Do Socialismo Utópico ao Socialismo Cientifico

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Cientifico Friedrich Engels

Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Cientifico

Lu_Augusto 08/03/2024

Para aqueles que ainda acham que socialismo é algo utópico
O livro tem a proposta de explicar as ideias socialistas, desde seu surgimento, na França do século XVIII, com os socialistas utópicos; passando pela contribuição dos idealistas alemães, principalmente por Hegel; até chegar ao socialismo científico estabelecido por Marx.
É um livro muito didático e esclarecedor, recomendo a todos que leiam e tirem da cabeça as fake news disseminadas por aí sobre o que é o socialismo. Esse, juntamente com o Manifesto Comunista, são a porta de entrada para você compreender como na sociedade muitos falam sobre socialismo/comunismo e não entendem nada do assunto.
Thayna.Deretti 08/03/2024minha estante
Ótima resenha!

Lu_Augusto 09/03/2024minha estante
Obrigado! ??

taissa 08/03/2023

Uma leitura interessante para quem quer começar a estudar sobre o assunto. Engels faz críticas pontuais a ideia do socialismo utópico e expõe o que seria necessário a revolução para que ela seguisse de maneira correta.

LauraFF 27/02/2023

Construção do materialismo histórico dialético
Nesse livro Engels faz uma histórico do surgimento do chamado socialismo científico, ou seja o socialismo como ciência, utilizando método. É um livro bastante curto e muito didático que demonstra as diferenças da dialética idealista ou hegeliana para a dialética que se utiliza do materialismo, principal mudança do socialismo utópico para o científico.

Luciana 24/01/2023

aqui Engels explica de forma simples e objetiva o motivo pelo qual o socialismo utópico jamais poderia sair do mundo da fantasia: sem a revolução do proletariado tomando os meios de produção e, consequentemente, a extinção do Estado, não seria possível a implementação do socialismo

confesso que me perdi em uns pontos, mas o resumo de Engels ao final do livro ajuda a elucidar os pontos obscuros

Naiara.Silva 01/01/2023

Livro extremamente necessário
Leitura rápida e essencial a todos que têm o mínimo de interesse em compreender nosso sistema capitalista e como chegamos a ele.

Gilcimar 31/07/2022

Introdução simples sobre o pensamento Marxista
Com um conteúdo direto, este livro é um bom ponto de partida para começar a entender um dos maiores pensadores socialistas que já existiu, Karl Marx.
Diante desta leitura, Engels traz uma boa narrativa, expondo de forma simples e concisa o que vem a ser o pensamento Marxista, indo do socialismo utópico e chegando ao socialismo científico.

Mateus Rocha 05/07/2022

Socialismo como alternativa real
Nesse breve e introdutório livro, Engels disserta sobre a passagem do socialismo utópico ao socialismo científico. O primeiro, fruto da ambição dos intelectuais da época (e, portanto, agarrados às suas limitações temporais) de construir uma sociedade igualitária que rompesse com a barbárie capitalista. Mas como esta funcionava? Afinal, a crítica deve ser sempre fundamentada em algo concreto. É aí que a dupla dinâmica Marx e Engels entram! Ao analisar historicamente as sociedades e, principalmente, a passagem da Idade Média para a Idade Moderna e a consequente ascensão da burguesia, percebem a importância de escapar às concepções idealistas presentes naquele momento e começam a compreender a sociedade através das relações econômicas, e portanto, da sua materialidade. Com isso, conseguem compreender o funcionamento estrutural do capitalismo e o porquê das desigualdades sociais. Assim, conseguem colocar o socialismo como uma alternativa real.

eupoetizo 31/05/2022

Não gostei da leitura, acho que seja porque o livro é bem resumido, não me apaguei no texto. Mas o livro não é ruim.

Gabriel Schorr 11/03/2022

Um clássico que embasa muitos dos argumentos utilizados ainda hoje em aulas, discursos e políticas.
Importante sua leitura para permitir uma crítica conhecendo os conteúdos produzidos por tal autor. Muitas relações e afirmações que não se sustentam ou mesmo extrapolam o limite do razoável, mas feitas de maneira "bonita" e dando a entender que há sentido verdadeiro nelas.

Giovanna 19/08/2021

muito bom e útil, porque faz um apanhado geral de como surgiu o método marxista e os principais conceitos a partir de uma perspectiva histórica. gosto muito da escrita do menino Engels.

Isy 12/08/2021

É um bom livro, traça linhas do tempo para facilitar o entendimento de uma forma resumida. Só não consegui me apegar demais a leitura, e olha que geralmente qualquer história que aponte a porcaria que o sistema capitalista é me empolga bastante.

Luisa 23/05/2021

Neste livro, Engels - dentre muitas outras coisas - descreve de forma nítida, a função da burguesia (os ricos detentores dos meios de produção, das grandes fábricas).

Ao meu ver, ela não serve pra absolutamente NADA a não ser enriquecer às custas do trabalho do proletariado - eu e você, trabalhadores comuns.

Precisamos urgentemente acordar dessa alienação propositadamente imposta (aqui cito um vídeo importantíssimo chamado Adorno e a Indústria da Cultura, no canal Tempero Drag) e perceber que sem nós, essa roda do capitalismo - que já nasceu torta - NÃO GIRA.

No final do livro, Engels volta fazendo um resumo em tópicos dos principais pontos discutidos nos livros: Explica como era a forma de trabalho na sociedade medieval, mostra como se deu (socialmente) a Revolução Capitalista e por último, traz o Socialismo Científico como expressão teórica do movimento proletário.

É um livro bem interessante pra entender as origens sociais desse sistema brutal que vivemos.

É preciso conhecer, estudar, se indignar e passar raiva. Pra só assim a gente criar força pra mudar algo. Não é fácil, mas é NECESSÁRIO.

Go vegan 07/05/2021

Indestrutível
Um livro que deveria ser lido por todos, com certeza faz a gnt refletir na possibilidade de uma sociedade mais justa

jess45 20/04/2021

Perfeito pra estudo
É bem legal a maneira como o Engels traz o assunto traçando uma linha cronológica dos modelos de organizações econômicas até a atual (atual dele no caso, mas que se aplica quase que 100% à nossa).
Confesso que entre os 60% a 75% fiquei meio perdida no assunto mas depois deu tudo certo kkkk. O bom é que no final ele faz um resumão de tudo e isso facilita bastante!
Não posso dizer que entendi 100% do livro, pq cita muitos eventos históricos que eu não tenho base e a linguagem do Engels achei um pouquinho mais complexa que a do Marx, mas pretendo reler quando já tiver lido O Manifesto Comunista e mais uns 2 livros da minha lista pra ter uma boa base do assunto :)