História das Epidemias

História das Epidemias Stefan Cunha Ujvari

Resenhas - História das Epidemias

Flávio 29/03/2021

Leitura necessária
Um dos melhores livros que li nesse ano de 2021, o autor resume a história das mais graves epidemias que ocorreram no planeta, chegando até agora com o Covid19, trata-se de uma leitura obrigatória para entendermos o que está acontecendo, o que são epidemias e pandemias... Resumindo, o Coronavirus não é uma "gripezinha".

Viviane.Bulhoes 16/12/2021

Excelente livro pra quem gosta de história. De fácil leitura. Com datas específicas e muito conhecimento sobre as principais epidemias que assolaram o mundo. Gostei muito e recomendo.

Itin | @merasliteratices 14/01/2022

Uma viagem ao redor do mundo com foco nas epidemias que sempre assolaram a humanidade.

Em tempos de Covid o que mais vemos são discursos apocalípticos, narrativas de desespero e tentativas de explicar o que ocorre através de conclusões esotéricas. O fato é que as doenças acompanham os seres vivos desde os primórdios vida e nossas epidemias andam lado a lado conosco ao longo de todo o desenvolvimento da civilização humana. Nesse livro, Stefan Cunha Ujvari, médico infectologista, vai contar a história das principais epidemias da história humana, desde a Grécia antiga até os dias atuais.

Muito agradável de ler mas bastante sucinto em certos pontos e demasiadamente ambicioso em outros. Ao longo da narrativa vemos uma contextualização do cenário em questão e uma descrição das doenças (sintomas, dispersão, número de mortos, etc...). O livro é eficaz em pintar o cenário desastroso que as diversas pandemias causaram ao mesmo tempo que faz uma tentativa em contar toda a história da humanidade, o que acaba diluindo um pouco o assunto principal.

Apesar de descrever um panorama superficial é importante exergar aquilo que talvez seja a maior lição do livro: as epidemias sempre existiram e sempre se alastraram por nossa inépcia. Mesmo com séculos de diferença os discursos e debates são praticamente os mesmos, pouco rigor científico (independente do século), muita manobra política e ideologias dogmáticas acabam permitindo a dispersão das enfermidades para além do que poderia ser evitado. O surgimento de novas epidemias é uma questão de tempo e cabe a nós, como civilização, estarmos preparados para gerenciá-las.
amandafffdo 15/01/2022minha estante
Manda esse livro emprestado pra mim por favorrrr

Itin | @merasliteratices 15/01/2022minha estante
Uai posso emprestar

Jardel Leite 02/11/2020

Uma aula de história!
Não! Não é um livro só sobre o Covid-19, mas em 12 das suas 320 páginas desta 2a edição (a 1a foi em 2003) fala sobre ele.
Não! Não é um livro daqueles chatos, cheios de termos técnicos, que fala sobre doenças!
Sim! É uma verdadeira aula de história! Mostrando o quanto as epidemias, ora coadjuvantes,  ora protagonistas, afetaram e afetam a história da humanidade!
É também um livro esclarecedor! Capaz de dar o tom certo de preocupação ao tema ao mostrar o quanto houve e ainda há de impotência do ser humano em vários enfrentamentos à doenças. Mas também o quanto há de evolução na Medicina ao longo do tempo e da capacidade humana de buscar soluções!
Leitura que prende do início ao fim!
Ah, e esta 2a edição (2020) traz sim, como disse no início,  algo sobre a epidemia que parou o mundo, o Covid-19: uma análise honesta e objetiva, coroando o belo trabalho de pesquisa do autor - Stefan Cunha Ujvari -, sendo atualizada "just in time", no momento da pandemia (traz fatos de jul/20)!
A minha expectativa? Que tenhamos, em breve, uma 3a edição,  com o capítulo destinado ao Covid-19 ampliado, mas contendo a vitória do homem sobre a doença e algum aprendizado para evoluir no enfrentamento das epidemias que também evoluem, em vários momentos naturalmente, mas também indiretamente, pelas próprias mãos da humanidade!

Julia Rodrigues 09/01/2021

Esclarecedor
A escrita leve do Dr. Ujvrari nos guia através das epidemias mais marcantes que já ocorreram em nosso planeta. Começando pela antiguidade e seguindo em ordem cronológica (com uma pequena exceção para falar especialmente do Brasil), discorre sobre doenças epidêmicas, como a população e governos lidavam com essas situações caóticas e também nos dando bases científicas (biológicas, históricas, geográficas, econômicas) e até mesmo mitológicas para entendermos como ocorreram os contágios.

Dentre as coisas que me marcaram na leitura, destaco o genocídio dos povos nativos do novo mundo, causado pelos conquistadores e seus vírus, algumas vezes até propositalmente, e entender a "repetição da receita" para essas epidemias, que só acentuam as desigualdades sociais, independente do tempo ou espaço em que ocorrem. O negacionismo e as mentiras (agora eufemizadas com o nome de "fake news") também têm sua cota de culpa para o avanço e aumento da mortalidade dessas doenças através da história da humanidade, o que torna quase impossível não fazermos um paralelo com os dias atuais.

Em tempo, as poucas páginas dedicadas à pandemia atual de covid-19, e a comparação do "remédio milagroso" hidroxicloroquina com outra droga administrada em outra grande pandemia torna tudo mais interessante ainda.

É um livro ótimo, uma leitura didática, confortável e muito interessante. Recomendo a todos que procuram um bom livro de não-ficção. O Dr. Stefan fez um ótimo trabalho dividindo conosco seus conhecimentos para que entendamos parte do mecanismo da natureza e como, não só fazemos parte, mas interferimos nele, fazendo constantes seleções, mesmo que inconscientes.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2022

O autor faz um relato das principais epidemias que nos afligiram desde que inventamos a agricultura, criamos os primeiros aglomerados humanos e a necessidade irresistível de visitar terras estranhas atrás de bens de consumo, conquistas territoriais ou movidos pelo espírito aventureiro. Nesses deslocamentos, o homem levou com ele germes virulentos que se disseminaram nas comunidades visitadas. Num mundo sem saneamento básico, criou as condições para a propagação de epidemias como a da peste, varíola, cólera, hanseníase, tuberculose e outras.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555410082

Nnanda 06/07/2021

Li para a Escola
Li para fazer um trabalho, no começo foi uma luta para terminar mas começou a ficar muito interessante, o autor conta a história das epidemias de forma muito boa e de forma bem explicativa de um jeito que dá para você entender tudo sobre o assunto.

Mia_Lilly 25/05/2023

Obrigada por ter sido o arcabouço do meu trabalho feito em cima da hora. Serviu muitíssimo bem a este propósito ?

Espero lê-lo com mais calma futuramente, porque em várias partes eu gostaria de me estender ? já que o conteúdo é realmente muito informativo, esclarecedor e, logo, interessante.