A Caminho da Guerra

A Caminho da Guerra Graham Allison

Resenhas - A Caminho da Guerra

Wellington.Pimente 15/04/2024

Análise geopolítica para busca da paz.
O livro A Caminho da Guerra de Graham Allison é um livro bem interessante na análise da geopolítica mundial e os desafios enfrentados pela política internacional e as possibilidades de conflitos militares entre grandes potências, o autor através da história explora o conceito de armadilha de Tucídides, que descreve a tendência de uma potência emergente desafiar a hegemonia de uma potência estabelecida, levando a uma crescente competição e, possivelmente, a um conflito armado. Como aconteceu na rivalidade entre Esparta e Atenas na Grécia Antiga e associando aos eventos mais recentes, como os Estados Unidos e a China. Ele examina os fatores que podem levar ao surgimento de uma guerra, como a competição econômica, a disputa por recursos naturais, a rivalidade ideológica e as questões territoriais, entre outros.

Uma das principais qualidades da obra é a capacidade do autor de ilustrar conceitos complexos de forma acessível, tornando o assunto compreensível para leitores com diferentes níveis de conhecimento sobre política e relações internacionais. Além disso, o livro destaca-se por sua abordagem equilibrada e imparcial. O autor enriquece a obra com diferentes perspectivas e opiniões, permitindo que os leitores formem suas próprias conclusões sobre as questões discutidas e sua análise ponderada e baseada em evidências ajuda a evitar uma visão simplista ou tendenciosa dos assuntos abordados.

Outro ponto importante é a relevância do tema tratado. Em um mundo cada vez mais interconectado e marcado por rivalidades geopolíticas, "A Caminho da Guerra" oferece insights valiosos sobre as dinâmicas internacionais e as possíveis consequências de conflitos entre grandes potências. O livro incentiva a reflexão sobre a importância da diplomacia e da cooperação global mais efetiva, sempre em busca pela paz e estabilidade entre as nações.

Portanto, é uma leitura recomendada para aqueles interessados em entender melhor os desafios enfrentados pelo mundo contemporâneo e as possíveis estratégias para evitar que conflitos militares sejam acionados.

JAlia 18/11/2023

Gostei bastante da leitura, apesar de ter focado muito em outros conflitos, mas entendo que foram usados para contextualizar, porém meu interesse era apenas EUA e China. Durante a leitura me lembrei bastante do jogo fallout. Não é apenas um jogo pós apocalíptico, mas ele nos traz uma mensagem, nos mostra como a ganância por poder pode destruir um país. É um jogo muito interessante, mas é triste pensar que um conflito de tal dimensão pode ocorrer um dia. O livro é bom, mas senti falta realmente desse foco.

Roger Ruiz 27/08/2023

Antes eu tinha incertezas, agora....
Continuo tendo. Porém, o livro faz uma análise histórica, projeta os possíveis desfechos e vai além. Oferece alternativas para que uma guerra militar seja evitada. Gostei bastante da atenção que o autor deu às ameaças internas de cada país e também dos inimigos em comum que ambas as nações têm e terão, reforçando o papel de protagonismo que ambas terão para somar esforços no combate a ameaças como aquecimento global, risco de terrorismo nuclear ou bioterrorismo. Em resumo, um prato cheio para aprendermos um pouco de história e geopolítica.

Raisa.Alves 30/06/2023

Um livro muito bom para entender um pouco mais sobre história.
Aprendi um pouco mais sobre essa relação entre China e EUA, mas o livro abrange outros assuntos como conflitos de outros países e outras épocas, é um pouco maçante confesso, não to acostumada a ler esse tipo de livro e demoro um século pra terminar, mas saio aprendendo um pouco de história é isso vale a pena sempre!

Tiih 09/04/2023

A avaliar pelo correr da carruagem sobre quem deve abrir mão de algo para evitar a Terceira Guerra Mundial, não tenho muitas esperanças de que será possível tal delirio.

Alexandre.Nunes 10/05/2022

Boa análise geopolítica
Impressionante como a teoria de Tucídides se encaixa perfeitamente na atual disputa entre China e EUA sobre a hegemonia global. Para quem busca entender os próximos passos dessas grandes nações e possíveis cenários, este livro deve ser lido com muita atenção.

Thiago 21/09/2021

Leitura obrigatória sobre as potências
Muito bom. O autor é um grande conhecedor do assunto, seja pelo lado prático e pelo acadêmico. Ele traz argumentos fortes de que boa parte das potências emergentes entraram em guerra com potências dominantes. Claro que ele faz ressalvas do caso EUA-China, mas existem possibilidades de guerra.

LisboaPB 20/07/2021

Este livro é perfeito para compreender o cenátio atual e futuro. É todo didático e o autor sabe muito bem colocar os argumentos. Foi enriquecedor poder lê-lo.

Bruno 12/07/2021

Uma aula em diplomacia
Uma aula de História, relações internacionais, diplomacia e estratégia militar.
Graham Allison remonta à Grécia antiga para embasar sua teoria e nos entregar uma obra fantástica e informativa.
Ao analisar 16 guerras em busca de padrões e divergências, Allison aplica formidavelmente suas conclusões em uma análise sóbria da conjuntura diplomática internacional.
A Caminho da Guerra é leitura obrigatória para quem quer entender 2021 além do senso comum e do jornal das 20:00.

Bruno 15/02/2021

Banho de história sobre guerra e diplomacia
O livro nos brinda com uma aula de historia muito rica, trata da guerra, mas, principalmente, dos manejos diplomáticos. Muito rico nesse sentido, porém em alguns capítulos se baseia muito em ?se? para tentar prever o futuro ? o que torna a leitura sufocante.
Pugas 29/10/2022minha estante
Gostando muito. A explanação dos acontecimentos que antecederam grandes guerras.

Gigi 12/02/2021

Diplomacia e guerra
Livro super atual e preciso sobre a nova ordem mundial. Estás grandes potências estão no limite para deflagar um conflito de repercussões catastróficas. Um livro esclarecer sobre a força chinesa, os movimentos diplomáticos, o poder americano. Só achei que o livro poderia ser mais profundo. Porém, de um modo geral, bem elucidativo.