Antes do pôr do sol

Resenhas - Antes do pôr do sol

Borboleta Metafórica 13/01/2021

Para refletir
?? Conteúdo sensível.

PLOT: Gilda está internada devido a uma doença não diagnosticada, mas que lhe trazia muitas dores nas costas, tornando seus movimentos limitados e fazendo ela ficar acamada.

Seu neto e sua filha se revezam no hospital para cuidar dela, ajudando a se alimentar, a tomar os remédios, tomar "banho", dentre outras coisas.

"Ela olhou para o lado ao ouvir a batidinha na porta característica que a filha sempre dava antes de entrar.

-Oi, filho, vim te aliviar.

Aliviar. Ela devia mesmo ser um peso. Era um peso até para si própria, como não seria para os outros, ainda que esses outros fossem seus entes queridos, sua família? Não suportava ter que pedir tudo, para pegar os óculos, para limpar o próprio rosto, para se virar de lado, para ajeitar a própria perna... Uma pessoa devia poder depender apenas dela mesma para continuar viva..."

O que vai acontecer com Gilda? Será que vai melhorar e ter alta? Só lendo o conto para saber.

PQ ESSE CONTO: indicação maravilhosa do @criptaliteraria (inclusive espia lá o perfil dele, além que ser bem bacana ele é super legal pra conversar).

MINHA OPINIÃO: coloquei o aviso de conteúdo sensível porque lendo o conto eu relembrei as visitas que fiz a uma amiga muito querida que estava internada.

Tem um trecho do conto que diz que as pessoas iam visitar ela e ficavam falando sobre frivolidades, assim como eu fazia, mas por dentro só rezava para Deus tirar ela de lá. Minhas preces não foram atendidas dessa vez e, infelizmente, ela acabou falecendo. Então imagino que esse conto possa conter gatilhos para algumas pessoas.

Por outro lado esta história também traz muitas reflexões sobre empatia, o quanto valorizamos nossa vida, sobre apreciar pequenas coisas, sobre a importância de estarmos com nossos amigos e familiares em todos os momentos, felizes e tristes. É ler e pensar... Enfim...

Recomendo.