A Troca

A Troca Beth O'Leary

Resenhas - A Troca

Queria Estar Lendo 06/10/2020

Resenha: A Troca
A Troca é o novo título da Beth O'Leary chegando aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. Ela também é autora de Teto para Dois, uma das minhas leituras mais queridinhas deste ano. Mais uma vez, a autora equilibra comédia romântica com dramas extremamente realistas num livro para aquecer o coração.

A história se divide entre os pontos de vista de Leena, a neta, e Eileen, sua avó. Leena vive em um ritmo agitado e sufocante em Londres, rendendo-se ao trabalho quase o tempo todo para esquecer de dores de uma perda recente. Eileen, por outro lado, é a imagem da calmaria e tranquilidade em uma pacata cidadezinha do interior da Inglaterra - o problema é que ela acabou de descobrir sobre a traição do marido e terminou um casamento de décadas, sem saber o que fazer com sua vida.

Eis que Leena é obrigada a tirar dois meses de licença e nasce uma oportunidade para que elas troquem de lugar. Eileen se muda para o apartamento da neta em Londres, com custódia do celular e notebook dela, a fim de viver aventuras românticas na cidade grande, e Leena se muda para a casa da avó, onde deve relaxar e lidar com o passado calmamente.

"- Às vezes, é mais fácil ficar com raiva do que ficar triste."

A Troca tem absolutamente todos os pontos perfeitos em uma comédia romântica para ficar no seu coração para todo o sempre. Personagens principais carismáticas, uma trama clichê e abordagem de problemas realistas de maneira muito madura.

As histórias da Eileen e da Leena convergem em muitos pontos ao mesmo tempo em que se afastam bastante. Ambas viveram muito tempo em razão de outras coisas e pessoas que não elas mesmas, ambas se trancaram dentro de seus corações com a perda que viveram, ambas nunca saíram da zona de conforto para fazer nada além da rotina. E agora precisam fazer isso porque trocaram de lugar, então todos os amigos e rotinas de Leena estão à disposição de sua avó, e os amigos e rotinas de Eileen, da neta.

Eu me diverti tanto com os pontos de vista da Eileen. Ela é uma senhora cheia de emoção, apaixonada por tudo que a vida tem a oferecer - e agora que finalmente pode desfrutar, não vai se segurar com medo de novas experiências.

"Família pode ser um negócio complicado, mas, se escolhermos o nosso próprio jeito de lidar com ela, podemos acabar com algo bem próximo da perfeição."

Sua jornada em busca de um novo amor é recheada de momentos cômicos em aplicativos de paquera, de relacionamentos inesperados e principalmente de um crescimento pessoal notável. Com tantos anos de vida, ela ainda tem muito a viver.

Leena, por outro lado, está passando por um momento de recuperação. Sua relação com a mãe está abalada pela perda compartilhada e sua relação com o trabalho, mais caótica ainda. Na cidadezinha pequena, no entanto, tudo que Leena tem para viver é em relação à lista de tarefas deixada pela avó, que inclui passatempos, ajudar os vizinhos e participar do clube de Patrulha do Bairro.

E o clube, meu senhor! Minha coisa favorita do livro todo.

Formado por idosos com todos os tipos de personalidades, essa Patrulha cuida de festas e, de fato, de patrulhas. São amigos íntimos da Eileen que não se dão com a Leena à primeira vista; mas é aquela coisa de convivência e de se conhecer que transcende idade e que logo faz com que ela se sinta parte do lugar.

Betsy foi minha senhorinha favorita. Não apenas por sua história individual, bem mais carregada e emocional do que eu esperava, mas também pelos trejeitos e por ser uma figura tão importante no dia a dia da Leena - sem que ela perceba isso.

"É assim que acontece com velhas amigas. Nos entendemos até quando não há palavras suficientes para tudo o que deve ser dito."

Outro personagem que merece destaque é o Jackson; ele e Leena se conhecem da infância e rola aquela faísca quando se reencontram. O namorado da Leena, atualmente, é um cara que não parece entender tão bem tudo que ela precisa - todo o drama e as questões de escolha e de amor são muito interessantes e, de novo, outro detalhe que só enriquece a história.

A Troca fala muito sobre liberdade e sobre aproveitar a vida. Cada segundo dela, porque todos são preciosos e insubstituíveis. Fala sobre luto e dor e como molda as pessoas à nossa volta, mesmo aquelas que achamos conhecer também. E fala sobre amor, principalmente, em todas as suas formas. Um livro perfeito para quem quer sorrir e se emocionar.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/10/resenha-troca.html
Priscila.Valim 19/10/2020minha estante
Vc troca? ?

Stephany.Delson 14/03/2021minha estante
Alguém me explica como Fasso pra começar a ler o livro? Não sei aonde abro as paginas

Queria Estar Lendo 25/03/2021minha estante
Oi, gente. A área de troca não é aqui, viu? Aqui é comentário pra resenha ?

Milly 26/05/2021minha estante
Pq eu não consigo ler por aqui?

Milly 26/05/2021minha estante
Não aparece a opção de ler o livro aqui

Pam 04/07/2021minha estante
Qual a classificação indicativa??

Queria Estar Lendo 04/07/2021minha estante
Oi, Pam. É um romance adulto (pela idade dos personagens), mas é bem levinho. Não acho que a adaptação vá ter classificação indicativa de mais que 14/16 anos, então idem pra leitura.

Pereira da Silva 24/07/2021minha estante
o skoob não é pra ler livros, se quiser baixa ou compra ebook, ou kindle

Favaro 04/02/2022minha estante
Esse livro é perfeito!!!!

Aline.Paganine 13/02/2022minha estante
Leitura facil, história que cativa e varias mensagens são passadas durante a leitura! Muito bom, recomenda!

Gigi 15/02/2022minha estante
bem paradinho, e me deu ressaca literária

Liyn 17/06/2022minha estante
Também tive uma mega ressaca literária com esse livro.

Julia 13/12/2022minha estante
O livro tem hot??????

Ribeiro 14/12/2022minha estante
QUE LIVRO BOM EU TIVI ALTO SURTOS COM ELE MEU DEUS

eduarda 13/01/2023minha estante
um livro que mostra como é difícil lidar com o luto, como é difícil se relacionar amorosamente, mas q tudo é possível. muito bom!

nandasz.juninho 17/01/2023minha estante
Estou amando ler esse livro, principalmente os capítulos da Eileen ?

maria1691 23/02/2023minha estante
achei o livro mto parado,mostra partes não mto importantes do livro e o que importa mesmo aconteceu só no final do livro. então,não diria que é um dos meus favoritos,mas também não é ruim.

Bbss06 11/07/2023minha estante
Eu pedi o Livro na Amazon estou anciosa para chegarrrrrr
Parece ser muito bommm

Larissa2432 20/07/2023minha estante
Meu Deus rsrs, é cada comentário viu, esse livro tá dividindo muitas opiniões, estou gostando muuito, mas as vezes a leitura é meio arrastada, portanto, é bom!

leticia.lacerda. 26/10/2023minha estante
Eu li a sinopse e e por algum motivo eu lembrei de Sexta-feira muito louca

Lethycia Carolline 11/12/2023minha estante
Que livro lindo, a princípio quando comprei não pensei que teria tanta profundidade em tópicos tão importantes. O livro fala, por exemplo, sobre como é difícil encontrar um amor na velhice, são diversos obstáculos que atrapalham esse encontro, principalmente os antigos conceitos definidos na mente do idoso, mais especificamente mulheres, como por exemplo "ficar solteira(o) depois de tantos anos é um sinal de que você fracassou." Esses idosos sofreram tanta pressão para que tivessem um casamento e uma vida estável, que se submeteram a diversas situações desconfortáveis e desenvolveram uma gigantesca autocrítica os levando a pensar que qualquer coisa que pode acontecer dentro de um casamento é culpa deles.
Outro tópico incrível que o livro aborda é o luto, algumas cenas e dialogos me ajudaram a ter diversas percepções sobre maneiras de lidar com o luto ou até mesmo entender que outras pessoas lidam de formas diferentes da minha, fazendo com que eu diminua meu ego e tenha mais empatia com o próximo. Tudo isso de uma maneira descontraída e leve de se ler, o que eu acho muito sensível e importante, principalmente para quem está passando por um momento tão delicado como este.
O livro também nos mostra o quanto vivemos nos afogando em metas e objetivos quase inalcançáveis, que após muito esforço e sacrifício, os conseguimos alcançar, porém não nos demos um tempo nem para respirar e novamente entramos nessa onda de auto sabotagem, buscando algo que nem nós mesmos sabemos o que é. Isso é algo muito complicado de se falar pois cada um tem a sua realidade, mas mostra o quanto é importante desacelerar as vezes e soltar as rédeas, ninguém precisa ter tudo o tempo todo e muito menos uma vida perfeita.
Para quem gosta de um romance, o livro tem várias cenas, eu não considero como fator principal do livro, porém é uma delícia quando aparece, você se pega sorrindo e mais envolvida do que gostaria com os personagens. Além disso, existe um certo alguém de sardas maravilhoso que faz com que a gente suspire de emoção sempre que ele abre a boca para falar algo.
Recomendo muito a leitura, eu não me arrependi nem um pouco e se eu pudesse apagaria minha memória para ter a chance de ler outra vez. ??

Laa Kock 16/12/2023minha estante
meu deus este livro é P-E-R-F-E-I-T-O, passam milhões de mensagens que me fizeram parar de ler e refletir, simplesmente amoo

Luana 29/03/2024minha estante
ai eu to chorando com a resenha imagina com o livro ?????

Ana 03/02/2021

O que dizer sobre A Troca?
Que livro bom!
Claro que se você me perguntar: ?Qual a chance dessa leitura virar um filme meio aventura / romance na cabeça de quem lê?? Eu vou ter que te responder 1000%
Meu eu viciada em criar cenas com os textos de livros se APAIXONOU por A Troca. O estilo de escrita da Beth O?leary nesse livro é sensacional, já que ela usa uma dinâmica que eu amo que é a de capítulos com personagens se revezando pra contar a história, e assim, podemos ver o que acontece de óticas diferentes. Além de ser uma leitura super leve e que te envolve completamente, é o tipo de livro que eu adoro ler... arriscaria dizer que depois de livros que envolvem mistério, tramas policias e suspense, o gênero desse livro super me cativa! E ainda, convenhamos, quem não amaria um livro que mistura a história de uma jovem que precisa se (re)descobrir e uma avó idosa FOFA trocando de vidas?
Amei e indicaria sem pensar duas vezes ?
lalaelias 03/02/2021minha estante
Sim, também amei o estilo da escrita?
Por isso coloquei na minha lista o livro teto para dois, já leu esse, Ana?

Joana 03/02/2021minha estante
Será meu próximo! Estou lendo Os Segredos que Guardamos. Ja leu?

Luli 03/02/2021minha estante
Anaa, você já leu Teto para dois, da mesma autora?

Ana 03/02/2021minha estante
Louca pra ler Teto pra dois meninas, já tá aqui na fila! E Os segredos que guardamos também Joanaa!

Joana 03/02/2021minha estante
Teto pra Dois eu amei tbm! Ai não acredito que respondeu! Leio tudo que você posta! Hahahhaa! #tiete

Lets 12/02/2021minha estante
Eu to amandooooooo esse livro!

thalitabasilio_ 13/07/2021minha estante
lê teto para dois dessa autora, é TUDO

Fernanda 21/01/2021

A troca
Resenha desse livro cativante lá no meu blog. Confiram e deixem as suas opiniões também:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/01/resenha-troca-beth-oleary-editora.html

Aione 06/05/2021

Depois de meses de expectativa sem conseguir encaixar A Troca em minhas leituras, enfim consegui ler mais um sucesso de Beth O’Leary, autora de Teto Para Dois — um dos meus queridinhos de 2019. O livro havia sido primeiramente enviado no Clube Intrínsecos, e chegou às livrarias no final de 2020.

Leena é afastada do trabalho por dois meses após cometer um erro colossal e atípico em seu bom desempenho. Sobrecarregada e lidando com sentimentos dolorosos, busca refúgio na cidade da avó. Lá, ela propõe a Eileen que ambas troquem de lugar: ela ficará ali, assumindo as tarefas da avó, enquanto Eileen ficará em seu lugar, em Londres. Eileen, ressentida por um casamento frustrado, sente que, prestes a fazer 80 anos, é o momento ideal para viver uma grande aventura.

Assim como em Teto Para Dois, A Troca alterna os capítulos com as narrativas de Leena e Eileen. Em primeira pessoa, Beth O’Leary é habilidosa na construção das vozes de suas personagens. Além do tom leve e muito bem-humorado, há o toque certo de sensibilidade no desenvolvimento de seus conflitos emocionais. Leena está lidando com um sentimento enorme de perda, trazendo emoções que ela não sabe processar e a distanciando de quem é — além de distanciá-la de sua mãe, que mora próxima da avó. Eileen, embora preocupada com a filha e a neta e lidando com suas próprias emoções conflitantes, mantém a personalidade ativa, divertida e benevolente, ainda que firme quando necessário.

Uma das coisas que mais me encantou na leitura foi a sensibilidade no desenvolvimento de Eileen. A autora humaniza a personagem ao desenvolvê-la com delicadeza e ao nos lembrar sobre as paixões na terceira idade. Mesmo lúcida e ativa, Eileen continua sendo uma mulher idosa, e há as marcas necessárias para retratá-la de tal maneira. Além disso, ela, apaixonada por Agatha Christie, detém em si as características típicas de pessoas curiosas por mistérios. Foi impossível não me apaixonar por ela e por seu jeito cativante! Leena, por sua vez, conquista a sua própria maneira. Suas emoções são bastante sinceras e foram várias as passagens em que quis abraçar a personagem.

O romance aparece em A Troca, mas não em destaque. Beth O’Leary entrega às suas protagonistas — e aos leitores! — amores de causar suspiros, mas em segundo plano. A retomada de Leena e Eileen de suas próprias vidas, redescobrindo quem são após viverem trágicos momentos é o centro do enredo, fazendo dele bastante forte e emocionante. Amei como, ainda, há a reflexão sobre gênero, uma vez que parte do que elas enfrentam, sobretudo no que diz respeito a Eileen, é impactado pelos papéis sociais impostos às mulheres.

A Troca me proporcionou uma leitura deliciosa e emocionante, ainda que não tão frenética quanto Teto Para Dois — meu estado de agitação mental em nada relacionado à leitura me impediu um envolvimento maior com a história. Valeu a pena esperar, e sigo na espera por sua adaptação!

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/04/28/resenha-a-troca-beth-oleary/

Rosangela Max 20/11/2022

Uma delícia de leitura.
Adorei esta história que mistura gerações e mostra que pessoas maravilhosas existem em qualquer idade. Afinal, as pessoas envelhecem e não perdem suas qualidades só porque a idade avança. Na verdade, para muitos, a passagem do tempo só os aprimora.
A aurora fez um ótimo trabalho ao lidar com um assunto difícil, intercalando com momentos leves e divertidos.
É o segundo romance que leio dela e cada vez vai ficando melhor.
Recomendo a leitura.
Sandro 21/11/2022minha estante
Achei interessante a narrativa, legal, mas peca pela fuga da realidade quando coloca pessoas de 80 e 90 transando como jovens, isto é surreal e mentiroso.

Rosangela Max 21/11/2022minha estante
Realmente as histórias de hoje costumam ter um toque surreal. Mas nessa em específico, este detalhe não me incomodou em nada.

resenhasdajulia 25/05/2021

Leena tem 29 anos, mora em Londres e trabalha mais do que deveria. Eileen tem 79 anos, mora em uma pacata cidadezinha e ainda está superando o fato de ter sido trocada por outra após um casamento de décadas. Leena é neta de Eileen.

Quando Leena é obrigada a tirar férias, elas decidem trocar de lugar: a avó vai para Londres, em busca de uma aventura romântica, além de ficar com o celular e o notebook da neta. E Leena se muda para Hamleigh, para tentar relaxar um pouco e tomar conta dos projetos da avó. E é muito divertido vê-las trocando de lugar!

A Eileen me encantou e me identifiquei muito com Leena (além de torcer muito para ela e para o Jackson).

E o que dizer da Patrulha do Bairro? Que grupo maravilhoso de idosos!

Amei! Me diverti muito lendo!

iamdudis 15/01/2022

Clichêzinho muito bom!
Eu li no ano passado "Teto para Dois" e achei uma leitura muito gostosa e boa de ler. Assim como no outro livro que dei a mesma nota, algo me incomoda durante a leitura. Nesse caso foi o relacionamento da Leena, achei desnecessária uma situação específica.

O livro é muito divertido, eu não sei porque tinha a ideia que o livro seria sobre troca de corpos kkk (não li sinopse), enfim. Gostei muito.

No último ano a família Cotton teve uma perda dolorosa, ambas as mulheres nesse livro são resistentes e otimistas.

A melhor coisa desse livro foi a vovó Eileen Cotton! Que mulher incrível, forte e resiliente. É tão linda a sua jornada no livro.

Eileen Cotton "neta" é maravilhosa também, mas acredito que a busca de si mesma, ela acabou por se perder um pouco, pois o autoconhecimento que adquiriu no livro não abriu seus olhos sobre o óbvio.

Amei os personagens secundários, as amizades e os novos romances! Se quer um livro para se divirtir e relaxar, super indico esse!
ellen s 16/01/2022minha estante
sou doida pra ler!!

Ester 16/01/2022minha estante
Eu também gostei desse romance achei muito legal a história retratar a história da vó e da neta

i.need.books 23/01/2023

Tudo que se precisa em um livro
Que perfeição foi essa que eu acabei de ler? Estou sem palavras. Tem romance, tem traição, tem enemy to lovers, tem vingança, tem final feliz, tem idosos fofos... resumindo: tem tudo de bom
Personagens incríveis (a vovó é minha favorita), leitura fluída e enredo bem desenvolvido. Recomendo a todos. Agora é um dos meus favoritos.

Recomendação de idade (minha opinião): +12

Priii Reis 06/12/2023

Leena pode ser jovem mas está sobrecarregada de seu trabalho e vida corrida,fora as frustrações românticas.
Sua avó está cansada do casamento,e precisa de um tempo da monotonia de sua vida.
Então elas decidem trocar de vida e casas,enquanto uma engata em aventuras a outra tenta descansar ao máximo de sua rotina e problemas.
Um livro super bem humorado,cheio de doces aprendizados e sabedoria.

Foi uma leitura maravilhosa e super necessária sobre se colocar no lugar do outro,e também pensar amplamente naqueles sentimentos que estavam tão guardados que machucavam e precisava ser resolvido.

______________________
Leena Cotton tem 29 anos e sente que já não é mais a mesma. Eileen Cotton tem 79 e está em busca de um novo amor. Tudo de que neta e avó precisam no momento é pôr em prática uma mudança radical. Então, para colocar suas respectivas vidas de volta nos trilhos, as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra.
Leena sabe que precisa descansar, mas imagina que a parte mais difícil será se adaptar à calmaria da cidadezinha onde a avó mora. Cadastrada em um site de relacionamentos, Eileen por sua vez embarca na aventura com a qual sonha desde a juventude. Dividindo o apartamento com dois amigos da neta, ela logo percebe que na cidade grande suas ideias mirabolantes não são tão complicadas assim.

Monithex 03/12/2020

A Troca
Aquele tipo de livro que aquece o coração!
To encantada com a Sra Eileen, quem dera todos pudessem chegar aos 79 com toda essa disposição e alegria. Ela é aquela personagem que dá vontade de tirar do livro é abraçar rs
E Jackson é exatamente quem a gente desejava que fosse!
O livro nos trás a perspectiva de cada um, como cada uma delas conseguiu lidar com a dor da perda e aprendeu a supera-lá.
?.. quando perdemos alguém que amamos, não perdemos tudo o que essa pessoa nos deu. Ela deixa alguma coisa com a gente.?
Finalizo o livro sorrindo.

Mendonca_mai 28/05/2022

Eileenada
Que história deliciosa, divertida e tranquila. Comecei sem muitas expectativas e sem ler a sinopse como sempre, e me surpreendi muito, é um romance tão leve e tão inspirador, é impossível não amar a Eileen, e é de se admirar um livro com tantos personagens fascinantes. O romance que acontece é apenas um mero detalhe diante tantos assuntos abordados, e apesar de ser um livro típico de ?Sessão da tarde? ele é bem reflexivo. É o primeiro livro que li da autora e ADOREI, recomendo! ??

?Eu não teria conseguido me descobrir se não tivesse me tornado outra pessoa.?

?Pediria aos meus alunos que cantassem para você aquela música do Ed Sheeran, ?Thinking Out Loud?, mandaria o Hank até você com um buquê de flores na boca; prepararia um brownie em formato de coração... e deixaria queimar, só para o caso de você preferir assim.?

Jozy.Cristiani 24/11/2020

Maravilhoso
Que inspiração este livro, fala sobre perdas, encontros, reconciliação, mas principalmente se perdoar e seguir a vida sendo feliz.
Tamirys 26/11/2020minha estante
Hum, me deu vontade de adquirir.

nute 05/09/2021

Perfeito
Foi uma das leituras mais marcantes do meu ano, eu aprendi muito com essas duas mulheres e terminei o livro com gostinho de quero mais.

Pipa 09/01/2022

A troca ?
EU SIMPLESMENTE AMEI
eu quando estava lendo este livro senti todos os sentimentos possíveis
A história e muito boa!
Sou cadelinha dos dois casais sim!
Olha simplesmente leiam!
É muito bom!

É uma Leitura gostosa e fluente de se ler.
tina 09/01/2022minha estante
Li esse livro, e se vc gostou mesmo, acredito que vá gostar da série ? Gilmore Girls? no próprio livro tem várias referências e personagens semelhantes!

Pipa 09/01/2022minha estante
Obrigada Amg assim que puder vou ver ?