Anxious People

Anxious People Fredrik Backman

Resenhas - Anxious People

madrugueilendo 17/04/2021

The truth is, this is a story about idiots.
Acho que esse é simplesmente um dos MELHORES livros que eu já li na minha vida.
Esse é um livro sobre pessoas, sobre sentimentos, ansiedade, depressão, perda, mas também é sobre amor, família. É um livro sobre você. Esse é um livro sobre a vida.

A forma que o autor intercala a história de cada personagem, como cada história se encaixa, é BIZARRA.

Acho que nada que eu falar vai fazer jus, mas é uma obra de arte, mesmo. A narrativa, os personagens, a forma como tudo se desenvolve. Genial.
Biagventura 17/04/2021minha estante
agr vc só aumentou minha vontade de lerr

Bia2309 17/04/2021minha estante
Hendy, você achou o inglês difícil?

gabrielabsr 17/04/2021minha estante
que legal hendy, também amei!

madrugueilendo 19/04/2021minha estante
Aaaaaai que bom!!! E Bia, o inglês é super facinho!

Bia2309 20/04/2021minha estante
aaa que bom, valeu Hendy! Já coloquei na lista :)

Naya 23/04/2021minha estante
O inglês dele é difícil?

Biagventura 24/04/2021minha estante
@Naya
sim, ela já respondeu

marcella.lima.754 29/06/2021minha estante
Gente, eu li e concordo totalmente com a autora da resenha ! Eu tô extasiada ! Eu tô triste pq o livro acabou ! Li em 3 dias ! O inglês eh super tranquilo de ler !!! Desfrutem essa obra de arte !

Bia 30/11/2021minha estante
Concordo plenamente! Amei esse livro.

Cami 03/09/2021

Um assalto a banco arruinado, um drama de reféns e mais algumas histórias sobre idiotas.

Ok, isso é uma obra de arte.
Eu demorei um pouco pra entender o que tava acontecendo, mas quando eu entendi nossa uau. Acho que nada que eu disser aqui realmente vai fazer jus ao livro, porque ele é excepcional, a escrita do autor é tão bela e profunda. Sensacional.
É um livro sobre amor, família, ansiedade, depressão, desespero e perda, mas acima de tudo é um livro sobre pessoas. A forma como a história de cada personagem está interligada uma com a outra é surreal.
Sinceramente, eu vou reler esse livro sempre que possível, foi uma das melhores histórias que eu já li, ela consegue ao mesmo tempo ser linda, profunda, genial e idiota.

beatriz 22/04/2021

we save those we can
É difícil fazer uma resenha pra esse livro, é difícil colocar aqui nesses carácteres a imensidão do que foi lido nessas páginas. Que livro M A R A V I L H O S O! De uma maneira 100% genial e diferente, o autor falou sobre vida, relacionamentos, personalidades, saúde mental, pessoas e como somos tão rápidos em julgar alguém que nem conhecemos, como é tão fácil de esquecer ou ignorar que cada lida com coisas que nem fazemos ideia. Queria poder escrever uma resenha a altura desse livro mas vou resumir com um trecho que me marcou muito:

?they say that a person?s personality is the sum of their experiences. but that isn?t true, at least not entirely,
because if our past was all that defined us, we?d never be able to put up with ourselves. we need to be allowed to convince ourselves that we?re more than mistakes we made yesterday. that we are all of our next choices, too, all of our tomorrows.?
madrugueilendo 23/04/2021minha estante
???????????????? uma obra fucking prima

beatriz 23/04/2021minha estante
AMIGA ESSE LIVRO INCOMPARAVEL

Letícia 16/03/2022

Esse livro ficou bem famoso de uns tempos para cá, então resolvi pegar para ler.

De início, o livro não me cativou e nem me prendeu. Eu estava com raiva dos personagens e achei tudo muito cômico, tudo muito filme de comédia romântica. Não é possível que alguém em sã consciência seja tão petulante com a polícia numa situação daquelas! Minha antipatia por quase todos os personagens perdurou por boa metade do livro.

Só fui começar a me apegar em alguém quando começou a contar a história da mulher grávida e sua esposa. Depois disso, acabei me acostumando com os outros personagens, mas não posso dizer que me apeguei a algum deles.

Sobre a história em si, achei bem interessante como o autor conseguiu de forma muito satisfatória envolver todas as histórias anteriores dos personagens, sem ficar nada muito extenso, sem a história ter um personagem protagonista único, e que ainda ficou algo interessante de se descobrir. Que grupinho de pessoas malucas que conseguiram fazer de refém...

Por fim, achei o desfecho do livro muito bom, gostei de como os personagens lidaram com o bank robber e como a própria polícia o fez. Não leria de novo, mas indicaria.

Paloma Araújo 14/03/2021

Obra prima!
Gente, esse livro é tanta coisa. Ele me fez rir, me fez chorar... É escrito de uma forma tão brilhante, tão única e me tocou pq ele fala da vida, de nossos sentimentos, nossos medos, alegrias, tristezas. Não dá pra explicar o quanto ele é bom. Leiam, por favor!
PS: soube que vai sair em português em breve! \o/ \o/

Vanessa 07/10/2021

Que delicinha de livro
Muitas historias entrelaçadas devido a uma confusao, personagens que te marcam e te fazem querer saber o que vai acontecer com eles, com certeza vale a leitura

Raquel Canali 20/07/2021

Que livro lindo!
Alguma coisa na trama não me prendeu tanto, mas são tantas reflexões a respeito de diversos casos e situações da vida!!! Um livro que vou reler com certeza! ?

lilac 24/03/2022

Um livro muito especial
Essa leitura foi um pouco diferente do que eu estou acostumada, uma história sobre sentimentos reais do nosso dia a dia, o tempo todo me identificava com os personagens. Também me senti muito comovida por todos eles, um por um foram me encantando e no final me apeguei ao grupo inteiro!
A maneira como o autor revelava os conflitos me surpreendia e sempre me fazia ler "apenas" mais um capítulo. Realmente vale muito a pena conhecer essa história tão linda e comovente, não consigo escolher um personagem favorito pois acabei me apaixonando por todos!! Fiquei com vontade de ler outras obras do autor, pois essa ganhou um espacinho especial no meu coração.

Amanda 19/04/2021

We save those we can. We do our best.
Anxious People me pegou de surpresa, a narrativa é super diferente, o autor vai mascarando o assunto pesado com o humor em situações inusitadas e isso é muito bom. É um livro bem estranho, no geral, e por isso eu adorei, adorei os personagens, principalmente a Zara e a Nadia.

É uma história sobre pessoas, pessoas normais como eu e você, que possuem vidas normais, complicadas e REAIS. A maneira que o passado de alguns personagens está conectado e como tudo vai se desenrolando e se complementando é sensacional e o final me deixou muito reflexiva, assim como vários trechos ao decorrer da leitura.

Além disso, o livro tem uma mensagem importantíssima e necessária demais sobre suicídio, ansiedade e depressão, mas também sobre família, sobre a vida e como ninguém sabe realmente o que está fazendo, nós só tentamos fazer o nosso melhor e viver um dia de cada vez. Leiam. (Vai ser publicado no Brasil pela Rocco, ainda em 2021).
Catarina42 19/04/2021minha estante
Fiquei curiosaaa

Ari Phanie 28/01/2022

"Nós salvamos quem podemos salvar"

Quando eu comecei esse livro, eu não consegui escapar da expectativa. Foi um dos livros que mais fizeram sucesso no ano passado, todo mundo parecia amar e quando eu finalmente peguei ele para ler foi esperando que ele fosse tudo isso que alardeavam por aí. Mas logo nas primeiras páginas, eu duvidei de que esse fosse ser um livro do qual eu fosse gostar. Eu gostei das partes em que o livro falava daquele cara e daquela ponte, mas eu não gostei dos personagens e do humor. Achei os personagens bobos e atrapalhados, caóticos até; pareciam todos "idiotas". A sensação era de que eu estava lendo a história de uma sitcom com personagens bobos que faziam a coisa toda do interrogatório parecer ridícula. Duvidei muito de que eu fosse gostar de algum personagem ou me identificar. Mas o Backman só estava no "wait for it".

A história é sobre uma péssima ideia que leva a um drama de reféns que são as pessoas mais estúpidas que a polícia já teve o trabalho de interrogar. Ou, é assim que o Fredrik Backman quis que acreditássemos nas primeiras páginas. Ele também nos mostra um homem no fim da sua vida e então você sabe que esse drama tem um peso na história. E à medida que ela avança, vemos que vários personagens tem uma certa ligação com esse homem que perdeu a vida para o desespero. Mas como tudo se desenrola é que é o grande truque de mágica do autor.

"Você pode colocar na cabeça a ideia de fazer algumas coisas incrivelmente estúpidas quando já não tem mais lágrimas para chorar, quando não é capaz de silenciar as vozes que ninguém mais pode ouvir, quando nunca esteve em um ambiente onde se sentia normal."

Eu diria que a grande premissa de Gente Ansiosa, para além do que o nome pode sugerir, cabe em uma única palavra: Empatia. O Backman já nos faz refletir na página 19 quando ele diz: "Você é uma pessoa correta. Não ficaria apenas assistindo." E então, tudo o que se segue é um monte de momentos que falam sobre ter empatia, não ter empatia, e o que pode acontecer quando você não se importa com o que vai acontecer com o outro. Eu diria que nos dias de hoje vivemos em uma sociedade que pode ser extremamente empática, mas muitas vezes escolhe não ser. Parece que se colocar no lugar do outro, para a maioria é impossível porque não é algo a que pensem primeiro. A grande maioria é sempre muito rápida em julgar e enquadrar as pessoas em categorias. E falar de saúde mental, de questões sociais, também é falar de empatia.

"Infelizmente, acho que a maioria das pessoas ainda consegue arrancar mais solidariedade de seus colegas e chefes no trabalho quando chegam de manhã no escritório parecendo acabadas e dizem: ‘Estou de ressaca’, do que se disserem: 'Estou com crise de ansiedade."

E para falar sobre a empatia (ou a falta dela), nós temos Jim e Jack, pai e filho, que aprenderam com a sua respectiva mulher e mãe, a tentar ajudar mesmo aqueles que a sociedade diz que não merecem. E também a fazer hoje o que podem, mesmo se não houver amanhã. Jim faz sua parte e consegue que algo bom floresça de sua ação. Já Jack, mesmo ao tentar, falha. E se ver jogado em um trauma.

"Se alguém lhe pedisse para resumir sua visão de mundo, ela sempre citava Martin Luther King: 'Mesmo se eu soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria minha macieira.'"

De trauma Zara também entende. Zara é provavelmente a personagem menos querida pelos leitores e sinceramente, a mais difícil de gostar. Mas a trajetória da Zara desperta muitas reflexões e nos motiva a ter empatia, mesmo que ela seja tão voluntariamente amarga. Assim como Jim e Jack, Zara é uma das minhas preferidas. Ela não teve empatia porque esse era o seu trabalho (era?) e por 10 anos ela pagou por isso em culpa e sofrimento. É através dela que vemos quanto poder nós temos nas mãos; mesmo os menos poderosos de nós ainda podem causar grande sofrimento a outras pessoas e até mesmo, ser aquele que dá o "chute" em uma pessoa parada na ponte, olhando para baixo. Elas podem não estar lá por nossa causa, mas talvez nós tenhamos as ajudado a chegar ali.

A minha última personagem favorita foi aquela que teve a sorte de encontrar pessoas "empáticas", pessoas que entendiam que todos nós podemos ter um dia de merda e agir sem pensar, que todos nós estamos propensos a erros monumentais, erros idiotas, que não devem nos definir para sempre. Erros que não nos fazem quem somos, e que talvez já estejamos pagando no que pode ser a pior prisão de todas: a nossa mente. Essa personagem foi uma das minhas preferidas porque ela é simplesmente tão fácil de visualizar em um país em que uma mãe é presa porque roubou um alimento para o filho faminto. Roubar não é certo. Eu sei, a sociedade sabe, o Fredrik Backman sabe. Mas o que vale mais: um pão ou a vida de uma criança? E por que é tão difícil para as pessoas não verem logo a resposta? Na mesma linha de pensamento, o autor nos pergunta: "Ela deve mesmo perder os seus maiores tesouros, perder a vontade de viver, por um erro estúpido que não teve consequências desastrosas?"

"Dizem que a personalidade de pessoa é a soma de suas experiências. Mas não é verdade, pelo menos não inteiramente, porque, se nosso passado fosse tudo o que nos define, nunca seríamos capazes de nos suportar. Precisamos nos permitir reconhecer que somos mais do que os erros que cometemos ontem. Que somos também todas as nossas próximas escolhas, todos os nossos amanhãs."

Eu não tenho muito a falar sobre os outros personagens, a não ser pelo fato que todos estão tendo um dia complicado, mas basta que eles conversem para que consigam entender uns aos outros. Alguns desses personagens me levaram às lágrimas, outras me arrancaram risos. E todos estão ali por um motivo.

Não acho que deva mais me estender. Esse livro foi uma experiência diferente para mim, foi como uma terapia pode ser. Você não entende nada no começo, e começa a duvidar que vá funcionar. E então, as coisas começam a ser reveladas e no início, pode doer ou fazer você ficar triste, mas quando a conclusão chega, você percebe que tudo fez sentido e o ajudou de alguma forma. Como psicóloga, eu não deveria comparar um livro a uma terapia kkk. Mas como leitora, acho que ele pode fazer você ter esperança de novo e crer no poder da empatia. E afinal, não são todos de nós que vão apenas ficar olhando.

"A verdade. Não há verdade alguma. Tudo o que conseguimos descobrir sobre os limites do universo é que ele não tem limite algum, e tudo o que sabemos sobre Deus é que não sabemos nada. Portanto, a única coisa que uma mãe que era pastora exigia de sua família era simples: que fizessem o melhor. Plantamos uma macieira hoje, mesmo sabendo que o mundo se desintegrará amanhã."
Thaís Damasceno 01/02/2022minha estante
Miga, depois eu volto aqui para ler sua resenha completa porque fiquei com medo de ter spoiler kkkkkk...mas só de ter lido alguns pontos que você abordou eu já entrei na Amazon e comprei kkkkk chega amanhã e amanhã mesmo começo a ler. Depois da leitura volto aqui kkkk

Ari Phanie 01/02/2022minha estante
Mana, não tem spoiler, mas melhor não ler mesmo. Eu espero que tu goste da leitura. Foi minha primeira favorita do ano.

May 08/05/2021

@looklikeabook
Sabe quando você gosta tanto de um livro que não consegue organizar as suas ideias para falar do porque ele é tão bom?

Já faz alguns dias que terminei Anxious People e não consigo parar de pensar nele, eu tenho vontade súbita de rir só de lembrar de algumas cenas do livro.

Posso facilmente dizer que esse livro já esta no meu top 3 de melhores do ano, com grandes chances de ficar no primeiro lugar. Anxious People é um livro que vai te fazer gargalhar e se emocionar ao mesmo tempo.

A forma que esse livro se desenrola é genial, ao mesmo tempo que o autor nos vai mostrando pistas de onde se encaixa cada personagem na trama, ele ainda inclui varias reflexões sobre a vida.

Todos os personagens são ótimos e completamente pirados, no começo você pode até se irritar com alguns, mas rapidamente se conecta com todos. Você se sente representada em todos os medos e anseios que eles passam.

É um livro que merece ser lido, ele é uma experiência.

Juro que não quero deixar a expectativa de vocês muito alta, mas eu fico tão empolgada quando penso nele que não consigo me controlar. Só preciso ressaltar que tem um cena que inclui um COELHO, é uma das cenas que mais ri na minha vida em um livro. Quando lerem essa cena, lembrem de mim!

Charlescimento 03/11/2020

Melhor de 2020
O melhor livro de 2020 q eu li sem duvidas. Personagens marcantes e interessante, parecia que eu sabia o que ia acontecer mas me surpreendia por ser algo totalmente diferente e muito bom. Melhor reviravolta que ja li em 2020.

Luiza 15/07/2021

Esse livro é todo confuso, a narrativa é bem aleatória, mas é exatamente essa a intenção do autor. Confesso que fiquei bem ansiosa pra terminar porque essa narrativa me cansou no meio da trama, mas, no fim das contas, dá pra tirar muitas reflexões dessa(s) história(s) e com certeza rir e se emocionar com cada uma e suas doideiras, e acabei me apegando a tudo isso. Acho que criei muita expectativa sobre esse livro antes de ler, pq todo mundo que vejo falando sobre diz que é sensacional, O livro da vida, então fui com muita sede ao pote kkkk mas mesmo não tendo tido a mesma experiência, ainda assim é um livro que deixou uma marca em mim e que devo pensar nele várias vezes futuramente.
JuliaSL 24/07/2021minha estante
Concordo total. Achei bemmm legal mas não entendi o pq dessa comoção toda do povo kkk

Bea 28/08/2021

About idiots?
Não sei DESCREVER o que senti lendo este livro.
Fala sobre o que fazemos quando estamos desesperados, amor, perdas, depressão, ansiedade e muitas outras coisas na qual te faz pensar por muito tempo.

Completamente maluco o jeito que o autor coloca cada capítulo intercalado com a história e o jeito que se conecta no final.

Sobretudo, um dos melhores (se não o melhor) livro que li no ano. Um dos favoritos.

Jub 11/08/2021

perhaps this is a story about a bridge
100% se tornou um dos meus livros favoritos!!

Anxious people não é apenas um livro sobre idiotas. é um livro sobre pontes. sobre vidas. sobre amor. mas, sim, também sobre idiotas (e um roubo de banco que virou um hostage drama que deu errado).

foi um livro que me prendeu muito e eu me envolvi MUITO com ele (principalmente com o final). eu ri e chorei e fiquei confusa. obviamente teve suas partes
monótonas (um pouco do meio, mas ainda assim muito importante pra história).

a escrita é muito bem desenvolvida e o inglês muito tranquilo de ler. os personagens e as histórias são bem desenvolvidos (apesar de serem idiotas) e suas histórias são bem construídas, cada história interligada com a outra e tudo contado é contado com uma intenção no livro, literalmente nada é contado ou mostrado por desperdício (vc pode até achar isso, mas quando vc vê 30 páginas lá na frente aquela besteira que mencionaram tinha algum propósito). e a forma q a história é contada é bem dinâmica, com o narrador fazendo digressões e conversando com o leitor com algumas reflexões.

Anxious people é um livro que não só vai te trazer uma história boba de um crime que deu errado, mas também uma história sobre vida. sobre pessoas, pessoas iguais a nós. sobre luto, sobre histórias e mostrar que não estamos sós. não tenho nem palavras pra descrever.

apesar de em algumas partes ter me questionado se seria um 5 estrelas ou não, ele tem definitivamente um lugarzinho no meu coração. ( e ganhou as cinco estrelas)

we save those we can