The Neil Gaiman Reader

The Neil Gaiman Reader Neil Gaiman Marlon James




Resenhas - The Neil Gaiman Reader


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Coruja 10/12/2020

Para começar, devo dizer que eu já tinha lido praticamente todos os contos apresentados na antologia; apenas dois (Mythical Creatures e Monkey and the Lady, esse último o único que Gaiman incluiu por conta própria) me eram realmente inéditos. Bem, nenhuma surpresa nisso: o objetivo de The Neil Gaiman Reader era apresentar uma seleção dos melhores trabalhos do autor, escolhidos por leitores.

Eu lembro de ter participado da votação pelo site dele - meus favoritos estão todos presentes: já abre com Arremate por Atacado (que parece estranhamente adequado para o momento que vivemos…), continua com pequenas jóias como Cavalaria (realmente amo esse conto) e A Ponte do Troll, os arrepiantes Neve, Vidro e Maçãs (você nunca verá a Branca de Neve com a mesma inocência) e Mistérios Divinos (que me fez mergulhar em muitas horas de reflexões sobre livre-arbítrio, destino e planos inefáveis) e as fanfics de Sherlock Holmes, Um Estudo em Esmeralda e Caso de Morte e Mel. Esses são só alguns dos meus preferidos, mas a verdade é que todos aqui são excelentes e mereciam ser citados.

São, ao todo, quarenta e sete contos, mais trechos de Lugar Nenhum, Stardust, Deuses Americanos, Os Filhos de Anansi e O Oceano no Fim do Caminho. Apresentados cronologicamente, mostram a evolução de Gaiman como escritor, sua extraordinária capacidade de transitar por gêneros e de transformar o prosaico em fantástico. Lidos em conjunto, também permitem descobrir temas e motivos que se repetem por décadas de prolífica produção.

Para quem já acompanha de longa data o autor, o volume nos lembra o que faz do Gaiman o monumento que ele é. É interessante como compêndio organizado, para ter tudo em um único lugar: se você é um pesquisador e tem interesse em caçar padrões para fazer longas e convolutas análises (como esta que vos escreve), vale à pena tê-lo na estante. Contudo, se você já tem as antologias na estante - como Coisas Frágeis e Alerta de Gatilho -, faz mais sentido investir nas graphic novels desses contos: contei pelo menos quinze deles que foram adaptados por diversos artistas.

Para quem está começando na bibliografia do Gaiman, porém, esse volume é uma boa amostra de seu estilo, uma porta de entrada para seu panteão multicultural, sua constante metanarrativa (nunca me dera conta antes de quantos desses protagonistas narradores são, eles mesmos, escritores) e ironia intertextual. É uma apresentação e um aperitivo (se é que se podem chamar mais de setecentas páginas de conteúdo de “aperitivo”) para deixar com água na boca e então mergulhar mais fundo nos universos fantásticos do Mestre do Sonhar.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/12/the-neil-gaiman-reader.html
comentários(0)comente



souphiss 14/09/2022

não sei como se faz resenha de coletânea de contos!
5?? porque cumpriu com o que prometeu: me apresentar às histórias e à escrita do Neil. Alguns contos foram maravilhosos, outros foram bons e outros não foram tão do meu agrado assim. Como seria em qualquer coletânea.

Vou deixar alguns dos meus favoritos aqui pra possível vontade de relê-los no futuro:
? chivalry
? murder mysteries
? the goldfish pool and other stories
? harlequin valentine
? forbidden brides of the faceless slaves in the secret house of the night of dread desire
? the monarch of the glen
? the case of death and honey
? a lunar labyrinth
? how the marquis got his coat back
? black dog

É isto.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR