Purgatório

Purgatório Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Regis 23/09/2023

Segunda parte do poema épico e teológico de Dante Alighieri
Purgatório é a segunda parte do poema épico de Dante Alighieri, onde ele, anda, em companhia de Virgílio (e a partir do quinto degrau segue também em companhia de Estácio, que recebe o perdão e permissão para adentrar o paraíso durante a passagem dos poetas) sobe o Monte Purgatório que fica no centro de uma ilha, servindo como uma escada ligando a superfície terrestre às portas do paraíso no céu.

O Purgatório foi uma criação original de Dante para sua comédia, essa região rompia com o binarismo das representações do mundo pós-morte na era medieval. Ele é Divido em sete círculos que começam no pé da montanha com os pecados capitais mais leves seguindo para os mais graves: Orgulho, Inveja, Ira,  Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria.

Em sua subida Dante encontra e conversa com vários dos que ali expurgam suas faltas na esperança de um dia poderem passar pelas portas do paraíso.
Muitas delas pedem a Dante por orações que ajudem a diminuir seu tempo de sofrimento na montanha.

Nessa segunda parte do poema o autor continua sua crítica aos governantes, os vícios do clero e a corrupção na Igreja romana. Dante faz referências ao rei da França Felipe IV, O Belo, o papa Bonifácio VIII e Clemente V antes de chegar ao paraíso (Felipe IV da França travou uma guerra com o Papa Bonifácio VIII tentando causar sua deposição e "ajudou" a eleger o Papa Clemente V para ter maior influência e livrar seu reinado do controle da igreja de Roma).

O Purgatório não possui grandes acontecimentos no decorrer da leitura, mas reserva para o final uma passagem que entretém e compensa o percurso lento e despretensioso do início.
Cheio de alegorias, referências e citações esse é um livro interessante e ajudou a despertar minha vontade de ler a Eneida, o grande épico de Virgílio encomendado pelo imperador Augusto no século I a.C

Composto por 33 cantos o purgatório é bem menos surpreendente que o Inferno dantesco tornando a leitura, dessa parte, um pouco mais lenta. Entretanto, não foi um leitura fatigante.

Recomendo para os, que assim como eu, têm curiosidade pelos clássicos.
Yanne0 23/09/2023minha estante
Excelente resenha, amg ?

Max 23/09/2023minha estante
Li a "Divina Comédia " na força do ódio...?
E nem resenha da Regis vai me fazer gostar!?

Regis 24/09/2023minha estante
Obrigada, Yanne. ?

Regis 24/09/2023minha estante
E está tudo bem, Max. É porque eu estou na vibe dos poemas épicos e estou gostando bastante de conhecer, mas reconheço que a Divina Comédia não é muito fácil. ??

Livros e Chocolate Quente 15/10/2021

Quanto mais eu leio, mais eu quero ler
Não gostei tanto quanto o primeiro, porém achei extremamente bom, com certeza quis terminar exatamente no mesmo dia, mas não tive tempo, por causa da escola.

N.I.X. 26/07/2023

Superou minhas baixas expectativas mas não muito
Tentei não comparar com Inferno mas é irremediável, uma vez que são obras da mesma trilogia (e seguidas).
No entanto, como o purgatório é uma criação católica não pertencente a Bíblia original, mas uma criação posterior durante a idade média, não há uma base teológica forte que explique como e o que ele é.

Gostei da ideia de Dante de ser como uma montanha que sobe aos céus e de você ficar preso em seus círculos se tiver algum daqueles pecados em seu coração.

Ele é bem mais arrastado que o Inferno, mas isso não é de todo mal. Reclamei em inferno que Dante correu muito e não vou ser hipócrita de reclamar nesse porque foi devagar kkkkkkkkkkkkk. O problema dele é a falta de narrativa mesmo. Mas, conseguiu me prender.

O final, no céu, eu simplesmente não gostei (pra mim foi uma ausência de qualquer emoção e interesse), o que me preocupa já que o próximo é sobre o Paraíso e se for igual a esses 4 últimos contos, Dante vai receber um 3 kkkkkkkkkkkkkkkkk.
oeuvresdart 26/07/2023minha estante
fiquei interessada qual o primeiro?

N.I.X. 26/07/2023minha estante
O primeiro livro é Inferno. É contado em poemas, essa edição tem uma tradução bem mais complicadinha. Mas tem edições de linguagem mais fácil. O primeiro livro foi muito bom

oeuvresdart 26/07/2023minha estante
vixi eu e poemas não nos damos bem foi triste

Livro de 1300 e bolinha

oeuvresdart 26/07/2023minha estante
eita todos os livros que eu já li antigo nesse nível foi pra escola e não gostei de nenhumkkk a escola me ensinou a odiar não apreciar

N.I.X. 26/07/2023minha estante
Tem muito a ver com a edição e como te apresentam. Mas é sempre bom lembrar que: um livro de mais de 100 anos, não foi escrito para nós. Somos nós que temos que nos adaptar a eles (no caso, esperar wue uma editora bondosa edite o livro para nós). Tem um livro muito bom, do tipo quevc gosta e é antiguissimo. Vc adoraria

oeuvresdart 26/07/2023minha estante
o que estar esperando pra me recomendar eles? eu dou chance pra tudo menos poemas pq realmente não dá pra mim

N.I.X. 26/07/2023minha estante
Eu tava procurando o nome deles kkkkkkkkkkkk eu peguei emprestado na biblioteca da minha cidade e não me lembro o nome mas lembro da história (bastante hot do jeito que vc gosta)

Mas vou procurar

Um clássico com muito hot (sem soft porn) é os de Hilda Hist
Te mando uma lista no insta

Pior que este que peguei na biblioteca era um saga de 7 livros
Todos no mesmo pique

oeuvresdart 26/07/2023minha estante
ai que delícia adoro sagas ! esperando a listinha

Yury.Batista 12/08/2022

A passagem
A passagem dos poetas pelo purgatório é interessante por alguns momentos esse livro faz repensar que nós meros mortais leitores iremos passar por situação igual, não atoa é classificado como comédia.

Gicelìo Besérra 01/05/2022

Sequência final dos contos de Dante!
O purgatório, lugar de purificação e preparação das almas antes de atingirem o paraíso. O Purgatório é representado por uma montanha muito alta em uma ilha, dividida em sete degraus ? simbolizando um dos pecados capitais ?, um antepurgatório e o Paraíso logo em cima.
Visitam cada um dos degraus, onde veem os pesarosos, os descuidados, os avaros etc. Como o Purgatório prepara as almas para entrar no Paraíso, cada grupo de pecadores observa casos de virtude opostas ao seu pecado, e os põem em prática. Por exemplo, os glutões expiam sua culpa passando fome.

Neferet 31/05/2020

Divino 2 x mais
Eu só queria saber como esse homem conseguiu fazer esse livro kkk
Cara que lindo como ele exaltou Beatriz , como ele coloca ela como visão divina sabe , a homenagem pra Virgílio colocando um trecho dele como coisa sagrada , olha sem palavras me emocionei bastante nesse segundo livro
Wagner 31/05/2020minha estante
Sempre tive muita curiosidade sobre a obra, mas sempre tive medo de não gostar pois não sei se a linguagem estará datada demais...

Neferet 31/05/2020minha estante
Querido eu não arriscaria ler em poema kk PRA MIM é HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL ler kkkkkk eu pesquisei em prosa na internet e amei o site que estou lendo usei o livro que comprei como base pra alguns detalhes além de poder marcar a leitura aqui

Wagner 31/05/2020minha estante
Ummmmm, show. Excelente dica... Vou procurar, obrigado ?

Costa 04/12/2020minha estante
Mas tenta reler um dia me poesia depois (só uma recomendação). Porque Dante se preocupou tanto em fazer uma métrica que rimasse daquele jeito, e pra traduzir mantendo as rimas? deve ser quase tão difícil quanto escrever. Então é até um jeito de prestigia-los

Neferet 26/01/2021minha estante
costa, um dia eu espero conseguir, mas sei que hoje, misericordia kkk NÃO DÁ, serio, eu termino o trecho e ja esqueci o que acabei de ler hahahaha

Rafael1548 09/09/2023

Expectativa
Seguindo a sequência de Divina Comédia, o Purgatório é a próxima parada. Ele se caracteriza pelas almas que se arrependeram, por ser uma montanha envolta de um mar e por conter nove compartimentos.

Ao chegar ao purgatório, é marcada a testa do poema com o sete PP (pecados capitais). É impossível não associar com a tiara de ouro que o sumo sacerdote levava nos tempos do tabernáculo com os escritos "Santidade ao Senhor". Estar na testa acarreta naquilo que domina os pensamentos será evidenciado a todos.

Um momento fascinante foi quando Beatriz/ Beatrice (símbolo da sabedoria celestial) desce ao encontro do poeta. Virgílio (o maior poeta Romano), que acompanhou o poeta pela maior parte do caminho não dará mais prosseguimento na caminhada, dado lugar a Beatriz.

Essa cena denota a questão daquilo que se chama "Graça Comum". Os prazeres, os momentos provocados aqui nessa terra são insuficientes e limitados e por isso a Graça Especial deve vir ao nosso encontro sempre. A graça comum não leva ao Paraíso (próxima parada da obra). Da mesma forma, nada nesse mundo nos levará a alcançar aquilo que é eterno.

Igor14 16/07/2022

Purgatório
Continuamos na saga de Dante e Virgílio. Após sair do inferno, os dois poetas caminham pelo purgatório em busca do paraíso.

lucaismaia 14/04/2024

Comecei a ler e não entender muito bem, mas os textos introdutórios em cansa canto ajudou muito.

Já peguei as "manha" pra ler Dante rs, e entendia alguns versos (só alguns)

Gostei dos dois últimos pq achei simbólico: pra mim representa quando saímos da ignorância, da culpa... e entramos na lucidez, criticidade...

"Puro saí das águas consagradas

Pronto a me anelar às lúcidas estrelas."
lucaismaia 14/04/2024minha estante
cada canto*

CLModerno 25/04/2021

A segunda parte do clássico italiano
Purgatório é um ótimo interlúdio, gostei bastante da ambientação representada pelos lindos versos, mas o que mais me impressionou de fato foi o conhecimento de Dante, mostrando conhecer muitos gregos e saber tão bem a Bíblia como a palma da mão, citando diversas vezes alusões ou algum versículo. A linguagem continua extremamente rica e difícil, mas com certeza estou animado pra ver o desfecho dessa Comédia no céu, agora que Virgílio teve que voltar ao Inferno e Dante irá visitar o Paraíso com a companhia de Beatriz.

Bill 20/07/2021

A montanha
Como crenças imaginárias levam o cristianismo ao nível das religiões pagãs. Fora isso, interessante foi a citação sobre os Pagani, uns de meus ancestrais.

Mi Rubin 08/02/2023

Achei mais difícil de ler do que o primeiro.

Mais pesado e denso, o que torna a leitura ainda mais complexa e em vários momentos me i completamente perdida rs.

Josiane PADIAR Zoch 27/08/2021

Nesse segundo livro, Dante saiu do Inferno para entrar no Purgatório que nada mais é que uma subida à montanha.
Entende-se assim: mais perto do início da montanha, mais perto do Inferno; mais no topo da montanha, próximo ao Paraíso.
Repetindo um pouco do outro livro, Dante vai encontrando várias pessoas/almas ao longo do caminho e conversa com elas sobre a morte, arrependimentos, redenção...
No decorrer da leitura percebemos que há muitos anjos por ali, prontos para arrebatar as almas arrependidas.
No Purgatório todos são pecadores, assim como no Inferno, a diferença é que no Inferno as almas não tinham arrependimento dos pecados, então eram consumidos pela tortura eternamente. No Purgatório, não importa quantos pecados a pessoa cometeu, o que o salva é arrepender-se deles.
Assim, a subida seguem em círculos e divide-se entre os 7 pecados capitais (soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria).
Em certo momento do caminho, Virgílio deixa Dante e quem o acompanha agora é Matilde e aí chega o momento mais lindo de todos...
Dante avista sua amada Beatriz. Lendo os cânticos nesse momento, fiquei arrepiada, pois fala-se em louvores, todos ali cantam, Dante canta e se emociona....
Ao final, Dante é mergulhado nas águas, como uma simulação de um batismo, e sente-se mais forte agora para subir às estrelas (Paraíso).