Amigo Imaginário Stephen Chbosky

Resenhas - Amigo Imaginário

Carla Maria 23/11/2020

ESPETACULAR, EXTRAORDINÁRIO, FASCINANTE... LEIA!!!!
Eu preciso iniciar essa mini resenha de forma chocante, então direi em forma de emoji: "carinha de espanto".

Se fosse para ler apenas 1 único livro esse ano, o escolhido sem dúvida alguma seria AMIGO IMAGINÁRIO. E tem mais, posso dizer com todas as letras que nem um outro livro será capaz de tirar o posto de melhor leitura de 2020. Esse livro é INFINITAMENTE o melhor livro de terror que já li em toda a minha vida. Posso dizer que eu não estava esperando a grandiosidade que seria essa leitura. Ela simplesmente encanta qualquer leitor, porque a história vai ganhando uma força tremenda com o desenrolar dos acontecimentos, é algo fascinante. Não é uma história de terror qualquer, é A HISTÓRIA DE TERROR.

Não direi nada a respeito da história, porque qualquer coisa que eu diga, será SPOILER. Você precisa entrar nesse universo e descobrir por si só o que realmente está acontecendo.

ESPETACULAR, EXTRAORDINÁRIO, FASCINANTE... LEIA!!!!
Guil 23/11/2020minha estante
Uau! Com uma resenha assim, já acrescentei à minha lista de leituras. Faz tempo que não leio um bom terror.

Carla Maria 23/11/2020minha estante
Vai fundo Guil... Não tem erro

anicca 25/11/2020minha estante
me convenceu, já coloquei na lista shsugsusv

Carla Maria 25/11/2020minha estante
Ah ê Liz ?... Sensacional

Carlolliver 25/11/2020minha estante
Fiquei curioso. Vou seguir sua indicação.

Carla Maria 25/11/2020minha estante
Oba Carlolliver ??

Guil 25/11/2020minha estante
Estou procurando, mas está difícil de encontrar. Mas continuarei na busca.

NicoBr 27/11/2020minha estante
Amei

Trajano 29/12/2020minha estante
Meu deus, como q eu n vou considerar ler esse livro depois de uma resenha assim???

Carla Maria 29/12/2020minha estante
Trajano, isso é só uma amostra pequena ?. Leia que você não se arrependerá.

Caio Gouveia 18/01/2021minha estante
Caramba! Sua resenha me deixou com bastante vontade de ler esse livro!

Carla Maria 22/01/2021minha estante
Então aproveite e se deleite com a leitura Ana Luiza. ??

Carla Maria 22/01/2021minha estante
Leiaaaaaaaa Caio Gouveia ??

Luz 30/01/2021minha estante
...... O livro é de fato MUITO BOM, vc começa a ler e não tem como parar nem mesmo com o nervinho ocular pulando e com a vista cansada.

Becca Miller 01/02/2021minha estante
Meu deus! Agora eu preciso ler esse livro!

Carla Maria 06/02/2021minha estante
Leia Becca?

Jaque 20/02/2021minha estante
Cada um com a sua opinião, claro, e respeito a sua. Embora eu discordo absurdamente. Eu acabei de ler o livro, é bom, mas na minha opinião, nada de extraordinário e tbm não vi nada de terror. Acho que fui com muita sede ao pote por conta de resenhas como essa, que coloca o livro num patamar altíssimo.

De qualquer forma, gostaria de ressaltar que sei que é a sua opinião e isso é particular. Cada pessoa terá sua experiência. A sua foi extraordinária a minha nem tanto. Só deixo um recado para o pessoal que pretende ler o livro: leiam o livro para tirar suas conclusões mas não com muita expectativa, pois é frustrante quando a expectativa é em demasia em relação a algo que no fim, acaba não correspondendo. Se sua expectativa for baixa e o livro superar, ótimo! Mas se for alta e o livro não superar, é frustrante

Carla Maria 23/02/2021minha estante
Jaque, eu te entendo. Como eu sempre digo: gosto é gosto, cada um tem o seu. Todo comentário é válido, seja ele concordando ou não com a minha opinião. Esse livro foi extraordinário pra mim e uma pena que não tenha sido o mesmo pra você.

lica 05/03/2021minha estante
Jaque, concordo com tudo o que vc disse.

Priscila.Castro 13/03/2021minha estante

Lendo...

Carla Maria 01/04/2021minha estante
Isso aí legal41?

Milla 17/04/2021minha estante
Já estou com vontade de ler, agora vendo sua resenha, me deixou mais ansiosa por esse livro.

Fellipe de Tarso 30/04/2021minha estante
Eu estou com MUITA vontade de ler mas ao mesmo tenho ainda tenho dúvida se leio ou não ????? Alguns falam que não tem muito terror (o que pra mim é ótimo tendo em vista que prefiro um suspense). Outros já falam que há bastante terror. Então fico na dúvida rs Prefiro que seja um terror mais leve e um suspense mais significativo.

legal41 01/05/2021minha estante
Like. Não achei o livro tão aterrorizante. Mas é um suspense de alta voltagem.

Adry 28/06/2021minha estante
Bom livro mas gosto é algo subjetivo

Ane Milkovich 04/08/2021minha estante
Eita, dps disso vou ter que comprar kkkkk

Tammy 14/10/2021minha estante
Esse livro é perfeito vey pqp

Nick 05/01/2022minha estante
Já li ele, e realmente que história fantástica! foi o melhor livro de 2021 kkkkkk

Efêmera.o 12/01/2022minha estante
A sua resenha me incentivou, começando agora mesmo!

Priscila.Castro 12/01/2022minha estante
To curiosa agora

Lidy 09/03/2022minha estante
Carambaaa, vou começar ele hoje, to ansiosa demaaais

Debora 16/06/2022minha estante
Comprei no impulso e me deparo com sua resenha. Fiquei feliz!

Carla Maria 17/06/2022minha estante
Espero que curta a leitura, Débora?

Debora 10/09/2022minha estante
Passando para dizer que terminei... o livro é surpreendentemente intrigante. Uma história fantástica!

leticia_s2 20/09/2022minha estante
Melhor resenha do skoob

Carla Maria 22/09/2022minha estante
Muito obrigada Leticia.Silva ;)

fefee44 27/10/2022minha estante
esse é meu livro favorito, eu tava passando por uma ressaca literária gigante ao ponto de não conseguir ler absolutamente nada, decidi dar uma chance pra ele e eu tenho certeza que foi a melhor decisão que já tomei. Todo o suspense, a escrita, tudo consegue se encaixar e é tão caótico e esplêndido. Algumas pessoas dizem que tem muita desgraça nesse livro mas possivelmente é por isso que gosto dele, porque o ritmo nunca acaba até chegar o final. Eu recomendo muito que leiam, vou reler novamente porque é o tipo de experiência que não se deve nunca acabar

Kind 18/12/2022minha estante
Ah, eu vai gostei do livro não.

O início até me prendeu, mas o autor abusa tanto das onomatopeias e das metáforas nas descrições das cenas que a leitura se torna enfadonha. Ainda há vários ganchos mal resolvidos e uma sucessão de absurdos na trama.

Thalita454 15/02/2023minha estante
Comecei a ler, mas parei, agora vou voltar de novo kkkkk

Sveggie 09/03/2023minha estante
Infelizmente, eu odiei o livro, talvez por ter desenvolvido altas expectativas...

Elaine.Matias 09/05/2023minha estante
Jaque, menina... exatamente assim. Fui tbm com muita expectativa e não foi tão bom assim. Eu tbm me influenciei pelas resenhas. Mas é sempre assim mesmo, cada um tem sua experiência única

skuser02844 13/05/2023minha estante
QUERO TROCAR UM BOX NESSE LIVRO, ALGUEM ???

Iria.Collar 28/07/2023minha estante
Ótima resenha. Se eu gostasse de terror leria com certeza, mas não sou fã.

Grasiely7 28/12/2023minha estante
Qual idade recomendada???

Pedro 07/04/2024minha estante
Um dos piores livros que já li. Essa resenha me enganou mesmo, isso não se faz

Pedro 07/04/2024minha estante
Ah, quem tiver pensando em ler desista e vá ler It e Trocas macabras do King. O autor claramente se inspirou nesses dois livros e errou feio ao fazer isso

resenhasdajulia 09/04/2021

"Você está livre agora."
"A gente pode engolir o medo ou deixar que o medo engula a gente."

Kate Reese, determinada a buscar uma vida melhor para o filho, de 7 anos, Christopher, decidiu fugir do relacionamento abusivo que estava vivendo.

Mãe e filho vão até a agradável comunidade de Mill Grove, uma cidadezinha distante de tudo e de todos. Seria um ótimo recomeço para os dois, exceto se Christopher não tivesse desaparecido por 6 dias, sem deixar nenhum rastro.

Quando Christopher reaparece, no meio da noite, saindo de um bosque nos limites da cidade, ele está ileso, mas mudado: Ele tem uma voz na cabeça que só ele pode ouvir, e uma missão que só ele pode cumprir: construir uma casa na árvore antes do Natal. Se ele não fizer o que a voz está mandando, todos na cidade sofrerão as consequências, inclusive sua mãe.

Essa leitura me prendeu do início ao fim! Quase 800 páginas mas, se tivesse o dobro, eu não me importaria.

Me apeguei muito aos personagens e me emocionei em diversos momentos, principalmente com a linda relação de Christopher e Kate.

Eu não esperava a grandiosidade desse livro, nem que eu fosse amar tanto. Nem queria que acabasse, de tão incrível que é!

bibia 24/02/2021

foi meu primeiro livro de terror e vamos para os fatos: eu não senti medo, mas a ansiedade atacou muito, então vou dizer que cumpriu com o seu papel.
eu comecei gostando, e fui pra o livro, o final tava indo perfeito mas a conclusão da história me decepcionou um pouco.
não dei 5 estrelas porque não é perfeito, mas esse livro merece as 4, eu simplesmente amo a escrita desse autor e ele arrasou, mexendo com o psicológico e mundos imaginários.

Murilo sibim 06/05/2021

Esse livro me prendeu completamente. Fiquei virando as páginas esperando para saber o que aconteceria a seguir e montando várias teorias na minha cabeça. A narrativa é toda bem construída, um pouco fabulosa e dark, mas cativante.
Personagens secundários muito bem construídos, sendo na minha opinião o velho Ambrose o melhor deles.
O final me surpreendeu muito, já imaginava que o livro seguiria por esse caminho mas mesmo assim fiquei surpreso que realmente era aquilo mesmo.
Uma leitura que de começo parece uma coisa mas que depois segue um caminho totalmente diferente, deixando o leitor perplexo, história muito bem amarrada, personagens marcantes, enfim, uma ótima leitura pra quem gosta do gênero suspense/terror!
Nanna 06/05/2021minha estante
To louca pra ler esse !! So vejo coisas boas sobre ele

Gabriel 01/02/2021

Uma grande ideia que virou uma grande bagunça...
Como que o autor conseguiu destruir uma premissa e um início tão bom como esse? Eu não sei!

As 300 primeiras páginas são muito boas e bem pensadas, com um clima de mistério muito instigante e com personagens com grande potencial de desenvolvimento. Depois disso o livro vira uma bagunça da por**.

O autor se perdeu totalmente na hora de começar a explicar o lado paranormal/fantasioso do livro e fez a pior coisa que poderia ter feito. Ele encheu a narrativa de plots twist do meio para o final e tudo ficou muito mal feito e sem graça nenhuma, fazendo parecer que o autor ficou sem ideias e partiu para o caminho mais fraco possível.

Outra coisa que me incomodou muito durante a leitura foi a quantidade gigantesca de repetições que o autor comete durante as descrições. Ele raramente usa algum pronome durante a história e fica repetindo milhares de vezes o nome do personagem (o que torna a história chata e cansativa). A maioria dos personagens é genérico e sem graça.

A metade final do livro é chata e arrastada (só não abandonei porque era leitura conjunta). O Stephen colocou muitos personagens na narrativa e demorou de mais desenvolvendo coisas que no final não fizeram a mínima diferença. Foram 760 páginas que poderiam ser bem menos.

Fora o início que é bom, o livro é uma grande decepção. O final é muito "sessão da tarde", não gostei e não recomendo.
Suh 01/02/2021minha estante
Estou tão decepcionada que a única solução é tentar esquecer

Gabriel 01/02/2021minha estante
Fingir que o livro acabou na página 300 e que tu que veio depois foi alucinação

Laiane 02/02/2021minha estante
Não é bom?

Gabriel 02/02/2021minha estante
O início é bom, mas do meio pro final fica cansativo e enrolado. A ideia por trás do livro era interessante, mas o autor cagou a história todinha

Laiane 02/02/2021minha estante
Vishi ??

Tamy Vianna 11/04/2021minha estante
Concordo plenamente, inicialmente eu estava amando o livro, chegando ao fim eu fiquei tão mas tão decepcionada, que fiquei dias pensando sobre se eu gostava ou não do livro; porém falei dele para uma amiga que se interessou pela leitura e estou curiosa para saber a opinião dela.

Gabriel 11/04/2021minha estante
Nós não somos os únicos. Muita gente odiou a metade final desse livro

Lih 31/08/2021minha estante
Concordo com tudo que disse, estou tentando entender até agora como aquela menina ficou grávida?
Uma história com tudo pra ser top porem o final foi péssimo!!

annacmoitinho 25/07/2023minha estante
Sensato demais, final porquinho

Felipe 01/03/2024

Eu sei lá....
O livro é muito bem escrito e tem um desenvolvimento de personagens muito constante.

Mas o vai e vem no mundo real e fictício me deixou extremamente perdido. Christopher é um personagem muito interessante e ele me fez devorar o livro, contudo eu achei que teve uma pegada igual aquela série "Dark", e ey só não curto esse tipo de vai e vem.

No mais, acho que só não foi um plot que me agradou e eu ainda continuo preferindo meus thrillers. ?????

Bruna | @bmartinssss 23/04/2021

Amei essa história! Foi uma das melhores leituras desse ano, com toda certeza. Já quero um filme ?

Cinara... 25/01/2021

Espetacular!!!
"Um pesadelo não é nada além de um sonho que ficou doente..."

As vantagens de ser invisível é um dos meus livros favoritos da vida! Mas o que o Stephen Chbosky fez em Amigo Imaginário é algo que não tenho palavras para explicar!
O livro tem quase 800 páginas e eu não achei 1 página que fosse desnecessária! Você acha que sabe o que está acontecendo, só acha mesmo! Por isso aconselho que não procurem muito sobre o que acontece no livro porque saber de alguns detalhes com certeza irá estragar a experiência de leitura!
De alguma forma meu cérebro transformou alguns personagens em personagens de Coraline do Neil Gaiman ??
Maravilhoso!

Pollyanna Reis 25/04/2021

AMIGO IMAGINÁRIO
A narrativa de Chbosky é espetacular e sem defeitos. Com capítulos curtos e surpreendentes ele nos apresenta Kate e seu filho pequeno Christopher.
Kate e Christopher chegam à uma cidade de Mill Grove, eles estão fugindo de Jerry o namorado abusivo e violento de Kate. Após se instalar em um hotel e arrumar um emprego em um asilo para idosos, eles começam uma tentativa de recomeçar uma nova vida.
Christopher é uma criança especial, especial em todos os sentidos. Sua relação de amor com a mãe é fantástica e palpável. Quando ele começa a frenquentar a escola, dificuldades de aprendizagem aparecem e Christopher tem apenas um amigo, o Ed Especial.
Ao decorrer da história, Christopher começa a prestar mais atenção ao céu e as nuvens que parecem observá-lo, e logo começa a ter visões... e então desaparece por 6 dias no bosque nos arredores da cidade.
Quando ele retorna para sua Mãe, Christopher não se recorda de onde estava e volta muito diferente. Os problemas que ele tinha antes na escola, já não existe mais. As dificuldades para ler e fazer contas de matemática desaparecem como mágica e agora ele tem novos amigos. Christopher está diferente, o mundo está diferente e bem mais claro e menos confuso.
Christopher agora tem um amigo imaginário, uma voz que o alerta o tempo todo: ?No Natal, todos irão morrer.? Para impedir isso, o menino precisa construir uma casa na árvore.

Amigo Imaginário é um livro de terror muito bem escrito, com trechos curtos e de puro suspense, segredos e personagens complexos. Todos bem apresentados e construídos, com papéis importante na história. O livro possui algumas referências religiosas e deixa a trama bem mais interessante.
O livro é simplesmente incrível! Sem ponta solta e com equilíbrio.
Amei demais ler esse livro e super recomendo.

Citação Favorita:

?A gente pode engolir o medo ou deixar que o medo engula a gente.?
keni :-) 25/04/2021minha estante
quero muito ler aaaaaa

Pollyanna Reis 25/04/2021minha estante
Eu amei a experiência Keni. Depois me conta o que achou! ?

Maria Fernanda Greiner 02/05/2021

LEIAM!!! Não dá medo, juro
Em um gênero completamente diferente ao de sua outra famosa obra "as vantagens de ser invisível", Stephen Chbosky novamente é bem sucedido em prender a atenção do leitor, sendo que dessa vez o consegue fazer durante todas as 770 páginas.

Fazia tempo que um livro grande não passava voando da forma que este aqui conseguiu, a história é intrigante desde as primeiras páginas; nos primeiros 20% do livro já acontece tanta coisa que eu fiquei sem acreditar que ainda faltavam tantas páginas para a história acabar, mas a narrativa se desenvolve de forma orgânica, jamais ficando cansativa ou dando a impressão de que o autor está demorando mais do que o necessário para chegar no desfecho da mesma.

Fiquei impressionada com a qualidade da obra, é um horror que te prende sem dar medo, para mim está mais para um mistério sobrenatural que devoramos sem nem nos darmos conta.

jusousan 14/02/2022

Segundo livro do Clube CF

Amigo imaginário conta a história de Christopher versus um mundo sobrenatural. Um enredo que é vendido como terror, mas que beira ao suspense psicológico com uma pitada de fantasia. Aqui, nos deparamos com a velha luta do bem contra o mal, com alguns momentos interessantes. Um livro com poucos contornos altos e muitos outros mais baixos.

O livro começa com a fuga de Christopher e sua mãe, Kate. Após dias vivendo de cidade em cidade, decidem se instalar em Mill Grove e recomeçar a vida. Porém, após se instalar na cidade, Christopher desaparece por 6 dias no bosque ao lado e após dias de busca, o mesmo reaparece ileso, mas não sozinho. Dentro de sua cabeça, há uma outra voz atribuindo ao garoto uma missão: construir uma casa da árvore no bosque em que se perdeu.

A trama começa bem. Chbosky consegue capturar o leitor logo de início. Conforme o desenrolar da narrativa, o autor vai atribuindo a ela momentos que vão perpassando pelo passado da cidade e seus moradores, pelo bullying sofrido pelo protagonista ou pelos problemas financeiros da mãe. Além disso, existe uma expectativa de que algo vai acontecer a qualquer momento. Em cada página uma pista nova.

Tensão. Suspense. Momentos no bosque. Estado psicológico do protagonista. Estado psicológico da cidade. Tudo muito bem desenvolvido. A obra consegue se solidificar muito bem até aí.

A ambientação é muito bem desenvolvida. Um livro bastante visual que até certo momento merecia uma obra cinematográfica.

Os outros personagens apresentados também são dissecados pelo autor e ao longo da história, bem desenvolvidos. Nos damos conta do quanto o ser humano é frágil e influenciável. Tudo que acontece com eles, afeta a Christopher e sua missão.

O antagonista, apesar de ser também bem construído, não me surpreendeu.

Apesar da empolgação, infelizmente o autor consegue se perder no decorrer do livro. Mesmo com um bom enredo em mãos, Chbosky começa a incrementar reviravolta após reviravolta e a narrativa começa a ficar enfadonha e repetitiva. Chega um momento em que a história parece nunca ter fim.

Ademais, o autor decide que seria interessante incrementar ganchos religiosos e ao meu ver, fez com que a história ficasse ainda mais tosca.

O final aparentemente é deixado em aberto e fica no imaginário de cada um se foi pro lado do bem ou do mal.

Acredito que atribuí a nota pelo começo do livro. Apenas isso. Não sei dizer se vale a experiência pois fiquei frustrada com o desenrolar. Mas, cada um sabe do seu cada um.
R F 14/02/2022minha estante
Vale a pena ler esse?

jusousan 14/02/2022minha estante
Sinceramente não sei dizer se vale a pena a experiência. Fiquei frustrada. Mas, pode ser que você goste, apesar dos apesares.

R F 14/02/2022minha estante
"Apesar dos apesares" ?? gostei kkkk

acaoff 28/07/2022

Sem palavras!
Gente esse livro?.. não é absolutamente NADA do que eu imaginava. É um suspense tão bem construído que te dá medo do mundo real, te faz pensar, em lapsos de imaginação ou loucura, que talvez isso esteja acontecendo na realidade. Você fica com medo, a cada página você percebe que, em um multiverso, talvez poderia muito bem acontecer o cenário desse livro.

É o primeiro suspense calhamaço que li, que todas as páginas foram extremamente necessárias pra trama. Super bem escrito.

Infelizmente, não posso falar muito sobre ele, por que, qualquer menção a história, pode ser spoiler. Eu só recomendo imensamente a leitura. É um paradoxo maravilhoso (e bizarro) da vida real.
Anna 28/07/2022minha estante
Um dos melhores livros que eu já li!! Ficou pasma com o "mocinho"? Eu não esperava, de vdd

acaoff 28/07/2022minha estante
Fiquei pasma com tudo kkkkk certeza que vou sonhar com ele e as caixas de correio hj

Anna 29/07/2022minha estante
Bem issso kkkkkkkk

Rogério Carlos 05/01/2021

Amigo Imaginário
Amigo Imaginário é um misto de Stranger Things, CJ Tudor, Stephen King e tem o plano de fundo MUITO semelhante ao de Coraline, só que BEM MAIS desenvolvido, aterrorizante e macabro.
Amigo Imaginário é um calhamaço de quase 770 páginas que você nem percebe o tempo passar de tão fluida que a leitura é.

?? ALERTA PARA GATILHOS ??
Violência contra a mulher, crueldade e violação física e sexual de crianças e suicídio.
Jacque Brito 06/01/2021minha estante
Tá na minha lista de leituras e adorei a sua resenha. ??

Nannie. 29/06/2021

É bom.
É uma pena que eu tenha enrolado tanto para terminar. Em algum momento comecei a achar maçante e repetitivo e isso me deixou presa, mesmo não sendo no bom sentido. Sentia como se toda aquela angústia nunca chegasse ao fim, nem mesmo quando estava no fim. Hahaha. Ainda assim, é muito bom! Talvez eu quem tenha perdido o entusiasmo por enrolar tanto.
MilaMagalhães 29/06/2021minha estante
Eu já perdi o entusiasmo no início :/.
Mas quero tentar terminar.

Fabiana 29/06/2021minha estante
Já peguei esse livro 4 vezes pra ler e nem comecei, olhei pra ele e pensei, ahh deixa pra depois

Fabiana 29/06/2021minha estante
Recomenda?

Nannie. 30/06/2021minha estante
Oi, Fabiana!
O livro é bom. Eu comecei super empolgada e fiquei assim até metade dele. Adorei o desenvolvimento dos personagens, acredito que esse foi o grande ponto da história. O ruim é que fica repetitivo, mas acho que vale a pena sim.

Fabiana 30/06/2021minha estante
Entendi, te prende a ponto de você não querer abandona-lo na esperança de um final surpreendente.

Any 18/08/2022

Amigo Imaginário
A frase "Leia com as luzes acesas" não faz sentindo. Esperava um thriller de tirar o fôlego, mas não é nada disso. A sinopse nos faz começar a leitura com altas expectativas e isso pode gerar decepção. O enrendo é repetitivo, confuso e muito cansativo. Terminei por pura curiosidade.