Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

Isadora 17/09/2021

A cartada final de John não é mais um livro de suspense policial!
Apesar de toda a história ser baseada em crimes, prisões, injustiças etc. a leitura desse livro é muito diferenciada!

Eu já falei um milhão de vezes que eu acredito que precisamos ler todos os gêneros literários pra descobrirmos se efetivamente gostamos ou não de algum em específico, e eu sei que não sou muito fã de suspenses no geral. Apesar de isso ser um fato, existem livros MUITO bons que me cativaram e, sinceramente, eu não achei que esse fosse ser um deles.
Mas a verdade é que o achei muito bom, dai vocês vão me perguntar porque dei 3 estrelas (já me questionaram sobre isso), mas se vocês considerarem que 5 é a nota máxima, ele está, então, a cima da média!

Pois bem, Post é um advogado que age em prol dos injustiçados, ou seja, sua missão de vida é conseguir provar a inocência de pessoas que foram presas ilegalmente. Curiosamente, achei que a trama iria se voltar para um personagem em questão, mas não, temos vários clientes que são abordados e a maioria são negros. Até esse ponto, não temos nada de novidade, a questão é que a história é completamente palpável, objetiva e cheia de fatos incontestáveis, de uma lógica simples e clara que não há como não acompanhar. Nós imergimos nas realidades jurídicas de cada estado, na mente de um advogado exausto e nas histórias que nos levamos a acreditar por comodidade!

A escrita desse livro foi o que tornou a experiência de leitura desse livro interessante!

site: https://www.instagram.com/uma_almaliteraria/

Aline 08/09/2021

Monótono...
Não sei se o meu gosto literário mudou, ou fazia muito tempo que não lia um livro do John, que são excelentes, mas a leitura foi cansativa.....
Houve momentos em que fluiu mais rápido, devido aos acontecimentos, mas logo voltava ao arrasto....mas é uma história boa que chegou a me emocionar ao final, só faltou algo pra me fazer querer ler de uma vez só.....não me prendia de modo algum na leitura

Jéssica 07/09/2021

Puts, que livro!! Nunca tinha lido um thriller jurídico e achei fascinante, principalmente por ser muito bem escrito e ter uma história incrível. Não imaginei que fosse ficar tão fissurada a ponto de não conseguir largar, muito bom mesmo.

Monica.Fusco 04/08/2021

Cartada Final
Um livro eletrizante que te prende a cada página.
Com certeza daria um ótimo filme! Super recomendo!

Celia.Mattos 20/07/2021

Gostei muito dessa primeira experiência com o autor John Grisham e seu thriller jurídico. O livro acompanha o trabalho do advogado Cullen Post, que presta serviços num pequeno escritório de advocacia especializado em provar a inocência de pessoas acusadas e presas injustamente.
E enquanto nos familiarizamos com o trabalho da Guardiões da Inocência, e dos casos nos quais estão trabalhando, o livro desenvolve o caso de Quincy Miller, que está preso a 22 anos por um assassinato que ele não cometeu. Nos apresentando as investigações para o caso e suas consequências, a história traz diversas críticas ao sistema judiciário e policial, evidenciando suas morosidades, injustiças e irregularidades.
A narrativa é fluida, e mesmo com os muitos elementos que são apresentados rapidamente, tem um bom ritmo para se acompanhar. E apesar de alguns pontos ficarem sem um fechamento efetivo, e do final parecer um tanto atropelado, a história prende seu interesse para saber se Quincy será ou não inocentado, e se o verdadeiro culpado será revelado.

Lari 13/07/2021

Emocionante
Com uma trama muito envolvente, o leitor acompanha Post, o advogado que é a personagem principal da história. Post trabalha para uma ?ONG? que liberta prisioneiros acusados injustamente, oferendo novas provas, recuperando testemunhas e correndo contra o tempo para que a pena de morte seja adiada e seus clientes tenham uma nova chance. O livro mostra o racismo dentro do sistema judiciário dos EUA, mas enquanto viramos as páginas, vemos muitas semelhanças com o Brasil. As páginas finais são de extrema emoção. O leitor se coloca no lugar do condenado por várias vezes, fazendo com que as lágrimas apareçam.

Kivia 12/07/2021

Primeiro livro do autor que leio..
Não se assuste pelo número páginas, é uma leitura fluida e gostosa...
Da vontade de devorar o livro é não parar..

Apesar da leitura fluida é um livro que nos arranca lágrimas e sorrisos.

Infelizmente tem muitos casos como esses perdidos pelo mundo.

Manu 09/07/2021

Acho que nunca demorei tanto tempo para concluir um livro. Mas enfim terminei.
Não é que a história seja ruim, ou que o livro não seja bem escrito, ou que o livro não deu certo para mim. Acho que só não queria acreditar no que estava lendo. Não queria acreditar que realmente existem pessoas que são presas injustamente. Que existem pessoas que aceitam acusar alguém injustamente.
O livro me deixou triste, e por isso demorei tanto para ler.
Mas é bem escrito, é bom.

Lele 06/07/2021

Cartada Final
O livro gira em torno do advogado e pastor Dr. Cullen Post e sua organização, a Guardiões da Inocência, cujo objetivo é tirar pessoas inocentes do corredor da morte.
A trama por si só já é cativante, mas se você pensa que o Post vai ser o advogado certinho e ingênuo, está muito enganado. Ele faz de tudo e mais um pouco para ir atrás da verdade.

O livro é muito bem escrito, rico em detalhes e cheio de personagens, não sei como o autor não se perde em meio a todos eles: os atuais 6 clientes da Guardiões, seu 3,5 funcionários, várias testemunhas, vítimas e suspeitos e mais alguns personagens por aí.

Cartada Final me deixou com vontande de ler outros livros do autor, Jonh Grisham.

Douglas 05/07/2021

Intenso e incrível
Um dos livros que mais gostei de ler ultimamente, além de ter me prendido do início ao fim. A história é muito rica e o personagem principal consegue conversar com o leitor de uma forma simples e fluída. Além disso, é incrível imaginar o trabalho construído no enredo, que resulta em um desfecho emocionante.

Dimitrya 04/07/2021

Escrita fácil de acompanhar sem ser superficial. Enredo interessante, informações tbm interessantes acerca do tema, personagens bem construídos.. enfim, só elogios.

Giu 04/07/2021

A cartada final
Esse livro é simplesmente fantástico! A trama desenrola super bem e a cada capítulo você fica com sede de saber o que acontece na história! Faz jus a um belo livro se suspense! Recomendo :)

Nayara 04/07/2021

Foi meu primeiro contato com uma obra do John Grisham e, no geral, foi uma experiência bastante interessante.
É notável o domínio que o autor tem sobre o assunto e isso enriquece a trama pois nos é mostrado, e muito bem, o lado jurídico dos casos e, embora aborde uma parte bem técnica, senti que consegue ser descomplicado a ponto de passar com sucesso a informação para quem não tem muito conhecimento sobre essa área constitucional (e eu me incluo nesse grupo).
Foi interessante conhecer um pouco mais sobre as organizações, como de fato o sistema jurídico opera e acompanhar o trabalho da Guardiões com outros clientes além dos envolvidos no caso do Quincy.
Existem diversos personagens envolvidos na história e alguns me cativaram bastante, mas confesso que em muitos momentos me senti confusa em reconhece-los, afinal foram muitos nomes e muitas situações simultâneas.
No todo é um ótimo livro e muito bem escrito, mas particularmente esperava mais suspense. Óbvio, isso não é um problema do livro em si, acredito que ele entrega o que promete, mas ainda assim o avalio com nota 3/5 baseada na minha experiência com a leitura, eu esperava mais surpresas então achei os acontecimentos muito monótonos e até mesmo as surpresas
do caso do Quincy que vão sendo reveladas posteriormente não me surpreenderam tanto assim. Ainda assim, acredito que é um leitura muito proveitosa e com certeza agradará os amantes de um boa luta por justiça e com direito à muito tribunal.

Zeantonio 19/06/2021

Como sempre John Grisham elabora uma trama que faz com que o leitor se sinta parte dos acontecimentos. O que torna tudo mais humano.