O Caso do Marquês Desaparecido

Nancy Springer

Resenhas - O Caso do Marquês Desaparecido

Sophia1801 23/01/2024

Sei lá
Cara, real não entendi nada kkkk. Vi primeiro o filme e depois li o livro. O início é igual mas o final é completamente diferente enfim sla

Ana Magiero 21/01/2024

Eu estava precisando de uma leve como Enola. Ganhei esse livro ano passado de um amigo secreto e jamais, repito, jamais achei que fosse gostar tanto. É bem diferente do filme, mas não deixa de ser engraçado em alguns momentos. Confesso que a Enola do filme é uma personagem um pouco mais participativa que a do livro, embora eu ache que isso vá melhorar ao longo do tempo nos outros livros da série. Ansiosa para ler o segundo e ver como Enola vá seguir em busca se sua liberdade.

Ana 19/01/2024

Motivos para ler ou não
E vamos de autora nova esse ano, que é Nancy Springer.
Esse livro que tem como base o filme Enola Holmes, eu classifico ele como juvenil. Pela personagem ter 14 anos.
Enola vive bem com seus 14 anos, em uma casa cheia de flores.
Sua liberdade de roupas e lugares a visitar sozinha.
Até que no aniversário de 14 anos, sua mãe desaparece.

Motivos

1- uma garota melhor em criptografia que seu irmão detetive
2- um disfarce excêntrico
3- um palpite certeiro
4- um grupo de bandidos
5- dois irmãos sem um pingo de amor, o mais velho Mycroft, sem noção do que é um internato para garotas
6- uma criança de 12 anos, virando uma boneca nas mãos da sua mãe
7- dinheiro é desviado
8- dois sequestros
9- uma mensagem é enviada

Gildelandio Junim 19/01/2024

Manual de livros de época para iniciantes no gênero
Enola Holmes é um livro curtinho, o que tem lados positivos (ser uma leitura mais leve e mais rápida) e negativos (ter um final um pouco apressado ? na minha opinião).

Ao decorrer da história, nós conhecemos Enola, irmã mais nova do famoso detetive Sherlock Holmes. É uma menina engenhosa, criativa e um tanto atípica para as outras garotas de sua época, caracterizada muitas vezes como "impertinente" e ? erroneamente como ? "tola". Na trama, Enola é designada e corajosa, mas também muito ingênua em relação ao mundo fora da propriedade de sua família.

Ademais, outro ponto controverso e um tanto redundante ao decorrer da obra são suas motivações, que tendem a mudar constantemente (acompanhando o desenvolvimento e amadurecimento da jovem) mas que em certo momento da narrativa tendem a retornar ao que eram antes, causando uma "quebra" na evolução da personagem. Como leitor, digo que as motivações líquidas de Enola podem ser decorrentes de sua imaturidade etária, mas que não condizem com outros engenhosos feitos da jovem durante a obra.

Entretanto, a leitura tem uma tendência a adaptar o dialeto da época ao linguajar atual, de forma que o leitor tenha uma experiência de compreensão e imersão na obra sem quaisqueres dificuldades.

Em relação à adaptação cinematográfica atualmente pertencente à Netflix, gostaria também de deixar um adendo. Foi uma adaptação pouco fiel, com inúmeros elementos da obra trocados ? tanto na personalidade de Enola quanto no enredo da história. Todavia, tem um desenrolar muito fluído, que conseguiu refinar a personalidade da personagem de forma a conseguir trabalhar o seu amadurecimento, ouso dizer que é a melhor adaptação infiel à obra original que eu já assisti, mas que não consegue ? obviamente ? se igualar a experiência etéria de ler.

Eu sugiro que, a quem interessar, primeiro leia a obra original e depois assista à adaptação, pois algumas informações se perdem quando levadas para o mágico mundo dos cinemas e que apenas nós ? leitores ? conseguimos entender e absorver totalmente aquela história. Não vim aqui para contrapor livro e filme, muito pelo contrário: com a coexistência de ambas as obras, podemos entender, absorver e vivenciar com ainda mais vivacidade do que se houvesse apenas uma.

?Obrigado pela atenção, Gildelandio Junim.
Gildelandio Junim 19/01/2024minha estante
Onde tem um ponto de interrogação era pra ser um hífen gente, mas não tá indo ?

â¡ï¸ Marie_* 16/01/2024

Me disfarçaria da última q meus irmãos pensam: uma mulher(82
Minha primeira leitura do ano de 2024 foi esse livro, e devo dizer que gostei bastante! Foi uma surpresa agradável, pois eu pensava que ficaria o mês inteiro lendo ele (já que não leio nada faz uns meses).
A história começa devagar, quase na página 100 e ela ainda nem tinha fugido de casa, além disso, parece que o final foi corrido e meio sem sentido, por exemplo, no filme em que a gente vê o Marquês fugindo de um assassino e várias coisas rolando para formar um cenário do personagem, no livro parece que ficou tudo meio ?raso? sobre ele.
Mas o que eu mais gostei nesse livro foi a parte investigativa da Enola, é fácil de se relacionar com a personagem porque ela começa se sentindo em dúvida e incapaz, mas ao decorrer da história ela se torna um pouco mais confiante em si mesma. Sendo bem sincera, amava quando aparecia criptogramas para ela resolver (me sentia feliz pq entendia como ela estava resolvendo-os).
Enfim, gostei mais do filme, mas o livro não deixa de ser ruim, vale a leitura

Diana307 15/01/2024

Eu vi primeiro o filme e depois descobri que tinha livro. Então eu tinha expectativas diferentes do que veio no livro, e acho vai ser a única vez que vou dizer que preferi o filme, mas eu achei a leitura um pouquinho arrastada, eu gostei do livro não é isso, mas a leitura não fluiu muito então por isso não dei 5 estrelas.
E ele não tem romance o que era uma coisa que eu esperava.

Charruf 10/01/2024

????????
Gostei bastante do livro. A única coisa q eu não gostei foi q parece q o livro enrola mt. Ele tem 170 páginas mas dava pra ser resumido em 50.

EIii080 06/01/2024

Bom, mas não supera o filme
O livro conta a história da irmã desconhecida de Sherlock Holmes: a Enola. No dia do seu aniversário, Enola descobre que sua mãe fugiu, então ela também foge com um único objetivo em mente: encontrar sua mãe.

Sinceramente, o livro é bom, mas não chega nem aos pés do filme. Até uns 60% do livro é tudo muito parecido com o filme, então você meio que prevê alguns passos da Enola. Após isso o livro é uma caixinha de surpresas (o que não foi ruim).
Agora algo que realmente me decepcionou foi que o romance entre a Enola e o Tewkesbury é inexistente, porque os dois são bem novinhos (12-13 anos).

Minha opinião: Não leria de novo, mas valeu o meu tempo lendo :)

Julia.Silva 05/01/2024

Gostei
Achei o livro bom, mas, pela primeira vez gostei mais do filme do que o livro? Gostei muito como no livro Enola é uma menina independente e curiosa.. Mas senti falta de algumas coisas do filme. Quero ler o segundo livro

ray 01/01/2024

É muito mais do que apenas uma história de mistério
No livro "Enola Holmes: O Caso do Marquês Desaparecido", Nancy Springer introduz um frescor à familia Holmes ao apresentar a irmã mais nova de Sherlock, Enola. Na Inglaterra vitoriana, essa personagem corajosa, inteligente e definitivamente excêntrica encara o desaparecimento da própria mãe e o desinteresse dos irmãos mais velhos em resolvê-lo.

Enola decide, então, usar suas habilidades de observação aguçada na resolução deste mistério, se mostrando uma detetive nata. Mesmo sob as normas estritas da sociedade vitoriana, a narrativa de Springer interpõe os enigmas de um mistério quebrando as expectativas dos leitores com reviravoltas surpreendentes e notas de humor muito bem colocadas.

Mas não é só a resolução de mistérios que torna este livro cativante é o quadro mais amplo de feminismo, emancipação e auto-expressão que Springer desenha através de sua protagonista. Enola abraça o que significa ser diferente, e não têm medo de levantar questões sobre seu lugar em um mundo dominado por homens.

Em resumo, "Enola Holmes: O Caso do Marquês Desaparecido" é muito mais do que apenas uma história de mistério - é uma celebração do poder feminino e individualidade, retratado através de uma adolescente pontuda, intelectualmente curiosa e autônoma no coração da Inglaterra Vitoriana.

gabzela 31/12/2023

É um livro ok, mas o plot não é aqueles que nos fazem pensar. Demorei bastante tempo para ler, mas não foi uma leitura difícil ? só encontrei livros mais interessantes no meio do caminho.

Franklin48 26/12/2023

Achei o filme melhor e abandonei o 2, nem consegui passar da primeira página dele, demorei cotas pra ler

Kauane Vick 18/12/2023

Inspirador...
Uma história emocionante e cheia de aventuras. Uma protagonista que sabe o que faz e inspira muitas mulheres a dar o melhor de si mesmo com um pouco de infantilidade e humor, não deixa os outros rebaixarem o seu valor e com muito orgulho vai em frente sem abaixar a cabeça.
Lícia ou Lili 13/03/2024minha estante
Eu amo esse livro