlou 05/04/2021

Eu amo o texto criativo de Dante. Ainda assim, é a segunda vez que leio a obra e continuo tendo dificuldades para entender algumas passagens pois o autor faz muitas incursões históricas e apela para figuras mitológicas que por vezes precisam ser acessadas à parte. Por outro lado, o roteiro em que ele se "vinga" dos desafetos colocando-os no inferno é só um elemento coadjuvante de uma narrativa que é bem mais complexa que isso, dado que há toda uma divisão por círculos e uma precisão na própria divisão dos cantos. Se a Comédia de Dante ganhou posteriormente a alcunha de divina é porque se trata de algo realmente divino.
Cosmonauta 29/08/2021minha estante
Li duas traduções do Inferno, uma das quais contém em suas notas explicativas, menções a outras traduções; o que percebi a partir disso é que mesmo para estes estudiosos, a obra é difícil. Se há um livro para o qual são necessárias explicações adicionais ao texto, este é a Divina Comédia.

João Vitor 25/10/2021minha estante
Relaxa, ninguém entendeu

Regis 19/09/2023

A justiça, o pecado, a redenção e a punição
Dante Alighieri foi um poeta italiano (considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana) nascido em Florença em 1265, autor de vários textos líricos, filosóficos e políticos e tido como um dos mais importantes poetas do humanismo.
Ele foi acusado de corrupção e sentenciado a ser queimado vivo se permanecesse em Florença. Exilado em 1302 morreu em Ravenna, no nordeste da Itália, na costa do Adriático, em 1321.

Inferno é o trecho mais famoso de A Divina Comédia, é a primeira parte da obra e aborda temas como a justiça, o pecado, a redenção e a punição.
Em seu poema teológico Dante deixa transparecer suas opiniões políticas e humanistas, defendendo um estado laico e condenando os vícios do clero e políticos de sua época e do passado enquanto viaja pelas ?camadas? do inferno, que é dividido em nove círculos associados aos pecados cometidos, sendo o último o de maior gravidade: o Limbo (virtuosos pagãos), Vale dos Ventos (luxúria), Lago de Lama (gula), Colinas de Rocha (ganância), Rio Estige (ira), Cemitério de Fogo (heresia), Vale do Flegetonte (violência), o Malebolge (fraude), lago Cocite (traição).

Essa primeira parte é composta de 34 cantos com cerca de 140 versos cada um. Dante estava perdido em uma selva escura quando encontra Virgílio, o grande poeta romano autor de Eneida (tido por muitos estudiosos como a representação da razão), que irá guiá-lo pelo inferno e o purgatório em direção ao paraíso.

Dante é o personagem principal do poema que é narrado em primeira pessoa por ele mesmo, que em muitas passagens fala diretamente com o leitor, nos fazendo participar de sua jornada com Virgílio pelo outro mundo.
Durante a viagem pelo inferno eles encontram diversas personalidades importantes como filósofos, poetas, escritores, figuras mitológicas; além de um parente, alguns conhecidos, clérigos e políticos. Dentre todos eles Dante mostra um contentamento efusivo ao encontrar, no limbo, Homero, Horácio, Ovídio e Lucano; Ilustrando a importância que é dada pelos artistas do Humanismo à cultura greco-latina.

Inferno é apenas a primeira parte do Poema e espero gostar também da jornada pelo purgatório e paraíso.
Gostei da linguagem alegórica do autor, apesar das referências serem muito antigas foi muito interessante quando eu conseguia identificá-las sem ajuda das notas do tradutor.
Essa é uma obra com teor histórico, mitológico, filosófico, político e religioso; que defende a ética e as virtudes na condução da vida e que é muito admirada e citada até os dias de hoje.
Gostei muito de conhecer a primeira parte desse grande clássico humanista do Renascimento literário.

Recomendo para todos que apreciam os grandes clássicos.
Fabio 20/09/2023minha estante
Concordo com todos os pontos que abordou, Regis!
A carga filosófica, histórica e religiosa dessa obra é gigantesca, e fico extremamente feliz que uma editora atual se dispusesse a republicar, ainda mais dividindo em três tomos, que facilita demais a vida do leitor
Parabéns, Regis pela belíssima resenha!!!

Regis 20/09/2023minha estante
Obrigada, Fábio! Dividir em três ajuda muito mesmo. ??

HenryClerval 05/10/2023minha estante
Resenha perfeita! ?

Regis 05/10/2023minha estante
Obrigada, Leandro! ?

Raul 26/01/2022

Bastante descritivo
Por ser uma obra escrita há séculos, consequentemente, a questão da tradução foi boa.

É um livro que descreve o inferno na visão da sociedade da época. Não tem muito a comentar... ele ajuda a compreender alguns elementos da cultura medieval e do pensamento espalhado pela igreja.

Por toda leitura eu só pensei: "Como alguém consegue escrever 240 páginas numa métrica poética como essa?"

Carlos531 28/02/2024

Inferno, de Dante
O "Inferno" da "Divina Comédia" é uma obra de um escritor Italiano, mas mesmo assim sendo um poema mundial.
Dante retrata o inferno como um lugar de punição e tormentos, dividido em círculos que representam diferentes pecados e suas respectivas penas.
Gostei bastante do 1° livro, mas é difícil de se entender, ou pegar o ritmo do livro rápido, por ser em formato de poema, e por ainda ter uma escrita antiga.

Susan.Appilt 15/09/2020

O Inferno de Dante
Esse livro foi uma grata surpresa! Comecei a leitura sem entender quase nada, pois como é um poema épico demorei até captar bem a estética dele e me concentrar na narrativa, que é bem difícil e por vezes foi necessário reler várias vezes os cantos para compreender o que estava acontecendo.
Depois de me acostumar à escrita, fiz questão de ler mais devagar e saborear os versos, pois Dante Alighieri escreveu tudo com tamanha simetria e perfeição que seria um pecado não fazer todo o possível para aprender com o livro.
A história é fascinante! A complexidade dos nove círculos do Inferno, as alegorias utilizadas, os castigos eternos que chocam da Justiça Divina, os detalhes e os diálogos são surpreendentes.
Foi uma leitura difícil, mas muito gratificante!

"Aquele que a existência assim consuma,
Tal vestígio de si deixa na terra,
Como o fumo no ar e na água a espuma."
Erick Simões 07/01/2021minha estante
Tive a mesma sensação no início

omogui 19/03/2021minha estante
Ainda não me adaptei, mas vou insistir nessa leitura

Vi 24/05/2021

dois pontos merecem destaque nesta obra. primeiro, a grande capacidade de síntese do pensamento de Dante, ao reunir diversas referências à mitologia greco-romana, aos autores do passado e às personalidades de seu tempo, além do caráter teológico-filosófico da obra e das críticas políticas que a permeiam. nesse sentido, a divina comédia pode ser concebida como produto de uma criatividade imensurável, marca do gênio de Dante. o outro ponto de destaque é o caráter profundamente pessoal da obra. Dante ele próprio vivenciou graves tragédias ao longo da vida, o exílio, o casamento forçado, o amor impossível de Beatrice etc. a imagem que tenho de Dante é a de um estrangeiro - na obra e talvez na vida, ou talvez na obra porque na vida - alheio a tudo e irremediavelmente em busca de algo, uma pátria, uma família ou a efetivação de um amor impossível e longínquo. o último item, aliás, síntese de uma interessante interpretação, apareceu em uma conversa com o amigo Mateus. a tese é: a chaga causada pelo amor impossível de Beatrice levou Dante ao mais profundo dos infernos, como Werther, mas, ao contrário deste, encontrou na tragédia um princípio de sabedoria divina - marcada pela troca da sabedoria humana (Virgílio) pela divina (Beatrice) - que o alçou ao mais sublime dos céus. tudo, é claro, não passa de interpretação e especulação. curioso é que obra tão vasta possa influenciar num seu leitor o uso do mesmo artifício que lhe deu origem: a criatividade. como apontou o amigo Caio, com o parecer a mesma obra sempre diferente.

no mais, muitos pormenores da obra me passaram despercebidos. mesmo sendo esta tradução possivelmente a mais acessível ao público leigo - pelo menos a mais acessível e que preserva ao máximo o tom original da obra -, senti em vários momentos minha rigidez cognitiva me prendendo aos significados mais literais e particulares dos versos (pra que serve métrica, afinal?). por isso, muitos seus aspectos não posso julgar adequadamente, mas de certo alguém com uma habilidade interpretativa superior poderia extrair muito mais. quem sabe noutra leitura.
caio.lobo. 24/05/2021minha estante
Outro detalhe que me deixa fascinado: na entrada do inferno está escrito "Vós que entrais, abandonai toda a esperança". Ou seja, quem entra não sai mais, mas Dante entrou e saiu do inferno e ainda fez com que Virgílio também saísse, quebrando a regra aparentemente implacável que estava na entrada.

Vi 25/05/2021minha estante
né. isso que o Dante nem morto tava. então como fez a "travessia das almas" e toda a viagem dps? ahusua

vanessaxclementino 18/03/2021

Dante
o que se esperar dos escritos de Dante afina? classico que a tempos esperava poder ler
Hong Zhuang 18/03/2021minha estante
Você n gostou?

Rosabel Poetry 24/06/2021

É necessário passar pelo inferno para conhecer o céu
A ideia principal da obra é milenar e vibrante. A forma como Dante trata a si mesmo como personagem principal e se põe a dialogar com todos que aparecem em seu caminho afim de compreender não apenas a sua visão do lugar mas a de outros presentes, a ideia de cada condenado em seu local pronto a refletir e sofrer demonstra muito do orgulho e arrependimento humano. A linguagem lírica enfatiza a dramaticidade, embora, poderia ser mais clara.

Guilherme.Oliveira 03/06/2023

O livro é ótimo!
Dante foi brilhante em sua criação.
Todavia, são muitas informações "paralelas" e referências que as vezes era necessário interromper a leitura para acessar estas informações "secundárias".

Não é atoa que trata-se de obra muito estudada em todo aprofundamento em suas entranhas, e sim, ela merece.

Rafael1548 20/08/2023

Clássico é clássico
Essa seria uma daquelas "leituras de lazer" (não gosto desse termo), mas é impossível fazer algumas pontuações.

A Divina Comédia é dividida em 3 livros do qual o Inferno é a primeira parte. Estruturalmente, toda a obra é dividida em cem capítulos, 33 cânticos distribuídos em tercetos.

Falando especificamente do Inferno, Dante se vê perdido numa floresta e é atraído por 3 seres: leopardo, leão e ursa. Neste momento Virgílio aparece para ser seu guia até o Paraíso onde o amor de Dante, Beatriz/Beatrice está.

O inferno tem a estrutura em espiral (camadas) dos quais seguem os 7 pecados capitais (aquela visão tola de que há pecados toleráveis ou punidos de forma mais branda que outros):

Primeiro Círculo: Limbo (virtuosos pagãos)

Segundo Círculo: Vale dos Ventos (luxúria)

Terceiro Círculo: Lago de Lama (gula)

Quarto Círculo: Colinas de Rocha (ganância)

Quinto Círculo: Rio Estige (ira)

Sexto Círculo: Cemitério de Fogo (heresia)

Sétimo círculo: Vale do Flegetonte (violência)

O mais interessante, olhando através da Bíblia, é como os crentes não têm conhecimento algum das trevas e que o que pensam ser o inferno, na verdade, é uma visão pagã.

O inferno não é o reino de Satanás, mas o lugar criado por DEUS para punição eterna.

Algo que me chamou a atenção, além do vocabulário (costumo dizer que esse tipo de obra te obriga a ir ao dicionário) é a extrema habilidade do autor em expor detalhes dos locais, dos temores e pavores deste local. Realmente um lugar de ranger de dentes.
Carolina 20/08/2023minha estante
Se existem cristãos que fazem uma ideia errada do que seja o inferno, a culpa não é do Dante, afinal ele escreveu um livro de FICÇÃO. Um baita livro, diga-se de passagem, com uma linguagem poética belíssima.

Rafael1548 20/08/2023minha estante
Caso a senhora tenha feito a devida leitura, em nenhum momento falei que a culpa é do Dante. Eu disse que os elementos helenistas entraram naquilo que não é Bíblico.

Carolina 20/08/2023minha estante
Eu quis dizer que não existe nada de errado com a obra do Dante, pois ainda que contenha os ditos "elementos helenistas", trata-se de uma obra de ficção.

Rafael1548 20/08/2023minha estante
Exatamente. Se a senhora leu direito a resenha, em nenhum momento é dito que há problema na obra

darkblueonfire 12/06/2023

A divina comédia
Fico feliz por ter lido tão rápido e finalmente contemplado a perspicácia de Dante com as palavras, cada frase tem uma inteligência bem pensada por trás, tem um desenvolvimento ótimo e como eu já esperava não é uma leitura tão fácil, um dos melhores livros que já tive o prazer de ler.

Manu5 06/02/2024

Maravilhoso
Não tem o que falar desse livro, muito bem escrito, prende muito o leitor, não achei difícil de compreender e achei bem assustador a forma como Dante pensou o inferno e principal o último nível onde está Lúcifer é frio e não quente. Pra quem não sabe Dante dividiu o inferno em 9 níveis e cada nível fica pessoas que cometeram pecado específico, por exemplo traição está no 9 nível junto com Lúcifer, o que é interessante eu não acho traição o pior pecado, Dante pensava diferente.
Xi Drinx 08/02/2024minha estante
Foi por trair Deus que Lúcifer foi expulso, faz sentido...

Manu5 08/02/2024minha estante
No caso dele sim, porém pensando na gente não kkk tipo matar alguém pra mim é poir

Manu5 08/02/2024minha estante
No caso dele eu entendi, porém no caso da gente não, pra mim matar alguém é pior

Xi Drinx 08/02/2024minha estante
Não aos olhos divinos...

Pedro Schabarum 25/03/2021

Inferno
O inferno é uma das partes da comédia de Dante, nela vemos os oito círculos e os que sofrem neles pelos seus pecados.

gabzsch 29/06/2022

o Inferno de Dante
O Inferno de Dante, a primeira parte d'A Divina Comédia, foi uma das leituras mais complicadas da minha vida.
Sim, o livro é de difícil compreensão. Mas basta ler com vídeos de apoio e descrições em prosa que geralmente estão nas edições do mesmo que fica muito mais simples de se entender.
Por mais que seja difícil, gostei muito das partes que entendi. O canto III e o XXXIV são, sem dúvidas, meus favoritos.
gica 06/07/2022minha estante
n entendeu nada e ta fazendo resenha

gabzsch 06/07/2022minha estante
mentira isso ai