Querido Bebê

1 | 2 | 3 | 4

Luis 03/06/2020

Querida Julia
Querida Julia,

Obrigado por ter me convidado à conhecer a história de QB. Acabou de ser um daqueles livros que carrega uma mensagem com o poder de mudar o modo como enxergamos o mundo. Eu não sabia o quanto precisava ler esse livro e fico muito feliz de ter ajudado de alguma forma na sua chegada ao mundo editorial.
A Julia até hoje será a super heroína que colocou o Batman nos eixos, me fez pensar em diversas coisas da vida e que me ensinou que nada é em vão.
Você é uma ótima escritora e te desejo muito sucesso!

Postado por: LuisStoryteller, 3 de Junho de 2020

Toledo15 01/01/2023

Surpreendente
Quando vi um livro que gira em torno da gravidez de uma adolescente, confesso que não fiquei muito animada.
O motivo de ter lido ele, foi sair da minha zona de conforto, já que era um livro que eu com certeza não leria se não fosse por isso.

Primeiramente quero enaltecer a escrita desenvolvida desse livro, eu amei!

Esse livro abriu os meus olhos, existem cerca de milhares de pessoas que passam pela mesma situação que Isabela passou no livro e por nunca ter acontecido comigo, meio que nunca dei importância pra isso.

Mas agora consigo me importar, e admirar quem passa por isso e se mantém forte, e não desiste. Nunca parei para pensar em como essas mulheres são incríveis por isso.

O livro todo é carregado de emoção, triste e engraçado, leve e doloroso.

Fiquei muito feliz por ter lido ele, não existe livro melhor para começar o ano.

Carous 15/03/2021

ABANDONADO - Página 100 (mas folheei até o final para ver como terminava)

A vida é muito curta para ler um livro que não te agrada. E olha que eu insisti.
Juro que na época em que o deixei de lado não cogitava abandonar. Achei que dando um tempo dele, um dia eu teria vontade de retomar a leitura e gostar dela pela primeira vez, mas não rolou e eis que abandono o barco.

Dei uma chance porque tinha ele na estante; se tivesse pensado melhor, nem compraria o livro em primeiro lugar. Não é uma temática que me atraia. A bem da verdade é que sinto muita aflição do tema.

Seria muito mais vantajoso se este livro fosse mais curto. A história não se desprende muito do que está na sinopse, então temos que ler 400 páginas da Isabela se lamuriando de que está grávida, de que não queria estar, de como vai contar pros pais, de como será seu futuro agora e qual será a reação do pai do bebê.

Além disso, Isabela não é uma protagonista muito carismática. Eu a achei bem chatinha e sem sal. Fiquei muito mais interessada nas amigas dela - Natasha e Ju -. Quando apareciam, despertava minha atenção porque deixavam a história mais interessante, mais viva. Seria muito melhor que este livro focasse nas três garotas porque uma protagonista bobinha como Isabela com tem competência para segurar um livro desse tamanho.

Não que eu a culpe. Isabela é nerd, >eu< fui nerd na escola (inclusive, tal qual Isabela, eu já fui mandada pra diretoria na única que vez que me impus em sala de aula.). A gente pode ser a aluna/filha de ouro dos professores e pais, motivo de orgulho e tal, mas nossas vidinhas são bem paradas e monótonas.
Ela não é uma personagem marcante, é muito chorosa... o que, tudo bem e na situação dela quem não choraria? Além do mais, os hormônios causam isso, mas não fica legal num livro uma personagem que não toma atitude alguma, só corre pro banheiro pra chorar o tempo todo. Talvez a solução fosse a autora não mencionar todas as vezes em que a personagem sente lágrimas chegarem aos olhos.

Isabela também é dramática demais. Não vi necessidade disso já que no fim das contas, tudo deu certo pra personagem: o pai da criança aceitou muito bem a notícia, os pais também (após um tempo), os amigos, o irmão, a escola. Todo mundo a apoiou.

O Basti... sinceramente, sou indiferente a todos os personagens exceto Ju e Natasha que vi potencial. O resto é muito... sem complexidade, razão de ser.

A história é contada de uma forma bem simples e linear. Não tem nada que me empolgou, que despertou minha atenção. Num certo ponto, sabia que tudo daria certo para Isabela e o bebê porque é o vinha acontecendo em todas as páginas.

Depois que comprei o livro é que me dei conta de que não curto a temática dele. Então isso não ajudou em nada em despertar meu interesse pelo livro. Gravidez na adolescência me deixa angustiada. Tenho opiniões impopulares sobre isso; em hipótese alguma eu culpo as garotas nem acho que são burras, irresponsáveis ou estúpidas. Sim, pode acontecer com qualquer um (e em qualquer idade), mas minha solidariedade sempre pesa mais nas costas dos pais (principalmente nos pais da garota por motivos de sociedade machista). Afinal, no fim das contas, quem vai arcar com tudo (apoio emocional e financeiro) são eles já que no Brasil teoricamente menores de idade não podem trabalhar, mas bebês precisam de muitos itens e esses itens são caros.

NO ENTANTO, acho que Querido Bebê passa uma mensagem bacana, toca num assunto importante. Gostei da responsabilidade da autora, há informações preciosas e boatos desmentidos sobre sexo, camisinha, DST e gravidez. Jovens deveriam dar uma chance sim.
Nai 22/01/2022minha estante
Spoiller ok
Já qu tu ja leu o livro e desistiu...
Não, não fica tudo bem. Tem muito plotwist MESMO.
Tentaria pelo menos ler as paginas finais para saber.

Nai 22/01/2022

O que dizer?
Teve tanto plotwist que falta palavras.
E uma coisa afirmo: esse livro não é só sobre gravidez.
Teve tanto amadurecimento da parte da personagem.
Não sei como eu teria escrito uma história como essa, nem faz meu muito meu tipo, mas eu acho q seria mais coração "mole" com a protagonista.

!!!!!SPOILER!!!!

Tipo poxaaaaa matar o bebê? "Bastiman" teve razão no hospital. Que horrível.

KauanyCiprianno 20/03/2024

Querida Anny.
Eu acho que eu deveria começar dizendo que esse livro foi uma leitura muito difícil. Não de um jeito ruim, não que a escrita seja difícil ou algo assim. Ele foi uma leitura difícil porque ele é muito real, e para mim isso foi algo muito impactante.
Achei ele por acaso na biblioteca da escola e achei a capa e a proposta interessante e resolvi pegar pra ler.

Começando com o tema abordado "Gravidez na adolescência", é algo que eu particularmente morro de medo. Eu acho que deveria ser um assunto mais abordado, eu vejo que deveria ser algo mais reconhecido. Não só do jeito que é, normalmente quando a sociedade vê uma menina adolescente grávida o primeiro instinto é julgar, mas a maioria das vezes tudo que aquela pessoa precisa é de apoio. É claro que não devemos romantizar isso e sempre aconselhar e ensinar a como previnir e os malefícios de uma gravidez tão nova. Porém, quando isso já aconteceu nada do que você diga vai mudar, a criança já foi fecundada, seus julgamentos só vão fazer uma pessoa que já está se sentindo péssima pior.

A maioria das adolescentes grávidas estão nessa situação por falta de educação sexual, seja por pais que não tiveram essa coragem de conversar e ensinar seu filho a se proteger, como também falta de acesso a informação.
Esse livro é um conforto pra quem já passou ou está passando por isso e até mesmo quem não está, é um aprendizado, é conhecimento e deveria ser mais falado e reconhecido.

Confesso que chorei demais com o final me senti como a Isabela em vários momentos e só agradeço pela experiência que pude ter lendo ele.

sabry 12/10/2020

querida isabela
é a segunda vez que leio sua história (primeira vez em físico!) e, novamente, fecho seu livro com lágrimas nos olhos e um sorriso no rosto. a razão pelas lágrimas, você já deve imaginar, mas o sorriso é por ter acompanhado toda a sua jornada e ver que, por mais difícil e dolorosa que tenha sido, você não desistiu. eu não sou uma grávida adolescente, mas sou alguém que, assim como você já esteve, se sente perdida no mundo. mas lendo sua história, novamente (acredito fielmente que recebi o livro físico num momento que eu precisava muito), percebo o quão gratificante eu sou por sentir, pelo menos, um pouco de alívio em relação a todas essas mudanças e confusões que a vida nos obriga a agarrar depois da formatura do ensino médio. obrigada por me mostrar que, por mais difícil que a vida seja, esse período complexo e doloroso não dura pra sempre.
obrigada, isabela.
obrigada, bernardo.
e principalmente, obrigada, julia.

(off: MEU NOME TA NO LIVRO GALERAAAAAAA TA LÁ A COISA MAIS LINDA)

kalimar 06/11/2021

Eu lembro de ter lido no wattpad, mas sobre a história em si não tenho muitas lembranças, mas sei que é bom. Não gosto muito de livros com plot de gravidez mas esse me fez repensar muito sobre o assunto, lógico teve coisas que eu não gostei no livro eu lembro, mas confesso que chorei bastante com ele, então recomendo.

Yasmin1609 22/11/2023

Querido bebê
Basicamente o resumo seria sobre a vida de Isabela que acaba ficando grávida por acidente, mostra como ela está lidando com essa pressão de ser uma adolescente grávida, ela cria um blog para desabafar e contar mais como está sendo a gravidez, com o decorrer do livro ela vai encontrar amizades incríveis.
eu recomendaria o livro para qualquer um, é um livro muito interessante e representativo, chorei horrores com o final e achei muita injustiça com o que ocorreu.

Sergia.Souza 06/05/2023

Isabela é uma personagem que Júlia criou nesse universo da gravidez na adolescência, que como qualquer garota de dezessete anos, não aceitou de primeira essa sentença. Ela é a garota certa; pura, correta. E tudo muda num deslize, sua antiga vida escorrendo por suas mãos como água, quando se entrega (talvez o único clichê da história) em uma noite de amor. Sua vida está tão do avesso que ela acaba encontrando refúgio na criação de um blog, onde escreve cartas pro bebê. Tendo em mente a ideia de desabafo, logo na primeira carta deixa bem claro que ele não é querido, ele não é desejado.
Há preconceito da parte de muitos, que nem sabem o que aconteceu, ou como aconteceu. O que se deu foi o famoso caso do "coito interrompido" que infelizmente não teve tanta eficácia assim, presenteando os adolescentes com um bebê. Por mais indesejada que essa criança possa parecer, Bela sabe que ela não é culpada de nada, logo descartando a hipótese de aborto. É um baque para todos, cada familiar ou amigo de seu convívio reagindo de uma maneira diferente. No decorrer da história, pode-se perceber o quanto a gravidez na adolescência ainda precisa ser debatida, não só por prevenção, mas pela ideia que muitos fazem disso. Bela passa a frequentar um grupo de adolescentes grávidas, percebendo que nãos está sozinha. Faz amigos novos, recebendo mais apoio e encontra certo conforto no blog Querido Bebê.
Esse bebê passa a mudar a vida de todos: a Bela em si, Bash, seu companheiro; seus familiares; amigos, outras adolescentes grávidas, e leitores do blog (que passam a acompanhar fielmente o processo de crescimento do bebê e aceitação de Isabela).
Com o bebê, Bela percebe que não arruinou sua vida, mas que apenas seguiu por uma rota diferente, repleta de aprendizados e autoconhecimento. Pois Bela passa a notar o quanto estava perdida antes disso tudo; percebe que não tinha sequer um sentido na vida. Mas ela ganha isso tudo junto com seu bebê.

Bia 24/09/2020

Eu não conheço uma palavra para dizer o quanto eu amo Querido Bebê. Eu amo tanto a Bela, o Basti e a Tasha que nem acredito que finalmente vou coloca-los na minha estante depois de ler no wattpad, como e-book e finalmente agora posso ler no meu próprio QB físico

Camila 03/11/2020

Amei
Uma história divertida, que em diversos momentos nos provoca uma vergonha alheia. A Isabela é uma personagem que mesmo com as suas inseguranças por conta de uma gravidez na adolescência se mostra uma personagem muito forte. Ao longo da leitura amadurecemos juntos com os personagens, vamos compreendo seus dilemas e angustias. O final foi devastador.
Obs: A Natasha é sensacional.

Andreia.Santos 04/01/2023

Uma releitura de 2015
Querido bebé, é um livro para emocionar, para chorar (quem for mais sensível) é um livro com uma história muito comum nos dias de hoje que é a gravidez. Acho que é um livro que pode ajudar muitas adolescentes que estejam a passar pelo mesmo! Eu li este livro maravilhoso em 2015 no wattpad e já me trouxe imensos sentimentos e reflexões e eu devia ter os meus 14/15 anos. Hoje releio em 2023 em ebook (pois foi publicado) e trouxe os mesmos sentimentos mas apesar de tudo sentimentos reais e pensamentos reais de uma jovem que foi mãe cedo (20 anos) e por isso reler o livro agora passado estes anos foi completamente diferente e que livro maravilhoso! Obrigada Júlia por ter escrito esta obra de arte entre outras que já li em 2015 e que adorava reler mas infelizmente nem todas estão disponíveis para mim. ??

anndiary 09/03/2024

Simplesmente lindo e perfeito. Não me canso de ler esse livro nunca!!! A júlia arrasou, por mim teriam mais 20 mil páginas!!!

bookbymadu 10/10/2021

fico mt feliz que essa história tenha virado livro pq eu li em 2018 pelo wattpad, lembro de ter virado a noite lendo até acabar, e quando acabei, tive que chorar silenciosamente pq era muito tarde kkkkkkk
na época que li era bem fã de livros com plot de gravidez, hoje ja nao gosto muito e fico pensando no tanto de livro ruim que li com esse plot, mas esse aqui foi um que me marcou demais, achei a escrita muito boa e que me deixou completamente envolvida na história, além de ter amado o romance, e aquele final... meu deus, chorei até não ter mais lágrimas no corpo
talvez seria um livro que se eu relesse hoje em dia não gostaria tanto, mas tenho bastante apego na história pq gostei do jeito que a autora retratou a gravidez na adolescência

1 | 2 | 3 | 4