spoiler visualizarQuincas Borba 16/04/2023
Resumo do Purgatório de Dante
(Veja meu resumo do Inferno).
Antes de tudo, mais contexto:
Após o fim do Inferno (caso não se lembre, é quando Dante e Virgílio escalam as pernas de Satã), os nossos poetas se encontraram do outro lado do mundo. Na época, a existência da América não era um fato conhecido entre europeus, então Dante teorizou que, se tem a Eurásia e a África, então o Purgatório (que é um monte) estaria do outro lado do mundo.
Como uma espécie de inversão do inferno, onde quanto mais círculos avançavam, piores eram os castigos e os crimes, o purgatório vai melhorando de acordo com os níveis, onde no último a pessoa pode finalmente ir para o céu (ou paraíso). Mas, as almas do purgatório ainda passam por torturas, como no inferno, mas temporárias.
Canto I
? Os poetas chegam e são recepcionados por Catão de Útica (figura importante de Roma que se opôs a Júlio César) e deixa-os passar, após questionar o motivo dos dois estarem ali. Dante menciona a noite estrelada e as constelações. Os poetas, no entanto, não estão achando o caminho para o Purgatório e estão numa faixa de terra cercada pelo mar.
Canto II
? Os poetas estão de boas, até verem um anjo conduzindo um barco (que aparentemente voa também), e Dante descreve o quão brilhoso ele é. Em seguida, algumas almas aparecem, uma delas sendo Casella, amigo de Dante que é cantor. Após conversarem, Casella canta uma frase pra Dante (literalmente, ele fala apenas uma frase em tom de melodia) e do nada, Catão aparece e espanta as almas, dizendo para Dante e Virgílio apressarem-se em subir o monte purgatório.
Canto III
? Dante perde Virgílio de vista e esse, ao ver as feições confusas e assustadas de Dante, o assegura de que ele o acompanhará. Perto do monte, encontram um bando de almas, que se afastam ao verem Dante, pelo fato dele possuir sombra. Virgílio explica que, por Dante ser feito de carne, ainda tem sombra, enquanto ele e as almas não tem. Um espírito, Manfredo (rei da Sicília) os aponta o caminho para a escada.
Canto IV
? Dante e Virgílio começam a escalar o monte purgatório. Dante vê o sol nascendo do oeste, e pergunta a Virgílio porquê; ele responde dizendo que o purgatório fica no centro do hemisfério oposto, então o sol nasce diferente. Chegando no primeiro nível, encontram uma multidão de almas; uma delas, Belacqua (florento amigo de Dante), está sentado, abraçando os joelhos, e conversa com Dante.
Canto V
? Avançando, Dante encontra mais almas e para, pois elas estavam o olhando e o estranhando por ele estar vivo, mas Virgílio diz para ele se apressar. Ainda assim, duas almas vão falar com Dante, que o contam que são espíritos que morreram violentamente, mas perdoaram seus assassinos.
? A primeira alma é Jacopo de Cassero, morto pelo Marquês Azzo III d'Este; a segunda é Buonconte de Montefeltro, filho de Guido (visto anteriormente no canto de número 27 em Inferno) e morreu na batalha de Campaldino.
Canto VI
? Dante continua andando e várias almas, ao perceberem que ele é vivo, pedem para que ele se lembre delas quando voltar dessa viagem. Dante questiona Virgílio o porquê disto, e ele responde dizendo que as almas esperam que alguém reze e lembre delas. Adiante, Virgílio vai até um espírito para perguntar o caminho para o próximo nível e, após mencionar ter nascido em Mântua, o homem chamado Sordello de Visconti (poeta e guerreiro do século XIII) o abraça, dizendo que também veio de lá. Assim, Dante fica muito bravo e dá uma discurso sobre o estado da península itálica, que na época era toda dividida em países em guerra, e como deveria voltar a ser unida como era na época de César.
? As almas que falam com Dante são:
Benicasa de Laterina (assassinado por Ghino del Tacco);
Guccio Tarlati (morreu afogado no rio Arno ao perseguir os inimigos derrotados numa batalha);
Frederico Noveilo (morto ao socorrer Guccio);
Farinata degli Scornegiani (traído);
Conde Orso degli Alberti (assassinado por seu primo);
Pedro Brosse (médico de Felipe III, enforcado sob falsas acusações);
Canto VII
? Sordello, ao ver que Virgílio é... o Virgílio, começa a louvá-lo. Virgílio pergunta para onde eles podem avançar, e Sordello aponta uma fenda e apresenta algumas almas que estão aqui.
? As almas são as dos imperadores sacro romanos:
Rodolfo de Habsburgo;
Henrique VII;
Otocar II;
? E também de alguns reis:
Filipe III da França;
Henrique I de Navarra;
Pedro III de Aragão;
Carlos I de Anjou;
Afonso III de Aragão (esse ainda era príncipe);
Henrique III da Inglaterra;
Canto VIII
? Dante vê dois anjos carregando espadas. É revelado que esses anjos lutam contra a serpente do Jardim do Éden, que ainda tenta ir ao purgatório para atrair pecadores. Dante encontra um bom amigo seu, Conrado Malaspina (que abrigou Dante em 1307), que o pergunta sobre notícias da sua pátria; mas Dante responde apenas elogiando a família de Conrado. Os poetas se apressam.
Canto IX
? Dante dorme, tem um sonho sobre ser carregado por uma águia, seguido de um raio e o terreno abaixo pegando fogo (esse sonho deve ter algum significado, mas eu não sei). Ele acorda e vê Virgílio, que explica que Santa Luzia o trouxe aqui. Os poetas estão na porta do purgatório, onde um anjo pega uma espada e escreve sete PP na testa de Dante e abre as portas para o purgatório.
Canto X
? Ao entrarem, os poetas observam umas esculturas com história entalhadas, umas com Jesus, a Virgem Maria e uma sobre o imperador romano Trajano falando com sua mãe garantindo que ela vai ao céu (???). Virgílio chama a atenção de Dante, que mostra os pecadores da soberba, que são obrigados a sustentarem pedras enormes.
Canto XI
? No primeiro nível, Dante só conversa com umas pessoas que ele conheceu na vida real e os repreende por serem soberbos.
? Os amiguinhos de Dante:
Umberto Aldobrandeschi;
Oderisi de Gubbio;
Provenzan Salvani;
Canto XII
? No caminho para o segundo nível (ou compartimentos), Dante observa pinturas que retratam momentos de soberba de mitologias, da história e da Bíblia. Em seguida, um anjo aparece e retira um dos sete PP que tem na cabeça de Dante, que comenta com Virgílio como ele se sente mais leve subindo os degraus.
? Das pinturas:
Primeiro, ele vê Lúcifer;
Briareu, que se revoltou contra Júpiter;
Apolo sob um campo de gigantes derrotados, junto de Marte e Palas;
Nemrod, o gigante, construindo a Torre de Babel;
Níobe, personagem da mitologia grega que, ao ver uma mulher com dois filhos, sente inveja (pois ela tinha doze), então Apolo e Diana matam todos;
Saul, o rei de Israel, que se suicidou;
Aracne desafiando Minerva;
Roboam, filho de Salmoão, que oprimiu o povo de Israel;
Alcmeon, matou sua mãe após essa revelar o esconderijo para os inimigos de seu pai pela bagatela de um colar de ouro;
Senaqueribe, rei dos assírios, morto por seus filhos;
Ciro, o Grande, morto sob ordens de Tamíris, rainha dos Massagetas, que teria gritado: "Sacia-te de sangue, monstro!";
E as ruínas de Tróia;
Canto XIII
? O segundo nível é o da inveja, e lá os invejosos tem os olhos costurados com arames. Dante conversa com uma mulher chamado Sápia da cidade de Siena, que pede para que Dante rogue por ela.
Canto XIV
? Dante escuta uma conversa entre duas almas, que tornam a ele. Um alma, Rinieri de Calboli, pergunta de onde Dante é, e ele fala sobre a Toscana (região onde fica Florença) e como o neto de Rinieri, Fulcieri, virou um tirano que perseguiu o partido de Dante. Aí do nada, do absolutamente nada, Guido del Duca, a segunda alma, dá uma sermão sobre a região da Romanha e como a qualidade das famílias aristocráticas caíram (tá né???). Então, os poetas ouvem vozes de atos de inveja que foram cometidos no passado (ouvem Caim depois de ter matado Abel e Agaluro, filha do rei de Atenas que foi transformada em pedra por Mercúrio por sentir inveja da irmã, amada pelo deus).
Canto XV
? Dante e Virgílio começam a subir e um anjo aparece para tirar mais um PP da testa de Dante, que agora tem 5. Dante pergunta o que Guido estava querendo dizer com a decadência das famílias da Romanha, e Virgílio responde que aquilo revela o vício dele, que seria inveja. Antes de Dante responder algo, ele entra no terceiro nível sem nem perceber e entra numa densa neblina cinza, ouvindo vozes de alguns acontecimentos: a Virgem Maria confortando Jesus criança após ele desaparecer por três dias; os gritos de raiva da mulher de Pisístrato (príncipe de Atenas) que pediu vingança contra um cara que beijou sua filha em público; Santo Estevão sendo apedrejado pela multidão.
Canto XVI
? No terceiro nível, o da ira, os punidos tem fumaça em seus olhos. Dante conversa com Marco Lombardo, um homem considerado sábio e prudente, de Veneza, que fala sobre o mundo ser um lugar cheio de vícios, e Dante pergunta o porquê; Marco responde que, por conta dos maus governos e a busca por bens temporários, o mundo está perdido. Dante tenta argumentar de volta, mas Marco não o quis ouvir, então os poetas continuam.
Canto XVII
? Saindo do terceiro nível, Dante tem outras visões como as que tinha visto ao entrar: Filomena, esposa de Teseu, deu a ele seus próprios filhos de comer, para vingar-se; Aman, ministro do rei Assuero, foi crucificado na cruz no lugar de um inocente por seus atos; Lavínia (filha do rei Latino) lamentando a morte de sua mãe que, após achar que o noivo de sua filha havia sido morto por Eneias, matou-se. Um anjo aparece e tira um PP da testa de Dante. Os poetas param para descansar e Dante pergunta a Virgílio a origem de alguns vícios e ele responde que o amor é a origem dos maiores vícios e das maiores virtudes.
Canto XVIII
? Dante ainda tem dúvidas sobre o amor, sobre como pode ser bom e ruim se o ser humano já nasce com essa essência, e Virgílio responde que não é porque a pessoa nasce com amor, e sim como o sentimento vai se desenvolvendo dependendo da própria pessoa. Os poetas percebem que estão no quarto nível do purgatório, onde estão os preguiçosos, que andam em círculos louvando. Dante encontra o abade Geraldo, de São Zeno, que o fala sobre Milão.
Canto XIX
? Dante adormece. Ele tem uma visão, na qual uma criatura horrenda, parecida com uma sereia, mas extremamente deformada, que o chama com uma voz suave. Em seguida, uma dama aparece e a repreende. Ele acorda, enquanto um anjo passa voando, e Virgílio pergunta a Dante sobre o que ele estava sonhando. Os poetas estão no quinto nível, no da ira. Dante encontra uma figura curiosa, que revela-se o papa Adriano V. O papa fala como não era tão cristão assim, por isso esta sofrendo. Dante se ajoelha em honra, nas Adriano o repreende, dizendo que ele não é mais um papa, portanto, não tem as mesmas regalias. Por fim, ele pede para que sua sobrinha, Alagia, não caia no caminho da escuridão.
Canto XX
? Ainda lá, Dante ouve uma alma recitar frases poderosas e pergunta quem é. É Hugo Capeto, que fundou a mais longeva linha de reis da França, acabando apenas em 1820. Ele fala sobre os seus descendentes e como são incompetentes, elogiando Carlos I de Anjou por suas conquistas na Itália; mas, prediz que Carlos de Valois tem em seu coração ódio a Florença (mais uma alma predizendo o futuro de Dante). Os poetas saem e sentem um grande terremoto, seguido da canção "Glória a Deus nas Alturas", e ficam atônitos.
Canto XXI
? Os poetas encontram o poeta latino Estácio, que explica o porquê do acontecido: ele completou todos os estágios do purgatório, e portanto, está apto a subir para o céu. Estácio reconhece Virgílio, e o louva, mas também faz uma piada sobre ele, fazendo ele e Dante ficarem rindo enquanto Virgílio fica com raiva.
Canto XXII
? Estácio explica que, por conta de sua avareza, e não ter declarado sua conversão ao cristianismo em público, ele teve de ficar muito tempo nos compartimentos do purgatório. Ademais, os poetas avançam ao sexto nível, e Dante ouve cantos de pessoas gulosas.
Canto XXIII
? Os gulosos sofrem de extrema magreza, com apenas a pele cobrindo o osso e os olhos muito profundos. Dante encontra um parente seu, Forense Donati, que foi morto em 1295. Eles começam a conversar. Forese pergunta quanto tempo se passou desde sua morte, e Dante responde que faz cinco anos. Forese lembra-se de sua esposa e disserta sobre as mulheres de Florença (e a superioridade delas em relação as mulheres pagãs e as marroquinas). Ele pergunta a Dante quem está o guiando, e Dante responde.
Canto XXIV
? Dante continua a conversa e pergunta onde está Picarda, irmã de Donati. Esse não sabe a resposta. Antes de partir, Forese pergunta quando ele e Dante se encontrarão novamente, e o poeta diz que não sabe, já que ele ainda está vivo. Forese elogia a poesia de Dante. Os poetas se acercam da árvore do fruto proibido, que está no meio do nível. Em seguida, eles vão embora e o anjo aparece para tirar o penúltimo PP de Dante.
Canto XXV
? Enquanto partem para o último nível, Dante pergunta a Virgílio como as almas podem sentir fome se são almas. Virgílio pede a Estácio para explicar. Este fala sobre a geração do homem, dentro do útero, até sua forma espiritual; da mesma forma que uma alma pode sentir emoções, também podem sentir fome e desnutrição. Basicamente, a explicação é porque Deus quer. Os poetas chegam ao sétimo nível, onde ficam os luxuriosos, que são queimados para serem purificados.
Canto XXVI
? Chegando lá, as almas se espantam com Dante, por ele estar vivo, e várias começam a lhe perguntar porque. Mas ele nunca as responde por causa do fluxo. Dante encontra os poetas Guido Guinizelli. Os dois conversam sobre poesia, e Dante o elogia muito. Adiante, encontram Arnaud Daniel, famoso poeta provençal, que cumprimenta Dante com versos antes de ser consumido pelo fogo.
Canto XXVII
? Dentro do último nível, um anjo aparece. Ele diz que, para alcançar o Paraíso Terrestre, Dante deve atravessar as chamas. Virgílio tenta o encorajar, mas não consegue, então ele e Estácio seguem. Dante cria coragem e atravessa o fogo (por Beatriz). Os poetas, enfim, chegam ao Paraíso Terrestre.
Canto XXVIII
? Dante descreve como o Paraíso Terrestre é bonito (e muito ventoso). Dante não consegue atravessar o rio que lá tem. Os poetas perguntam então a uma dama que está lá, Matilde (inspirada na Matilde, condesa de Canossa), o porquê de Dante não poder atravessar; ela diz que é por causa dos pecados passados e remanescentes dele. Os poetas ouvem cantos e músicas.
Canto XXIX
? Olhando a floresta, um desfile começa a acontecer. Dante descreve: sete árvores de ouro e sete candelabros de ouro (os sete dons do espírito santo) que brilhavam de cores diferentes; várias pessoas carregando estandartes; vinte e quatro velhos (os 24 livros do Velho Testamento); quatro animais (simbolizando os evangelhos), cada qual com seis asas e mais de cem olhos (Dante não os descreve porquê não quer); uma carroça de duas rodas e um grifo (simbolizando a Igreja Católica, as duas rodas sendo o Velho e o Novo Testamento e o grifo sendo Jesus). Dante fica maravilhado com isso, evocando os triunfos comemorados em Roma. Em seguida, aparecem as sete virtudes: as três teológicas (fé, esperança e caridade) e as quatro cardiais (justiça, fortaleza, temperança e prudência). Em seguida, várias figuras anciãs aparecem, representando os santos, e a carroça para.
? A aparição das sete virtudes tem um significado muita grande. Na época de Dante, essa ideia das virtudes era muito popular entre os cristãos. As quatro virtudes cardiais seriam atributos que qualquer ser humano conseguiria, mas para conseguir as três teológicas, o ser humano teria de se volver a Deus. E a aparição dessas virtudes é prefigurada antes, lá nos primeiros cantos, quando Dante menciona quatro estrelas no céu.
Canto XXX
? Cem anjos descem do céu para preparar a chegada de alguém. Dante vê uma figura de lindo manto verde e a cabeça coberta por um véu. Quando Dante vai dizer algo a Virgílio, percebe que ele sumiu (Virgílio, a sabedoria humana, deixa de ser o guia de Dante para dar lugar a sabedoria divina, representada por Beatriz) e começa a chorar copiosamente. Os anjos sentem pena. A figura se revela Beatriz, que proclama a sua decepção com Dante, pois ele era um homem bom até a morte dela, mas depois envolveu-se em vícios e um caminho obscuro, e ela teve de descer ao inferno e pedir a Deus para que Dante pudesse se redimir.
Canto XXXI
? Beatriz continua a repreender Dante por seus feitos errados. Dante, ainda choroso, confessa os seus pecados. Matilde (a mulher que fica cuidando do Paraíso Terrestre) leva Dante e lava a cara dele no rio. As quatro virtudes o acompanham e o levam até a carroça, onde Beatriz está. Elas pedem que Beatriz tire o véu para que Dante veja seus olhos e ela assim o faz.
Canto XXXII
? Dante fica tão hipnotizado com a beleza de Beatriz que fica um tempo cego. Depois, ele, Matilde e Estácio seguem a procissão, até o grifo atar a carroça a uma árvore, essa sendo a árvore do fruto proibido. A procissão começa a cantar hinos, fazendo Dante adormecer. Ao acordar, ele vê Beatriz e as sete virtudes sentadas ao redor da árvore, e Beatriz pede para que Dante depois escreva o que vai acontecer. E o seguinte acontece: uma águia aparece e ataca a carroça, a deixando muito destruída; depois, uma raposa vem e senta nela, e Beatriz a expulsa; a águia volta e deixa várias de suas penas nos restos do veículo; então, o chão racha e um dragão aparece, enrola a cauda ao redor da carroça e leva uma parte dela para baixo; do veículo, aparecem três cabeças horrendas e com chifres; depois, a carroça vira uma prostituta nua e um gigante, que começam a trocar carícias, mas a prostituta olha sedudoramente para Dante e o gigante, com raiva, bate nela. No fim, o gigante desamarra ele e a prostituta da árvore e vai embora.
? Essa visão bizarra, maluca, simboliza a história da Igreja: a procissão representava Jesus e tals, então a Igreja foi amarrada a árvore do pecado. Então, o Império Romano ataca a Igreja (águia ataca carroça), os vícios da Igreja começam (a raposa), o Império Romano adota o cristianismo como religião oficial (águia deixa as penas na carroça), a Igreja é desafiada pelo islamismo (o dragão), vira a instituição corrupta da idade média (as três cabeças) e começa a se entrosar com pessoas e países apenas para poder político (o gigante e a prostituta).
Canto XXXIII
? Por fim, as virtudes cantam um hino. Beatriz pede que Dante a faça perguntas, mas ele não consegue. Ele diz que ela sabe o que é melhor. Beatriz fala para Dante não se preocupar com a carroça, pois virá alguém (que ela chama de "Cinco quinhentos dez cinco") que irá libertar a carroça e matar a prostituta e o gigante. Dante finalmente consegue fazer uma pergunta: por que ele não consegue compreender algumas das explicações de Beatriz? E ela responde que o homem não foi criado para poder entender Deus. Dante diz não se lembrar da frieza de Beatriz para com ele, e ela diz que é porque ele foi lavado no rio. Beatriz diz para Matilde o levar ao rio Eunoé e restaurar suas memórias boas. Estácio também vai. Dante é banhado e sente-se mais leve e preparado para subir as estrelas.