Inimigo Mortal Mark Olshaker
Michael T. Osterholm

Resenhas - Inimigo Mortal

Amy 12/01/2024

Inimigo Mortal
Nossa Guerra Contra os Germes Assassinos é uma obra envolvente que destaca a batalha constante contra ameaças invisíveis. Michael Osterholm apresenta uma narrativa fascinante, mesclando fatos científicos com uma abordagem cativante, destacando os desafios enfrentados na prevenção de ataques biológicos.
Sua habilidade em transformar temas complexos em leituras acessíveis torna este livro uma valiosa fonte de conhecimento, proporcionando uma reflexão necessária sobre a importância da vigilância contra pandemias.

Cibele 14/08/2023

Maravilhoso
É um livro esclarecedor em muitos aspectos. E também para alertar para os perigos de pandemias e também da resistência bacteriana.

gabspittol 25/07/2023

Desde o primeiro contato que tive com esse livro em uma livraria eu já sabia que precisava comprá-lo, especialmente quando vi que um dos autores era o Mark Olshaker, que também auxiliou vários livros escritos pelo criminologista John Douglas, de quem sou grande fã.
Como boa estudante da área da saúde, esse assunto sempre me interessou bastante, e depois das minhas aulas de epidemiologia na faculdade eu fiquei simplesmente obcecada pelo assunto “doenças infecciosas”. E acredite, eles são de fato os piores assassinos de todos os tempos!
O livro foi escrito para ser publicado em 2019, se não me engano, e já começa com uma previsão de uma nova pandemia de influenza. O que aconteceu no ano seguinte foi uma pandemia causada por um coronavírus. Embora ele tenha errado o agente causador, Michael acertou em cheio que viveríamos uma nova pandemia e momentos de terror muito em breve, antes até do que ele próprio imaginava.
Ao longo da leitura somos levados pelo histórico de epidemias e pandemias ao redor do mundo. Ele aborda assuntos importantes como as doenças negligenciadas, especialmente em países tropicais; o descaso da grande indústria farmacêutica em desenvolver vacinas e investir pesquisas em doenças que assolam apenas uma “pequena” parte do mundo, ignorando o problema enorme que elas podem se tornar; além da falta de foco e investimento destinado apenas ao que for financeiramente rentável. Por exemplo, pra que desenvolver uma vacina para o vírus do Ebola se a maior parte das pessoas não teria como pagar por essa vacina?
Acho que essa leitura deveria ser obrigatória para todos na área da saúde! É uma leitura leve, apesar do assunto pesado, e a forma como ele faz a linha do tempo é bem envolvente. E sem querer dar “spoilers” da leitura, ele faz novas previsões bem assustadoras nesse livro. Recomendo demais para qualquer pessoa, independente da área em que atua, afinal, a responsabilidade com a saúde pública é de todos nós. Um dos melhores que li esse ano!

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Ana 31/07/2022

Todos deveriam ler
Se você busca conhecimento sobre a pandemia que estamos vivendo e as doenças que assolam o mundo esse livro é ideal.
Muitíssimo informativo. Aqui vc aprende sobre o HIV, Ebola, Malária, influenza, bactérias resistentes a antibióticos, vetores de doenças e mais uma série de questões atuais importantes.
Só não dei 5 estrelas pq a questão de os governos e empresas privadas não financiarem estudos importantes fica muito mas muito repetitivo e tbm achei um pouco desnecessário a agenda de crise global no fim do livro. Até pq nós que não trabalhamos na aérea e nem em instituições públicas não podemos fazer nada com a informação.

JL Marcal 18/07/2022

Livro indispensável
Uma leitura indispensável para todos. Apesar de ter sido publicado aqui no Brasil em maio de 2020, o livro foi originalmente publicado nos EUA em 2016. Acho incrível como muitos alertas que o autor faz durante o livro se concretizaram, como no final, que ele diz que não seria de surpreender se a próxima crise mundial fosse causada por um novo tipo de coronavírus. De longe, uma das melhores leituras do ano. Recomendo demais!!!!

Rômulo Silva 17/07/2022

Um livro necessário para entender o tamanho do nosso problema contra vírus e bactérias
Em “Inimigo Mortal: Nossa Guerra Contra os Germes Assassinos”, o epidemiologista americano Michael Osterholm explica (através da escrita de Mark Olshaker) os desafios enfrentados na guerra contra os micróbios em um mundo cada vez mais complexo. De acordo com o autor, torna-se necessária uma série de medidas estratégicas para evitar problemas devastadores como pandemias, bioterrorismo e resistência antibiótica.

Ao longo do livro, Osterholm mostra um resumo das peculiaridades de várias enfermidades causadas por vírus e bactérias, sempre compartilhando suas próprias histórias como membro da linha de frente da guerra contra doenças infecciosas. Os capítulos iniciais servem como um resumo do que será debatido na obra. Depois da parte introdutória, o epidemiologista passa a explicar a história natural dos germes, as doenças mais desafiadoras e seus respectivos meios de transmissão, a importância das vacinas, os cuidados que devem ser tomados com a manipulação de micróbios em laboratórios e vários outros assuntos que despertam a atenção de qualquer pessoa minimamente interessada em ciências e saúde pública.

A conclusão do livro se dá com uma lista de nove medidas que o autor considera que são prioritárias para mitigarmos os efeitos dos germes assassinos. Através de dados, estudos e experiência própria nesse campo, Osterholm deixa evidente o quanto até mesmo as nações mais desenvolvidas do globo cometem erros mesmo com toda a expertise de anos de estudo.

De um modo geral, a obra promove uma leitura bastante agradável e muito didática. Para mim, os capítulos da influenza, antibióticos e bioterrorismo são os melhores, pois abordam problemas que aparentam ser os mais desafiadores de resolver nesse mundo altamente globalizado e tão desigual em termos socioeconômicos.

No fim das contas, “Inimigo Mortal" é um ótimo livro para quem busca ficar por dentro de uma temática extremamente relevante para os tempos atuais. Uma obra que pode deixar qualquer pessoa informada e ao mesmo tempo assustada com o poder de destruição dos micróbios que nos cercam.

OgaiT 29/06/2022

Nossos inimigos subestimados
Iniciei o ano com o desafio, proposto pelo Yuri Al'Hanati (Canal Livrada), de ler Um livro de biologia. Pouco empolgado com essa categoria proposta pelo escritor, mas fui positivamente surpreendido com esse livro, que apesar de ter sido escrito há 8 anos, continua e continuará a ser um livro necessário para enfrentar as doenças e pandemias virais.
Em Inimigo Mortal: Nossa guerra contra os germes assassinos, retomamos muito do que aprendemos na escola durante as aulas de biologia de uma maneira muito clara e nada pedante. No decorrer da obra, entendemos problema, como pandemias, hiper resistência dos vírus e das bactérias aos antibióticos, a necessidade de vacinas anuais contra as influenzas e surgimentos de novos vírus, consequentemente, novas doenças.
Entre os pontos mais relevantes da obra, destaco a seguinte passagem do prefácio: "Não podemos nos esquecer jamais de que um micróbio perigoso em qualquer lugar do mundo hoje pode estar amanhã espalhado por todo o planeta.". Ainda sobre esse trecho, é importante salientar que ele foi incluído ao livro durante esse período pandêmico da Covid-19 , no entanto o que chama mais atenção é que os autores, cientistas e demais pesquisadores de micróbios tinham alertado para a gravidade e a potencialidade que esse vírus possui.
Além disso, Michael T. Osterholm e Mark Olshaker reafirmam a ideia de criar uma "gerência nacional de informação para ameaças biológicas" (p. 142) sugerida por uma organização de uma situação pandêmica hipotética.
Outro destaque é o capítulo 8, intitulado "Vacinas: a flecha mais precisa de nossa aljava", momento em que os autores procuram explicar não só o desenvolvimento das vacinas, mas também todo o processo logístico da produção de qualquer vacina. Nesse mesmo capítulo, o epidemiologista e o documentarista, orientam os países e sobretudo a OMS, a adotarem um "modelo de negócio que combine dinheiro público com parcerias entre empresas farmacêuticas privadas e apoio e orientação de fundações." (p. 96). Ademais, os autores relacionam o processo de desenvolvimento de uma vacina ao processo de criação de uma arma:
"Voltando à nossa analogia de guerra, quando o Departamento de Defesa decide que precisa de um novo sistema de defesa, ele apresenta as especificações gerais e solicita propostas, mas não espera os grandes fornecedores militares desenvolvam essa arma, a testem, depois torçam para o governo querer comprá-las em quantidades suficientes par torná-la lucrativa. Em vez disso, as propostas são avaliadas e um fornecedor ou consórcio de é selecionado. Se quisermos de fato ter vacinas para uma ampla gama de doenças infecções potencialmente destrutivas ou resistentes a antibióticos, precisamos considerar com seriedade o envolvimento do governo – não apenas na pesquisa e no desenvolvimento inicial, mas também na comercialização do produto." (p.96).
Nesse sentido, entendemos que a humanidade está mais preocupada com uma guerra entre países que uma guerra contra os vírus. Também temos como fator problemático a falta de interesse dos países tidos como de "Primeiro Mundo" em imunizar os países subdesenvolvidos de vírus já superados por eles.

Vinicius 21/05/2022

Muito informativo!
Um livro sobre epidemiologia, microbiologia, e saúde pública.

Não posso criticar as partes científicas do livro porque sou leigo no assunto, mas me pareceram muito boas e apesar de eu ter aprendido bastante coisa obviamente não virei especialista, mas a obra dá um bom norte e serve de alguma base para não ser totalmente ignorante quanto aos temas.

Acredito que o autor propôs muitas ideias boas para se combater doenças infecciosas, endêmicas, epidêmicas etc, claramente ele tem muita experiência e sabe do que está falando, porém, assim como no caso das mudanças climáticas, infelizmente as lideranças políticas e principalmente econômicas não estão interessadas nisso, o famoso Apocalipse que tanto tememos já começou e acontece agora enquanto escrevo isso e você lê. A destruição do meio ambiente afeta todos os setores da sociedade inclusive no campo das doenças com potencial pandêmico.

O autor admira e tem certa ligação com o magnata Bill Gates e sua fundação a Bill e Melinda Gates, esse seria um dos ricaços “bonzinhos” do mundo, porém, sempre temos que desconfiar de bilionários, para mim não é sensato defender nenhum deles, achei por bem pontuar isso.

Um ponto negativo é que o livro foi escrito para o público estadunidense, e tem demonstrações de um patriotismo chato, por vezes tive de revirar os olhos. Os EUA são pintados como líder do mundo, melhor nisso ou aquilo, etc.

Guilherme.Carvalho 04/04/2022

Pensar no futuro, cuidar do presente
Entrei com expectativas medianas quanto ao livro, sai com a mesma experiência de quando li Sapiens, do Harari.
Inimigo Mortal é bem alarmista para várias questões presentes no nosso momento atual e que não nos damos conta. Os trabalhos que Osterholm, o autor e epidemiologista dos melhores, desenvolveu durante sua carreira, expõe diversas perspectivas que não nos damos conta sobre as doenças infecciosas; como o fato de que damos mais importância para as doenças que possuem alta letalidade, e baixa transmissão, somos muito mais movidos pelo psicológico do que pelo racional.
Uma ótima leitura para quem pretende se aprofundar um pouquinho mais nesse ramo de microbiologia e doenças.

Kelly Oliveira Barbosa 15/03/2022

Uma leitura que te deixará preocupado
Inimigo Mortal: nossa guerra contra os germes assassinos, foi publicado em 2017 nos Estados Unidos, ainda sob o contexto da epidemia de Ebola 2014-16 na África Ocidental. Em 2020 ganhou uma nova edição e prefácio quando o mundo inteiro enfrentava (e ainda enfrenta) a pandemia de Covid-19, quando também foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca.

O que chamou minha atenção de início nesse livro foi a informação de que já na edição de 2017, o epidemiologista Michael T. Osterholm, o autor principal desse livro, fez uma previsão detalhada da possível próxima pandemia que o mundo enfrentaria. Isso é, pelo menos dois anos antes esse sr. avisou ao mundo de forma certeira sobre o perigo que nos rondava – ainda que fomos atingidos por um “novo coronavírus” e não por um vírus influenza como ele disse.

No seu prefácio da edição de 2020, ele diz que a Covid-19 pegou a todos de surpresa, mas que não deveria. Ele diz: em um mundo com população cada vez maior, viagens aéreas internacionais, megalópoles em equilíbrio precário em países em desenvolvimento, invasão de hábitats naturais que trouxeram reservatórios de doenças de animais à porta de nossas casas, centenas de milhões de seres humanos e animais hospedeiros vivendo colados uns nos outros… esse é o ambiente de caos perfeito para o surgimento não só da então Covid-19, mas de outras doenças infecciosas que, segundo ele, certamente surgirão nos próximos anos.

Apesar de não constar no sumário, os autores dividiram o livro em duas grandes partes. Os capítulos de 1 a 6, são mais conceituais e apresentam os cenários e contextos necessários para o entendimento do restante do livro. E nos capítulos de 7 a 21 são discutidas, o que Osterholm considera, como nossas maiores ameaças e os desafios mais prementes em relação a doenças infecciosas no mundo moderno.

E bem, a leitura do livro como um todo foi muito interessante. Eu como totalmente leiga nos assuntos, aprendi muito. Então posso dizer que foi uma leitura mais que válida e bastante necessária. E faço questão de dizer isso claramente porque penso que muitas pessoas no Brasil e no mundo sejam como eu, leigas nesses assuntos, afinal quem gosta de ficar pensando, estudando sobre doenças a não ser as pessoas da área da saúde e outras relacionadas? Mas tendo passado tudo o que passamos nos últimos dois anos, o mínimo que podemos fazer para nós mesmos e para o bem daqueles que amamos é procurar mais informações sobre essa questão que é tão ampla, falo das doenças infecciosas; e isso caro leitor, esse livro entrega, ele certamente fornece informações importantes e organizadas, numa linguagem acessível para fácil entendimento.

Bioterrorismo / AIDS, Malária, Tuberculose…
Entre os vários assuntos tratados nas páginas de Inimigo Mortal, gostaria de destacar também dois que chamaram muito a minha atenção: o bioterrorismo e da importância de não esquecermos de doenças como a Aids, a Malária e a Tuberculose.

Sobre o Bioterrorismo, eu já tinha ouvido rumores, mas as informações que esse livro trás é de deixar qualquer um alarmado. Saber que em vários países nesse exato momento estão sendo desenvolvidas em laboratórios (muitos deles clandestinos) pesquisas para aumentar a letalidade de um vírus ou tentar misturar dois vírus diferentes é tão bizarro, soaria tão ficcional para mim há dois meses atrás como o filme Resident Evil, porém agora eu sei que de fato se trata de uma realidade, uma difícil realidade.

Sobre o segundo assunto, quando o autor diz que a maioria das pessoas acreditam que doenças como a tuberculose, malária e varíola são passado, são doenças vencidas que não precisamos nos preocupar; e que a esperança de um vacina ou cura para o HIV/Aids, ou mesmo o tratamento de controle, serve como um “modo complacente” coletivo, uma negação da dura realidade de que temos milhões de pessoas sendo infectadas e milhares de mortes por ano no mundo todo. Para mim foi um choque aprender sobre como essas “doenças antigas” ainda representam uma ameaça para as populações do mundo etc. E some-se a isso tudo o que o autor trás sobre a crescente resistência a antibióticos que as populações estão desenvolvendo, e qualquer um entenderá o cenário difícil que estamos sujeitos a enfrentar não apenas com doenças novas que poderão surgir, mas com doenças antigas que ficarão fora de controle.

Uma leitura que te deixará preocupado + pontos negativos
Como eu disse, Inimigo Mortal é um livro muito interessante que acredito que todos deveriam ler. As informações constante em suas páginas são de utilidade pública. Entre a ilusão e a realidade, sempre devemos escolher a realidade por mais terrível que seja. Sim porque, o livro tem um tom alarmista do começo ao fim, é um leitura para te deixar preocupado e não o contrário.

Entretanto, há alguns pontos que me incomodaram bastante nas “soluções” que o autor aponta para essa grande ameaça de doenças infecciosas que segundo ele certamente vamos enfrentar nos próximos anos uma após a outra. Minha primeira ressalva é quanto a repetição do nome Bill Gates no livro e de como esse bilionário maravilhoso doou parte de sua fortuna para uma fundação pró saúde mundial. Talvez seja porque sou brasileira, talvez porque sou pessimista e sem fé no ser humano, mas não consigo conceber um bilionário doando parte de sua fortuna para não ganhar nada com isso.

Meu segundo ponto de incômodo, é com essa insistência do ajuntamento das nações, de uma liderança mundial, de alianças globais, de uma nova ordem mundial, que inclusive é o título do capítulo 6, para mim isso soa Salmo 2 demais para o meu gosto (quem não pegou a referencia procure a sua bíblia e dê uma olhada).

E por último, na minha opinião depois de ler tudo o que o autor revelou sobre a ameaça do bioterrorismo, das pesquisas científicas macabras que estão sendo realizadas há muito tempo no mundo; de saber que tem cientistas – capazes de pegar um vírus X e colocar dentro do vírus da varíola por exemplo 😮 -, e depois ler repetidamente que o que precisamos é uma vacina revolucionária, uma vacina global… tenho que dizer: essa conta para mim não fechou. Se cientistas malucos ou só maus mesmo, estão estudando meios de tornar vírus mais fortes e letais para atacar cidades e países inteiros, me responda: por que não fariam isso através de uma vacina? Lembrando que essa é minha opinião.

Enfim, eu indico demais o livro. Leiam e tirem suas conclusões. Vale a pena.

cafeebonslivros.com

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2022/03/15/inimigo-mortal-de-michael-t-osterholm-e-mark-olshaker-107/
almeidalewis 15/03/2022minha estante
Ótima resenha Kelly ????.gostei viu ???

Kelly Oliveira Barbosa 15/03/2022minha estante
Obg Almeida!

Moro 11/02/2022

Inimigo Mortal
O livro é interessante, apresenta muitos dados sobre algumas doenças existentes e passa uma visão sobre o que os governos podem fazer para reduzir os danos que elas podem causar.

Tem uma parte que fala de um cenário de uma possível pandemia, chega a ser até bizarro o quão acertivo o autor foi ao fazer essa descrição ?

Tem horas que apresenta algumas informações mais técnicas e complexas que alguém de fora desse universo de saúde pode se perder um pouco, mas no geral é bem informativo.

Vinicius39 01/02/2022

Um livro para ler e se informar.
Esse livro,foi um livro que contém muitas informações e vários alertas sobre doenças futuras e os perigos que o mundo enfrentaria.Os autores alertam a população sobre diversos perigos que estão rodando a gente,e com essas informações,a gente aprende muito sobre esse mundo da saúde.Uma parte eles avisam sobre "pandemias futuras" e eles alertavam mas o mundo não escutava...

Esse livro é ótimo para aprender e se informar,todo mundo deveria ler para ter uma noção,para que não acontece coisas piores no futuro.

Caio.Davantel 19/01/2022

A guerra biológica
Um livro muito bom, que conta desde a história de algumas epidemias, até alguns procedimentos para a fabricação de vacinas. Além disso, é interessante e ao mesmo tempo triste, ver que o autor já alertava para uma possível pandemia, tanto de influenza, quanto de um novo coronavirus, e mesmo assim não foi possível evitar. Até o cenário fantasioso que o autor cria sobre a catástrofe que causaria a pandemia é bem condizente com o que o mundo sofreu com o COVID-19, apesar de ter sido em proporções bem menores que a criada.
Uma obra que é lida de maneira bem rápida e fácil.

Angelo.Miguel 23/08/2021

Ótimo livro
Trás questões extremamente atuais! É assustador saber o quanto estamos despreparados para lidar com a maior parte das doenças infecciosas. Vale muito a pena a leitura, um verdadeiro choque de realidade

almeidalewis 17/07/2021

Informativo
O livro apresenta a face de diversas doenças infecciosas no mundo moderno. São examinados as ideias e observações de algumas das melhores mentes do sistema de saúde pública e política pública. Lições são utilizadas que foram aprendidas nos 40 anos de ofício de lutas na prevenção e controle de doenças infecciosas destacando as principais ameaças: patógenos pandêmicos ( influenza...) regionais ( Ebola,coronavírus, como Sars e Mers.. ) Bioterrorismo ( pesquisas DURC e GOFRC ) e endêmicas ( malária,tuberculose, Aids,hepatite viral...).uma ótima obra de pesquisa científica e acadêmica.