Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Vinyth 24/04/2024

Magnífico
📍Chega a ser bem difícil imaginar uma forma rápida de indicar essa leitura, levando em consideração que gostei muito e não conseguiria falar tudo que quero aqui. De todo modo, gostaria de deixar essa indicação monstruosa (olha o trocadilho aí) e arrebatadora que foi Frankenstein, aqui pela Penguin Clássicos. ⠀

É incrível como o livro conseguiu me prender todas as vezes em que eu o abria para ler. Sua história é muito fascinante, trazendo elementos de terror e suspense de uma forma muito bem escrita. Você consegue se sentir na pele dos personagens em vários momentos, principalmente no ódio e medo de Frankenstein e nos pensamentos críticos e morais do monstro. ⠀

Leiam! Altamente recomendado

Daniellarodrigues 24/04/2024

Não é o que eu esperava (mas de um jeito bom)
Nós vimos muitas representações de Frankstein ao longo da vida, então quando comecei a ler achei que estava muito familiarizada com a obra e por isso não iria me surpreender. Não poderia estar mais enganada, pois estava com a espectativa de algo como Drácula ou Carmilla e encontrei uma história que, apesar do cenário gótico e de situações macabras, é muito mais triste do que assustadora. Na verdade, a solidão é a coisa mais assustadora aqui e não o monstro, como no caso das obras que citei. Chorei com os relatos do monstro que nasce inocente como uma criança e é rejeitado pelo próprio criador e que, além disso, é rejeitado também por todos que encontra pelo caminho.

Cassandra 24/04/2024

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

laiane.caio 22/04/2024

Valor inegável
Como praticamente todo livro mais antigo, a leitura pra mim foi um pouco mais difícil. Demorei pra engrenar. Gosto de ler clássicos entre os livros que leio, mas mais no sentido de adquirir conhecimento, por isso insisti na leitura. Não sei se é ressaca literária ou se foi o livro mesmo, mas destruiu minha meta de leitura. Mesmo assim eu gostei da história, praticamente não conhecia nada dela, só sabia que se tratava de um mostro. Eu acho que a história ficaria muito mais interessante se o mostro fosse o próprio Victor, seria algo tipo psicológico. Mas entendi que foi uma grande história, a primeira ficção científica, então, inegável o valor.

Mariana113 22/04/2024

Um livro ótimo pra quem tá começando a leitura gótica
Tem muita discussão sobre o caráter humano, o homem virtuoso e o conhecimento e suas consequências. Em si um livro muito bom com um desenvolvimento fluido e história profunda.

Tainar.Lima 22/04/2024

Acho que o tanto que eu gostei do monstro, eu não gostei do Victor.
Queria que tivesse mais páginas sobre o monstro. Algumas vezes fiquei sentida com as coisas que o Victor diz, mas na maior parte do tempo só fiquei com um pouco de raiva dele.

Evelyn333 22/04/2024

Impactante, curioso e surpreendente
Não é a toa que o livro é um clássico, Mary Shelley escreveu essa obra com apenas 19 anos, no século XVIII onde a visão do mundo era totalmente diferente, o livro foi fruto de uma aposta com um amigo e seu marido, e dessa aposta além de Frankenstein também surge O Vampiro.
Acompanhamos na leitura a história de Victor Frankenstein, um jovem morador da Suíça, muito curioso e estudioso vai se interessar por descobrir os segredos profundos da vida humana e com esse desejo vai prosseguir seus estudos até criar o ?monstro?.
A criatura desenvolve sentimentos, sensações e vive uma vida oculta, se escondendo da humanidade pois quando encontrava qualquer ser humano era atacado. A criatura persegue Victor, a trama gira em torno do conflito gerado entre o criador e a criação.
Sentimos empatia pela criatura, o monstro deseja ardentemente a compaixão da sociedade e não a consegue, por isso atormenta Victor que deu a ele a vida.
Livro narrado por 3 personagens distintos durante a história, desperta imensa curiosidade e um misto de sensações no leitor, recomendo muito.

Isabelly.Mariano 20/04/2024

Incrível e sensivel
Caraca, jamais pensei que eu fosse sentir tantas coisas lendo Frankenstein, fui da tristeza pra raiva, da raiva pra empatia?
Eu acho que descreve muito bem sobre todos aqueles que são marginalizados e todo o processo que leva a isso.
Pelo que li de tudo que é gótico, era uma tendencia muito forte colocar alguém que é excluido pela sociedade como um vilão e vítima ao mesmo tempo.
Enfim, só leiam!!!

sharacrstn 20/04/2024

O fardo da criação
A atmosfera desse livro é construída de uma forma que a angústia é crescente a cada capítulo, apesar de ser um texto antigo e bastante descritivo em certos momentos. Mary Shelley acerta muito ao mostrar o lado atormentando do criador Victor Frankenstein, assim como ao mergulhar no relato da solidão trágica da Criatura sem nome. É uma história cheia de simbolismo e bastante profunda, que supera mil vezes as pautas rasas de qualquer tipo de adaptação cinematográfica já feita.

Raí86 20/04/2024

Criador e Criatura modernos
"À luz bruxuleante da vela quase extinta, vi abrirem-se os olhos amarelos e baços da criatura. Respirou. Sim, respirou com esforço, e um movimento convulso agitou-lhe os ombros."
"Com sua estatura gigantesca, ali estava, em toda a sua hediondez, o próprio monstro, o demônio a que eu dera vida."
Mary Shelley nos dá um tom de suspense único e arrepios que adorei sentir durante a leitura. Incrível!