A Troca

A Troca Beth O'Leary

Resenhas - A Troca

Joane 01/02/2021

Eileens Cotton
Eu queria uma leitura leve e foi o que tive, mas mesmo assim abordou coisa importantes, como a dor da perda e novos recomeços

Eileen Cotton foi uma das melhores personagens que já vi, e eu amei ela. Gostei de ver o lado dela, uma senhora de 79 anos com tantos projetos e que ainda tem um espírito jovial. Que vai a Londres viver uma aventura, e encanta todos que a conhecem. E a mulher ainda têm Agatha Christie como autora favorita, todas as falas mencionabdo Agatha, não tive como não amar.

Leena é de um jeito dela. No começo, parecia que não acertava, e a cabeça dela não tava no lugar. Mas o desenvolvimento disso foi incrível. Que eu totalmente entendo o tempo que ela teve que passar pra realmente voltar ser ela mesma, depois da perda.

Ainda que um foco familiar e na perda que elas tiveram. Tem um espaço pro romance.

Eu gostei tanto, e como sempre não esperava por isso.
Alice @leituras_da_alice 01/02/2021minha estante
Uau?????

Joane 01/02/2021minha estante
É, uaau

Clarinha 25/04/2021

Sensível e divertido na medida certa
A escrita de Beth segue tão cativante quanto em Teto para dois! Ao mesmo tempo que trata do luto, um assunto que requer cuidado e sensibilidade, nos diverte ao descrever as autodescobertas de Eileen e Leena.
Uma das coisas que mais me cativou foi acompanhar uma personagem com mais de 70 anos, algo completamente fora da minha zona de conforto. Eileen é super carismática e embarcar com ela em suas aventuras é divertidíssimo!
A troca é um desses livros que te faz querer morar na história e ser amigo de todo mundo
Surrender_Nih 25/04/2021minha estante
Esse livro parece ser TUDO!

Clarinha 25/04/2021minha estante
E é realmente maravilhoso demais!!

Estelaa 03/07/2023

A troca
Começando a resenha dizendo que eu demorei 25 dias mais ou menos pra ler esse livro, normalmente eu leio em uma semana, 10 dias. O livro tem uma ideia boa e tals mas n foi pra mim não, me deixou com ressaca literária. Os personagens são legais em si, mas é meio repetitivo e muito fácil de prever tudo que acontece antes de acontecer. É um livro que trata do luto de uma forma mais "invisível" e tbm das personagens principais em suas aventuras quando trocam de lugar. Não foi uma leitura prazerosa pra mim e não leria novamente...

Alves 02/02/2023

A troca
Se você começa a ler esse livro esperando um romance como em teto para dois esse livro não é o ideal. O livro fica mais na história de superação e luto da protagonista, deixando o romance como tema secundário.
Mimi Macedo 02/02/2023minha estante
Eu gostei ?

Lelêti 02/02/2023minha estante
Achei esse meio morno

Aline Michele 03/08/2021

Mudanças
A Troca é um romance leve onde avó e neta trocam tudo: casa, celular, computador e amigos. Uma em busca de aventura, viver o que não viveu na juventude e quem sabe descolar um novo amor e a outra buscando colocar a mente em sintonia com o corpo e tentar uma reconciliação com a mãe.

O segundo livro da Beth O’Leary tem uma escrita fluida e é fácil de ler. Você começa e você continua. Eu adoro livro assim, sem enrolação, capítulos curtos e narrados por mais de uma personagem.

Alguns personagens são cativantes, principalmente a vovó Eillen (que eu quero que venha passar uns tempos na minha casa), que rouba a cena desde sua primeira aparição. É aquela personagem engraçada, que sempre tem um jeito para as coisas, que aconselha, que inspira e que te conquista rapidinho.

Aliás o núcleo mais velho do livro é tudo de bom. Fica muito claro que você sempre vai aprender alguma coisa de valioso com eles. Seja aprender a fazer novas amizades e ajudar os outros a perceberem as pessoas que estão ao redor ou fazer fofocas e cuidar um da vida do outro rs.

As interações com os mais jovens rendem bons capítulos e isso acaba sendo a melhor coisa do livro, essa troca de mundos, de experiência, onde mesmo tendo alguns conflitos é bom de acompanhar.

Agora eu não achei melhor que Teto para Dois. Para mim faltou se aprofundar mais nos problemas. Afinal elas trocaram de casa para resolver os problemas e eles são abordados, na minha modesta opinião, de forma superficial. A Leena e a mãe têm um relacionamento conturbado e não tem aquele embate sabe? Não exploram a relação das duas do jeito que eu pensei que seria. E seria tão bom se explorassem a relação das duas mais um pouquinho, falando mais abertamente do problema. Do jeito que ficou, para mim foi tudo resolvido numa única conversa e numa viagem.

Outro ponto que não gostei, foi a fórmula (?) da autora para os namorados das protagonistas. Segundo livro e segundo namorado que não presta. Parece que é sempre assim, a pessoa tem o namorado, acha que o cara é ótimo, é apaixonada e depois descobre que não, que ninguém gosta e no processo acaba conhecendo outra pessoa que vale a pena. Gostaria que esse prestasse só para variar. Isso sim, para mim, seria uma surpresa boa e agradável.

E eu achei o capítulo final brega. Bonitinho, mas brega.

Então assim, eu gostei. É um bom livro e indico. Mas não é aquele livro arrebatador que eu achei que seria quando comecei a ler. É mais um livro estio sessão da tarde, para ler com uma xícara de chocolate quente ouvindo a chuva lá fora do que aquele livro que te ensina muito e te deixa pensando nele por semanas.
Talitacf_ 03/08/2021minha estante
Como eu imaginei... Bom, ainda não rolou a vontade de ler esse livro!!

Aline Michele 04/08/2021minha estante
Rs Teto para Dois é melhor

Talitacf_ 04/08/2021minha estante
não vai tem como não comparar kkk

Aline Michele 04/08/2021minha estante
KKK não mesmo

Na 20/01/2021

Uma deliciosa aventura
Leena Cotton tem um bom emprego — um emprego que ela gosta e que da tudo de si —, no entanto, ela não está bem mentalmente. Pouco antes de uma reunião importante ela começa a se sentir muito mal, mas resolve prosseguir. O que acontece? Bem, ela tem uma crise de pânico no meio da reunião. Depois de sair e se acalmar, sua chefe resolve afastá-la do emprego — com remuneração — por dois meses. É aí que Leena pensa que vai surtar.

Eileen Cotton acabou de ser deixada pelo marido, mas isso não a deixou menos forte. Ela é uma senhora com inúmeras responsabilidade, mora em um bairro pequeno e está sempre engajada em mudanças e melhorias para todos de Hamleigh-in-Harksdale. Sempre com a sua lista em mãos, participa dos Patrulheiros do Bairro e no momento está focada na Festa de Primeiro de Maio.

Depois do ocorrido no emprego e do afastamento, Leena vai visitar a avó e tem a brilhante ideia de sugerir uma troca: Eileen moraria em Londres, no apartamento da neta, e viveria uma aventura, a aventura que ela nunca pôde viver quando mais nova. Enquanto isso, Leena ficaria em Hamleigh e assumiria as responsabilidades de sua avó. Aquilo parecia uma loucura, mesmo assim, as duas acabam topando.

O que acontece a partir dessa troca é algo muito gostoso de acompanhar. De um lado, nós temos a Leena, que está tentando desesperadamente se encaixar naquele lugar cheio de idosos que levam vidas muito diferentes da que ela imaginava e ao mesmo tempo tenta cumprir com as responsabilidades da avó, enquanto Eileen se muda para um lugar totalmente diferente, e decide viver a sua aventura.

Nós passamos a conhecer a Leena e vê-la se esforçar para fazer tão bem as coisas que sua avó faz. Também vemos seu relacionamento com a mãe, que não é nada fácil, seu relacionamento que não é dos melhores e sua luta para lidar com uma perda grande. Embora eu tenha achado a personagem um pouco egoísta em alguns momentos, acho que de certa forma consigo compreender seus motivos para agir da forma que age.

Mas a melhor parte é acompanhar a jornada da Eileen. Que mulher incrível! Ela simplesmente faz uma revolução do prédio em que a neta mora, conhecendo e apresentando os vizinhos uns aos outros, pessoas que aparentemente não têm nada em comum, mas que acabam se unindo para criar algo muito legal. Sem contar que ela entra em um site de namoros e acaba por viver um romance tórrido. Sério, ela é a melhor personagem!

Eu amei o livro! A escrita da Beth é objetiva e clara. A história segue um curso sem muitas reviravoltas, mas com mensagens muito importantes e sendo entregues de forma bastante leve. Minha única ressalva é sobrs o final que ficou um pouco corrido, mas isso não tira o brilho da história.

Uma coisa é fato: Beth O’Leary é com certeza uma das minhas autoras favoritas do momento!
Suzana 20/01/2021minha estante
é melhor que teto para dois?

Na 20/01/2021minha estante
Eu sinceramente não consigo comparar os dois livros hahaha. Diferente de Teto para Dois, A Troca foca mais na jornada das duas personagens e quase não tem cenas voltadas para o romance em si.
Eu suuuuuuuuuuper recomendo a leitura.
Se ler, volta pra me contar o que achou

Suzana 21/01/2021minha estante
kkkkk tá bem, vou pensar se coloco na lista, brigada ?

Na 21/01/2021minha estante
Hahahah, imagina! ?

Becca Miller 21/09/2020

Eu fui Eilleenada!
Qualquer pessoa que tenha uma relação íntima com a vó vai amar esse livro!
Tão delicado quanto Teto para dois, com piadas leves, romances, descoberta pessoal e luto.
A narrativa é descontraída, pois conta com a voz da avó e da neta.
A trama é bem água com açúcar, mas não diminui a qualidade do livro!
As personagens principais são absolutamente cativantes! E quase impossível não se identificar com uma ou com outra!
A história ainda aborda assuntos sobre relacionamento abusivo, sexo na terceira idade e bornout!

Definitivamente vale a leitura!

Miris 02/02/2024

Achei o livro bem divertido, a Eileen é muito espirituosa, nunca achei que fosse gostar tanto de um livro com a protagonista com mais de 70 anos, as aventuras da Leena e da avó dela são divertidas e preenchem o coração, ver a Leena conseguindo se reencontrar, reconectar com a mãe dela se permitir ser feliz de novo foi bom demais
Romara.Soares 02/02/2024minha estante
Depois desse e de me apaixonar por protagonista sênior, fui pro clube do livro das quintas feiras e é muito legal. Super indico.

Bruna 07/04/2021

Mudar a rotina
Uma neta de cidade grande e uma avó do interior, ambas passando por um momento difícil, ambas precisando de uma mudança, então resolve troca de lugar, a neta vai pro interior e a avó vai pra cidade grande. Diante dessa mudança elas conseguem conhecer a si mesma. Ri muito com esse livro, chorei também, mas o final dá um quentinho no coração.

Ninfa saltitante 06/06/2021

Para deixar o coração quentinho...
Ganhei esse livro de presente, então eu realmente estava com 0 expectativas, mas não consigo expressar em palavras o quanto eu me surpreendi. Tudo nesse livro é perfeito, desde o ambiente (seja de Londres ou de Hamleigh), a construção dos personagens e o próprio desfecho. É um livro lindo, sensível e que deixou meu coração quentinho...

Naty Leme 18/01/2021

Livro leve e divertido !
Eileen e Leena são personagens muito apaixonantes que fazem o leitor se interessar cada vez mais pela história e saber qual caminho cada uma seguirá; Principalmente Eileen, que nos apresenta uma nova perspectiva sobre a terceira idade e a vida em geral... Obviamente recomendado para fãs de teto para dois , mal posso esperar pelo filme.

Kelly.duarte 16/01/2021

Beth O'Leary não decepciona
Segundo livro da autora e novamente termino com um quentinho no coração. Confesso que gostei um tiquinho a mais de teto para dois, porém esse se supera em muitos aspectos principalmente nos personagens. Nunca imaginei um livro com uma personagem idosa que fosse tão interessante, me abriu demais a mente! Amei a Eileen Cotton, e espero ter mais dela em um próximo livro, a neta Leena, maravilhosa igual, personalidade forte decidida, adoro livros com mulheres fortes.

Neta e avó decidem trocar de vida por um tempo, incluindo celular, casa cidade tudo rss e aí as coisas começam a ficar interessante, Leena com uma vida super corrida e cheia de mágoas do recente passado se vê assumindo as obrigações da avó na pequena cidadezinha, e acaba se redescobrindo. Eileen que aos 79 anos resolve encontrar um novo amor, vai para a cidade grande, viver no apartamento da neta, na esperança de lá encontrar um homem que atenda a certos requisitos que até então ela não vê em nenhum dos senhores a sua volta.

O livro é muito divertido e comovente, elas sofreram perdas, passaram por amores vazios e fracassados, e encontram nessa troca a chance de encontrarem a felicidade novamente!

Enfim livro de deixar um quentinho no coração.
NARA DIAS 07/12/2021minha estante
Estou nas últimas 100 páginas. Gostando da leitura, exatamente o que você disse.

Kelly.duarte 08/12/2021minha estante
Que bom que vc está gostando! Gostei dos dois livros dessa autora ! ?

Jéssica 13/01/2021

Que história mais emocionante!
Mais do que um livro de romance, também é sobre família, luto e sobre se conhecer. Eu gostei tanto do arco da Leena quanto da Eileen, ambas chegaram ao final dessa jornada mais fortes.

Eileen é uma personagem incrível! Eu me diverti muito com ela, suas descobertas e aventuras na cidade grande, lidando com tecnologia e jovens descolados, mostrando que a idade não é um empecilho quando se está determinado a realizar os sonhos. Além disso, me fez ver o quanto, muitas vezes, a sociedade negligencia, e subestima, os idosos pois, através da comunidade que a autora nos apresenta nesse livro, eu pude aprender muita coisa.

Já a Leena teve uma jornada de amadurecimento muito interessante. No começo eu não simpatizei tanto com ela mas, ao decorrer da história, ela foi deixando a máscara de "moça workaholic da cidade grande" cair, mostrando seu verdadeiro eu, quem ela realmente é e me cativou de vez!

Em relação ao romance, ele está presente, mas de forma sutil, o que eu achei perfeito, afinal esse livro é sobre a relação de avó e neta. Enfim, eu adorei essa história e ela já ganhou um espaço no meu coração!

jenni 15/11/2021

me tirou da ressaca literária
?quando as pessoas falam sobre perda, sempre dizem que você nunca mais será o mesmo, que aquilo vai mudar você, que vai deixar um buraco na sua vida. Sem dúvidas isso é verdade. Mas, quando perdemos alguém que amamos não perdemos tudo o que essa pessoa nos deu. Ela deixa alguma coisa com a gente.? isso foi quase um tiro pra mim.
Isa Farias 15/11/2021minha estante
Ahhhhhhh é fofo demais!

Incoisificavel 15/11/2021minha estante
tem romance? eu comecei a ler ele mas não me prendeu muito

jenni 15/11/2021minha estante
tem sim! eh bem fofinho

Isa Farias 16/11/2021minha estante
É mais tipo relações que romance em si

Tyneee 17/09/2022

Este livro é um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Você ri, você chora, você sente raiva, você sente dor, você sente compaixão, você sente amor, eu nunca senti tantas emoções em uma única leitura. Foi meu primeiro livro da autora, adorei como ela conseguiu mostrar o ponto de vista da Leena e da Eileen. A personagem, Eileen (melhor personagem do livro ;) ,é aquele tipo de pessoa que não tem como não amar, com um senso de humor absurdo, a senhora consegue construir um vínculo de amizade com os amigos de Leena de forma natural e acolhedora. Que livro!!
???????
laís 17/09/2022minha estante
ok, agr eu me sinto obrigada a tirar ele da estante KKKKK

Tyneee 17/09/2022minha estante
Sério ele é muito leve e engraçado, eu amei. Eu jurava que ele ia ser chato mas me surpreendeu demais.