Paraíso

Paraíso Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Maria1691 06/04/2024

Achei esse volume mais vago e bem mais difícil de compreender do que o inferno e o purgatório. A maneira como ele definiu o céu é de certa forma intrigante e sem contar nos demais personagens que confesso não ter conhecimento de 90%. Mas, tirando isso a leitura é fácil e apesar de não ter prendido minha atenção igual os volumes anteriores, ela flui facilmente.

Hugo 20/03/2024

Ao contrário dos antecessores inferno e pulgatório, em Paraíso, Dante se encontra com vários santos da Igreja e admira seus feitos.

Carlos531 16/03/2024

Paraíso, Dante
O "Paraíso" da "Divina Comédia" é a terceira(e última) parte do Box.
Dante é guiado por Beatriz, e testemunha "as glórias celestiais".
Sendo o Paraíso representado como uma hierarquia de esferas onde cada um representa uma virtude teológica.
Não gostei tanto da ultima obra, por achar muito arrastada, mas continua sendo boa.

Mayene.Andrade 29/02/2024

Leitura mais fácil, história menos interessante
O último livro que relata a visão do poeta do paraíso é mais fácil de ler do que os demais, porém eu considero a história menos interessante. Achei confusa a alusão dele da divisão do céu pelos planetas do sistema solar. Mas de maneira geral a divina comédia é uma boa leitura.

BaroonaVK 26/02/2024

Apesar de ser mais interessante que o livro do Purgatório em questão de encontros e citações mitológicas, ainda acho a qualidade muito inferior ao livro do Inferno.

Acho que ele peca nas mesmas questões de encontrar pessoas e relatar acontecimentos que só eram relevantes historicamente naquele momento em que a obra foi escrita, pra mim isso tornou a história bem monótona e desinsteressante

Kusmarii 18/02/2024

Leitura complicada, mas interessante
Digo isso para os três livros da divina comédia. Além de ser uma narrativa em versos, possui palavras não mais utilizadas no cotidiano. Porém, tem uma ideia bastante interessante. Não é um livro que recomendaria para um iniciante pra leitura, e sim para alguém paciente que lê com um dicionário ao lado. Não sou uma pessoa dessas, por isso não foi uma história que me cativou tanto...

André Lima 12/02/2024

Linguagem "diferente " do meu vocabulário atual, se eu tivesse um conhecimento maior do estilo, provavelmente teria aproveitado mais, mas mesmo assim, valeu muito a leitura!

Usagi a coelha 07/02/2024

Paraíso
Para mim foi o livro mais desinteressante dos três, é uma leitura em que você tem que estar empenhado a pesquisar e a interpretar muita coisa, muito arrastada e eu não via a hora de acabar. Mas, pela parte mitologica é legal.

Bruno.Ariel 27/01/2024

Último passo do Poema
Encontrando seu grande amor, o Poeta se alça aos céus onde encontra santos e divindades que o ajudam no conhecimento divino.

Após conhecer o inferno e o purgatório, Dante finalmente vai ao céus e tem o conhecimento divino e entende como a alma dos bondosos vive no pós morte. Cheio de dúvidas acerca da luz divina, ele encontra santidades e divindades pelo caminho, em companhia de sua amada que o ajuda.

Wiven 25/01/2024

Desfecho da poesia épica mais famosa do mestre Dante.
Surpreendentemente bom! Como um todo, a obra não me trouxe satisfação extrema, por gosto pessoal quanto por incompreensão de certas partes do texto (admito que a leitura não é fácil para um principiante como eu), mas, Paraíso é tão bom quanto as outras partes, vejo muitas críticas acerca das partes póstumas à Inferno de Dante, onde muitos afirmam que a poesia decai, baseando-se nisso, discordo em muitas partes, sendo que:

A obra aqui já caminha ao fim, depois da longa jornada de Dante, que agora anda em companhia de sua amada Beatriz. Confesso que em comparação a Inferno, esta parte tem determinada carência de detalhes se tratando dos cenários e paisagens, porém senti uma maior leveza na leitura, aqui o diálogo se intensifica bastante, predominando grande parte da narrativa de Paraíso, (não assim dispensando o foco da obra) me admirei também do "sistema hierárquico" cujo o céu impõe, onde supostamente (até onde sei) o mesmo teria um sistema igualitário do direito de desfrutar das mesmas graças no paraíso, diferente do proposto na obra. Como Ateu Agnóstico que sou, é sempre de grande deleite analisar determinadas perspectivas dos demais diante da concepção do divino, do paraíso, e de mais figuras/ fatores espirituais, sendo assim, a representação de dante para o Paraíso me encantou bastante e me trouxe uma sensação de ser inédito (apesar da obra já ser quase milenar).
Por fim, o desfecho da obra juntamente dos encontros, aparições, diálogos, cenários e filosofias apresentadas englobam um teor riquíssimo de cultura, seja histórica, política, mitológica, sociológica e das demais ciências. Dante mudou o curso da história literária e isso é inegável, seu conhecimento alto e criatividade sem igual é responsável por essa obra que é bela e apreciada mesmo no mundo contemporâneo, sua poesia não é para todos, mas, para aqueles que dispõem de um olhar crítico e aberto a novas experiências (sendo estas boas ou ruins), recomendo a leitura da Divina Comédia, pois a mesma é excelente!

Kethellyn 16/01/2024

Difícil, dnv
Sei que é uma reclamação boba por ser um livro super antigo, mas é oq me fez demorar tanto para ler os livros, mas gostei muito dos três mesmo assim, e gostei MUITO da descrição das santidades nesse livro, achei realmente genial

Lia 29/12/2023

Fim de uma saga.
Falando bem a verdade o meu nível de imersão no livro foi diminuindo a cada capítulo. Não tem nem como comparar com o Inferno ou o Purgatório da trilogia. Muitos pensamentos se repetiram. Havia muitas passagens sobre luz que ficarão enfadonhas no final. O que, no final, pode ser uma hipocresia pensar, pois esse livro é bem mais "paz e amor" do que as calamidades apresentadas nos outros. Fascínio pela visão da dor do outro deixa tudo mais interessante? Susan Sontag responde lkk.
Sei que o livro foi escrito por Dante de uma maneira que a população entende-se a obra, sem muito rebuscamento linguístico. Mas lendo essa obra 700 anos depois senti sim uma "certa" dificuldade na leitura, mas nada muito impossível (principalmente por ter leituras de apoio facilmente encontravéis na internet).
A essência foi pega, mesmo não sendo satisfatória.

Jéssany 29/12/2023

Dante foi muito feliz nessa trilogia. A estrutura da Paraíso é baseada nas quatro virtudes cardinais e nas três virtudes teologais. Finalizar tudo e ver as práticas dessas virtudes, nos deixa o lembrete de prática las constantemente.

Davi 26/11/2023

Paraíso no sistema solar
Esse volume é um pouco parecido com o passado, mas ao invés dos círculos de pecadores temos os níveis planetare representando o paraíso.

Continuo com a opinião de que tenho que reler um dia com bastante calma, acompanhar os cânticos exige cuidado e muitas vezes é maçante, por enquanto me serviu apenas para o checklist e conhecer as obras.