Crise e Pandemia

Crise e Pandemia Alysson Leandro Mascaro

Resenhas - Crise e pandemia

Michel 02/04/2021

Poderia ser mais simples
O professor Mascaro fala sobre a pandemia do Coronavírus e a atual crise do capitalismo, neste ensaio de apenas 31 páginas, que apesar de curto, cumpre com o que se propõe a debater.
No entanto, por ser (ou deveria ser) escrito para um público amplo, a obra poderia ter usado uma linguagem mais clara, justamente com o objetivo de atingir as massas, conscientizando sobre o momento atual e a relação da superação do capitalismo pela possibilidade do socialismo, mediante a emancipação social, provocando uma mudança estrutural.

Moa 28/04/2020

Adoro o Alysson Mascaro, já assisti horas e horas de vídeos dele no Youtube, um grande jurista de esquerda com uma visão maravilhosa da economia, da sociedade e do papel do direito no mundo capitalista.
Mas devo dizer que essa obra, embora interessante, peca pelo linguajar desnecessariamente complicado. O livro tem apenas 31 páginas! É basicamente um panfleto visando conscientizar as pessoas sobre o papel que do capitalismo na crise atual, e as consequências que ela pode ter. Se o livro tivesse sido escrito em uma linguagem simples, direta e didática, essa seria uma obra maravilhosa para educar as pessoas mais pobres sobre os problemas do capitalismo.
Infelizmente, como o livro foi escrito em juridiquês, ele acaba sendo interessante apenas para um grupo muito restrito, uma elite intelectual de classe média. É uma pena. E é estranho. Em um vídeo que eu vi do Alysson Mascaro divulgando esse livro recentemente, ele mesmo destaca como é importante usar uma linguagem simples para atingir a população mais pobre, que realmente é a que mais sofre com as desigualdades do capitalismo.
Tiago 23/05/2020minha estante
To lendo e concordo bem com essa crítica. Alguns parágrafos eu li e reli umas três vezes pra conseguir uma boa compreensão. No que tange o tema, vejo uma análise acertada do diagnóstico apontado

Hofschneider 14/12/2021

uma analise de conjuntura da pandemia e da retomada neoliberal no mundo e durante esse periodo no brasil, professor mascaro sempre que fala algo aquece nossos corações e nos mantes vivos para a luta contra as injustiças.

Ana 15/07/2021

Gosteii, acho muito necessário ler esse livro no momento em que vivemos, é curtinho mas tem vezes em que eu me perdi kkkk

Diogo 23/05/2020

O tema central do texto é "a crise como solução da crise" e como o capitalismo é o principal responsável pelo momento atual e como o neoliberalismo, seguindo a lógica de tudo em prol do capital, se beneficia, desde o pós-fordismo, de todos os momentos históricos, incluindo crises passadas.
Contudo, é uma leitura confusa na qual o autor transita entre um texto apaixonado e analítico.
Apesar de curto, consegue ser maçante, redundante (já nas primeiras páginas conseguimos entender a ideia que quer transmitir e não sai disso) e desconexo (as ideias não seguem uma linha de raciocínio clara).
Como analisa a crise enquanto vivemos, obviamente não encontraremos respostas aqui. Porém o autor está tão perdido quanto qualquer um, ora apostando num futuro, ora noutro sem analisar, de fato e com profundidade, o momento atual e as implicações desses possíveis cenários.

Laísa 16/06/2020

Essencial para o momento. O livro traz reflexões sobre o momento atual que vivemos, entre crise sanitária, social, política e econômica no Brasil.

Léo 06/06/2020

Ótima análise marxista da sociedade capitalista em pandemia
O professor Alysson Leandro Mascaro tece nesta obra um excelente panorama de como a luta de classes está acontecendo em situação de pandemia do coronavírus. Fala sobre a crise e como afetará a população mais pobre, o porquê dos líderes políticos de extrema direita adotarem negacionismo a ciência, sobre ainda mais insalubridade aos trabalhadores e que serão os mais afetados pelo vírus. Vale muito a pena ler.

Matheus 03/01/2021

Poderia ser melhor
Concordo com uma resenha aqui escrita. Mesmo tendo já conhecimento prévio sobre o assunto, e gostando do que o Prof. produz, me decepcionei com a qualidade do texto. O próprio autor advoga por uma linguagem clara e simples, não alcançada neste ensaio. Talvez tenha sido escrito às pressas, mas faltou uma sensibilidade por parte do revisor de pedir uma reescrita do manuscrito. Uma pena tão grande, tinha tudo para ser um excelente ensaio!

Be B 22/01/2021

Acirra-se a crise, acirram-se as lutas
Texto curto e simples, muito bom para comunicar sobre a crise do sistema em que vivemos para fora da academia!
Faço uma crítica da leitura que o professor faz sobre a relação humana com a natureza, que na sua opinião é ?uma parcela pequena dos problemas? (p. 6). Eu, como ecossocialista, acredito que essa é uma questão central para discutirmos crise do capitalismo e o que queremos construir ao derruba-lo.

KKbarros82 27/04/2021

"O modo de produção capitalista é a crise."
Alysson Leandro Mascaro foi o único pensador que chegou em seus escritos, a conclusão que a crise viral que estamos passando pode não levar a uma revolução Socialista e sim a uma mutação do próprio capital.

Mascaro é firme em enfatizar, como na crise de 2008, o sistema capitalista irá mais uma vez acentuar seu estado mínimo e continuar sua exploração ao máxima. Nada mudará. O capitalismo vive de crises e essa não será diferente. Ele sobreviverá. Como o próprio Mascaro explana brilhante: "Não há uma teleologia da história. Não se pode inferir que da crise do capitalismo advenha o socialismo. É possível, mesmo? quiçá mais provável? que a crise do capitalismo se resolva mantendo- se a própria crise como padrão ou, então, salvando- se a acumulação mediante seu recrudescimento neoliberal, reacionário, com modalidades fascistas."

No entanto, para o autor, sempre há a esperança de uma revolução das massas. Como o mesmo afirma este é: "...o momento da tentativa não só de reagir ao capital com remendos ou com clamores de misericórdia. Crise econômica e alteração brusca das subjetividades podem permitir a luta socialista."

Mascaro foi uma grande surpresa é um pensador e filósofo contemporânea de necessária leitura, com plena convicção afirmo que não será o primeiro livro do autor que passarei os olhos, já o incluí nas minhas próximas leituras.

debroua 25/08/2021

Necessário
"Companheiros são os que compartilham o pão. Estrutural e materialmente, assim seja. Tenho esperança na luta."

Charleees 27/03/2023

CRISE E PANDEMIA - Alysson Leandro Mascaro
Esse ensaio do jurista Alysson Leandro foi escrito durante a "quarentena" entre aspas mesmo, ou no início da pandemia da Covid-19 aqui no Brasil.

Nele, Alysson relaciona a pandemia com a falência do sistema capitalista. No Brasil, infelizmente com o desgoverno presidido por Jair Messias Bolsonaro, ainda estamos vendo de perto os malefícios que a crise da pandemia aliada a crise do capitalismo é capaz de fazer: voltar o país ao mapa da fome, gás de cozinha com preço nas alturas, um pacote de 5kg de arroz ultrapassando 20 reais, fragilidade institucional que impede reações rápidas a crise.

Isso para a classe trabalhadora e pobre. Neste ensaio, Alysson mostra como os EUA e o Brasil foram rápidos em dar apoio para bancos e outros setores financeiros, enquanto outros setores burgueses e principalmente às massas trabalhadoras não tiveram respostas rápidas e ágeis. O auxílio emergencial no Brasil foi o mínimo do mínimo para famílias que perderam empregos, adoeceram e perderam entes queridos nos períodos mais tenebrosos da pandemia.

Alysson mostra que a reação das sociedades capitalistas tende sempre a ser uma resposta no limite mínimo às demandas máximas.

Novamente falando do Brasil, a política econômica de Paulo Guedes (ministro da economia) e Bolsonaro contrasta no plano econômico com fases desenvolvimentistas como a do ditador Ernesto Geisel. Para observarmos o fim do poço que estamos inseridos.

Com quase dois anos de pandemia, entendo que falar sobre o assunto já se tornou cansativo e doloroso demais, mas só com conhecimento e consciência de classe poderemos juntos derrubar Bolsonaro sua política econômica desastrosa e a face mais cruel do capitalismo neoliberal.

#ForaBolsonaro #2OutForaBolsonaro

Crise e Pandemia
Livro 16 de 2021
Ed. BoiTempo

Diego.Tito 03/06/2020

Livro pra doutos
É um material de agitação para acadêmicos, pessoas com estudos nas Ciências sociais e humanas. É um material muito bom, mas cuja leitura recomendo apenas a quem já obtiver alguma bagagem teórica nos assuntos do livro.

Davenir - Diário de Anarres 30/06/2020

O texto para começar a série Pandemia Capital
"Crise e Pandemia" é a primeira obra da coleção Pandemia Capital da Boitempo onde o jurista e filósofo brasileiro Alysson Leandro Mascaro faz um ensaio curto (31 páginas) abordando a pandemia como uma crise do capitalismo. Obviamente, o capitalismo não causou o vírus mas sua propagação e os problemas para combatê-lo estão intimamente ligados a crise do capitalismo. A crise é apresentada como uma solução para a crise, numa insistência em aceitar a chegada da pandemia mesmo quando ela já tem início e o autor não avança muito a partir o texto data de março quando a pandemia havia acabado de dar seus primeiros sinais no Brasil. O texto é conciso, mas peca na linguagem rebuscada comum no linguajar dos juristas e dos acadêmicos. Para quem já está habituado a leituras acadêmicas não vai encontrar maiores dificuldades, mas falta a fluidez necessária para que o texto se dissemine. Considerações estéticas à parte, o texto faz considerações pertinentes e é um bom início para a coleção.

Esta obra está disponível na plataforma Kindle Unlimited junto com mais outras duas da mesma coleção Pandemia Capital, então fica a dica para a leitura enquanto os textos estão atuais e relevantes. São leituras importantes pois para quem escreve ficção não pode tirar um olho do presente.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2020/06/resenha-138-crise-e-pandemia-alysson.html