Do Socialismo Utópico ao Socialismo Cientifico

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Cientifico Friedrich Engels

Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Cientifico

Lu_Augusto 08/03/2024

Para aqueles que ainda acham que socialismo é algo utópico
O livro tem a proposta de explicar as ideias socialistas, desde seu surgimento, na França do século XVIII, com os socialistas utópicos; passando pela contribuição dos idealistas alemães, principalmente por Hegel; até chegar ao socialismo científico estabelecido por Marx.
É um livro muito didático e esclarecedor, recomendo a todos que leiam e tirem da cabeça as fake news disseminadas por aí sobre o que é o socialismo. Esse, juntamente com o Manifesto Comunista, são a porta de entrada para você compreender como na sociedade muitos falam sobre socialismo/comunismo e não entendem nada do assunto.
Thayna.Deretti 08/03/2024minha estante
Ótima resenha!

Lu_Augusto 09/03/2024minha estante
Obrigado! ??

debroua 23/03/2021

Por que não li antes?
Confesso que fiquei sabendo da existência desse livro ao ver recomendações no aplicativo da Amazon, então resolvi ler. Simplesmente fantástico! Traz diversos conceitos da teoria marxista de forma mais didática, o que torna muito mais compreensível. O Engels é simplesmente genial e a todo instante ele reforça a importância de Marx! Primoroso!

"Tanto entre os capitalistas individuais como entre industriais e países inteiros, a primazia das condições - natural ou artificial criadas - da produção decide a luta pela existência. O que sucumbe é esmagado sem piedade."

jess45 20/04/2021

Perfeito pra estudo
É bem legal a maneira como o Engels traz o assunto traçando uma linha cronológica dos modelos de organizações econômicas até a atual (atual dele no caso, mas que se aplica quase que 100% à nossa).
Confesso que entre os 60% a 75% fiquei meio perdida no assunto mas depois deu tudo certo kkkk. O bom é que no final ele faz um resumão de tudo e isso facilita bastante!
Não posso dizer que entendi 100% do livro, pq cita muitos eventos históricos que eu não tenho base e a linguagem do Engels achei um pouquinho mais complexa que a do Marx, mas pretendo reler quando já tiver lido O Manifesto Comunista e mais uns 2 livros da minha lista pra ter uma boa base do assunto :)

Go vegan 07/05/2021

Indestrutível
Um livro que deveria ser lido por todos, com certeza faz a gnt refletir na possibilidade de uma sociedade mais justa

Luisa 23/05/2021

Neste livro, Engels - dentre muitas outras coisas - descreve de forma nítida, a função da burguesia (os ricos detentores dos meios de produção, das grandes fábricas).

Ao meu ver, ela não serve pra absolutamente NADA a não ser enriquecer às custas do trabalho do proletariado - eu e você, trabalhadores comuns.

Precisamos urgentemente acordar dessa alienação propositadamente imposta (aqui cito um vídeo importantíssimo chamado Adorno e a Indústria da Cultura, no canal Tempero Drag) e perceber que sem nós, essa roda do capitalismo - que já nasceu torta - NÃO GIRA.

No final do livro, Engels volta fazendo um resumo em tópicos dos principais pontos discutidos nos livros: Explica como era a forma de trabalho na sociedade medieval, mostra como se deu (socialmente) a Revolução Capitalista e por último, traz o Socialismo Científico como expressão teórica do movimento proletário.

É um livro bem interessante pra entender as origens sociais desse sistema brutal que vivemos.

É preciso conhecer, estudar, se indignar e passar raiva. Pra só assim a gente criar força pra mudar algo. Não é fácil, mas é NECESSÁRIO.

Isy 12/08/2021

É um bom livro, traça linhas do tempo para facilitar o entendimento de uma forma resumida. Só não consegui me apegar demais a leitura, e olha que geralmente qualquer história que aponte a porcaria que o sistema capitalista é me empolga bastante.

Giovanna 19/08/2021

muito bom e útil, porque faz um apanhado geral de como surgiu o método marxista e os principais conceitos a partir de uma perspectiva histórica. gosto muito da escrita do menino Engels.

Gabriel Schorr 11/03/2022

Um clássico que embasa muitos dos argumentos utilizados ainda hoje em aulas, discursos e políticas.
Importante sua leitura para permitir uma crítica conhecendo os conteúdos produzidos por tal autor. Muitas relações e afirmações que não se sustentam ou mesmo extrapolam o limite do razoável, mas feitas de maneira "bonita" e dando a entender que há sentido verdadeiro nelas.

eupoetizo 31/05/2022

Não gostei da leitura, acho que seja porque o livro é bem resumido, não me apaguei no texto. Mas o livro não é ruim.

Mateus Rocha 05/07/2022

Socialismo como alternativa real
Nesse breve e introdutório livro, Engels disserta sobre a passagem do socialismo utópico ao socialismo científico. O primeiro, fruto da ambição dos intelectuais da época (e, portanto, agarrados às suas limitações temporais) de construir uma sociedade igualitária que rompesse com a barbárie capitalista. Mas como esta funcionava? Afinal, a crítica deve ser sempre fundamentada em algo concreto. É aí que a dupla dinâmica Marx e Engels entram! Ao analisar historicamente as sociedades e, principalmente, a passagem da Idade Média para a Idade Moderna e a consequente ascensão da burguesia, percebem a importância de escapar às concepções idealistas presentes naquele momento e começam a compreender a sociedade através das relações econômicas, e portanto, da sua materialidade. Com isso, conseguem compreender o funcionamento estrutural do capitalismo e o porquê das desigualdades sociais. Assim, conseguem colocar o socialismo como uma alternativa real.

Gilcimar 31/07/2022

Introdução simples sobre o pensamento Marxista
Com um conteúdo direto, este livro é um bom ponto de partida para começar a entender um dos maiores pensadores socialistas que já existiu, Karl Marx.
Diante desta leitura, Engels traz uma boa narrativa, expondo de forma simples e concisa o que vem a ser o pensamento Marxista, indo do socialismo utópico e chegando ao socialismo científico.

Naiara.Silva 01/01/2023

Livro extremamente necessário
Leitura rápida e essencial a todos que têm o mínimo de interesse em compreender nosso sistema capitalista e como chegamos a ele.

Luciana 24/01/2023

aqui Engels explica de forma simples e objetiva o motivo pelo qual o socialismo utópico jamais poderia sair do mundo da fantasia: sem a revolução do proletariado tomando os meios de produção e, consequentemente, a extinção do Estado, não seria possível a implementação do socialismo

confesso que me perdi em uns pontos, mas o resumo de Engels ao final do livro ajuda a elucidar os pontos obscuros

LauraFF 27/02/2023

Construção do materialismo histórico dialético
Nesse livro Engels faz uma histórico do surgimento do chamado socialismo científico, ou seja o socialismo como ciência, utilizando método. É um livro bastante curto e muito didático que demonstra as diferenças da dialética idealista ou hegeliana para a dialética que se utiliza do materialismo, principal mudança do socialismo utópico para o científico.