Spoiler Alert

Spoiler Alert Olivia Dade

Resenhas - Spoiler Alert

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 08/06/2023

Spoiler Alert é o primeiro livro de uma trilogia que pegou exatamente a virada de exposição midiática de 2020 - a abertura na internet que permitiu uma maior aproximação entre fans e atores. Na vida real isso permitiu uma torrente de movimentos como o Metoo e a exposição de profissionais mais interessados no próximo trabalho (Lost, Game of Thrones, Netflix, isso não é mera coincidência), a obra de Olivia Dade explora justamente isso.

Marcus, um ator de uma série histórica que se torna bem descontente com os rumos do personagem, tenta desestressar usando pseudônimos para escrever fanfics publicadas em ao3 e participar de Discord Servers & Twitter. É dessa forma que ele conhece April que participa da mesma vida virtual.

O texto ainda mistura relacionamentos tóxicos, etiqueta virtual, trauma geracional e muitos outros assuntos que estão explodindo em terras tupiniquins apenas agora. A leitura, porém, não se torna pesada pois a autora despeja milhares de referência a bastidores de séries e a cultura nerd americana. Nada que deixe alguém não participante dessa corrente perdido, mas que enche os olhos daqueles que conseguem reconhecer.

Não sei se defino ele como um chick-lit, principalmente porque o casal principal já está na faixa dos 35-40 e seus problemas são bem específicos de seu nicho. Há algumas cenas de sexo, mas nada que não alguém não conseguiria facilmente acessar na TV ou nos próprios sites supracitados.

Recomendo.

Emilia 19/10/2020

O livro é bem legal, passa uma mensagem muito bonita. Os personagens principais são adoráveis e eu achei muito legal a personalidade de April... Meu problema todo com o livro é que ele é um pouco megalomaníaco, o que faz com que a história seja um pouco conveniente demais e, consequentemente, não muito crível... Também tive problemas com o plot de Marcus, não me convenceu... Queria ter gostado mais dessa leitura ?

Milleny 06/03/2024minha estante
Oi! O livro tem cenas hot?

Ana 06/03/2024minha estante
Tem sim! Não são tantas, mas tem

Debsd. 23/05/2023

Eu nunca tinha lido uma história com a personagem principal sendo uma mulher plus size e, como uma pessoa que passou pela pré adolescência se sentindo menor que todos por ser gordinha, eu me interessei muito rápido em ler uma mulher adulta lidando com tudo isso e ainda sendo aceita.

Não vou mentir, no início o livro é muito bom mas depois entra em um terreno tão acidentado que fica chato, as cenas são muito repetitivas e tem mais fanfic que história, mas com certeza o fim fez tudo valer a pena. Acho que pelo fato da April ser tão diferente de mim como pessoa me fez não gostar muito dela a princípio, mas com o decorrer do tempo eu percebi o quão valente e real ela era nas escolhas de vida, depois de tudo que já tinha passado. Mas ainda acho ela muito cabeça dura, grr. Eu me apaixonei muito pelo Marcus e a personalidade incrível dele, uma pena que homens como ele não existam na vida real, o desenvolvimento dele como pessoa durante o livro foi o mais palpável e eu adorei a escrita da Olívia nos ponto de vista dele.

No mais, eu recomendo esse livro se você tiver paciência (ou não, vai que você lê em uma sentada) e quer uma história que foge dos clichês.

Recomendo se você acha diamantes superestimados, adoraria fazer um tour em lojas de donuts e gosta da história da chapeuzinho vermelho.

littleshwt 18/11/2022

É um livro super fofo, bem clichê mesmo. O que mais me marcou com certeza foi a relação dos dois com seus pais, acho super válido que por mais que você ame sua família não é obrigado a suportar o mal que te faz. Gostei bastante de ler e me senti acolhida

Manu 07/02/2022

Dois mundos
Esta história segue de April, uma geóloga de dia e autora de fanfics de fantasia à noite; e Marcus, a estrela do maior programa da televisão com uma personalidade oculta no mundo da fanfic. Quando os dois acabam em um encontro juntos, Marcus descobre que a identidade online de April é a de sua amiga mais próxima do fandom. Mas um segredo que ele tentará guardar ao máximo.

Adorei o desenvolvimento dos personagens tanto da April quanto o Marcus, não apenas no relacionamento entre eles, mas também individualmente. Gostei muito da maneira como ambos trabalharam seus relacionamentos conturbados com seus pais. Eu admito que esse livro me deixou um pouco confusa na história. Mas por outro lado, eu amei os pequenos trechos de scripts/fan-fic/conversas dos servidores no final dos capítulos, foi uma ótima maneira de você entender um pouco mais dos personagens.

(@euforis) 18/06/2022

Spoiler Alert é a melhor leitura pra um dia frio...
Eu garanto demais que vai deixar seu coração quentinho com o tanto de amor, maturidade, representatividade e escrita leve.

A autora, Olivia Dade, tem a característica de escrever apenas protagonistas gordas e isso me atraiu de imediato para os livros dela. Quase sempre que temos uma personagem assim ela é acompanhada de esteriótipos, alívio cômico, sem desenvolvimento ou pior ainda, tem o objetivo de apenas mostrar o "sofrimento" por bullying ou falta de autoestima.

Em Spoiler Alert a gente acompanha a April, uma mulher fanfiqueira, cosplayer e repleta de traumas vindos da família e ex-namorados. Ela está passando por um processo de liberdade, e finalmente decide postar uma foto online, de corpo inteiro, do seu cosplay da série Gods of the Gates e da personagem Lavinia.

Acontece que, ao postar essa foto, ela começa a receber uma chuva de comentários positivos e infelizmente negativos também. Vendo todo esse hate, um ator (que faz o par romântico da Lavinia na série) chama April pra sair publicamente pelo twitter e ela aceita. Depois disso, a história dos dois é só amor e compreensão.

O livro é completamente fofo, com relacionamentos totalmente reais, com um tato e sensibilidade impecáveis pra tratar de traumas, questões familiares e pessoais. A autora sabe navegar tão bem pelo crescimento dos personagens, pelas emoções deles e por questões como misoginia, dislexia e inclusive perdão e gordofobia.

Não é forçado para ser inclusivo, é só um livro sobre uma mulher gorda sendo amada e feliz, e eu realmente não poderia pedir nada melhor ?

DryBooks 06/12/2020

Ok
Tem mtos pontos positivos nesse livro. A representação da protaginista gorda, uma definitivamente sem contar a dislexia do Marcus.
Eu gostei q o Marcus tem amigos de verdade e da vibe fanfic no livro. Mas o romance me pareceu meio improvavel em alguns momentos. Meio superficial.
Mas ainda foi divertido e cheio de risadas pra mim.
Fran 27/02/2021minha estante
Oi Drybooks.
Uma pergunta: Esse livro é uma leitura facil em inglês? Fiquei muito interessada mas não sei será muito dificil

Natália 30/07/2021

li até o fim? li até o fim. mas que livro chato meu deus. dois personagens chatos, que ficavam o tempo todo choramingando por alguma coisa. a April ate tinha alguns pontos bem interessante em relação ao seu corpo e tudo mais, só que ficou tudo camuflado na chatice.

eles estavam quase nos 40 e a sensação é que eram dois adolescentes, aí não. sem contar que a autora colocou o plot da mentira que vai ser descoberta e vai causar a separação clássica, o que me irrita nisso é que não tem surpresa nenhuma, sei lá é só chato, não dá uma emoção.

Thér (@gatonaestante) 27/02/2023

Errr
Queria ter gostado mais, nas não rolou. Vou ler o segundo mais porque tô apegada com o personagem, mas espero que seja melhor.

yas 20/08/2023

Eu queria muito ter gostado do livro, mas, infelizmente, não rolou.

ele passa uma mensagem muito importante e linda, admito que, mesmo achando chato, muitas partes me fizeram rir bastante e até mesmo ficar um pouco emotiva, mas esse livro é muuito chatinho.

tinha muitas partes que a história engajava e eu não conseguia largar o livro, porém teve muitas outras que ficava taao entedidante que eu só queria largar o livro ? também acho que algumas situações não ficaram tão bem resolvidas e que precisavam de uma (pequena) explicação.

apesar de tudo isso, até que não foi tão ruim.

Calie 27/05/2021

Leitura de domingo talvez....
O livro é legal, tem mtos pontos positivos com a questão da April não ficar se martirizando(graças a Deus), sobre as inseguranças do Marcus também, mas eu achei meio cansativo, prolongado demais em algumas coisas, pode ser o início de uma ressaca literaria não sei...

"Keep being you, Ulsie. That?s more than enough. :-)" nhow?

Estante da Rai 30/08/2022

O sonho das fanfiqueiras
Esse livro é a tradução dos sonhos das fanfiqueiras desse mundo.
Celebridade e fã se envolvem, mocinha ?fora do padrão? tendo a atenção que ela sempre quis e mereceu.
Os plots secundários poderiam ter sido melhor escritos.
Mas no geral o livro é bem fofinho, vale a pena a leitura.

mariabotan 05/03/2023

?Toca-lá era um presente para ele.?
Marcus é um ator renomado em uma grande série, enquanto April é geóloga. Mas ambos tem algo em comum: o mundo das fanfics. E é justamente isso que vai aproximá-los.

Éééé, foi bem mais ou menos, sabe? É um livro bom pra passar o tempo e você lê rapidinho, a história é fofa, mas também é só. Não tem nada muito além disso.

Achei que a autora abordou muito bem a gordofobia que a April sempre sofreu e também abordou bem a imposição de limites entre a relação pais e filhos. Gostei disso. Mas senti que o livro pareceu não sair do lugar. Tanta coisa interessante podia acontecer, mas não. E tudo parecia resumido em sexo. Também não curti essas inserções de fanfics no meio da história, sempre nos finais de capítulo. Achei desnecessárias e eu pulei todas porque zero paciência. Não senti que acrescentavam algo a história mesmo sendo relevante na construção dos personagens. Só fez volume.

Apesar de tudo isso, gostei da personalidade dos personagens. Ambos me pareceram muito resilientes e batalhadores, com um passado com traumas que acaba influenciando a vida adulta.

E, antes que eu me esqueça, achei a cena hot do epílogo podre de ruim, com aquele fetiche esquisitíssimo.

1 | 2 | 3 | 4