Sol e sombras

Sol e sombras Aliel Paione

Resenhas - Sol e sombras

Jeh Xavier @dramatica.literaria 16/10/2020

"É um período sofrido para quem fica, contudo, mais angustiante para os que se lançam rumo ao desconhecido."

João Antunes é um jovem gaúcho filho de imigrantes, seu pai trabalha no Rio Grande do Sul e sempre foi um homem forte em suas convicções. Desde pequeno ele aprendeu a amar a terra e os animais, hoje ele quer partir de sua cidade rumo à Goiás para se aventurar nos garimpos e consegui adquirir suas próprias terras.

No Rio Grande do Sul ele se despede de seus pais e sua adorada noiva Ester, para quem promete retornar assim que consegui tudo que almeja. Partindo assim, João Antunes engata em uma nova jornada, descobrindo as riquezas de seu país e percebendo que nem tudo será do jeito que ele imaginou.

João Antunes conhecerá pessoas que irão provocar muitos sentimentos em seu coração, o fazendo duvidar dos seus objetivos e promessas. Mulheres sedutoras, um homem que lhe entregará seu coração, tudo isso irá aparecer no caminho desse jovem gaúcho, fazendo com que descubra novos sentimentos e que sua vida tome novos rumos.

Esse é o segundo livro de uma trilogia, como não li o primeiro fiquei com um certo receio de não entender a história, mas isso não aconteceu. Pude compreender perfeitamente os acontecimentos, os capítulos são longos e o livro possui descrições detalhadas o que acabou tornando a leitura mais lenta. O livro traz o cenário político da época, temos um pouco sobre Getúlio Vargas no início de sua carreira política. Foi interessante acompanhar o personagem em suas descobertas e viagens pelo Brasil, é uma história rica na ambientação e parte histórica. O que me incomodou um pouco foi a forma rápida que os relacionamentos aconteciam, eram paixões instantâneas e avassaladoras e eu sou um pouco cética quanto a isso, mas é uma questão pessoal.

Se você se interessou pela premissa, recomendo que embarque nessa aventura de João Antunes pelo nosso Brasil e suas riquezas.

Nilton Alves 04/11/2020

Um belo romance histórico
Publicado em 2020 pela Editora Pandorga, com 432 páginas no formato 16 x 23, ISBN: 9788584424429, Sol E Sombras é o segundo volume da Trilogia do Sol, criada pelo autor Aliel Paione.

Tratra-se de Romance Histórico Brasileiro com uma pitada de Erotismo.

Este romance constitui o segundo de uma trilogia, o primeiro, já publicado, ?Sol e Sonhos em Copacabana?; o presente, ?Sol e Sombras?; e o terceiro, ?Sol e Solidão?. Neste segundo livro, João Antunes conhece Verônica, mulher estonteante, amante do senador Mendonça e de Jean-Jacques, bem como Henriette, filha de Verônica, personagens já conhecidas.
Verônica, para relembrar, era aquela mulher capaz de levar um homem do céu ao inferno com a mesma facilidade com que as folhas secas são sopradas pelo vento. É tão admirável quanto João Antunes.

A trama continua a se desenvolver em meio a críticas psicológicas, políticas e históricas, e ocorre, em sua maior parte, na cidade de Cavalcante, no Estado de Goiás, coração do Brasil, aonde João Antunes vai em busca de seus sonhos. Ou em busca de si mesmo...

A narrativa no inicio é um pouco arrastada, a leitura começa a flui melhor depois dos primeiros capítulos.

Os personagens são bem construídos e cativantes, a história é muito bem ambientada e cheia de reviravoltas.

O autor é muito detalhista o que não atrapalha a leitura mas sim a enriquece, o livro possui uma descrição geográfica e histórica muito boa. a diagramação esta perfeita e a capa muito bonita.

Gostei do fato de que para ler esse segundo volume, o leitor não precisa ter lido o primeiro, pois a história se passa no mesmo universo criado pelo autor só que cada livro tem uma história fechada.

Dou 5 estrelas para essa obra e super recomendo para todos os leitores desse gênero literário e agradeço a L C Agência por ter mim enviado esse livro.

Aline ig @escape.abacharel 07/10/2023

Nacional que parece um clássico da literatura!
Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje vim falar sobre Sol e sombras, o segundo livro da Trilogia do Sol, do autor Aliel Paione.

Esse livro vai focar na história de João Antunes, um jovem gaúcho de grande beleza. Por ser tão lindo, sempre tem todas as mulheres que ele quer na palma da mão. Mas sua antiga namorada é Éster, uma jovem simples, irmã de seu melhor amigo.

João Antunes trabalha com seu pai no rancho da família Vargas, mas o seu maior sonho é enriquecer para que ele possa comprar seu próprio gado. É com esse objetivo de ganhar grande fortuna, que ele começa a pensar em abandonar sua vida no Rio Grande do Sul e partir para Goiás, onde ele tem o objetivo de mexer com ouro e assim ter condições para alcançar suas metas.

Mesmo tendo sua família e a namorada Éster, ele resolve abandonar tudo isso e rumar para terras desconhecidas para ele.

Já em Cavalcante, local onde ele iria investir na mineração, ele acaba conhecendo a bela Henriette e sua mãe, Verônica. Em uma paixão dupla e ambígua, ele se vê atraído por essas duas mulheres que exalam sensualidade e sedução.

Adorei os personagens secundários, como Marcus (Cocão) e as terríveis reviravoltas que acontecem no livro.

O autor tem uma linguagem bastante descritiva e devido às grandes narrativas sem diálogos, eu acabei sentindo que o começo foi meio lento para mim. Mas assim como o primeiro livro da trilogia, do meio para o final ficou muito fluido e terminei de ler rapidamente! Acho que a quantidade enorme de acontecimentos faz com que tudo torne a narrativa mais ágil.

É um belo romance, com personagens muito apaixonados. E assim como há romance, há também contextualização. Os personagens estão inseridos em grandes momentos da história brasileira, onde os mais pobres e trabalhadores não tinham direitos mas buscavam por eles.

Excelente romance histórico e que recomendo muito!

Livro recebido em parceria com a LC Agência de Comunicação para a realização da Leitura Coletiva da trilogia do Aliel.

Média: 4 estrelas

____________________________

- Tiktok: @escapebacharel
- Instagram: @escape.abacharel
- Twitter: @escapeabacharel

site: https://www.instagram.com/escape.abacharel/?img_index=1

@livrosdeanna 31/10/2020

Resenha @livrosdeanna
Livro: Sol e sombras @alielpaione.
Oi oi pessoal, eu li esse livro e depois participei de uma leitura coletiva dele onde pude comentar com outras pessoas essa historia.
O livro é volume 2 de uma trilogia, porém são histórias independentes que apenas se complementam e não precisa de ter lido o volume 1 para compreender o 2.
João Antunes o personagem principal quer deixar a vida que tem para procurar outras oportunidades para ganhar dinheiro para comprar terras e gados, ser senhor do próprio negócio.
Então ele parte da cidade do interior chamada Santo Reis, para o interior de Goiás em busca de ouro, querendo trabalhar em garimpo.
Ele deixa pra trás toda sua vida, sua família e sua querida e doce namorada chamada Ester.
Chegando em Goiás João vai conhecer personagens importantes neste trama. Ele conhece Riete, onde fica encantado com tamanha beleza, e acaba tendo um relacionamento bem conturbado com ela, conturbado porque Riete possui vários traumas.
Vai conhecer um homem chamado Cocão, que possui um papel importantíssimo nessa história toda, principalmente na vida de João Antunes. Cocão também é homossexual, e eu simplesmente achei brilhante o autor abordar um tema atual desses em um época com tanto preconceito como é a época em que o livro se passa. Cocão é um personagem maravilhoso e o autor soube retratar sua história com muita sensibilidade.
Com o decorrer da história Cocão ajuda João Antunes a perceber que a vida no garimpo é exatamente difícil e violenta. Então algumas coisas acontecem e João acaba conseguindo um dinheiro para comprar suas terras.
Nesse meio tempo João também vai conhecer a mãe de Riete, que também tem uma grande importância nesta história. E acaba que João Antunes se vê num triagulo amoroso muito difícil de resolver. Entre Riete, Ester e Veronica que a mãe de Ester.
Será que ele vai ficar com quem.
Uma história muito bem ambientada, muito bem escrita, e as descrições foram perfeitas. Personagem sensíveis que vai ficar sempre em minha memória.
Amei que aborda temas LGBT, política, situação no Brasil naqueles tempos antigos. Trata sobre amor, preconceito, dinheiro.
Um livro maravilhoso!!

@jaliagoraesuavez 28/10/2020

Só faltou um pouco de empatia...
Sol e Sombras é o segundo livro de uma trilogia que começa com “Sol e Sonhos em Copacabana.” Confesso que, no começo, fiquei receosa em começar um livro que tem uma história anterior, mas ao final da leitura tive a sensação de que não fui prejudicada em nada.
Nesse volume temos a história do João Antunes. Um gaúcho, filho de emigrantes portugueses que ama os animais e viver da terra.
O pai do João Antunes (personagem muito interessante apesar de aparecer pouco) é um homem íntegro e de muita ética. Rígido com tudo na sua vida e essa sua postura afeta diretamente o seu filho.
Decidido a ganhar dinheiro para prosperar na vida e ser independente, João Antunes vai rumo à Goiás tentar a sorte no Garimpo.
É em Goiás, na cidade de Cavalcante, que me deparei com o personagem mais querido do livro: Marcos (Cocão). Sensível, inteligente, bom, “diferente” para a época e que trouxe muita diversidade à obra. Acho até difícil existir uma pessoa tão altruísta e tão complexa como ele, mas se existisse eu gostaria de ter conhecido.
Acho que meu maior problema com a história foi a falta de empatia que tive com os demais personagens. João Antunes é muito volúvel e inconstante. Verônica e Riette não me trouxeram muita simpatia e os laços entre esses personagens não me conquistaram.
As cenas de sexo são um forte do autor e vai agradar em muito os fãs desse gênero.
A história traz o cenário político da época, discussões sobre a realidade do nosso país (tão semelhantes com os dias de hoje) e um pouco sobre o Getúlio Vargas, que aparece na trama e está no começo de sua carreira política.
Os capítulos são bem longos e o livro possui muitos detalhes e descrições, passamos pelo Sul, Rio, Goiás, mas isso deixou a minha leitura um pouco lenta (sou mais fã de capítulos rápidos e fluidez).
Um livro com uma premissa muito interessante, nacional, que fala da nossa terra e costumes numa época em que eu adoraria ter vivido.

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Léa Diógenes 23/09/2020

Sol & Sombras narra a história do jovem gaúcho João Antunes, filho de imigrantes açorianos, dono de uma beleza ímpar e de uma personalidade carismática e sensível. Na tentativa de realizar seu desejo de ter uma vida mais próspera, ele embarca em um jornada saindo do Rio Grande Sul para trabalhar num garimpo em Cavalcante, Goiás. Sol & Sombras foi a primeira experiência que eu tive com a escrita do autor Aliel Paione. Apesar de ter iniciado a leitura com o livro 2, ela não foi prejudicada, pois, apesar de ser uma trilogia, cada livro tem sua própria história e a única ligação são os personagens que se cruzam em algum momento do enredo.

É nessa cidade interiorana, onde algumas vezes presente, passado e futuro se encontram, que João Antunes conhece Henriette uma jovem dama que tem um tipo de comportamento e pensamentos bem a frente da sua época. Conquistado pela beleza da jovem o nosso protagonista cai de amores, esquecendo da namorada que deixou para trás.

Enquanto João Antunes tenta a sorte em Cavalcante, sua vida gira 360 graus, seu coração se torna uma terra cheia de incertezas e dúvidas e tudo piora quando ele conhece Verônica, a belíssima mãe de Henriette, um mulher que transpira sensualidade.

Seu coração fica divido entre as duas mulheres, entre mãe e filha.

O enredo é bem escrito, amei a saga do personagem João Antunes, adorei acompanhar suas descobertas, suas angustias e aflições. Durante o enredo, temo algumas pinceladas de erotismos cru, mas não exagerado. Após ler esse livro fiquei com muita vontade de conhecer o primeiro livro.

site: https://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com/2020/09/li-o-livro-sol-sombras-do-autor-aliel.html

Janaina.Leme 13/10/2020

Muita beleza e romance do sul ao centro-oeste do Brasil
Ao ler Sol e Sombras, de Aliel Paione, parti da premissa de não buscar nada a respeito antes de começar a leitura, segui para desvendar o que o autor propunha na obra.

Passamos o grande primeiro capítulo conhecendo João Antunes e sua família, moradores da Estância de Santos Reis, no Rio Grande do Sul, administrada pelo pai de Getulio Vargas. João nasce e cresce na cidade, se torna um exímio capataz e exemplar boiadeiro, mas quer mais do que isso, quer mais do que sua família pode lhe proporcionar.

Deixa sua família e sua namorada na cidade e parte para Cavalcante, em Goiás, atrás do Garimpo. Essa foi a maneira que João Antunes colocou na cabeça que ia ganhar dinheiro e assim foi.

Os cenários do livro são detalhados com precisão, principalmente porque se passa no começo do século dezenove e precisamos dos detalhes para nos ambientalizar. Há passagens por Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás.

O autor capricha também nos detalhes das cenas dos encontros amorosos e são muitos ao longo da história, sempre tendo João Antunes como o personagem principal de toda a trama.

Levando em consideração que boa parte dos principais personagens são brancos e “lindos”, como descrito pelo autor, a diversidade fica por conta dos secundários, com exceção de Marcos “Cocão” que não consideramos como secundário, mas que não ficará por muito tempo na trama (tentando não dar spoilers).

Na opinião de “Eu Já Estive Em”, Santinha e Cocão foram os melhores personagens, apontando outros “ares” para a obra, quebrando a branquitude e trazendo à tona a diversidade, mesmo que dentro de todo o preconceito que ainda era mais forte décadas atrás. Claro que o preconceito existe nas nossas vidas até hoje, mas acreditamos que agora, pelo menos, temos mais espaço de fala.

O livro também entra brevemente em política, já que Getúlio Vargas passa de leve pelos capítulos. A breve convivência de João Antunes com Vargas em pequenos encontros, despertou no personagem o interesse pela política, mas ela só vai voltar a ser citada na amizade de Antunes com o professor Carlos Val de Lanna, do qual separamos a citação: “O que é certo é que o Brasil precisa cuidar melhor do seu povo, mudar sua estrutura social e acabar com essa desigualdade absurda”.

Ao nosso ver, o forte de “Sol e Sombras” é o romance já que toda a trama principal está envolta aos casos amorosos de João Antunes e sua beleza. Não enxergamos o personagem como um “belo convicto”, alguém que use de sua beleza para conseguir as coisas, achamos que ao contrário: ele acaba sendo vitima das situações, mesmo que saindo com o bolso cheio e muitas mulheres.

Além do romance, de quebra o leitor consegue ter uma pincelada de política, geografia, história um pouco de homossexualidade abordados ao longo dos capítulos. Vale destacar que os capítulos não seguem uma lógica. Uns são extremamente grandes e outros bem pequenos.

“Sol e Sombras” é o segundo volume da Trilogia do Sol. O primeiro chama-se “Sol e Sombras em Copacabana” e o terceiro, “Sol e Solidão”. O autor, Aliel Paione, é engenheiro e mestre em Ciências e Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde lecionou no departamento. Trabalhou com salvaguardas nucleares na estatal Nuclebrás e foi professor de Física na PUC Minas. Diz o autor que considera sua formação técnica um equívoco. Ao seu ver cursos técnicos são estéreis e se esvaecem perante as emoções de dois seres apaixonados vivendo um instante inesquecível.

E essa última frase é possível ser sentida várias vezes durante Sol e Sombras. Com 431 páginas, é editado pela Editora Pandorga e à venda na Amazon. Acreditamos que os livros possam ser livros todos separadamente porque lemos somente o segundo e não interferiu em nada por aqui :)

site: www.eujaestiveem.com

Carol 03/11/2020

Um romance de época nacional
Sol e Sombras é o segundo livro da Trilogia do Sol que começou com Sol e Sonhos em Copacabana, mas que são romances independentes, ou seja, li o segundo sem ter lido o primeiro.

Em Sol e Sombras somos apresentados a João Antunes, um belo rapaz, trabalhador e habilidoso com os cavalos e demais animais da fazenda onde cresceu, sendo filho do capataz e nutre um grande desejo de fazer sua própria fortuna para poder comprar suas próprias terras e gado.

Para tanto ele resolve tentar a sorte no garimpo e decide viajar de sua casa em São Borja no RS para o Goiás e trabalhar para juntar dinheiro e realizar seu sonho, mas deixa para trás não apenas seus pais e irmã mas também Ester, o amor de sua juventude, que aguarda seu retorno para se casarem.

Ao chegar e se estabelecer em Cavalcante, João Antunes faz amizades improváveis principalmente com Marcus, o Cocão, pessoa que lhe foi indicado para aconselhá-lo sobre o garimpo e como começar, mas lá ele encara a dura realidade do garimpo e fica em dúvida sobre seu futuro e a realização de seu sonho. Marcus é um homem que enriqueceu com as pedras preciosas e o garimpo, uma pessoa culta e refinada mas que sofre por ser diferente e a chegada de João em sua vida pode representar uma mudança enorme.

Além disso João Antunes se envolve com a bela Henriete, filha de um poderoso senador da República. Entre idas e vindas João Antunes conhece também Verônica, a linda e bela mãe de Riete, e fica balançado também por tamanha beleza que envolve a todos os homens por onde passa.

A narrativa desse livro num primeiro momento é bem parada, ainda mais com um primeiro capítulo bem grande e a leitura bem descritiva, mas logo a leitura dá uma guinada e flui um pouco melhor. O livro é bem ousado e a escrita é um pouco rebuscada demais, acho que muito por ser um romance de época que se passa em 1918, mas para mim foi tranquilo.

João Antunes é um personagem imaturo e confuso, que muitas vezes se deixa levar por seus desejos e se apaixona e desapaixona a todo momento. Mas aprende um pouco com os acontecimentos de sua vida e escolhe o caminho que quer seguir.

A trama acaba sendo bem rápida e perpassa não só por questões do desejo, mas também por problemas políticos e sociais do país naquele momento, e destaca as injustiças que a maioria do povo brasileiro vive nas mãos dos poderosos, parecido com os tempos de hoje não?

A leitura foi bem interessante e apesar de ser um romance eu sai um pouco da minha zona de conforto por ser um romance mais cru, mundano, me lembrou um pouco alguns filmes italianos antigos sabe? Recomendo bastante a leitura, ainda mais por ser um autor nacional, mineiro da minha cidade natal.

site: https://www.instagram.com/aventurandosenoslivros/

Milena @albumdeleitura 03/11/2020

Sol e sombras
Dono de uma beleza estonteante, o jovem gaúcho João Antunes da Silveira Savelli, filho de imigrantes açorianos que vieram para o Brasil, mais precisamente para o Rio Grande do Sul, tentar a vida, decide deixar a cidadezinha onde nasceu, sua família e a própria noiva para trás e partir rumo ao desconhecido em busca de um sonho um tanto ambicioso: fazer fortuna após trabalhar no ramo da mineração no estado de Goiás.

O que ele sequer poderia imaginar era que sua vida sairia dos trilhos e que seu coração se afogaria num mar de inseguranças e incertezas conflitantes após conhecer a bela Henriette e sua mãe, Verônica, uma mulher que exala sensualidade e sedução por onde passa, além da marcante aparição do enigmático Marcus, um homem que cruzará o seu caminho e mudará a sua vida para sempre...

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e, apesar de ter iniciado pelo segundo volume da trilogia, posso garantir que a compreensão da história como um todo não é comprometida, pois uma independe da outra e o que liga os três livros é o fato de os personagens se cruzarem em algum momento da narrativa.

Outro ponto que me chamou a atenção foi o fato de figuras históricas contracenarem com os personagens do enredo, como é o caso do ex-presidente Getúlio Vargas, o que dá maior veracidade ao contexto nacional do início do século XX abordado no livro, perpassando por aspectos geográficos, sociais, culturais, políticos e históricos do Brasil da década de 20, além da aprofundada inserção da temática LGBTQIA+, carregada de representatividade e intencionalidade.

Com um enredo extremamente descritivo, uma ambientação ilustre e personagens envolventes, o romance histórico de Aliel Paione ganha uma carga dramática no que diz respeito à dualidade psicológica do protagonista, que está à mercê ora do sol, ora das sombras de suas emoções, e nos convida a acompanhar a trajetória de um homem destemido e ambicioso em busca de seus sonhos e de si mesmo.

site: https://www.instagram.com/p/CG8UZrTD5qt/

Feh @mil_e_uma_historias 02/11/2020

Convidativo, uma viagem pelas belezas do Brasil.
Esse é o segundo livro da trilogia, fiquei com receio de me sentir perdida na história, mais isso não aconteceu, entendi e curti a história do personagem, é possível sentir suas emoções, o início foi um pouco demorado para engatar a leitura, mas depois fluiu muito.

Essa é minha primeira experiência com a escrita do autor, nesse romance histórico, apesar de sair um pouco da minha zona de conforto, gostei bastante da narrativa, dos cenários e situações que desenvolveu no livro, preconceito, política, gostei da representatividade LGBTQIA+, viajamos para um Brasil do início do século XX. Se gostar da temática, te indico essa viagem com João Antunes.

Cris 29/01/2021

Tinha tudo pra me agradar, mas...
"Às vésperas de partida, chega-se a um ponto em que cessam os preâmbulos e tudo torna-se definitivo; o tempo passa a correr depressa e do presente salta-se ao futuro, enquanto o viajante passa a antever uma nova realidade. É um período sofrido para quem fica, contudo, mais angustiante para os que se lançam rumo ao desconhecido." Pág. 63

Este livro conta a história de João Antunes, um jovem gaúcho que nasceu em uma família de imigrantes que trabalha para um importante General em sua estância.

João Antunes decide trocar sua profissão de vaqueiro e tentar a sorte do outro lado do país, em Goiás, como garimpeiro. Porém, ao chegar lá, ele se depara com muitas situações difíceis, mas também conhece pessoas que se tornam muito importantes para sua história.

Este livro é o segundo da Trilogia do Sol, mas eu não li o primeiro porque as histórias são independentes, apesar de ter alguns personagens em comum. O autor tem uma linguagem bastante descritiva, e constrói uma história fictícia com um pano de fundo histórico, portanto, ao ler, descobrimos muito sobre a história do Brasil na época, além de apresentar também uma crítica à sociedade e à política.

O autor inseriu uma temática LGBTQIA+ na história, que foi interessante de se ver pelo contexto da época e também pelas reflexões que essa situação provoca. O livro também tem passagens bem eróticas e gráficas.

Eu gostei da narrativa, achei que é um livro muito bem escrito, porém não gostei do teor sentimental da história. Os personagens são muito apaixonados, entretanto, não são apaixonantes, de forma que eu acabei não me identificando e nem gostando de nenhum, achei tudo muito dramático.

João Antunes é um personagem bem confuso, em minha opinião. Foi difícil acompanhar as oscilações de comportamento dele. Além de tudo, foi difícil simpatizar com ele, é aquele personagem lindo, delicioso e desejado por todos. Ninguém resiste ao seu charme, beleza e simpatia. Ninguém MESMO. Desde as mocinhas inocentes, às mulheres mais velhas, aos homens e tudo o mais. Sem contar com uma situação de um triângulo amoroso que eu realmente detestei. Enfim, achei bem exagerado, e do meio pro final do livro eu já estava sem paciência pra história.

Apesar de ser uma história que não tenha me agradado tanto, preciso destacar que a capa do livro e a edição da Editora Pandorga está muito bem feita. E acredito que é um livro que possa agradar aos leitores de romances históricos.

"A vida é pródiga em distribuir expectativas que estão muito além do que delas obtemos." Pág. 194

site: http://instagram.com/li_numlivro