O Colecionador de Sacis

O Colecionador de Sacis Andriolli Costa

Resenhas - O Colecionador de Sacis

Mousa 16/08/2022

Gostei da dinâmica de misturar o ancestral com o futurista. Algumas histórias realmente me tiraram o fôlego , outras nem tanto...
O apelo para voltar a atenção para nossas raízes é tocante.

RaquelTerezani 06/07/2022

Recomendo MUITO
Este livro reúne sete contos muito bons.

Ótimo entretenimento que foge do "comum" ao incluir o folclore brasileiro em contos fantásticos, sem ser forçado.

Os meus preferidos, como sempre, são os contos distópicos.
O último conto "Retomada" acho que mereceria virar um romance, parece ser um universo de ficção científica riquíssimo.

Rafael467 04/01/2022

Os melhores causos
Fui ler sem dar nada e me surpreendi demais. Os contos são super bem construídos e brasileiros até a raiz, nos enganam as vezes e surpreendem justamente com essa conexão que eles possuem com um Brasil indígena que nós não temos tanto contato.

Uma pena que teve um conto que eu não consegui compreender 100%, quem sabe eu não releio daqui uns anos e tiro mais proveito.

Rodrigo 29/12/2021

Histórias fantásticas, com gostinho de nostalgia
Os contos deste livro me surpreenderam positivamente.

Eu já sabia que o Andriolli é um folclorista fantástico e histórias baseadas no nosso Folclore sempre me encantam, mas sinceramente fiquei encantado com a magia desses contos.

Personagens e histórias tão bem construídas que dá vontade de que houvesse um livro inteiro para cada um.

Ladis 27/06/2021

Leitura agradável
Os contos são bem interessantes, alguns impactantes. É legal poder ler histórias que retratam o nosso folclore, e também algumas dessas histórias trazem um contexto futurístico, que foram muito interessante para acompanhar.

Agatha Urzedo 04/05/2021

Sensacional
Contos sensacionais do escritor brasileiro Andriolli Costa, que também é jornalista, podcaster, pesquisador, saciólogo e editor do site O Colecionador de Sacis. Em 2018, Andriolli foi reconhecido como Mestre da Cultura Popular pelo prêmio Selma do Coco, do Ministério da Cultura.

Muito bem escrito, ?O Colecionador de Sacis e Outros Contos Folclóricos? nos oferece uma leitura deliciosa. Minha história predileta desse livro é a da Mula sem cabeça, mas todos os contos são ótimos!

... 20/03/2021

Qualidade e inovação na ficção folclórica
Eu já acompanhava o Andriolli pelo colecionadores de Sacis e vi um pouco de seu trabalho nas Mitografias, porém fiquei surpresa com a qualidade de sua escrita nesta coletânea. Não deveria me surpreender visto que ele sempre demostrou empenho e talento.
Os contos são certeiros, alguns nostálgicos e outros futuristas, mas todos muito bem ambientados e convincentes.

felipoc 10/03/2021

Incrível antologia do folclore brasileiro!
Dos escritos mais breves, aos contos mais profundos, cada história me tocou de certa maneira. "Mitomania", "Sem Cabeça" e "Retomada" são claramente os meus favoritos. É uma obra que revisitarei mais de uma vez, até mesmo como objeto de estudo em literatura brasileira. Parabéns aos autores!

João Marcos 27/02/2021

A ficção folclórica de qualidade é possível!
Conheci o trabalho do Andriolli através do Poranduba, seu podcast, e me encantei pela dedicação do Andriolli em seus projetos e por poder explorar novamente um tema que tanto me agradou no passado: o folclore. Por esse motivo, não tive dúvidas de que esse livro merecia a leitura. Nele, o autor aborda a ficção folclórica em 7 contos com as mais variadas temáticas, desde futuros distópicos a dramas humanos mais intimistas - meus favoritos.

É perceptível o quanto o tema pode ser explorado de diversas formas, especialmente se feito de forma responsável e com um bom embasamento. Vale a leitura.

Meus contos favoritos: Sem Cabeça, Cor de Rosa, O Colecionador de Sacis.

Fabiana.Marques 25/02/2021

Colecionador de saci
Com várias histórias empolgantes q t fazer viajar no mundo imaginário do folclore brasileiro, ou será q é a mais pura realidade?

Erica 17/01/2021

Folclore brasileiro com histórias de arrepiar. Por que choras, Monteiro Lobato?

Camila Garcia 09/01/2021

Pelo prazer de ler textos bons
Este livro é diferente dos outros que geralmente leil: em vez de uma única história, "O Colecionador de Sacis" traz sete breves contos sobre personagens icônicos do nosso folclore.
Os contos são intrigantes, mas o que realmente chama a atenção é a escrita do Andriolli: em poucas páginas, ele consegue te envolver em uma cena com detalhes de realismo estrategicamente posicionados e uma dose de fantasia ou ficção para equilibrar.
Uma leitura que eu recomendo demais, 5 de 5 estrelas. Ps: meu conto favorito foi "mitomania". Entendi a referência, digamos assim ;)
Também, escrita impecável. Essa é a parte que eu geralmente encrenco com escritores nacionais independentes, mas a escrita de Andriolli tem um ritmo fácil e gostoso de ler. Além disso, não achei um errinho de digitação sequer. Sério, excelente trabalho.

Gleamingcat 10/12/2020

Um olhar diferente pro nosso folclore
Surpreendente esse livro. Além de um jeito diferente de incorporar o folclore em contos que simulam memórias e ficção científica, a sensibilidade do autor em enredar o leitor é típica dos grandes contadores de causos.

Fora um ou outro exagero na prosa coloquial, o livro é uma delícia de ler. Contos curtos e independentes, trazem velhos conhecidos de forma inovadora e envolvente. Vale demais a leitura.