Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

Simone de Cássia 09/01/2023

Excelente livro! Às vezes evito histórias de tribunais porque algumas são bem maçantes. Não é esse aqui o caso. Nada demora muito a acontecer e tudo vai completando a trama. Personagens fáceis de serem aceitos e mistério bem construído. Final coerente. O melhor de tudo eu nem sabia (li no posfácio)... é baseado em uma história real. E eu bem achando que era um absurdo mesmo em ficção...o trem aconteceu mesmo! Muito bom!
Fabrício 09/01/2023minha estante
John Grisham é certeza de boa leitura.

Simone de Cássia 09/01/2023minha estante
Não é?? Também gosto dele!!

Gleidson 09/01/2023minha estante
Eu também gosto bastante dele. E quando vejo que a Simone gostou, vou mais seguro ainda. Rs

Simone de Cássia 09/01/2023minha estante
Sou meio...chatinha...rs rs Exigente. O trem pra me agradar tem que ser bom "messss".. rs rs

Lorena 27/12/2020

gente, pelo amor de Deus, que escrita mais cansativa... foi um tormento essa leitura. senti como se estivesse lendo esse livro à anos. empurrei com a barriga.
Luiza 03/01/2021minha estante
Entendo que isso pode ter sido provocado intencionalmente pelo autor, mas na minha experiência, em vez de dar uma imersão mais realista na trama, só me fez ter cansaço só de pensar em abrir o livro ://

Lorena 03/01/2021minha estante
exatamente!!! sem falar que ele foi jogando os acontecimentos de forma tão corriqueira, que eu fiquei, que? era pra ser assim mesmo? não consegui gostar de nada :(

Riclesia 03/01/2021minha estante
Nossa! Estou quase na metade do livro e estou com a mesma sensação. Que tortura está sendo terminar a leitura.

Luiza 03/01/2021minha estante
Terrível kkkkk era personagem novo atrás de personagem novo sem construção nenhuma direito :( me arrastei demais

Jotape 13/04/2021

Pesado e emocionante
John Grisham entregou um thriller juridico com uma narrativa acessível e com debates extremamente importantes. O livro, apesar de abordar assuntos bem complexos, é de facil compreensão, e ainda consegue emocionar o leitor em diversos momentos.
Vivs | vivsbookshelf 13/04/2021minha estante
Aí já quero ler ???

Jotape 13/04/2021minha estante
Acredito que você vá gostar bastante. Não vá esperando grandes reviravoltas kkkk é bem simples, mas bem escrito e importantíssimo.

Rauny.Campos 13/04/2021minha estante
Vou ler em maio

Jotape 14/04/2021minha estante
ansioso para saber o que vai achar!

Carol.Amanda 22/09/2020

Bom, mas...
Eu esperava mais, criei uma expectativa de um suspense que me prenderia, mas a história fica dando voltas e voltas e é muito entediante e repetitiva.
A história é interessante e intriga ser baseada em uma história real. Ela aponta várias falhas jurídicas e crítica as falhas da justiça dos Estados Unidos, levantando a questão do racismo e discriminação racial que são temas que devem ser expostos.
Em geral, é uma história boa, mas entediante. Não funcionou tão bem comigo, mas se você gosta de romance policial, irá gostar de Cartada Final.
Matheus656 23/09/2020minha estante
Achei o mesmo Carol. No começo da história achei fantástico. Mas da metade para o final fixou tudo muito sem nexo. Sem suspense. Previsível. Não teve ação alguma.

Carol.Amanda 24/09/2020minha estante
Exatamente, foi o mesmo que achei

Nina__Cardoso_ 26/09/2020minha estante
Eu adorei a experiência de forma geral. Mas também achei que do meio pro fim fica tudo muito acelerado e parece que começam a engolir questões que mereciam ser desenvolvidas. Acelerou demais no fim. Eu indico o livro. Mas jamais daria 5 estrelas

Carol.Amanda 26/09/2020minha estante
Concordo Nina

Gabi 04/10/2020

Revoltante!!!
Primeiro livro do John Grisham que leio e adorei!

Não se engane com as mais de 500 páginas, tu lê rapidinho!

Com narrativa instigante e histórias revoltantes, conhecemos a Guardiões da Inocência. Instituição de advogados e voluntários que auxiliam prisioneiros condenados injustamente a conseguirem a liberdade.

Preconceito racial é recorrente nas condenações indevidas, revolta ler...

Muito bom!!!
Saulo Branco 05/10/2020minha estante
Gabi, indico agora vc ler Tempo de Matar. John Grisham é meu autor favorito, esse livro é o meu nº 1 de todos os tempos!

Gabi 05/10/2020minha estante
Saulo, esse que vc comentou não tem mais estoque e nem ebook :(
Indica outro?

Saulo Branco 06/10/2020minha estante
Ele já já volta pra venda no Amazon. Assim que entrar aviso. Te indico esse mesmo. Leitura Obrigatória.

Dudu 06/10/2020

Como gosto muito dos livros do John Grisham, sou suspeito para escrever uma resenha objetiva.

Este livro trouxe algumas características clássicas da escrita do autor: o suspense, o caráter investigativo, um quê de perseguição, a luta contra algo maior e a ideia de fazer o que seria eticamente correto.

Foi minha primeira experiência não lendo no idioma original.
Apesar de alguns detalhes de edição, a leitura foi muito fluida e a história instiga a querer continuar e descobrir os desenlaces da trama.

Gostei ainda mais depois de saber que foi inspirado em histórias reais!
Albieri 06/10/2020minha estante
Foi meu primeiro do autor e eu amei. Estou com outro dele aqui em casa. Em breve lerei. O Corretor

Dudu 06/10/2020minha estante
Eu li vários dele durante o curso de Direito. Abandonei a carreira jurídica, mas não o gosto pelos livros dele. ?

mariiiii 17/01/2021

Recomendo a leitura.
Cartada Final foi um livro que apareceu em um momento bom, estava com dificuldade de manter minhas leituras, indico para quem quer ler um livro que desperta curiosidade e vocabulário fácil, apesar de ser um livro sobre o mundo jurídico, é uma leitura muito gostosa, enfim concluo hoje meu primeiro livro de 2021. Única queixa que tenho a fazer é a quantidade de personagem (um exercício para a memória hahaha).

John Grisham tem uma escrita muito acessível e a história flui que é uma beleza, esse livro, inspirado em fatos reais, conta a história de um advogado (Dr. Post) que trabalha para uma organização sem fins lucrativos (Guardiões da Inocência), trabalham em casos para tentar provar a inocência de homens e mulheres que estão no corredor da morte nas prisões dos Estados Unidos, o livro inicia com um ambiente tenso, um homem está preste a ser executado por um crime que não cometeu e ao longo do livro os casos em que Dr. Post trabalha vai chamando a nossa atenção e despertando a curiosidade em saber o que vai acontecer a cada capítulo. O caso principal do livro é de Quincy Miller, um homem que está há 23 anos preso acusado de matar Keith Russo um advogado conhecido da cidade. Ao longo do livro, muita coisa acontece e há muita gente envolvida nesse crime, entre elas autoridades que deviam prezar pela justiça mas na verdade concentram esforços para manter um homem negro na cadeia para que um esquema maior não seja descoberto. O livro nos faz refletir sobre o racismo estrutural presente na sociedade americana, um sistema em que o juiz é branco, o jurado é branco, o MP é branco, transfiro o pensamento aqui para o Brasil também, em que a população carcerária a maioria é negra e também como o sistema de justiça brasileiro teria muito mais casos de injustiça se tivesse pena de morte.
Julia Evelyn 17/01/2021minha estante
Obrigada, vou colocar na minha lista. ?

.ká 21/01/2021minha estante
nossa mari, que resenha! indo pra lista já! ?

Um Livro para Amar 15/07/2022

O voto de pobreza não me pegou
Acho que foi meu primeiro livro do John Grisham, foi um pouco difícil de acostumar com a leitura.
Achei bem pesado o tema de prisões feitas sem teste de DNA, fiquei pensando o tempo todo o quanto de inocentes devem estar na cadeia até hoje. Ter uma equipe de advogados dispostos a abraçar essa causa realmente foi maravilhoso, mas o voto de pobreza não me pegou.
Apesar do personagem o tempo todo dizer que isso fazia parte das escolhas dele, toda vez que eu via ele enrolado em algum problema, pensava que se tivesse recurso, seria tudo muito mais rápido.
O livro em si é lento e imagino que seja pra gente imergir no cenário que os personagens estão vivendo, onde o sistema é lento pra analisar/julgar os casos.
Confesso que adorei a crítica feita ao sistema penitenciário, ao racismo, a advocacia em si, mas não é um livro que eu leria novamente.
Principalmente por ter me iludido várias vezes com a ideia que os advogados iriam solucionar casos pelo caminho, mas acabam focando mesmo em libertar seus clientes.
Bia 08/10/2022minha estante
Leia O Juri dele. Aaaamooo

Leandro423 19/10/2022minha estante
Quer dois livros hipnotizantes... Tempo de Matar e Dossei Pelicano... dois livros que vc vai devorar em uma semana

Felipe 27/09/2020

Cartada Final
Nunca havia lido nada e, na verdade, ouvido falar de John Grisham. A minha primeira experiência foi bem positiva. Gostei da dinâmica do livro e de toda a narrativa, é aquele livro que você não quer parar de ler até terminar. Uma leitura bem fluida e que prende o leitor. O ambiente jurídico é bem interessante e nos deixa mais curiosos em saber como tudo funciona nos EUA, que diga-se de passagem, é bem diferente.
A história gira em torno da agência "Guardiões da Inocência” em que 3 advogados recebem cartas de presos de todo o país, e depois de uma análise, tentam provar que pessoas estão presas indevidamente, muitas vezes por falhas do sistema jurídico. Muitos dos presos estão no corredor da morte ou em prisão perpétua. Acompanhamos a saga de Quincy Miller em prisão perpétua por um crime que ele alega não ter cometido. Ele já está preso a 23 anos. Cullen Post, da agência, vai correr atrás das testemunhas que foram obrigadas a depor contra Quincy e também de novas provas para reverter a condenação. Como eles lutam contra o tempo, a história é bem dinâmica e se desenvolve muito bem.
O autor publica um livro por ano e alguns dos mais famosos são “A Firma” e “Tempo de Matar” e sempre sobre o sistema judiciário americano e suas falhas que não são poucas. E uma curiosidade é que a grande maioria da população carcerária americana, e também brasileira, é composta por pessoas negras e a gente sabe que isso não é aleatório. Isso só reflete o quanto a nossa sociedade ainda é racista e precisamos combater isso sempre!! Então além de falar dessas falhas de juízes, promotores, defensores públicos, policiais, temos a questão do racismo que acirra ainda mais todas essas discussões.
Pretendo ler outros livros do autor pois gostei muito de sua temática. E recomendo sim a leitura desse livro.
Leonardo.Heffer 29/09/2020minha estante
John Grisham é incrível. Tem mais de 40 livros publicados. Quase todos nesse ambiente jurídico. Infelizmente a Rocco, que foi a casa do autor por quase 40 anos aqui no Brasil e que publicava com edições maravilhosas, resolveu faz versões reduzidas de tamanho. Para manusear é mto ruim. Ainda bem que a Arqueiro adquiriu os direitos de ou locação e agora é esperar que voltem a lançar parte do catálogo, que ainda pode ser adquirido nessa versão chata da Rocco. Ele era o mestre do suspense jurídico em Hollywood principalmente nos anos 90, qnd saíram adaptações de A Firma (com Tom Cruise), O Cliente (com Susan Sarandon e Tommy Lee Jones), O Dossiê Pelicano (com Júlia Roberta e Denzel Washington), O Homem que fazia Chover (com Matt Damon), O Júri (com John Cusack e Rachel Weisz), Tempo de Matar (com Matthew McGonahey e Sandra Bullock e Samuel L Jackson)...

Felipe 29/09/2020minha estante
Sim! Só nos resta agora aguardar essas novas edições da Arqueiro. Quero muito ler outros livros do autor que me cativou bastante!! Obrigado por compartilhar Leonardo essas informações dos filmes também. =D

@juliaavictorino 17/03/2021

Uma história de injustiça
O livro segue o mesmo formato dos outros livros de John Grisham, vemos vários casos que giram em torno de um tema em comum, e, nesse caso, temos as condenações erradas de inocentes, seja por negligência, preconcento ou outro motivo.

A leitura é bem fácil e envolvente. Acredito que os diferentes casos abordados, além do principal, são interessantes e distintos em tal ponto em que a gente não se confunda com as histórias ao longo da leitura. Dos poucos livros que li de John, até então esse foi o que mais gostei!
Lorena 21/03/2021minha estante
Júlia , assista ao documentário na Netflix, J.G se inspirou nas histórias daqueles prisioneiros para escrever esse livro.

Ingrid.Emerich 13/10/2020minha estante
Também acho, o tema abordado é muito interessante, sistema judiciário, corrupção, falhas, projetos para libertar inocentes e etc, mas o personagem principal achei muito clichê e desnecessário tamanho romantismo. A doação 100% da vida dele é meio irreal e não deve ser colocado como um ideal, você pode ter uma vida, tem dinheiro pra viver e ainda assim ajudar as pessoas e tampouco precisa ser um homem branco.
O lance dos crocodilos ficou muito perdido mesmo.. também fiquei frustrada no final quando não houve nenhuma explicação pra isso

Juuj 18/06/2021

Um livro bom e interessante
Este foi o meu primeiro contato que eu tive com o autor e com os livros da TAG, para falar a verdade gostei bastante dessa edição e também a escrita da obra é muito boa e bem fluída. Porém na história não achei que era bem um suspense (sua classificação), e sim é mais para falar de assuntos como o racismo e os vários erros e corrupções que podem acontecer desde a apreensão da pessoa até a sua condenação.

Mesmo assim, gostei muito da história e dos personagens (principalmente do Post e do Quincy) pois por mais que eles tentassem e falhavam, eles nunca desistiram. Outro ponto foi a organização que foi criada pela Vicky, Susie e o Post, que era um projeto maravilhoso.

Realmente é um livro bem legal, que pra mim, acho que a palavra principal desse livro é com certeza "perseverança". ?
Michel.Almeida 18/06/2021minha estante
Ótima resenha ?. É uma pena que muitas pessoas não leram esse livro ainda ??

Evelyn 21/10/2020

Desespero e esperança
A quem recorrer quando a justiça falha com você? Ao dedicado Cullen Post, o herói desse livro que não mede esforços para libertar pessoas inocentes, covarde e injustamente condenadas. A trama é revoltante, asfixiante e desesperadora. Homens que passam grande parte da vida atrás das grades sem terem cometido crime algum, tudo por ganância, preconceito e corrupção.

Foi meu primeiro contato com John Grisham e me decepcionei um pouco. Achei a escrita um pouco arrastada, a história demora a engrenar, muitos assuntos são tratados nos mínimos detalhes e depois esquecidos, sem solução.
Virgílio César 08/12/2020minha estante
O John Grisham é um grande autor, mas você deu azar de começar por esse, que realmente é péssimo. Pode ler qualquer um dos 10 primeiros livros dele que todos são bons. Já os mais recentes são muito fracos.

Lelemarta 08/09/2020

Uma ótima leitura
Um livro envolvente que não consegui largar até a última pagina, uma ótima leitura para quem é apaixonado por thrillers jurídicos!
Joaovitorcostaa 08/09/2020minha estante
Ameiiii. Vou ler tbm, quando der rs

Pamellascoelho 10/01/2021

Livro muito bom, a leitura flui demais, a escrita do autor encanta os olhos e vicia. Desde as primeiras páginas o livro me prendeu, não sei se porque sou aficionada por livros jurídicos ou se o livro é muito bom. Sou suspeita para falar quando se trata de livro com tema jurídico, sempre acabo gostando. SEM DÚVIDAS UM DOS MELHORES LIVROS DA TAG DE 2020
Isabela1708 12/01/2021minha estante
Faço minhas as suas palavras. Cada uma delas!!