Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

LariV04 18/09/2023

Leia prfvr
Cartada Final foi o primeiro livro de suspense desse ano, típico livro que não esperava nada e entregou tudo. Eu nunca tinha lido um livro sobre o sistema jurídico e adorei conhecer esse mundo, apesar de ter seu lado tenebroso foi realmente interessante saber como é por trás do sistema, como a lei é falha e injusta, e claramente o Post é um daqueles personagens que faz você querer o livro, ele é sensacional. Ri, chorei, fiquei incrédula, um mix de sensações. Vale muito a pena!

deb.reads 16/08/2023

Cartada final
Queria começar essa resenha deixando registrado que tenho muita dificuldade de começar resenhas, nunca sei o que falar de início e já tentei começar essa umas 10 vezes, e esse livro também não ajuda, sinto que tenho muito o que falar mas mesmo após alguns dias de ter finalizado a leitura, não consigo formular bem minhas opiniões.

sei que gostei muito do livro e do desenrolar da história como um todo, apesar de ser um livro grande, a leitura é super fluida e fácil, as coisas acontecem rápido e achei interessante. o autor trouxe umas coisas de direito penal que achei legal por que sou completamente leiga no assunto e gostei de conhecer.

o que me incomodou no livro, e esse problema é todo meu, é que ele é meio que um recorte. ao mesmo tempo que ele contou o desenrolar do personagem principal, ele mostrou meio que tudo que estava acontecendo por fora, por exemplo, ele contou sobre a história do quincy, mas ao mesmo tempo contou também sobre as outras pessoas que estavam presas e a guardiões estava ajudando. não acho que foi problema dar esse contexto da guardiões, eu só fiquei muito curiosa pra saber o que ia acontecer com eles e o livro não trouxe isso.

ao mesmo, esse foco maior no quincy foi algo muito bom pela riqueza de detalhes sobre a história dele no livro. no mais, o livro traz questões raciais importantes e acho que foram até bem discutidas, talvez se aprofundasse mais um pouco, e talvez se o personagem principal fosse uma pessoa preta o livro teria uma representatividade ainda melhor, para além do estereótipo, mas não sei se já estou problematizando demais. enfim, acho que é isso, eu gostei do livro e acho que releria.

Marta 02/08/2023

“Aprendi anos atrás a sempre esperar o pior. E a nunca esperar que a justiça ande rápido.”
Esse livro foi uma grata surpresa que me prendeu do início ao fim da leitura, não é um livro frenético, não é cheio de suspense, mas tem uma excelente trama muito bem escrita pelo autor que já é famoso pelos vários livros escritos. Nós vivemos em um país onde não há pena de morte, mas ela de vez em quando aparece em séries documentais e em filmes angustiantes. O autor é um conhecido ativista pelo fim da pena de morte em seu país e todo esse conhecimento sobre o tema fica claro nas páginas desse livro. A história gira em torno de Post, advogado e pastor que comanda uma instituição sem fins lucrativos chamado Guardiões da Inocência. A instituição recebe uma carta de Quincy Miller, condenado à prisão perpétua pelo assassinato de Keith Russo. Há mais de vinte anos, Miller afirma inocência. O enredo gira em torno da investigação conduzida por Post na tentativa de provar a inocência do seu novo cliente. Ao longo da história o advogado descobrirá que os verdadeiros assassinos não estão interessados que Miller deixe a prisão. A leitura foi muito fluida, pois a cada página você é chamado a continuar, posso afirmar que é um romance de fôlego sobre um assunto importante que ainda pode ser desdobrado. Recomendo para quem se interessa por assuntos jurídicos e gosta de um thriller legal.

Breno58 27/05/2023

Esse livro foi além das minhas expectativas.
Esperava um Thriller genérico, e me surpreendi com o quanto ele me deixou imerso na leitura. Me senti em um seriado investigativo.
O livro retrata como nos Estados Unidos, ser negro, já te faz ter muito mais chance de ser condenado por um crime, mesmo que você não o tenha cometido (no Brasil também é assim), e mostra o quanto a jurisdição dos Estados Unidos é falha. Quantos inocentes devem estar presos agora por algo que nem fizeram?

carlanagy 23/04/2023

O livro tem uma premissa muito interessante, uma história envolvente que prende a atenção do leitor. Em grande parte do livro a leitura é muito fruida, repleta de diálogos interessantes e personagens marcantes. Um pouco perto do final acho que o livro perdeu um pouco do ritmo mas mesmo assim tem um final bem satisfatório. Para quem gosta de um bom mistério investigativo, com pitadas de ambientação em tribunal, é uma ótima pedida.
Achei que ia ter até mais passagens de julgamento, adoro essa ambientação, mas mesmo assim cumpriu o objetivo.

Juliana1818 18/04/2023

Envolvente
Livro com uma história envolvente que você quer acabar logo para saber o fim.
Mostra as injustiças e casos de racismo do sistema judiciário norte-americano, baseado em uma história real, com final diferente do livro, infelizmente.
Bem escrito, com passagem longas em alguns momentos, mas necessárias.
Gostei muito

Clara Vellozo 02/04/2023

Premissa bastante original
CARTADA FINAL

Livro mais legal que li até agora. Aqui temos uma premissa bastante original: um advogado que ajuda pessoas inocentes a saírem da prisão e a provar que não são os culpados pelo crime que foram julgados.

Pra mim o mais divertido foi juntar as pistas deixadas pelo narrador, como num bom romance de mistério e suspense. Aí é que vem a vontade incontrolável de não parar de ler.

É também um livro que vai suscitar nossas emoções, visto que fala sobre um sistema jurídico muito preconceituoso e deveras obtuso. Impossível não sentir a injustiça cometida com esses prisioneiros.

Ressalto também o talento do escritor em criar personagens tão carismáticos e cenas tão poderosas que ainda carrego comigo mesma depois de encerrar a leitura

Manu Zavi 23/03/2023

Demora engrenar
Eu não sei se foi pq demorou pra eu me apegar ao livro ou ele era chato mesmo, mas não foi nada como eu esperava. Muitas histórias sendo contadas, um personagem principal que até é interessante, outros personagens secundários TB não tão ruins, mas achei que a narrativa deu uma perdida no rumo. TB fui com muita expectativa pelo John Grisham e acabei não achando isso tudo. Mas pretendo ler outros livros do autor antes de desistir dele rsrs

Zelinha.Rossi 04/03/2023

É um bom livro, mas não precisava ser tão extenso. O suspense é bem desenvolvido, mas, assim como a justiça, é lento (teria sido isso proposital? rsrs), especialmente no início. A história foi me prender verdadeiramente lá pela metade, quando começaram a ser revelados fatos realmente inesperados. Há perguntas que ficam sem resposta ao fim da história? Muitas, mas isso não chega a ser um problema (inclusive, foi bom que tenha sido assim, histórias bem redondinhas são mais irreais do que se propõem as ficções).
O livro também é uma crítica às falhas dos sistemas judiciário e carcerário americanos, e também ao triste fato de que a enorme maioria das condenações injustas são de pessoas negras. Por fim, foi lamentável saber que a história foi baseada num fato real.

Uly 15/02/2023

SURPREENDENTE
ESTE LIVRO É UMA GRATA SURPRESA. CONDUZ O LEITOR A REFLETIR SOBRE OS ERROS DE SETENÇAS NA VIDA DE PESSOAS INOCENTES. TENDO POR BASE UM SISTEMA CORRUPTO OU FALHO PARA COM PESSOAS QUE NÃO PODEM PAGAR ADVOGADOS OU NÃO CONTAM COM O APOIO JUDICIAL DEVIDO. O ENREDO GIRA EM TORNO DE UM ESCRITÓRIO QUE É UMA ESPECIE DE ONG CUJA FUNÇÃO É IDENTIFICAR POSSIVEIS ERROS DE SETENÇA COMETIDO PELA JUSTIÇA E INOCENTAR O PRESO VITIMA DESSE ERRO.
É UMA HISTÓRIA QUE VOCÊ NÃO QUER LARGAR ATÉ TERMINAR A LEITURA. O ADVOGADO QUE VISITA AS VITIMAS ENCARCERADAS ENFRENTA A DIFICULDADE DE AVALIAR SE AQUELE PRESO MERECE OU NÃO SER DEFENDIDO E TODOS OS PERCALÇOS DESSE ESCRITÓRIO AO OPTAR EM DEFENDER E REABRIR UM CASO DADO COMO CERTO. POIS TERÃO MUITAS VEZES DE ENFRENTAR FORÇAS QUE INCRIMINARAM UM INOCENTE E POSSUEM INTERESSE EM MANTER ESSE INOCENTE INJUSTAMENTE SETENCIADO. SUPER INDICO A LEITURA É UAM REFLEXÃO BRILHANTE SOBRE OS SISTEMAS CARCERÁRIOS DE TODO O MUNDO POIS TODOS ESTÃO PASSIVEIS DE COMETER ERROS.

Stef 12/02/2023

A liberdade para muitos é apenas um sonho...
Esse livro me fez refletir tantas vezes que até perdi as contas. Ele é surreal de emocionante. A trama envolvida nos prende e nos faz questionar a sociedade em que vivemos. A realidade retratada não é a que eu conheço, até porque sabemos que no EUA a cultura do racismo é gigantesca, tendo até bairros/cidades que negros são meio que proibidos de transitar. Então, a probabilidade de um negro ser acusado de cometer um crime é muito maior que a de um branco. O livro trata exatamente disso, dessa cultura de racismo impregnada em nossas sociedades, e que infelizmente alcançam o sistema judiciário, tornando eles falhos e injustos.
Em alguns trechos ficou difícil segurar o choro, então lágrimas desceram e eu chorei. Chorei porque a realidade é facilmente confundida com a ficção.

Chelly @leiodetudo 04/02/2023

Thriller Jurídico
É baseado em uma história real e o que mais comove é saber que há diversas pessoas pelo mundo cumprindo pena por crimes que não cometeram. O livro fala sobre falhas no sistema judiciário, racismo estrutural e corrupção na polícia. Como todo best seller Americano tem muito mais páginas do que deveria, deixou algumas pontas soltas e muito diálogo abobrinha. Vale a pena se vc busca uma leitura fluida e gosta de investigações sobre crimes.

Carolina 01/02/2023

Gostei bastante da leitura. É um livro fluido e gostoso de ler. Mas pra mim não acho que funciona muito, pois demorei demais pra ler. Ele não é um livro de muita ação ou reviravoltas. Porém é bem consistente, entrega o que promete.

Aqui a gente acompanha a história de um advogado que ajuda pessoas inocentes a sair da prisão e se livrarem de suas condenações injustas. O Autor se influenciou por histórias reais que caíram em suas mãos. Então o peso do livro e de como essas histórias são contadas é grande. Tem um peso de realidade ali. Tals por isso seja um livro mais lento e que pode acabar dando uma sensação de falta de finalização.

Dea 30/01/2023

Não dá vontade de largar até descobrir o final
2° livro de 2023. Ótimo thriller jurídico. Bem legal, só que não dá muito para relaxar com a leitura, pois remete ao meu trabalho diário como magistrada, com a diferença de que, felizmente, ele não permite que eu coloque ninguém no corredor da morte.