Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Laísa Gava 07/04/2024

Cresci ouvindo falar desse livro, do ?monstro?, na verdade. Todos tem o estereótipo muito formado sobre ele, imaginando realmente um monstro perigoso. Mas, ao ler, senti pena e angústia, apenas. Ótimo livro, merece o título de clássico!

eli! 07/04/2024

Não sabia exatamente o que esperar da história, exceto que fosse de alguma forma semelhante à drácula. muita gente me disse que acabaria gostando mais dele, mas acho que curti mais o outro. é um livro bom, mas que fugiu da minha expectativa por ?conhecer? a obra pelas retratações externas. não conseguiria imaginar que haveria tanto drama, tristeza e melancolia.

Raíssa 06/04/2024

Leia mulheres
É muito bacana ler um clássico, saber a história original, sem serem adaptações. Ainda mais um que inaugura a ficção científica. Seria mais legal se o protagonista fosse uma mulher, afinal, a escritora, uma jovem de 19 anos, é 1 mulher. De qualquer forma, é 1 leitura muito interessante e diferente do que eu imaginava.

priscila.wenzel 06/04/2024

Gostei!
Achei interessante conhecer um pouco mais sobre a história de Frankenstein.

E como o livro é curtinho a leitura é super rápida e a escrita é fluida, não fica uma coisa maçante!

Recomendo ??

Rei de Maceio 06/04/2024

"Um clássico nunca sai de moda"
Uma obra linda e ao mesmo tempo sombria e romântica. Um misto de terror e suspense que nos deixa com aquela sensação de quero mais.

Julia5846 05/04/2024

Nossa, esse livro é monstruoso e apaixonante em cada página, te prende e te deixa insano, você sente as angústias do Victor e o vazio, é um livro maravilhoso é algo surreal.

Victor108 05/04/2024

Mary Shelley conseguiu escrever uma história tão singular e inovadora que ela continua surpreendente ainda hoje, 200 anos depois de ter sido escrita. Mas como nem tudo é perfeito, o livro é um produto de sua época com uma escrita teatralizada que se torna cansativa, e um personagem principal vitimista, que não assume as consequências de seus atos.

Emily792 05/04/2024

Frankenstein, é um dos meus favoritos da literatura! Esse livro já me conquistou logo de cara com toda a vibe de terror e reflexão que ele traz. A relação entre o cientista louco e a criatura que ele criou é simplesmente sensacional. É louco ver como a falta de diálogo e empatia entre eles gera um caos total, tipo se o Victor tivesse parado para pensar 5 minutos e se colocado no lugar do outro muito coisa poderia ter sido evitada, mas aí também não ia ter livro.

O mais legal é como a Mary Shelley faz uns paralelos entre a criatura e ela mesma. A autora se inspirou na própria vida, bem tumultuada diga-se de passagem, e experiências para dar vida a um monstro tão complexo e cheio de camadas como esse! É tipo um reflexo da nossa relação com nossas próprias crias, uma coisa meio tóxica, porém que não não tem como fugir. Uma mistura de amor, medo, rejeição... Esse livro sempre me deixa pensativa e me faz refletir sobre várias coisas.

Também dá para fazer um comparativo sobre ética, ou a falta dela, talvez eu pense mais nisso mais tarde.

JoAo.Filho 04/04/2024

Me impressionou
Leitura rica em detalhes, prende você de uma forma impressionante. Peguei para ler, só pra saber a história mesmo, pois conhecia partes somente. Li o livro em menos de um mês ( e olha que sou lerdo para terminar um ?) recomendo.

Gus 04/04/2024

Simplesmente um clássico ?
Eu no início pensei que não iria gostar, mas foi maravilhoso.
Não vou mentir, mas eu torci pelo ?monstro?
Rebeca.Souza 07/04/2024minha estante
O "monstro" é a vítima kkkkk literalmente

Gus 08/04/2024minha estante
Sim sim. Teve momentos que fiquei com tanto pena dele.
Fiquei imaginando como seria se tivesse feito a parceira pra ele.

Sandra.Fatima 04/04/2024

Romance com terror
De quê é feito o ser humano?
Trata-se de um romance, que criador e criatura se confundem, o primeiro tentando ser Deus e o segundo, ser criado em pedaços, não teve afeto, segue sendo cruel.
Esse livro só mostra até onde pode chegar a vaidade humana, um cientista cria um ser a partir de restos humanos. Quem na verdade é o monstro? É um livro cheio de camadas, que se revelam a medida que mergulhamos na leitura, por ser um clássico será sempre eterno.

Hi.it's.Gih 03/04/2024

Melhor ficção científica que eu já li
Frankenstein é um dos melhores livros do gênero ficção científica , um clássico necessário
para quem gosta e/ou quer entender mais sobre ficção científica, e também se tem curiosidade
com clássicos. Escrito por Mary Shelley,Frankenstein ou o Prometeu Moderno, é dividido em
dois volumes: o primeiro é Victor expondo o seu ponto de vista da história, a segunda parte é
o monstro contando através do seu ponto de vista;
O livro expõem a busca desmedida de Victor Frankenstein,um cientista muito ambicioso, em
busca de descobrir a origem da vida ou o poder de dar vida a matéria morta. Ao longo da
trama é explorado a relação criador e criatura e temas que despertam a curiosidade humana,
como por exemplo o domínio das ciências naturais, o poder de dar vida a matéria inanimada e
a necessidade de feitos grandes para não cair no esquecimento; o embate desenvolvido pela
trama acontece entre esses dois; criador e criatura, suas vontades e medos e uma perseguição
para entender o real significado de estar vivo. A grandiosidade de Frankenstein está na
simplicidade da sua trama e no quão gigantesca e imensa ela se transforma com o passar das
páginas.
No livro percebemos que Victor é dramático e melancólico, um gênio vivendo com o peso de
suas descobertas e do que elas podem significar para o mundo e para aqueles que o conhecem.
Sua relação com a criatura é familiar, aterrorizada; a criatura, por outro lado, ainda que viva
no mistério e nas sombras, raras vezes demonstra ser o monstro que Victor tanto clama.Ela é
provida de consciências e vontades e sonhos. Está tentando entender a vida e suas nuances,
assustada diante da realização do que é estar vivo e continuar vivendo. Com a criatura,
entendemos sobre a solidão e a curiosidade. Com Victor, sobre a culpa e o arrependimento.
A história é muito boa, Mary Shelley realmente foi uma gênia quando escreveu esse livro, o
desenvolvimento dela, o modo da escrita, a estrutura da história são muito boas, um livro que
eu recomendaria a todos, mais especificamente a partir dos 15 anos de idade. Uma outra coisa
muito boa é que Mary Shelley, conforme o decorrer do livro, faz surgir várias perguntas em
nossas mentes como: Será que a fera é tão má assim? Por que Victor fez certas coisas? Mas a
principal que ficou em minha mente por um bom tempo foi a seguinte: Quem é o verdadeiro
monstro? Será que não é o criador? Bom, para ter essas perguntas respondidas, é só ler a
história .Além do mais ela tem infinitas possibilidades de interpretação, cada vez que se relê o
livro, pode mudar de ideia. Isso é uma das minhas coisas preferidas, e um dos motivos do
porque eu recomendo ele a todos.