O Caso do Marquês Desaparecido

Nancy Springer

Resenhas - O Caso do Marquês Desaparecido

bookaholiccrow 28/03/2024

Taca estrela, produção
Vamos acompanhar a história da irmã doidinha e bem corajosa do grande detetive Sherlock Holmes.

Em busca da mãe que fugiu, Enola descobre seus dotes para a investigação, usando de perspicácia e inteligência.

Diferente do filme da Netflix com a Millie Bobby Brown, não há romance entre Enola e o visconde de Tewksbury, mas tem muita aventura dessa menina corajosa e aventureira.

Ler o livro sempre é melhor que assistir o filme, mas ler depois de ter assistido faz com a gente consiga ver as cenas na nossa cabeça de uma maneira muito mais vivida. Apesar das diferenças, que foram muitas, por sinal, ambos são muito bons.

Como é uma leitura mais juvenil, é super indicado para os pré adolescentes. Vamos disseminar a leitura para as nossas jovenzinhos e jovenzinhos, galera! E vamos fazer isso usando a história de uma garota de 14 anos que é corajosa a ponto de se envolver em brigas usando um espartilho como defesa.

Iam.nanana 06/03/2024

Legalzinho
Li depois de ter assistido ao filme, então me decepcionei um pouco
O começo é exatamente igual ao filme,mas ai, quando ela vai sair de casa, ja ta em mais da metade do livro ? o final é bem corrido e tudo bem diferente do filme e a história dela cm o marquês nem acontece e nem da a entender q acontece

isabela! 18/02/2024

Não se iluda: não são iguais
Se você quer ler o livro por influência dos filmes: eles não são iguais.

O filme da Netflix é uma inspiração a partir do livro, não uma adaptação propriamente dita. O que significa que, óbvio, vai ter aspectos semelhantes, mas com certeza não são iguais. A linha do tempo, a personalidade e alguns personagens não são da mesma forma entre as duas obras.

Eu gostei do livro, apesar de que, como a maioria, imagino, que a partir de 2020 começou a obra, tenha feito a leitura por conta do filme. De início fiquei decepcionada. Tenho um carinho enorme pelo filme e pela Enola da Millie Bobby Brown, mas, ao longo da leitura, entendi que minhas expectativas não correspondiam a nada proposto pelo livro: se eu quisesse ler os acontecimentos do filme, lesse o roteiro dele.

Como mencionado, muita coisa é diferente, mas esse são alguns pontos que mais se mostraram diferentes a minha percepção: Enola é inteligente, mas não tão esperta como eu esperava (talvez por ser mais nova); esse Sherlock é péssimo, simpatizei mais com o Mycroft que com ele no livro; Mycroft Holmes é apenas um aristocrata inglês do século XIX, mas com mais consideração e carinho por Enola que mostrado no filme; o vilão é outro (sem menções mais detalhadas para não dar spoilers); Tewksbury é bem diferente (imagino que, por ser mais novo aqui, sua personalidade é ainda bem infantil; sem nada de muito especial — é apenas um visconde, filho de um duque, rico inglês (apesar de sem mais sensível que o Tewksbury da Netflix)); a mãe da Enola sai de casa por outros motivo, pelo menos a princípio; e, por fim, há mais empregados na propriedade (ela enganou Mycroft,mas não tanto como no filme).

Há, claro, outros pontos divergentes, mas, se eu contar sobre, será spoiler. Porém, de maneira ampla, recomendo a leitura. O livro é bem pequeno, então é possível terminar bem rápido — além da escrita ser bem fluída.

leticia 13/02/2024

Gostei muito da leitura, leve, rápida e divertida. Só achei parado em alguns momentos em que a protagonista explicava muito o cenário e isso me deixou um pouco cansada, mas do meio pro final melhorou. Eu esperava um pouco mais de informações sobre as aventuras dela em Londres, mas como é só o livro 1 acho justo. Recomendo a leitura, é curta e flui muito bem.

n.ellen 04/02/2024

Ótimo livro, ele tem partes que não está no filme e é uma leitura que a história flui e você lê em um dia.?

Elisabete53 02/02/2024

Muito Legal
Um livro que mistura mistério e aventura dentro de uma heroína empolgante, um livro bem adolescente ( li com minha filha e ela já tinha assistido ao filme) gostei bastante.

Sophia1801 23/01/2024

Sei lá
Cara, real não entendi nada kkkk. Vi primeiro o filme e depois li o livro. O início é igual mas o final é completamente diferente enfim sla

Ana Magiero 21/01/2024

Eu estava precisando de uma leve como Enola. Ganhei esse livro ano passado de um amigo secreto e jamais, repito, jamais achei que fosse gostar tanto. É bem diferente do filme, mas não deixa de ser engraçado em alguns momentos. Confesso que a Enola do filme é uma personagem um pouco mais participativa que a do livro, embora eu ache que isso vá melhorar ao longo do tempo nos outros livros da série. Ansiosa para ler o segundo e ver como Enola vá seguir em busca se sua liberdade.

Ana 19/01/2024

Motivos para ler ou não
E vamos de autora nova esse ano, que é Nancy Springer.
Esse livro que tem como base o filme Enola Holmes, eu classifico ele como juvenil. Pela personagem ter 14 anos.
Enola vive bem com seus 14 anos, em uma casa cheia de flores.
Sua liberdade de roupas e lugares a visitar sozinha.
Até que no aniversário de 14 anos, sua mãe desaparece.

Motivos

1- uma garota melhor em criptografia que seu irmão detetive
2- um disfarce excêntrico
3- um palpite certeiro
4- um grupo de bandidos
5- dois irmãos sem um pingo de amor, o mais velho Mycroft, sem noção do que é um internato para garotas
6- uma criança de 12 anos, virando uma boneca nas mãos da sua mãe
7- dinheiro é desviado
8- dois sequestros
9- uma mensagem é enviada

Gildelandio Junim 19/01/2024

Manual de livros de época para iniciantes no gênero
Enola Holmes é um livro curtinho, o que tem lados positivos (ser uma leitura mais leve e mais rápida) e negativos (ter um final um pouco apressado ? na minha opinião).

Ao decorrer da história, nós conhecemos Enola, irmã mais nova do famoso detetive Sherlock Holmes. É uma menina engenhosa, criativa e um tanto atípica para as outras garotas de sua época, caracterizada muitas vezes como "impertinente" e ? erroneamente como ? "tola". Na trama, Enola é designada e corajosa, mas também muito ingênua em relação ao mundo fora da propriedade de sua família.

Ademais, outro ponto controverso e um tanto redundante ao decorrer da obra são suas motivações, que tendem a mudar constantemente (acompanhando o desenvolvimento e amadurecimento da jovem) mas que em certo momento da narrativa tendem a retornar ao que eram antes, causando uma "quebra" na evolução da personagem. Como leitor, digo que as motivações líquidas de Enola podem ser decorrentes de sua imaturidade etária, mas que não condizem com outros engenhosos feitos da jovem durante a obra.

Entretanto, a leitura tem uma tendência a adaptar o dialeto da época ao linguajar atual, de forma que o leitor tenha uma experiência de compreensão e imersão na obra sem quaisqueres dificuldades.

Em relação à adaptação cinematográfica atualmente pertencente à Netflix, gostaria também de deixar um adendo. Foi uma adaptação pouco fiel, com inúmeros elementos da obra trocados ? tanto na personalidade de Enola quanto no enredo da história. Todavia, tem um desenrolar muito fluído, que conseguiu refinar a personalidade da personagem de forma a conseguir trabalhar o seu amadurecimento, ouso dizer que é a melhor adaptação infiel à obra original que eu já assisti, mas que não consegue ? obviamente ? se igualar a experiência etéria de ler.

Eu sugiro que, a quem interessar, primeiro leia a obra original e depois assista à adaptação, pois algumas informações se perdem quando levadas para o mágico mundo dos cinemas e que apenas nós ? leitores ? conseguimos entender e absorver totalmente aquela história. Não vim aqui para contrapor livro e filme, muito pelo contrário: com a coexistência de ambas as obras, podemos entender, absorver e vivenciar com ainda mais vivacidade do que se houvesse apenas uma.

?Obrigado pela atenção, Gildelandio Junim.
Gildelandio Junim 19/01/2024minha estante
Onde tem um ponto de interrogação era pra ser um hífen gente, mas não tá indo ?

â¡ï¸ Marie_* 16/01/2024

Me disfarçaria da última q meus irmãos pensam: uma mulher(82
Minha primeira leitura do ano de 2024 foi esse livro, e devo dizer que gostei bastante! Foi uma surpresa agradável, pois eu pensava que ficaria o mês inteiro lendo ele (já que não leio nada faz uns meses).
A história começa devagar, quase na página 100 e ela ainda nem tinha fugido de casa, além disso, parece que o final foi corrido e meio sem sentido, por exemplo, no filme em que a gente vê o Marquês fugindo de um assassino e várias coisas rolando para formar um cenário do personagem, no livro parece que ficou tudo meio ?raso? sobre ele.
Mas o que eu mais gostei nesse livro foi a parte investigativa da Enola, é fácil de se relacionar com a personagem porque ela começa se sentindo em dúvida e incapaz, mas ao decorrer da história ela se torna um pouco mais confiante em si mesma. Sendo bem sincera, amava quando aparecia criptogramas para ela resolver (me sentia feliz pq entendia como ela estava resolvendo-os).
Enfim, gostei mais do filme, mas o livro não deixa de ser ruim, vale a leitura