A Troca Beth O'Leary

Resenhas - A Troca

Queria Estar Lendo 06/10/2020

Resenha: A Troca
A Troca é o novo título da Beth O'Leary chegando aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. Ela também é autora de Teto para Dois, uma das minhas leituras mais queridinhas deste ano. Mais uma vez, a autora equilibra comédia romântica com dramas extremamente realistas num livro para aquecer o coração.

A história se divide entre os pontos de vista de Leena, a neta, e Eileen, sua avó. Leena vive em um ritmo agitado e sufocante em Londres, rendendo-se ao trabalho quase o tempo todo para esquecer de dores de uma perda recente. Eileen, por outro lado, é a imagem da calmaria e tranquilidade em uma pacata cidadezinha do interior da Inglaterra - o problema é que ela acabou de descobrir sobre a traição do marido e terminou um casamento de décadas, sem saber o que fazer com sua vida.

Eis que Leena é obrigada a tirar dois meses de licença e nasce uma oportunidade para que elas troquem de lugar. Eileen se muda para o apartamento da neta em Londres, com custódia do celular e notebook dela, a fim de viver aventuras românticas na cidade grande, e Leena se muda para a casa da avó, onde deve relaxar e lidar com o passado calmamente.

"- Às vezes, é mais fácil ficar com raiva do que ficar triste."

A Troca tem absolutamente todos os pontos perfeitos em uma comédia romântica para ficar no seu coração para todo o sempre. Personagens principais carismáticas, uma trama clichê e abordagem de problemas realistas de maneira muito madura.

As histórias da Eileen e da Leena convergem em muitos pontos ao mesmo tempo em que se afastam bastante. Ambas viveram muito tempo em razão de outras coisas e pessoas que não elas mesmas, ambas se trancaram dentro de seus corações com a perda que viveram, ambas nunca saíram da zona de conforto para fazer nada além da rotina. E agora precisam fazer isso porque trocaram de lugar, então todos os amigos e rotinas de Leena estão à disposição de sua avó, e os amigos e rotinas de Eileen, da neta.

Eu me diverti tanto com os pontos de vista da Eileen. Ela é uma senhora cheia de emoção, apaixonada por tudo que a vida tem a oferecer - e agora que finalmente pode desfrutar, não vai se segurar com medo de novas experiências.

"Família pode ser um negócio complicado, mas, se escolhermos o nosso próprio jeito de lidar com ela, podemos acabar com algo bem próximo da perfeição."

Sua jornada em busca de um novo amor é recheada de momentos cômicos em aplicativos de paquera, de relacionamentos inesperados e principalmente de um crescimento pessoal notável. Com tantos anos de vida, ela ainda tem muito a viver.

Leena, por outro lado, está passando por um momento de recuperação. Sua relação com a mãe está abalada pela perda compartilhada e sua relação com o trabalho, mais caótica ainda. Na cidadezinha pequena, no entanto, tudo que Leena tem para viver é em relação à lista de tarefas deixada pela avó, que inclui passatempos, ajudar os vizinhos e participar do clube de Patrulha do Bairro.

E o clube, meu senhor! Minha coisa favorita do livro todo.

Formado por idosos com todos os tipos de personalidades, essa Patrulha cuida de festas e, de fato, de patrulhas. São amigos íntimos da Eileen que não se dão com a Leena à primeira vista; mas é aquela coisa de convivência e de se conhecer que transcende idade e que logo faz com que ela se sinta parte do lugar.

Betsy foi minha senhorinha favorita. Não apenas por sua história individual, bem mais carregada e emocional do que eu esperava, mas também pelos trejeitos e por ser uma figura tão importante no dia a dia da Leena - sem que ela perceba isso.

"É assim que acontece com velhas amigas. Nos entendemos até quando não há palavras suficientes para tudo o que deve ser dito."

Outro personagem que merece destaque é o Jackson; ele e Leena se conhecem da infância e rola aquela faísca quando se reencontram. O namorado da Leena, atualmente, é um cara que não parece entender tão bem tudo que ela precisa - todo o drama e as questões de escolha e de amor são muito interessantes e, de novo, outro detalhe que só enriquece a história.

A Troca fala muito sobre liberdade e sobre aproveitar a vida. Cada segundo dela, porque todos são preciosos e insubstituíveis. Fala sobre luto e dor e como molda as pessoas à nossa volta, mesmo aquelas que achamos conhecer também. E fala sobre amor, principalmente, em todas as suas formas. Um livro perfeito para quem quer sorrir e se emocionar.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/10/resenha-troca.html
Priscila.Valim 19/10/2020minha estante
Vc troca? ?

Merelayne 27/08/2020

Amei!
Beth O'Leary virou uma das autoras das quais vou querer ler tudo o que for publicado. Que escrita incrível! Amei esse livro! Me fez rir, me emocionou e me fez suspirar. Super indico pra quem gosta de uma comédia romântica.

Jozy.Cristiani 24/11/2020

Maravilhoso
Que inspiração este livro, fala sobre perdas, encontros, reconciliação, mas principalmente se perdoar e seguir a vida sendo feliz.
Tamirys 26/11/2020minha estante
Hum, me deu vontade de adquirir.

Mony 03/12/2020

A Troca
Aquele tipo de livro que aquece o coração!
To encantada com a Sra Eileen, quem dera todos pudessem chegar aos 79 com toda essa disposição e alegria. Ela é aquela personagem que dá vontade de tirar do livro é abraçar rs
E Jackson é exatamente quem a gente desejava que fosse!
O livro nos trás a perspectiva de cada um, como cada uma delas conseguiu lidar com a dor da perda e aprendeu a supera-lá.
?.. quando perdemos alguém que amamos, não perdemos tudo o que essa pessoa nos deu. Ela deixa alguma coisa com a gente.?
Finalizo o livro sorrindo.

Miriam 19/11/2020

Leena, Eileen e Marian
Neta, avó e mãe, Beth tem o dom de escrever sobre famílias e complicações e se sair maravilhosamente bem.

Não gostei do fato de o Ethan ter sido colocado como um homem de caráter errôneo, tirou o brilho de as escolhas da Leena serem feitas com total amor e consciência.

Juliana.Rodrigues 06/11/2020

Divertido e profundo
Nesse livro, a autora traz uma troca pra lá de inusitada entre vó e neta e o bem que as duas podem fazer, por si é impressionantemente profundo, leve e engraçado! Mais do que recomendado!

Altina 30/10/2020

Lindo!
Amei essa história cheia de lealdade e amor!
Uma linda história de uma neta com sua avó! Super indico!

Hay 14/09/2020

Sejam Eileenados por este romance
Que história engraçada.

Amei o fato de em muitos momentos me mostrar que não importa a idade, status, ou momento da vida nós podemos sim sair da nossa zona de conforto e nos reencontrar.
Amei o fato de mostrar como a mulher pode ser poderosa e cheia de si, independente dos paradigmas que a sociedade impõe.

Vou levar comigo essas duas personagens, que na verdade são uma peça rara, mas que ensinaram que o poder feminino é sim uma grande coisa!

Aline 25/11/2020

Leitura levinha e bem gostosa
Livro bom para você relaxar, te prende e você conclui muito rápido. Fiquei com vontade de tomar chá varias vezes, de tanto que eles tomam chá

Bárbara Marins 14/10/2020

05 estrelas
A Troca, livro recebido na Caixa do Clube de Leitura da Intrinseca do me?s de setembro. Definitivamente 05 estrelas.
O livro traz uma histo?ria sobre perdas e recomec?os, demonstra o poder de recomec?ar a qualquer comento e independente da idade. A grande lic?a?o passada e? que na?o vale a pena viver uma vida estressante e com raros momentos de felicidade. Havera? episo?dios ruins, pois se trata da realidade, pore?m, sa?o nas pequenas ocasio?es de felicidade que ocorrem no dia-a-dia que tudo vale a pena e sa?o estas que deve-se buscar.
Na?o nos contentar com o prejudicial, mesmo que este seja uma eventual zona de conforto.
Histo?ria linda que deixa o corac?a?o quentinho, apesar de tambe?m tratar sobre a realidade de va?rias pessoas.

Luisa Jordana 16/09/2020

A Troca
Leena é uma mulher de 29 anos. Já Eileen tem 79. Ambas são neta e avó e estão vivendo momentos difíceis. Leena perdeu sua irmã e Eileen perdeu sua neta e o processo de luto não está sendo fácil. Quando Leena sofre um ataque de pânico no trabalho, é forçada a tirar dois meses de férias e, nesse período, resolve visitar sua avó, que mora na pequena cidade de Hamleigh. Como se não bastasse perder a neta, o marido de Eileen fugiu com a professora de dança, tornando sua vida estagnada e seus dias solitários. É então que ambas tem a incrível ideia de trocar de lugar!
Leena ficará em Hamleigh e Eileen enfrentará a agitada Londres e as coisas não poderiam ficar mais empolgantes! O enredo é envolvente desde o início e fazia tempo que eu não ria tanto com um livro! Foi uma excelente novidade ver como protagonista uma pessoa idosa e cheia de experiências para compartilhar! Eileen é simplesmente apaixonante e eu me deliciava com os capítulos que eram contados da sua perspectiva. Sua vontade de viver, de amar e de sentir foram contagiantes e senti uma imensa vontade de tê-la como amiga. Já Leena é uma mulher extremamente determinada e nunca desiste dos seus objetivos e, apesar de não ser tão carismática quanto sua avó, também foi uma protagonista que valeu à pena conhecer. Todos os demais personagens foram muito bem explorados e me apeguei a muitos deles, especialmente à Betsy, Arnold, Jackson, Fitz e Marian, esta última sendo mãe e filha das protagonistas. Apesar de trazer um tema pesado como o luto, todo o enredo em torno da perda de um familiar foi tratado com muita sensibilidade e não contrastou com a comicidade da história, que é muito presente.
Foi um leitura que eu devorei, assim como aconteceu em Teto para Dois, e que me proporcionou as mais diversas emoções. É incrível quando uma leitura nos leva do riso ao choro num piscar de olhos, mostrando a enorme habilidade de escrita da autora. Fica então esta super recomendação para um livro que fala sobre vida, luto, família e sobre como nunca é tarde para amar e começar de novo!

Andy 16/10/2020

Para relaxar!
Uma história deliciosa que nos faz repensar nossos limites, projetos e conflitos. Maravilhoso!

Thay 18/11/2020

esse é um daqueles livros pra deixar o coração quentinho. amei!

thaina.damasceno 02/11/2020

que vontade de mudar o mundo
livro incrível, extremamente leve!

vontade de abraçar Eileen, e Leena e todos os membros da Patrulha hahha

uma mensagem muito fofa de empatia, solidariedade, posicionamento e superação!

tanto Leena, quanto Eileen são pessoas fantásticas, assim como a maioria que as cerca.

a ideia da troca de ?lugar? foi fantástica é super bem explorada. enfatizo a palavra lugar, porque, apesar de estarem morando na casa da outra, elas desenvolvem seus próprios projetos e superam seus próprios desafios!

a leitura foi super emocionante e, apesar de lidar com pontos delicados, te deixa leve... e com vontade de fazer mais por quem está perto

bruno.silva.566 11/10/2020

Gostei da história, sobre superação, mudança e novos áreas. Meu primo contato com a autora, me aupreendi com essa história.