Rua sem Saída

Rua sem Saída Aline Bei

Resenhas - Rua sem Saída

1 | 2 | 3 | 4 | 5

hhiinana 10/04/2024

Livro menos gostado da Aline Bei, infelizmente.
ainda sim, não será o suficiente para eu não querer acompanha-la, sua escrita é maravilhosa e me apeguei muito à ela!

Maria 16/03/2024

Vale a pena
É uma leitura bem de acordo com o perfil da Aline Bei, com um final um pouco em aberto e uma história voltada mais para o sentir do que para o entender.

Leticia.Machado 01/03/2024

Resolvi conhecer a escrita de Aline Bei por meio de um conto antes de cair em um de seus livro, e foi ótimo. A escrita é fluida e mesmo as falas dos personagens sem sinalização não estão confusas.

Nesse conto já é possível ver a intensidade das narrativas criadas pela autora, marca de seus outros livros que ainda pretendo conhecer.

Ainda assim, bom apontar para aqueles que são sensíveis aos temas, que esse conto possui abusos e maus tratos a animais.

hugofbatista 26/01/2024

Fantástico!
Amei a leitura, fluída, envolvente e sensível!

Aline Bei conquista com sua prosa poética, criando um universo único que toca a alma e provoca reflexões profundas.

Thales 26/01/2024

O subjetivo de Aline
Sem precisar dizer do que se trata, Aline tem esse dom de nos provocar com algumas situações desconcertantes e injustas de nossa sociedade apodrecida. Nesse conto, de forma brilhante, ela nos coloca numa verdadeira rua sem saída, fazendo a gente pensar no que pode ter acontecido com os personagens diante das situações impostas. Eu amo essa provocação e amo finais abertos que nos deixam simplesmente atônitos em nossas suposições.
Aline, obrigado por existir.

anaclaracanto_ 12/01/2024

Sensação de quero mais
Apesar de uma leve repulsa por pontos da história, queria saber mais, queria mais dessa história que parece se encontrar ou não?

Gabriel Neves 30/12/2023

Depois um tempo sem ler peguei esse livro para sair da ressaca literária por gostar muito da escrita da aline bei e não me arrependo.
estou em choque e confuso depois agora.
preciso de tempo para poder dizer mais desse livro

Natyvollet 26/12/2023

Mais uma leitura curta e forte.
A Aline Bei tem esse jeito lindo de escrever coisas que não são fáceis de serem lidas. Esse conto é mais um exemplo.
Teve um momento em específico que eu fiquei bem desconfortável, mas já deveria ter imaginado por causa dos outros livros dela.
Forte, triste e maravilhoso são as palavras que eu escolhi para os dois acontecimentos simultâneos desse conto.

Ricardo Tavares 21/12/2023

Rua Sem Saída...
Ouso dizer que o leitor é que entrou em uma rua sem saída, tipo se perder com o Waze e parar em local perigoso.
Parafraseando a canção de Torquato Neto e Vinícius de Moraes: "são demais os perigos desta vida"! Parece que a Aline Bei ouviu a canção e resolveu escrever esse conto bizarro. Embora a leitura seja fluida, as partes do conto são fragmentos que não se conectam com perfeição. Parecem duas histórias que vão se mesclar, no entanto, ao final, o entrelaçamento não se confirma. Água e óleo.
Fui ler a história com altas expectativas, tendo em vista os elogios a O peso do pássaro morto e quebrei a cara. Decepção. História estranha, personagens bizarros e ações estranhas e sem sentido. Terror, horror, crítica social?!!! Nenhuma das alternativas. É um conto com final aberto e bizarro.

Como um dos personagens, a gente se pergunta: "mas que merda está acontecendo aqui?"

Bem, caros leitores se nem o personagem sabe, eu também não sei que merda foi esse conto.

Dei 2,5 pela fluidez narrativa e está muito bom.

Saudades de Murilo Rubião, um verdadeiro mestre na arte de contar histórias bizarras e fantásticas.
Aline Bei precisa de melhorar bastante sua escrita em contos.
Havia lido Ego e fiquei decepcionado também, dei uma segunda chance com esse conto super bizarro e foi outra decepção..

Carol 07/12/2023

Rua sem saída, Aline Bei
Aline Bei e sua escrita autêntica e chocante

Ela desnuda os personagens e os apresenta sem pudor
Nos seus detalhes mais sórdidos

Não tem papas na escrita

E que bom Aline
que sejamos nuas e cruas
e assim cada vez mais realistas nas nossas apresentações ao outro

Quem sabe assim abrimos oportunidades de uma maior consciência e autenticidade nas relações humanas

Há máscaras demais
Há autenticidade de menos
Nesse mundo capitalista, patriarcal e machista

Myale 02/12/2023

Aline sempre me surpreendendo
"é a nossa primeira prisão, o nome, quer dizer pensando bem é a segunda, primeiro vem o corpo
logo de cara dois avisos que o mundo nos dá sobre a Liberdade, perceba, ela não é possível, nada em totalidade é possível"

Thams3 26/11/2023

Aline do céu, eu não estava preparada nao..................
Absurdamente desconcertante. Fica até difícil falar sem dar spoiler por ser muito curto.
Mas fica aviso de gatilho para violência e abuso animal, que não vi em lugar nenhum e considero temas bem complicados.

Cris 19/11/2023

Lerei tudinho da Aline. Estou numa rua sem saída.
Lançado em 2020 pela e-galáxia, 'Rua sem Saída' bem como todas as outras histórias de Aline Bei machuca e termina sangrando mostrando mais uma vez aos seus leitores o que a escritora é capaz quando o assunto se refere a sentimentos.

" a nossa primeira prisão, o
nome, quer dizer pensando bem
é a segunda, primeiro vem o
corpo
logo de cara dois avisos que
o mundo nos dá sobre a
Liberdade, perceba, ela não é
possível, nada em totalidade é
possível o que alcançamos são fagulhas das coisas que nomeamos
e mesmo os lampejos
já nos derretem
se nem os dinossauros
conseguiram, por que justo o ser
humano?"

O conto tem apenas 32 páginas e vai narrar os dias de dois personagens em paralelo. Lucrécia é uma jovem empregada doméstica com um sonho de virar professora, tem como único amigo o mini Aurélio guardado debaixo de seu travesseiro; e um cão chamado Diablo que além de viver acorrentado é vítima de zoofilia por alguém mentalmente desequilibrado. Surreal de tão nojento.

Ler Aline Bei é um misto de emoções pois é natural se envolver e ficar abismado com tamanho domínio em transformar vidas em poesia, em contrapartida, seus livros sempre vão retratar essas vidas de forma sofrida e sem grandes finais felizes, aliás, quase sempre suas histórias terminam em tragédia ou melancólicas realidades.

Também é notório desfechos abertos ou no mínimo subjetivos que dão margens a diversas interpretações e, se tratando de quem é, os desfechos não aquecem os corações, ao contrário disso!

Repetindo o que já disse em outras resenhas da Aline, o que mais me chamou a atenção novamente foi a escrita. Sou bem suspeita quando se trata da escritora e sua habilidade em escrever. Contudo, em 'Rua sem Saída', me incomodou um pouco o abrupto final, ainda não sei se foi tão proposital assim, provavelmente, sim. Quem sabe a culpada foi eu por não entender piamente a mensagem passada. Creio que ainda vou matutar e muito o que li, enquanto isso dou duas estrelas pela história repleta de nuances e gatilhos, e uma por ter sido criada por ela, a minha Clarice Lispector da atualidade.

Six 04/11/2023

Aline, tudo bem?
Peguei esse conto na tentativa desesperada de sair da ressaca literária e não hesitei por ser obra de Aline Bei. Li dois livros e um outro conto dela (Ego) mas, diferente dessas obras, esse conto me causou nojo e confusão.
Os personagens são bem realistas, mas o enredo em si é tão...estranho e no final fiquei tão confusa que nem sei dizer se gostei ou não.
Minha teoria é que a Dona Fazenda nocauteou o Tomada, matou o Diablo e perdeu a sanidade e então se encontrou com a Lucrécia, que não vendo direito pela escuridão da noite, pensou que seria outro ser, se aproximou e foi atacada (provavelmente foi o resultado do ataque que assustou o Tomada na cena final do conto)
Eu sinto que preciso tomar umas pingas pra entender de fato o que é esse livro.

Julia Romão 01/11/2023

Livros da Aline Bei te afetam de alguma forma (ja li os dois livros). Nunca tinha lido um conto dela e nesse formato, neste conto ela conseguiu me surpreender bastante! Apesar da escrita fluida, as cenas descritas foram pesadas e chocantes.

Eu não entendi o finalzinho (as últimas linhas) ?

(Leitura: outubro, 2023)

1 | 2 | 3 | 4 | 5